Carnaval em Covas do Monte

Este espaço destina-se à colocação de propostas para encontros dos participantes deste forum, bem como de outros convidados que pretendam trazer ao convívio.

Carnaval em Covas do Monte

Mensagempor Portugal Tradicional » segunda fev 02, 2009 11:40 am

Mais uma vez o Carnaval em Covas do Monte vai ser animado.

A Associação Amigos de Covas do Monte vai desenvolver um conjunto de actividades abertas à participação de outros “Amigos”.

Durante os dias de Sábado, 21, a Terça, 24 de Fevereiro “Os Amigos”poderão:
- realizar percursos pedestres
- subir com o “pogreiro” , pastor que diariamente guarda o rebanho de 2500 cabras da aldeia
- realizar visitas às aldeias vizinhas
- aprender a construir muros em pedra seguindo as sábias instruções do “Ti António”
- participar na reconstrução do lagar
- cozer a broa
- aprender as técnicas milenares da moagem dos cereais utilizando a força motriz da água
- assistir à matança do porco
- descobrir sabores que os saberes das nossas gentes apuraram ao longo dos séculos. Cabrito e Vitela no Forno a Lenha, fumeiro tradicional e outros petiscos que na nossa terra têm outro sabor.

Deixe o stress e venha conviver entre amigos num cenário único que é Covas do Monte.

Para facilitar a organização solicitamos que nos contactem para 232 357 592

Para descobrir mais vá a http://www.tradicional.campingcarportugal.com e em "locais" procure Covas do Monte
http://www.portugaltradicional.com.pt/
Avatar do Utilizador
Portugal Tradicional
 
Mensagens: 46
Registado: terça dez 02, 2008 10:55 pm

Mensagempor Nuno Pires » segunda fev 02, 2009 12:04 pm

Bom Dia a todos.
:cry: :cry: Com muita pena nossa ainda não vai ser desta que vamos conhecer Covas do Monte, este ano o Nordeste Transmontano foi a escolha este ano com o CAS. 8)

A todos os que vão "rumar" até lá um bom Carnaval, e já sabem:

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Luis Camelo » segunda fev 02, 2009 5:59 pm

Olá companheiros

Estivemos em Covas do Monte no fim do ano, é uma maravilha...
Aqui ficam 2 fotos para abrir o apetite. :twisted: :twisted:

O forno :shock:

Imagem

O cabrito assado e a vitela assada ainda dentro do forno :lol:

Imagem
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor majv » segunda fev 02, 2009 8:01 pm

Não conheço Covas do Monte, mas ainda este fim de semana ouvi falar muito, e bem, de lá.
O "problema" pareçe ser o acesso....e ao ouvir os comentários, "alguém" cá de casa ficou logo a tremer.
:D :D
Fica a promessa....hei-de lá ir, não sei é se sózinho ou acompanhado....
:lol: :lol:
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor vitorandrade » quarta fev 04, 2009 12:18 pm

Companheiro Manuel Vitorino.

Muitas pessoas que já lá foram tiveram o mesmo problema.
Eu fui um deles. A minha cara metade até queria ir a pé. Assim que desceu a primeira vez nunca mais houve receios.

É verdade que a descida mete respeito, pois estamos numa região montanhosa, mas se for para os Alpes ou para as Astúrias a coisa é bem pior.

Ser AC é ser um pouco aventureiro e até por isso é que nós gostamos de locais como Covas do Monte. Venha daí, traga a máquina fotográfica e leve muitas histórias para contar.

Um abraço
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor majv » quarta fev 04, 2009 2:53 pm

Companheiro Vitor,
Não foi a mim que meteu medo.... :) :)
Acho que tenho em minha casa, "alguém" como você também tem.... :lol: :lol:
Bem, e com essa dos Alpes ser bem pior, acho que é uma bela ajuda.
Nos Alpes já nós estivémos, e mais vezes ainda nos Pirinéus, portanto, se "ela" já passou por lá, e se Covas do Monte, não é pior....a coisa melhora.
Astúrias, até agora só de carro.
Mas tal como disse, a promessa ficou feita: HEI-DE LÁ IR.
Obrigado e boas voltas
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor Luis Camelo » quarta fev 04, 2009 11:13 pm

Olá companheiros

Estive em Covas do Monte no fim do ano. A estrada está muito boa e a afamada descida faz-se bem, pois tem raides em toda o percurso; pode não adiantar muito, mas sente-se mais segurança.
Só há dois problemas:
1º - À chegada, o Tom Tom manda virar na rua anterior, que não tem saída; aí tive de fazer cerca de 60 metros em marcha-atrás e com bastante declive, principalmente, nos últimos 20 metros o que me provocou a actual avaria, pois aqueceu bastante a embraiagem.
2º - À saída da Aldeia, existe uma acentuada subida com cerca de 100 metros em paralelo muito polido e com a humidade fica muito escorregadio; tivemos 2 companheiros que se viram obrigados a recorrerem ao reboque da aldeia (tractor).
Daqui deixo um pedido ao Victor Andrade, como habitual residente da aldeia, que tente junto das autoridades asfaltar estes 100 metros. Em relação ao 1º problema, é só pedir a colocação de uma placa impedindo a entrada das ACs nessa rua.

Não deixe de visitar Covas do Monte
A minha avaria deveu-se, exclusivamente, ao Tom Tom. :oops:
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor vitorandrade » quinta fev 05, 2009 1:31 am

Olá companheiros

O problema originado pelo Tom Tom nunca nos tinha sido colocado e por isso não o conhecíamos.

Informados da situação ocorrida na passagem de ano já foi solicitado à Câmara a colocação de um sinal com a indicação de rua sem saída e dificuldade em fazer inversão de marcha.

Quanto á saída da aldeia com os paralelos polidos e húmidos reconheço que existe alguns problemas de tracção em algumas ACs.
Sempre que lá estive com outros companheiros nunca tivemos problemas em sair e já lá foram comigo umas boas dezenas de companheiros. A técnica é sair em primeira a uma velocidade constante sem hesitar a meio dos paralelos.

Nessa zona os proprietários já cederam terreno para fazer um largo maior e desfarçar a subida. A Câmara concordou, há dois anos, em realizar as obras e asfaltar retirando os paralelos. Mas sabem como são as coisas nestes poderes autárquicos prometem mas não cumprem e por vezes fazem coisas que nem o diabo sabe explicar mas que nós às vezes sabemos porquê.

Todo este processo que se tem desenvolvido em Covas do Monte, com as repercursões que temos conseguido na comunicação social tem pressionado a Câmara.

Pelo Carnaval para além de nós ACs vão lá estar pela primeira vez um grupo de escuteiros e que apartir de agora irão começar a realizar ali alguns dos seus acampamentos.

Conseguir algumas coisas nestes locais é uma luta longa contra toda uma lógica montada. Será uma corrida de fundo em que só vencerão os verdadeiramente persistentes.

Um abraço e muitas aventuras
Editado pela última vez por vitorandrade em quinta abr 02, 2009 7:25 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor salome dias » domingo fev 08, 2009 3:36 pm

ola boa tarde,
tenho lido muitos relatos sobre os acessos a covas do monte e como ja foi dito a estrada tem toda raides ate a chegada à aldeia. realmente o "pior" é a saida com tem o asfalto em paralelipipedo, q se tiver molhada fica escorregadia, mas como disse o companheiro vitor andrade se se sair em 1ª sem hesitar e com calma nao ha problema e há sempre o reboque da aldeia p dar uma ajuda. e acreditem q sei do q falo pois queimei a embraiagem da ac, nova, com 600 km em covas do monte. pelo q li o companheiro Luis Camelo tb tve o mm problema.

em relação ao carnaval desta vez nao vamos poder, fica p a proxima.
saudações e boa viagem a todos.
salome e Cª, Lda
(Hymer C-CL 662)
Avatar do Utilizador
salome dias
 
Mensagens: 24
Registado: quinta jun 12, 2008 9:59 am
Localização: carcavelos

Mensagempor Luis Camelo » domingo fev 08, 2009 5:58 pm

Olá companheiros

Agradeço ao Vitor Andrade de ter iniciado já os contactos para as alterações. :lol:

Em relação ao Carnaval em Covas do Monte, vale a pena, pelo convívio. Assistir à matança do porco, visitar a Aldeia, visitar o lagar, gente muito acolhedora. 8)
Não irei lá pois já tenho previsto desde o ano passado, deslocar-me a Podence, pois queria ver os caretos. :twisted: :twisted:

NÃO DEIXE DE VISITAR COVAS DO MONTE
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda fev 09, 2009 12:45 am

É com muita pena que por razões pessoais não poderei estar presente em Covas do Monte no Carnaval. Estou "em pulgas" para conhecer a afamada localidade (aliás, ao que me consta não faltam lá é pulgas :lol: ) e esta é uma excelente oportunidade perdida. Pode ser que para a próxima possa ir :?
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor vitorandrade » terça fev 10, 2009 2:14 pm

Olá companheiro Jorge!

É evidente que em Covas do Monte há muita vida, inclusivé daquela que nós não gostamos.

Eu também tenho grandes problemas com aqueles bichos que em Covas do Monte chamam de "saltitonas". Muitas vezes até nos transportes públicos das cidades as apanho.
Este problema só se coloca, com alguma pertinência, quando o tempo começa a aquecer. Nada que não se possa resolver com uma visita à farmácia e adquirir "Calmiderm Patch". É um adesivo repelente feito à base de produtos naturais e muito eficaz, cinco estrelas.

Um abraço
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor vitorandrade » domingo mar 01, 2009 3:57 pm

Olá companheiros!

Aqui vão algumas fotos de um Carnaval Diferente.
http://picasaweb.google.pt/vtor.andrade/Carnaval2009#
Desta vez não tirei muitas.

Para mim também foi muito agradável verificar que alguns companheiros começam a fazer os itinerários do Portugal Tradicional e por isso lá marcaram presença.

Para estes aventureiros um grande abraço e espero-os encontrar, por aí, muitas vezes.
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor jgomes » quinta mar 05, 2009 9:10 am

Bom dia companheiros.
Ando curioso de visitar esta aldeia.
Por outro lado já oivi comentáruios de que os acessos não são nada fáceis. Será verdade? Que tal é a estrada?
Agradeço informações.
JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Mensagempor Luis Camelo » quinta mar 05, 2009 10:24 am

Olá companheiro jgomes

O acesso é muito bom, pois é uma estrada de serra, por isso deve ter as precauções normais para este tipo de estrada.
Deve visitar Covas do Monte, gente muito acolhedora
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira


Voltar para Calendarização de Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes