Garrafas de Propano

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Garrafas de Propano

Mensagempor Joaquim Silva » sexta nov 17, 2006 10:30 pm

Boa Noite

Pela leitura de intervenções sobre este tema, instalei este tipo de gas na minha auto vivenda. Pergunto ao forum, pela experiencia que têm, se o consumo de gas vai mesmo até ao fim, ou se como acontece em nossas casas, dá para o fogão mas não para aquecer a agua?
Grato antecipadamente
Partir é melhor que chegar. Mas chegar para partir de novo, ainda é melhor.

MadeiradaSilva
Santarem
Joaquim Silva
 
Mensagens: 92
Registado: segunda nov 14, 2005 9:56 pm
Localização: Santarem

Mensagempor Paulo » sexta nov 17, 2006 10:57 pm

Olá Joaquim,

Quando a garrafa de propano está no fim, o TRUMA Combinado (aquecimento de ambiente + água) desliga, mas consegues utilizar o fogão e o frigo, por mais alguns minutos (mas não muitos).

Com o propano parece-me que conseguimos gastar a garrafa até ao fim (mesmo de Inverno!! :D ).
Esta é uma das desvantagens (pelo que dizem...) das "Pluma" da Galp, pois não se consomem até ao fim do gás, especialmente de Inverno.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Garrafas de Propano

Mensagempor Joaquim Silva » sábado nov 18, 2006 6:53 am

Bom Dia

Mais uma vez Paulo, a resposta não se fez esperar e tambem por isso o meu obrigado. Contudo ainda me resta uma dúvida, será que não é perigoso a utilização deste gas, com a garrafa no interior da auto vivenda? Isto, embora a mesma se encontre num compartimento com ventilação inferior, mas há quem não aprove esta utilização.
Realmente não é só comprar um veículo e andar por aí fora, há muito para aprender.

Um abraço
Partir é melhor que chegar. Mas chegar para partir de novo, ainda é melhor.

MadeiradaSilva
Santarem
Joaquim Silva
 
Mensagens: 92
Registado: segunda nov 14, 2005 9:56 pm
Localização: Santarem

Mensagempor Spider » sábado nov 18, 2006 11:04 pm

MUITO CUIDADO COM O PROPANO!

A questão é que a pressão do propano é muito superior ao do butano, por isso usam propano misturado com butano os alpinistas e por isso se pode utilizar a garrafa até ao fim mesmo no inverno. Mas CUIDADO! Verificar se os aparelhos de bordo e respectivas tubagens são compativeis com a pressão do propano.

Cumprimentos
Spider
 
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 18, 2006 6:29 pm
Localização: Suevilandia

Mensagempor fluis » segunda nov 20, 2006 6:00 pm

Boa tarde,

O Propano devido ao seu mais baixo valor de ebulição (-42ºc em oposição ao Butano 0ºc), de modo a ser mantido no estado liquido dentro da garrafa, tem estar a uma pressão muito superior ao do Butano.
Por esse facto o seu uso no interior de habitações é interdito.
Do mesmo modo para que seja usado em AC’s, é necessário que seja mantido dentro de um compartimento exterior e estanque em relação ao interior.
Normalmente os furgões transformados (autovivendas), têm os compartimentos de gás com acesso pelo interior, e como tal não podem usar o Propano. De qualquer modo, como se trata de compartimentos interiores, a temperatura a que está a garrafa é superior, o que faz com que não haja impedimento ao uso invernal do Butano.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Garrafas de Propano

Mensagempor Joaquim Silva » segunda nov 20, 2006 9:11 pm

Boa Noite

Obrigado pelos esclarecimentos e avisos, de perigo, pelo uso interior da garrafa de propano. Compreendi perfeitamente a explicação do companheiro FLuis, e daí que vá trocar a garrafa por uma de butano.

Cumprimentos
Partir é melhor que chegar. Mas chegar para partir de novo, ainda é melhor.

MadeiradaSilva
Santarem
Joaquim Silva
 
Mensagens: 92
Registado: segunda nov 14, 2005 9:56 pm
Localização: Santarem

Mensagempor EMAN » terça nov 21, 2006 11:39 am

Bom dia

Realmente como diz o Fluis, normalmente as AV's têm o acesso para o compartimento do gaz pelo interior, o que não quer dizer que não haja excepções, porque as há.

Nas situações em que este se faz pelo interior, essencialmente por questões de segurança dever-se-á usar o butano.

Também é verdade que o compartimento da botija c/ acesso pelo exterior tem um "menor isolamento" ao frio, e como tal o propano tem mais vantagens, mas independentemente disto a grande vantagem do propano é a sua rentabilização (pela pressão) em qualquer altura do ano.


Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor mariorui » sexta mar 09, 2007 3:43 pm

Boa tarde,

como a minha AV tem as botijas de gáz (camping gaz) no interior, pensei em fazer um compartimento estanque, com acesso pelo exterior, para uma botija BP Light, ou Galp Pluma. Alguém sabe como posso fazer esse compartimento estanque, num material leve ? Ou sabem de algum site onde expliquem como posso fazer isso?

Obrigado.

Mário Rui Melo
Cumprimentos,

Mário Rui Melo
Avatar do Utilizador
mariorui
 
Mensagens: 38
Registado: sexta set 15, 2006 9:40 am
Localização: Aldeia do Meco - Sesimbra

Mensagempor FERNANDO LAGRIFA » sexta mar 09, 2007 5:26 pm

Companheiro Mário Rui

Em relação ao deposito estanque nada lhe sei dizer mas em relação as garrafas, entre a BP Light, ou Galp Pluma eu já utilizo a BP Light à muito tempo porque para alem de ser mais leve é também transparente o que permite ir controlando o consumo e prevenir a sua substituição :wink:
FERNANDO LAGRIFA
 
Mensagens: 27
Registado: terça fev 20, 2007 11:02 pm
Localização: AGUAS SANTAS- MAIA

Mensagempor Carlos Lopez » sexta mar 09, 2007 10:21 pm

Boa noite Mário Rui

O compartimento estanque vai depender muito do espaço que puder dispor no interior e junto à chapa do carro. Tenho uma AC e tanto esta como a anterior tem uma caixa em fibra de vidro, aberta numa lateral que esta encostada à parede da AC e completamente vedada para evitar a possibilidade de entrada de gás para o interior da AC. A porta de acesso a este compartimento terá que ser montada numa abertura que terá que executar na chapa da AV e será de acordo com a porta que encontrar e permita sem grande complicação a colocação da garrafa no interior desse espaço.
Esse compartimento TEM que ser VENTILADO. Estou a falar de ventilação natural. Temos que garantir que nunca exista a possibilidade de acumulação de gás no fundo desta caixa. Normalmente nas AC`s estas caixas estão furadas por baixo para facilitar a evacuação de gás que se derrame. As portas devem ter grelhas de ventilação, uma na parte superior e outra na parte inferior.

Sabemos que o propano ou butano são mais pesados que o ar e acumulam-se nos pontos mais baixos. Comportam-se exactamente como a água.

Se pensar em efectuar a alteração deverá tentar arranjar este material em casas que vendam acessórios para os nossos veículos mas coloque a segurança acima de tudo.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Blatzvid e 34 visitantes