Boa tarde,
Eu durante o ano de 2008 passei pelas mesmas questões e decidi comprar uma importada, mas já toda legalizada e pronta a andar; informo também o meu raciocínio:
-Fui procurar os preços nos imensos sites (internet) de venda de usados, inclusive no estrangeiro, passo a citar alguns:
http://suchen.mobile.de/fahrzeuge/searc ... MH&lang=es
http://www.standvirtual.com/autocaravan ... ma=&ty=&ka[]=4&ka[]=3&ka[]=2&ka[]=1&pv=5000&pb=10000&tr=&ez=&ezb=&kmf=&km=&gr=&lv=&lb=&la=P&pz=&um=&fl[]=&se=&sl=&od=&ed=&list=100&sort=1
-para uma AC proveniente da Alemanha, procurei informar-me, através de pessoas amigas (vendedores de automóveis) e disseram-me que as despesas de transporte, legalização, inspecção, tudo o que é necessário para ficar legalizada + algum lucro do vendedor ficaria entre os 3000€ e os 4000€.
-fiz pesquisas por ACs da mesma marca e modelo para comparar os preços lá e cá.
-atenção ao equipamento que trás (Extras), pois para mim foi muito importante EX: suspensão traseira com auxílio pneumático ; CB (rádio tipo camionista) ; painel Solar ; conversor(res) de corrente 12V para 220V e muito mais…
-em relação a motorização eu preferi um mais pequeno mas fiável(pouca manutenção) pois é mais económico(consome entre os 8litros e os 10litros), e circulo a uma velocidade média de 80-100, que já é muito rápido, optei por uma FIAT Talento 1.9 d(igual a Ducato) capucine das mais curtas, para caber nos lugares de estacionamento normais(o motor é igual ao dos FIAT Tempra da Polícia).
Espero que lhe seja útil, e lembre-se que nas ACs nacionais há menos probabilidade de o enganarem, para comprar importado convêm ter garantia, e um carro usado é sempre preciso ter sorte
Abraço danibeja