Apelo aos companheiros

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Apelo aos companheiros

Mensagempor Teresa » quarta jun 20, 2007 8:48 am

Companheiros,venho por este meio pedir um maior empenho nas vossas intervenções.
Vejamos um Fórum com cerca de 300 utilizadores registados,e tem-se resumido à participação de um numero reduzido de companheiros
:cry: "Usem" e "abusem" deste Fórum,partilhem as vossas ideias e Experiências,participem nas respostas aos tópicos , acompanhem e participem no passatempo quizz que tanto nos enriquece culturalmente ,mesmo desconhecendo o local ,deixem as vossas tentativas,de certo que quando souberem do local que se trata ,muitas vezes ficará a vontade de por lá passar :wink:
E a vossa leitura como anda :?: Ver Tópico "Biblioteca Itinerante"
Vá lá participem e verão o elo de amizade que se cria :wink:

Fiquem bem,e muitos e bons passeios de AC e Caravana é claro


Teresa
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jun 20, 2007 11:16 am

Bom dia, Teresa

Isso será um dos maiores mistérios do qual estes fóruns, o do CPA e do Campingcar, enfermam.
Serão sempre mais os "voyeurs" do que os participantes activos.
Se analizarmos bem estes factos acabamos por ir dar sempre á mesma pergunta.

O que é que leva uma pessoa a registar-se e depois não participar?

O Decarvalho, há algum tempo atrás debruçou-se sobre o assunto, e para mim fez um excelente trabalho de pesquisa, fez uma comparação entre os dois fóruns, para determinar o uitilizador "tipo" de um e de outro, mas por razões que desconheço,esse trabalho foi "chutado" para o lado, em ambos os fóruns.

Por outro lado, no meio de muito registo, também há os "pescadores" de fim de semana ou de férias, que se limitam a vir aqui "pescar" uma resposta, e depois se vão embora. Por isso é que nalguns casos, eu pessoalmente, já deixei de morder o isco a esses pescadores de ocasião. Eles que comprem o peixe na praça se quiserem.

Outras razões haverão para este fenómeno, e nesse caso terá de ser a Teresa a descobrir, já que serão pontos de vista de cada um de nós, e como sabe serão sempre díscutiveis.

Deixo-lhe aqui um conselho. Quando estiver preparada, recue no tempo, e comece a ler os tópicos desde o principio do fórum, os mais vistos e os mais participados, e garanto-lhe que ficará com uma ideia exacta de tudo o que aqui se diz e se faz.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor csilvasantos » quarta jun 20, 2007 11:24 am

Caros companheiros,

Apesar de ser um dos foreiros pouco participativos no que se refere ao comentário e publicação de assuntos, concordo, em parte, com aquilo que escreveram.

No entanto, gostaria de alertar que, o facto de não ser comentado determinado tópico, seja sinónimo de indiferença. Apesar de pouco comentários, sigo diariamente e atentamente tudo o que se publica.

Prometo ser mais participativo.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
csilvasantos
 
Mensagens: 68
Registado: sexta set 29, 2006 8:07 am
Localização: Maia

Mensagempor Matias » quarta jun 20, 2007 11:34 am

Boa tarde

A analise do companheiro A 748-2 quanto a mim está correta, nem vale a pena discutir um ponto ou outro pois o essencial foi dito, o que me preocupa é que por este andar a duzia de foreiros normalmente interveniente terá que elaborar um mapa de férias pois sujeitamo-nos a um " fechado para vacances "

Matias
Matias
 
Mensagens: 30
Registado: sábado jun 10, 2006 1:00 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta jun 20, 2007 11:36 am

Pessoalmente acho que alguns se sentirão intimidados a participar no forum com mais regularidade, ou por pensarem que aqui se encontra um fechado "grupo de amigos" ou porque são pessoas menos experientes e pensam (erradamente) que não terão qualquer contributo ou conhecimento para partilhar.

Confesso que nos primeiros 2/3 meses me sentia pouco ávontade, não por vergonha mas sim por ser muito pouco experiente e pouco ou nada conseguir "adiantar" aos tópicos aqui postos. Agora já vou dando alguns contributos e tento sempre ter novas ideias para expor á ADM do portal.

Mas este tipo se situação que a Teresa expõe acontece em todos os foruns, sobre todos e quaiquer assuntos, não é só de ACaravanismo... .
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Nanda » quarta jun 20, 2007 12:04 pm

Estou 100% de acordo com o companheiro Pluma.

Penso que por vezes há pouca participação no forum porque é normal os novatos não se integrarem logo.

Eu que até sou pouco comunicativa ( :lol: :lol: :lol: ) tive a feliz sorte de fazer amizade através do msn com a companheira Teresa, e posso garantir que foi um grande empurrão para que seja participativa no forum.

Por isso amigos passageiro, não espreitem só, vamos tb a comentar e dar opiniões, ajudam os outros, trocamos experiencias, ou quanto muito as nossas mensagens servem para pôr um sorriso na cara de quem as lâ ( como se deve ter passado quando chamei garrafa sem fundo á foto da Teresa ) nem faço ideia quantos se riram. :wink:
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Mensagempor EMAN » quarta jun 20, 2007 5:26 pm

Boas

É certo e sabido que normalmente nos fóruns, independentemente dos temas/assuntos aos quais estejam relacionados, a relação participação/visualização não é directamente proporcional.

Saberemos porquê? Penso que não é tão fácil ou será tão fácil como isso, mas poderemos lançar palpites, e cada um terá o seu, ou fará o seu "juizo".

Ter só tempo para visualizar e eventualmente "aprender" algo e nada mais?

Interesse só em "aprender"?

Ser "novato" e ter medo de "meter a pata na pôça"? (Neste caso penso que muitas das vezes aquilo que pensamos ser um meter a dita ...., acaba por ser uma ajuda/ensinamento ou alerta para muitos, visto que por muito que saibamos, nunca sabemos tudo e nem conhecemos).

Problemas de comunicação? penso que se fosse oralmente talvez fosse pior, mas julgo ser + fácil a dita, estando "refugiados" atrás do
computador (por mim tanto me faz).

Por ser um fórum e eventualmente sertirmo-nos estranhos?

:?:

Não sei.

O que posso dizer e aconselhar é:

Todos nós poderemos melhorar o nosso modo de estar neste meio de vida de ar livre, "deitando" cá para fora nem que seja "um meter a pata na pôça", porque também é errando que se aprende. :wink:

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Matias » quarta jun 20, 2007 6:10 pm

Companheira Teresa

Na verdade o tópico que muito bem iniciou, é merecedor que se discutam conceitos, o que é certo é que nós andamos sempre a aprender, e depois de durante a tarde ter lido uns textos de uma escritora que muito aprecio, fui forçado a analizar a mensagem que enviei no inicio da tarde e tive que a classificar de bastante fraca e até com vontade de anular, pois a forma como ironizei não está correta, deixo ficar assim mas vai-me servir de emenda, pois no futuro terei r como referência o que hoje li e aqui passo a citar.
Pessoas inteligentes - Discutem conceitos
" medias - Falam de coisas
" medíocres - Falam de pessoas
A forma cultural das pessoas vai-se criando e nunca se aprende de uma só vez por isso é bom ir adicionando novos dados.

Matias.
Matias
 
Mensagens: 30
Registado: sábado jun 10, 2006 1:00 pm

Mensagempor albi » quarta jun 20, 2007 10:17 pm

Boas,
Pescadores é do que mais existe em todos os tipos de foruns, quantos de nós não somos pescadores de outros foruns.
Depois existem os outros tímidos e que têm medo de escrever, e também as varias vezes que entramos nos tópicos para ler as varias respostas.
Mas toca a participar e escrever mesmo sem inspiração poética pois ainda não estamos de férias.

Saudações rolantes
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor mfortunato » quarta jun 20, 2007 11:29 pm

Boas

Isso de muitos verem e poucos participarem por aquilo que conheço de outros fóruns, é o panorama comum.

E digo-vos com muito a vontade, eu só escrevo quando me sinto com competência e de plena consciência que posso ajudar alguém, ou contribuir positivamente, afinal não é essa uma das funções deste fórum.
Por outro lado se eu for profícuo para alguém, isso pura e simplesmente faz-me feliz.

Por isso mesmo que pescadores, quanto mais melhor, afinal por esse ponto de vista também me sinto pescador.

Mas será o sal que não salga ou a terra que não se deixa salgar?

Não foi por acaso que Stº. António foi pregar para os peixes.

Boas viagens
Miguel Fortunato
Góis

Chausson Flash 09
Avatar do Utilizador
mfortunato
 
Mensagens: 75
Registado: segunda nov 14, 2005 4:52 pm

Mensagempor Mcas » quinta jun 21, 2007 1:22 am

Vivam!
Penso haver vários factores para participar ou não, a maior parte de ordem pessoal: bloqueio comunicacional, isto é, não gostar de se expôr, desvalorizando-se e relativizando as suas opiniões; não identificação com os temas e tópicos ou com o portal em si mesmo; inexperiência no meio; ser apenas "visitante", não criando laços. Quem participa certamente ultrapassou estes constrangimentos.
Depois pode haver outros factores como a "filosofia" do portal, a sua acessibilidade/funcionalidade, a estética...o facto de ser uma actividade ainda em crescimento e com relativamente poucos aderentes e desses nem todos serem utilizadores de TICs...etc.
Não cabem aqui, penso eu, questões de número. No forum ao lado, havendo mais inscrições e mais visitantes, nem por isso tem mais mensagens diárias...embora eu não tenha dados que o confirmem. Parece-me que em Esp. e França a utilização de fora (plural de forum) é maior porque a actividade já está enraizada e consolidada e...são muitos milhões mais que nós...
Depois a maior ou menos participação parece-me depender muito do factor humano, isto é, de haver quem estimule voluntariamente ou não a intervenção dos foreiros. Um exemplo: as "Receitas CCPortugal" tinham uma fraca adesão. Numa semana o tópico "Rapidinhas, mas muito boas" gerou um número agradável de mensagens ao ponto de se tranformar num tema de sucesso...
Outros provavelmente não gostam de escrever ou julgam que o fazem de forma deficiente atopelando a ortografia e a sintaxe. Para esses, se têm dúvidas, sugere-se que escrevam primeiro o texto no WORD, que todos têm e que corrige as duas coisas e depois, por Editar/Copiar/Colar, o coloquem na "janela da resposta".
Resumindo, "pescadores", participantes regulares, irregulares ou simplesmente visitantes, o que imorta é que apareçam...
(São duas da manhã, vou desaparecer...)
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

apelo aos companheiros

Mensagempor decarvalho » quinta jun 21, 2007 6:46 am

alo ACs

[quote="A748-2"]O Decarvalho, há algum tempo atrás debruçou-se sobre o assunto, e para mim fez um excelente trabalho de pesquisa, fez uma comparação entre os dois fóruns, para determinar o uitilizador "tipo" de um e de outro, mas por razões que desconheço,esse trabalho foi "chutado" para o lado, em ambos os fóruns."

Bem haja...pela referência.
às vezes vale a pena parar para reflectir...
um abraço ao A748-2
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Mario » quinta jun 21, 2007 9:07 am

Todos sabem que fórum significa -reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público.Então quem se apresenta num local de debate público tem que participar tem obrigação de o fazer mesmo com calinadas, porque se assim não for não está lá a fazer nada, as coisas são o que são, não entendo porque se registam e depois ficam quedos e mudos,quem está registado deve participar até porque o fórum é aberto pode ser observado de fora sem necessidade de registo.Esta mensagem em especial dirige-se aos registados" mortos"ressuscitem meus senhores!
Todos têm valor,pedreiros,padeiros,professores,doutores,engenheiros,politico,donas de casa,mecânicos informáticos sei lá todos,porque ninguém é dono do conhecimento absoluto mesmo aqueles que julgam que nada sabem têm sempre alguma coisa a acrescentar.Este fórum é um espaço de inclusão vamos lá abandonar essa preguiça pardacenta.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jun 21, 2007 10:48 am

Bom dia,

Acho que os meus "pescadores" agitaram as águas.
Passei por todas as fases descritas por alguns de voçês, a minha experiência a nivel de fóruns, resume-se aos do CPA e Campingcar, por isso reconheço, que não serei uma opinião muito válida a este nível.

A partir de certa altura, acabamos por criar laços e empatias com as pessoas que aqui vêm regularmente, as entreajudas são reciprocas, e nada me move contra os ditos "pescadores", mas se todos fôssemos "pescadores" só encontrariamos aqui, perguntas... e nunca respostas!

Vir cá pedir ajuda, informações sobre, dicas, qualquer um é livre de o fazer, e nós teremos a "obrigação" moral de ajudar, seja porque razão fôr. Já que mais não seja, porque também nos ajudaram noutras alturas.
Mas acima de de tudo porque como seres humanos, nos move o espirito de entreajuda.
Quanto ás motivações, e relações causa-efeito, serão sempre discutiveis como disse em resposta ao apelo da Teresa.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor tetejose » terça jun 26, 2007 7:14 am

Yo soy bastante nuevo en esto de los foros, solo llevo dtres años. En el foro en el que mais participo (acpasion) cuando empecé, había menos de 1000 registrados, los temas se aburrían, dias sin intervenciones nuevas, mas, algunos foreros (entre ellos yo) que esperábamos impacientemente la entrega de nuestras autocaravanas, tomamos el foro como nuestro paño de lágrimas, con humor entrábamos todos los dias, temas nuevos..."Aun no tengo ac y ya estoy buscando la manguera" etc etc, como consecuencia la gente se fué animando y ahora somos mas de 3000 y el foro hierve.

Desde aquí animo a los novatos a participar, se parende mucho y se hacen nuevas amistades.

saludos
tetejose
 
Mensagens: 33
Registado: domingo nov 05, 2006 6:26 pm
Localização: Galicia

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes