Dicas para Labrador autocaravanista

Legislação, truques e astúcias para tornar mais agradável a vida a bordo dos nossos companheiros.

Dicas para Labrador autocaravanista

Mensagempor VítorEsteves » terça jun 22, 2010 10:14 pm

Olá companheiros
Adquiri uma cadela de raça labrador e tenciono torná-la numa companheira nas nossas viagens de autocaravana.
Tem apenas 4 meses e está em idade de aprender.
Gostaria de aprender com os companheiros que têm experiência de viajar com estes "cãopanheiros" dicas para qspectos como:
- Onde dormem?
- Como e onde fazem as necessidades durante a noite?
- Não roem os estofos e outros componentes da AC?
- Será acertado pretender levar a cadela nas viagens?
- ...

Um abraço,
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
Avatar do Utilizador
VítorEsteves
 
Mensagens: 175
Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm
Localização: Braga

Mensagempor cookie » quarta jun 23, 2010 7:12 am

olá.

eu costumo dizer que os labradores são tb roedores. são cães muito exigentes pois têm muita muita genica (contrariamente ao que se pensa) e por isso precisam de ser muito estimulados para não fazerem asneiras.

temos 2 cadelas labrador (uma pura outra cruzada) e nunca as deixámos sozinhas na AC - não vá o diabo tecê-las...

elas vão muitas vezes connosco e sempre que vão tentamos fazer actividades fisicas - trekking - assim chegam ao final do dia completamente ko... mas felizes...

como a sua ainda é bébé posso dizer o que fazíamos com a nossa mais nova: como prevenção forrávamos o chão da AC com resguardos (daqueles que se compram para os bébés da marca continente) para salvaguardar qualquer fuga de xixis ou cócós e às 24h, 4h da manhã e 7h vínhamos com ela cá fora. com 4 meses já deve aguentar esses intervalos.

acho que ela se descuidou 1x mas como o chão estava forrado com os resguardos, a limpeza foi fácil... deitar o resguardo fora e substituir por outro.

quando a mais nova era pequena, as duas dormiam nos ninhos no chão mas agora que são as duas adultas... dormem em cima do banco comprido, passo a explicar o que fizemos: compramos resguardos de colchão impermeáveis e forrámos o banco. por cima colocamos 2 grandes resguardos/panos de sarja grossa (que a minha mãe fez). assim dormem no banco sem o sujar. é que a nossa AC é pequena e se dormissem e permanecessem no chão, ninguém se conseguia mexer lá dentro. :lol: tentámos mas era mesmo muito complicado...

quanto À possibilidade de roerem os estofos... caso a deixe sozinha sem a cansar primeiro, talvez tenha 1 surpresa desagradável... e talvez não se vire para os estofos mas para coisas mais rijas...
há uns brinquedos que se recheiam com comida e que normalmente os distraem por um bom período de tempo mas talvez alguém lhe possa dar conselhos nesse sentido...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor RicSimoes » quarta jun 23, 2010 11:38 am

Boa dia Companheiro Vitor,

eu tenho um PastorAlemão que vai comigo para todo o lado... e de estragos nada.

Mas cada cão é um cão e cada dono um dono.

O seu cachorro está na altura certa (4 meses) para começar a ter uma boa educação...

...e ou é agora e em 3, 4 meses fica com as regras básicas todas definidas ou então o tempo passa e as coisas começam a complicar-se e depois... :shock: ... não se queixe!!!
Todos os cães precisam de estimulo e como tal se não lho dermos poderemos ter surpresas desagradáveis e quanto mais novos são mais estimulo precisam senão vingam-se nas asneiras (caracteristica comum a todos os canideos).

Existem depois alguns truques para não ter surpresas desagradáveis (Xixis e Cócós) pelo menos durante a noite e o 1º é: o horário da alimentação, que deve ser dada de manha, como sabem o sistema digestivo dos cães é curto, como tal e até ao meio da tarde defecam, a 2º é: depois de jantar fazer alguns jogos de busca ou de obediência e cansa-los um pouco e pode ter a certeza que 30m de brincadeira são equivalentes a uma noite descansada.

Quanto onde dormir, eu sou apologista do cão dormir no chão, com uma mantinha ou então sem ela e nunca nos sofás, é um mau hábito (porque se o cão for dominante depois vai ter problemas territoriais.

Os Cães funcionam muito por recompensa, para minimizar os riscos experimente deixar o seu cão por pequenos periodos sozinho dentro da AC 15, 20m e quando chegar recompense o cão or não ter feito asneira, depois comece a prolongar os tempos de ausencia, se por ventura efectuar alguma asneira castigue-o com palavras severas , mostre-lhe a recompensa e não lha dê.

Quanto a levar o cão de viagem, eu sou apologista de que o cão faz parte da familia como tal vai SEMPRE.

Um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes
 
Mensagens: 208
Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor VítorEsteves » quarta jun 23, 2010 5:56 pm

Olá companheira Cookie e RicSimões.

Desde já agradeço as dicas que me forneceram.

Como sei que está na altura de lhe ensinar alguns comportamentos tenho andado a treiná-la e acho que chegou a hora de a habituar à AC.
Irei seguir os conselhos do campanheiro Simões e tentar habituá-la a estar sozinha na AC por alguns minutos e sempre que ele corresponda às espectativas dar-lhe ei um prémio, caso contrário mostar-lhe-ei o meu desagrado.

Como tenho o banco de 2 lugares traseiro sempre livre, pensei tirar-lhe as almofadas e forrá-lo com uma capa plástica. Em cima colocarei um cobertor onde dormirá.

Espero, nos próximos dias, poder dar algumas novidades agradáveis.

Continuação de boas roladelas
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
Avatar do Utilizador
VítorEsteves
 
Mensagens: 175
Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm
Localização: Braga

Mensagempor abelha rainha » segunda jun 28, 2010 9:00 pm

Olá companheiro Vitor,
Também tenho um cão labrador de 9 anos e veio antes da AC. A nossa experiência é semelhante às referidas pelos companheiros cookie e rsimões, no entanto queria recordar que enquanto bébes os nossos amigos labradores são mesmo roedores e nesta fase deixa-los sózinhos na AC é um pouco arriscado, até cerca de um ano eles não perdoam qualquer descuido. Mas nunca deve desistir pois são muito inteligentes e aprendem tudo.
Nós compramos para o chão um oleado com que forramos a AC pois as unhas riscavam muito. O nosso dorme sempre no chão, pois com ele somos cinco e o espaço não é muito.
É um companheirão e quando percebe que vamos sair de AC fica tão feliz e excitado como os miúdos, adora.
Cumprimentos e bons passeios com a vossa cadela.
Editado pela última vez por abelha rainha em segunda jun 28, 2010 9:08 pm, num total de 1 vez.
abelha rainha
 
Mensagens: 26
Registado: sábado fev 27, 2010 7:31 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor cookie » segunda set 20, 2010 12:44 pm

companheiro vitor

diga-nos lá que tal se deu o seu cachorro na AC? bem, mal?
traquinices e/ou "acidentes fisiológicos" alguns?

não se esqueça que o seu testemunho ajudará novos companheiros com cachorros.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor VítorEsteves » terça set 21, 2010 6:06 pm

Viva companheira Cookie,
Pois é, infelizmente neste verão tive poucas oportunidades de testar a minha labradora em contexto de viagem na AC.
A vida de vez em quando prega-nos algumas partidas e não realizamos a totalidade dos projectos que fazemos.
Neste Verão apenas consegui realizar uma saída de 9 dias e com intuito de fazer turismo itinerante de índole cultural. Por este motivo, a Panda não nos acompanhou porque haveria necessidade de permanecer grandes períodos de tempo na AC, sem a nossa companhia. Se pudesse entrar nas visitas a museus e outros, outro galo cantaria.
Ainda não está preparada para estas contingências.
No entanto, tenho-a treinado a permanecer sozinha na AC por pequenos períodos de tempo. Tirando uma ou outra tentativa de roer as madeiras dos móveis da ac, não têm acontecido percalços de maior gravidade, nem sequer evacuações indesejadas.
Como ainda só tem 8 meses, penso que com o tempo irá aprender a ambientar-se e a saber estar dentro da AC com ou sem o dono presente como acontece com muitos companheiros.
Uma coisa é certa: Basta ver-me com as chaves da AC e logo começa um fernesim de alegria, nem que não seja só para entrar e sentar-se no corredor da AC.
Companheira, agradeço o interesse demonstrado e sempre que tenha novidades e avanços, não deixarei de relatá-los.
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
Avatar do Utilizador
VítorEsteves
 
Mensagens: 175
Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm
Localização: Braga

Mensagempor cookie » quinta set 23, 2010 5:59 pm

é incrível, eles não resistem mesmo!

com certeza terá várias oportunidades e é realmente importante que seja ensinada de pequena.

quando tiver fotos, mostre lá a cara da sua pequenota!
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor VítorEsteves » quinta set 23, 2010 10:16 pm

Companheira Cookie.
Aqui vai a labradora aspirante a Autocaravanista: A Panda a quem muitas vezes chamo de PANDemónio...
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
Avatar do Utilizador
VítorEsteves
 
Mensagens: 175
Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm
Localização: Braga

Mensagempor cookie » quinta set 23, 2010 10:29 pm

que linda!!! tem mesmo ar de traquinas!!! com esses olhinhos vivaços e meigos... :D
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor abelha rainha » segunda set 27, 2010 9:15 pm

Este verão viajamos para a Sardenha acompanhados do nosso labrador; já tem nove anos por isso tem um comportamento exemplar! Porta-se sempre muito bem! Adorou a viagem e como não estava demasiado calor andava feliz 8) .
No ferry em que as viagens duraram 12h, era possível ir busca-lo ao canil e passear no convés sempre que queriamos.
Apesar de raras vezes ter ido ao mar por ser proibido, saía sempre connosco nos passeios pelas cidades.
Mesmo nos restaurantes e centros comerciais quase sempre podia entrar, apenas numa esplanada de um restaurante em Cagliari, enquanto nos preparavamos para sentar , o dono nos disse que não eramos benvindos; quando eu chocada perguntei porquê, ele respondeu que o cão não era benvindo no perímetro da esplanada! Fiquei mesmo zangada :x ! Mas foi a excepção pois foi muito bem recebido e frequentemente o centro das atenções!
abelha rainha
 
Mensagens: 26
Registado: sábado fev 27, 2010 7:31 pm
Localização: Azeitão


Voltar para Os nossos animais de companhia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes