Águas limpas intragáveis.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Águas limpas intragáveis.

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça fev 20, 2007 11:54 am

Bom dia. Venho por este meio colocar um problema que talvez alguém aqui me saiba solucionar. O meu pai tem uma Pluma Sky de 2004 (caravana) com um depósito de águas limpas de 20 litros. Depois da compra, apressei-me em lavar o depósito e a limpar eventuais sujidades da bomba, embora a mesma se encontra-se aparentemente limpa. Qual não foi o nosso espanto quando tentámos beber água apartir da torneira da cozinha e a mesma se encontra com um sabor intragável :shock: , sendo completamente impossivel beber água dali. Tentei com as restantes torneiras existentes (duche e lavatório do WC) e acontece sempre o mesmo. Devo referir que se for retirar água directamente do bocal do depósito a mesma encontra-se perfeitamente normal, eliminando desta forma um eventual "defeito" do mesmo. Devido a uma certa falta de uso da caravana do antigo proprietário, despejei 2 depósitos completos, na esperança de serem os canos que se encontra-sem com água "choca" ou algo do género mas nada... . Alguém já teve este problema ou me sabe ajudar a resolve-lo?
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor nuno soares » terça fev 20, 2007 12:09 pm

O mesmo problema tenho na minha caravana.`Não é por falta de manutenção. Tenho um depósito de 70 l, o qual limpo regularmente, o sabor que a água tem á a plástico. A agua do depósito da minha caravana apenas é utilizada para lavar-louça e banho. Para consumo uso água engarrafada.
Em tempos um companheiro sugeriu um aditivo para a água mas não resultou. Possivelmente o problema será a canalização.

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor time_out » terça fev 20, 2007 12:33 pm

Boa tarde

Os depósitos quer de águas limpas quer das águas residuais devem ser limpos e desinfectados assiduamente. A não limpesa dos mesmos faz com que microorganismos se desenvolvam e se fixem nas paredes e canalizações.
A simples passagem de água pela canalização não irá fazer com que esses microorganismos se soltem, para tal há que recorrer a produtos quimicos.
Existem no mercado variadissimos produtos para a manutenção destes equipamentos.
Deixo aqui uma selecção, como exemplo, do tipo de produtos:
http://www.narbonneaccessoires.fr/boutique/index.php?cPath=102_115

http://www.ruedelamer.com/p4542c668-filtre-a-eau-aqua-clean.html

http://www.ruedelamer.com/p4571c668-filtre-a-eau-clean-a-tank.html

http://www.top-accessoires.com/index.php?cPath=40_70
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Passeante » terça fev 20, 2007 7:11 pm

:D Ora viva.

Não aconselho o consumo directo da água dos depósitos pois os detritos vão-se acumulando e podem surgir algumas bactérias menos próprias.
Para beber aconselho sempre água engarrafada.

Há químicos para desinfectar os depósitos de águas limpas, que se podem encontrar em qualquer loja de material para autocaravanas.
Pessoalmente usei e não notei grande diferença.

O que faço aprendi com um autocaravanista mais experiente...
Lixívia.
No depósito de águas sujas evita os maus cheiros. No de águas limpas desinfecta a água e evita esses cheiros a plástico ou outros. Claro que é preciso ter conta, peso e medida na sua utilização. Segundo o Delegado de Saúde de já não sei onde, devemos utilizar três a quatro gotas por litro. Eu, como já fiz as minhas contas, já tenho uma colher com a medida certa e por cada depósito adiciono sempre essa medida. Para 140 litros é mais ou menos uma colher de sobremesa de lixívia. Mas cada um deve fazer as suas contas. Há sempre a disponibilidade de um conta-gotas lá em casa.

Neste momento a minha maior dificuldade é encontrar lixívia lixívia... É que a maioria da que se encontra à venda está cheia de aditivos. Cheiros, suavizantes, etc, etc.
Normalmente encontro lixívia pura em regiões longe dos grandes centro urbanos. Ela perde rápidamente propriedades (Dois ou três meses), mas como é barata parece-me ser uma boa aposta.
No interior de Espanha cheguei mesmo a encontrar uma marca que referia ser adequada para a desinfecção de água.

Até agora nada contra. Aquele cheiro e sabor que ficava na fruta lavada desapareceu e nunca mais tive problemas.

Espero ter ajudado
Um abraço. :D
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor Luis Agostinho » terça fev 20, 2007 9:19 pm

Boa noite,

Normalmente nos intervalos quando não estou a utilizar a AC, nunca deixo água no depósito além de retirar a tampa interior para a água residual acabar por secar. Faço a drenagem de toda a água que se encontra nos canos além da que está no boiler. No caso do Plumaweekend, a água residual que fica na bomba de presurização, talvez seja a razão de ela ficar com mau gosto, já que segundo ele diz, a água retirada pelo bocal de enchimento não tenha esse sabor desagradável. O facto do depósito ficar com água residual pode levar a ficar estagnada. Normalmente ao fim de alguns reenchimentos esse sabor desaparece, suavizando o sabor e o cheiro.
Para resolver esse problema, comprei uma "Brita", que me permite beber água da torneira sem qualquer problema.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Duarte » quarta fev 21, 2007 3:13 pm

Boa tarde

para eliminar as bactérias do deposito de águas limpas uso o micropur
http://www.katadyn.ch/brands-products/katadyn/katadyn-micropur/micropur-classic/micropur-classic-liquid.html?L=1


Cada vez que chego de uma viagem lavo várias vezes o tanque de aguas limpas, bem como os outros de águas sujas, com agua da rede, não deixando águas dentro de qualquer depósito quando guardo a Ac na garagem.

saudações rolantes

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

aguas com cheiro estranho

Mensagempor vivi » domingo jun 10, 2007 9:32 pm

ola a todos
depois de ter lido este topico lembrei-me. vou ver os montanhistas escaladores tem por habito usar qualquer coisa para a agua vou tentar ver isso aqui numa loja de grande superficie.. sera que alguem ja se lembrou ??.
vivi
 
Mensagens: 67
Registado: quarta nov 29, 2006 10:22 pm

Mensagempor Carlos Lopez » segunda jun 11, 2007 6:41 pm

boa tarde

Para quem tem o problema de odores e sabores desagradáveis provenientes de depósito de águas limpas das autocaravanas e caravanas, sempre pode instalar um purificador de água da marca DOMETIC, modelo CWP 5311, passo a publicidade.

Este aparelho está equipado com um filtro para impurezas, um filtro de carvão activado para odores e sabores e uma lâmpada de UV para eliminar bactérias.

Para aqueles que gostam de pôr mãos à obra é comprar os componentes no mercado e fazer um filtro destes.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor Passeante » quinta jul 05, 2007 10:43 pm

Duarte Escreveu:Boa tarde

para eliminar as bactérias do deposito de águas limpas uso o micropur
http://www.katadyn.ch/brands-products/katadyn/katadyn-micropur/micropur-classic/micropur-classic-liquid.html?L=1


Duarte



Alguém sabe onde encontrar o MICROPUR a preço perto dos €10, na região da grande Lisboa?
Depois de tanta conversa lá para trás converti-me ao micropur...
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor juba » sexta jul 06, 2007 2:24 pm

Olá

Experimente na Marcampo, não custa é 10€

http://www.marcampo.pt/catalogo.php?q=micropur

Abraços
Avatar do Utilizador
juba
 
Mensagens: 120
Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm
Localização: Algarve

Mensagempor fluis » sexta jul 06, 2007 2:25 pm

Boa tarde,

Ultimamente tenho optado por adquirir durante as férias de Verão, na Narbonne Accessoire, 2/3 embalagens de Arvipur (fabricado pelo mesmo fabricante da Micropur, a Katadyne , para a Narbonne), como tal não estou certo por que preços andará por cá o Micropur, mas tente numa destas saber se têm e qual o preço:
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor O Françiou » quarta jul 18, 2007 6:26 pm

Boa tarde

Para lavar os tanques de água limpa pode-se utilizar vinagre branco. 3 ou 4 litros mais 10 litros de água esperar 2 ou 3 horas, fazer funcionar a bomba à água, para alimentar o circuito de água. Esvaziar e enxaguar abundantemente à água clara.
NUNCA BEBER a ÁGUA de RESERVA

Após utilizar frequentemente do Micropur ou outro produz idêntico
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim
_________________
Bye
Avatar do Utilizador
O Françiou
 
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm
Localização: França


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes