Ar condicionado

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ar condicionado

Mensagempor Passeante » sexta jun 30, 2006 11:10 pm

8) Viva pessoal. Venho aqui tentar ouvir umas opiniões sobre ar condicionado.

Estou a pensar pôr ar condicionado na minha AC. Andei a ver orçamentos para pôr na cabine e a pessoa com quem falei referiu-me os de tecto, mas de 12 volts.

Há algum tempo também me andei a informar e fiquei com a ideia de que os ares condicionados de tecto a 12 volts eram de muito baixo rendimento.

Não estou interessado nos de 220 volts porque raramente estou parado em parque de campismo e não me apetece comprar também um gerador.

Alguém tem um destes e que me possa elucidar?
Realmente cada vez se vêem mais destes ares condicionados, principalmente em camiões. Serão realmente eficazes?
A minha AC não é muito grande, daí que não exija nada de grande potência, mas... :?

Agradecimentos antecipadamente.

Um abraço a quem por aqui andar que já deve haver muita gente rolando por aí, de férias. 8)
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Mensagempor time_out » sábado jul 01, 2006 8:44 am

Bom dia

Em tempos também tive esse "problema" e cheguei às seguintes conclusões:

1 - ar condicionado de cabine - utiliza um compressor movido pelo motor o que só é util em viagem.
2 - ar condicionado independente 220v - é uma unidade autonoma necessitando de 220 v para funcionar. Há a hipotese de o utilizar em andamento ou parado com recurso a gerador ou a conversor (em ambos os casos obriga a peso suplementar e perca de espaço). O custo também aumenta já que quer o gerador quer o conversor+bateria suplementar engordam o orçamento.http://www.movera.com/en/?navID=138&pID=830&tpl=details&lang=2
3 - ar condicionado independente 12v - é uma unidade autonoma que funciona a 220v só que incorpora nova tecnologia e um conversor especifico 12v/220v. Em tudo semelhante ao anterior. http://www.movera.com/en/?navID=138&pID=4795&tpl=details&lang=2
4 - arrefecedor independente 12V - é uma unidade autonoma que funciona com recurso a água. http://www.movera.com/en/?navID=138&pID=906&tpl=details&lang=2

Os que equipam os camiões são de 2 tipos ou de compressor movido pelo motor estando a unidade de troca de frio por cima da cabine por falta de espaço (como nos tipo split domésticos) ou então são completamente independentes mas de 220v com inversor (24v/220) instalado.
Raras as vezes recorrem aos arrefecedores indicados no ponto 4 pois obriga ao recurso de um depósito de água suplementar.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Laucorreia » domingo jul 02, 2006 5:33 pm

Caro companheiro passeante
Pessoalmente optei por um climatisador da Waeco com o qual me considero satisfeito, tendo em consideração as diferentes opções.
Diga-se que existe uma diferença qualitativa e quantitativa entre "climatizadores", conhecidos por "ar condicionado" e os "refrescadores" que são mais baratos mas cujos resultados são necessariamente inferiores.
Os primeiros são mais potentes mas também mais "gulosos" no consumo de energia. Existem modelos a 220 ou 220 e 12V.
Pessoalmente optei pelo misto que inclui ainda aquecimento. Em vez de gerador, acoplei baterias (gel) num total de 250 Amp e alterei o alternador da AC de 90 Amp para 120 Amp.
O modelo em questão, vendido pela Marcampo, pode ser visto na net em:
http://www.waeco.com/en/316_816.php
Cordialmente.
Laucorreia
Laucorreia
 
Mensagens: 14
Registado: domingo jun 11, 2006 3:40 pm

Mensagempor Carlos Lopez » segunda jul 03, 2006 8:19 pm

Boa noite

Não quero ir contra o que o companheiro time_out indica, mas o aparelho referênciado no ponto " 3 " funciona com recurso a água. Incorpora sim um permutador de calor com diversas passagens de ar, e o ar fresco que é introduzido no espaço a climatizar está mais fresco que o ar exterior mas não está carregado de humidade.

Outra vantagem indicada pelo fabricante é o consumo de água 1 a 2 litros por hora dependendo da potência que se exigir ao aparelho.

Em relação aos aparelhos que funcionam com recurso a compressores como indica o companheiro Laucorreia, não se obtem os mesmos resultados mas temos outros promenores a ter em conta com os consumos de energia, o peso dos equipamentos e o que se pretende obter dos aparelhos.

Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor time_out » segunda jul 03, 2006 8:38 pm

Boa noite

Caro Carlos Lopez

Tem toda a razão. Não era esse link que queria colocar mas sim http://www.movera.com/en/?navID=138&pID=830&tpl=details&lang=2
As minhas desculpas
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Passeante » domingo ago 06, 2006 4:01 pm

:roll: Ainda que tardiamente agradeço a todos a vossa opinião. Acabei por optar apenas por colocar Ar Condicionado na frente, com saídas para a célula. Por acaso a instalação falhou por nesta época a entrega ser de aproximadamente 4 semanas,e como não queria ficar sem a AC nas férias acabei por ir para Norte (mais fresquinho) e fazer a instalação mais tarde. 8)
Uma vez mais obrigado pela vossa colaboração.

Boas férias...
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes