Roaming...

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Roaming...

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jun 17, 2007 10:02 am

Bom dia,

A ideia não é minha, mas de uma pessoa que já frequentou em tempos o fórum, e com o qual já viajei uma vez, neste caso para Andorra.

Se possuirmos um tlm desbloqueado, e adquirirmos em cada país que passamos um cartão pré-pago de chamadas, evitamos aquela conta que vem sempre a seguir ás férias, ás vezes de algumas centenas de euros.

Será que alguém já experimentou fazer isso? Penso que até alguns tempos atrás Portugal era o país mais avançado neste modo, de tal maneira que essa "tecnologia" foi importada por alguns países da Europa.

A minha dúvida é, sobre os locais onde normalmente esses cartões pré-pagos se podem adquirir no estranjeiro.. Já que em Portugal qualquer lojinha de bairro tem cartões pré-pagos.
Será que alguém pode ajudar? SFF
Obrigado,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Mario » domingo jun 17, 2007 12:15 pm

Viva companheiro A748-2,a sua questão não me parece que se enquadre no roming,pois ao utilizar um cartão pré pago em roming aquilo é um ver se te avias, esgota o saldo num ápice.A ideia será boa no caso de dois ou mais companheiros que podem viajar juntos ou não desde que estejam no mesmo país comprarem cartões pré-pagos para falarem entre eles enquanto no espaço geográfico comum,aí acredito que seja vantajoso.O que costumo fazer quando viajo acompanhado em AC separadas é estabelecer um código de toques por exemplo preciso de parar 3 toques etc. é um bom método para poupar chamadas desnecessárias.

Aquele abraço.

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Cartões pré pagos

Mensagempor Decas » domingo jun 17, 2007 3:06 pm

Penso que o Luis se referia exactamente a isso, falar entre telemóveis no mesmo país(no estrangeiro). Em Espanha e França os cartões compram-se nas gasolineiras por exemplo.
Tem de se ter em atenção que os telemoveis devem estar desbloqueados para todas as redes GSM e não só para as nacionais, TMN, Optimus e Vodafone, caso contrário não dá, penso eu de que :wink:
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jun 17, 2007 3:12 pm

Boa tarde, Mário

O que eu quis dizer foi, ao fazer-mos as chamadas do estranjeiro para Portugal, pagamos muito menos, se tivermos um cartão pré-pago do país de onde estamos a fazer a chamada. Ao contrário do que se tivermos um pré-pago português e fizermos uma chamada para Portugal ou desse país onde estamos para outro país estrangeiro. No último Natal, quando estive em Sierra Nevada, fiz uma chamada para a minha irmã na Noruega, e numa chamada de 4 ou 5 minutos paguei pela vodafone 11€.
Embora esteja prevista a baixa de preços em "roaming", a partir deste verão, não sei se não vão continuar um autêntico roubo.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Decas » domingo jun 17, 2007 3:30 pm

A748-2 Escreveu:Boa tarde, Mário

O que eu quis dizer foi, ao fazer-mos as chamadas do estranjeiro para Portugal, pagamos muito menos, se tivermos um cartão pré-pago do país de onde estamos a fazer a chamada.


O Roming é estabelecido como o pagamento que se faz do país onde estamos a fazer a chamada para o país receptor e a resposta contrária.
Exemplo: Se tivermos um cartão Português e estivermos em França, para fazermos uma chamada para Portugal, pagamos a chamada para Portugal, mais o retorno da chamada para França.
Se utilizarmos um cartão Francês e telefonarmos para Portugal, pagamos a chamada que fazemos para Portugal e o retorno para França. É igual. A diferença está no serviço de Roming das diferentes operadoras, as francesas ou as espanholas poderão utilizar serviços de roming mais baratos, assim como cá há serviços mais baratos suportados pelas diferentes operadoras.
O que fica mesmo mais barato é utilizar o cartão do país para fazer chamadas dentro do país que se visita.
O outro caso dependerá sempre do que cobra pelos serviços de roming cada uma das operadoras estrangeiras, poderão ser mais baratos que os nossos ou não.
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor Mario » domingo jun 17, 2007 3:34 pm

Companheiro A748-2 no caso concreto que relatou utilizou 3 operadores ou seja Espanha Portugal Noruega daí o custo elevado, não tenho experiência própria sobre o assunto no entanto nesse caso parece-me que terá vantagem em comprar o cartão do País onde está principalmente ,se quer fazer chamadas que não sejam para Portugal os custos em principio serão similares aos de uma chamada do seu cartão para Portugal. É o que lhe posso dizer sobre o assunto pode ser que apareça por aqui algum companheiro mais esclarecido.

Aquele abraço.

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jun 17, 2007 3:53 pm

Boa tarde,

Sempre fiquei convencido, que as vantagens não seriam só as chamadas locais no país onde estivesse. Se calhar estava enganado.
Já agora, não há ninguém que trabalhe numa operadora, para tirar isto a limpo?

Obrigado pela vossa ajuda... já tinha aqui um tlm desbloqueado prontinho para embarcar para a viagem... afinal!! :cry:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Decas » domingo jun 17, 2007 4:14 pm

Roaming Internacional é a capacidade de um terminal móvel continuar funcionando em redes compatíveis mesmo que fora do pais no qual foi adquirido e registrado. O Celular utiliza a rede do pais visitado para trafegar suas informações.
A condição básica para que se possa realizar o Roaming fora do pais onde o celular foi registrado é que a tecnologia e a rede sejam compatíveis com a suportada pelo terminal móvel (celular) adquirido. É necessário que exista um acordo de Roaming entre a operadora padrão e a operadora dos pais visitado.
Algumas operadoras restringem o Roaming Internacional aos planos de serviço Pré-pagos. Também é necessário requisitar a activação do serviço junto à operadora, em alguns aparelhos a configuração de frequência é feita manualmente, e o procedimento pode ser encontrado no manual do aparelho.
O roaming internacional é negociado entre operadores livremente, sendo seu princípio básico o seguinte:

- as tarifas de uso são as do operador visitado.

- o operador de origem pode cobrar valores específicos para prestar o serviço.

- o operador de origem cobra os serviços do cliente e repassa os valores devidos à operadora visitada.


Ajudou???
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor time_out » domingo jun 17, 2007 4:36 pm

Boa tarde

A utilização de cartões nacionais (do país que estamos a visitar) em vez da utilização do nosso (portugues) tem vantagens apenas quando nos telefonam já que a chamada é feita para o cartão do país onde estamos de passagem (claro que é preciso avisar quem nos vai telefonar para usar esse numero em vez do nosso tradicional).
As chamadas do país onde estamos para Portugal podem ser mais baratas ou não dependendo do tarifário que se possui, quer no numero portugues quer no numero do país que estamos a visitar e onde se comprou o cartão.
Naturalmente que as chamadas realizadas nesse país quer para fixos locais quer para telemóveis desse mesmo país são sempre mais baratas que usando o nosso numero portugues.
No caso em concreto não se está a usar rooming pois o rooming é quando estamos a usar o nosso numero portugues num outro país, ao se estar a usar um numero local o rooming não existe.
Eu utilizo este sistema há muitos anos pelos mais diversos países que visito (tenho já uma excelente colecção de numeros alguns dos quais mantenho activos pois são países que visito com frequencia) e uma das maneiras de avisar quem me quer contactar é manter o meu numero portugues activo num telefone e usar outro para colocar o cartão do país que visito. Depois quando me contactam não atendo o meu telefone e envio um sms com a informação para me contactarem para o numero local. Deste modo não pago a chamada recebida.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jun 17, 2007 8:21 pm

Bingo!!!

Realmente, é aquilo que o TimeOut diz, que é mais parecido com aquilo que eu quero fazer. Ou seja, não pagar as chamadas que recebo no estrangeiro. Se é que percebi bem o que foi dito. Básicamente é conseguir pagar o menos possivel, para não ser mais uma despesa.
No 1º ano em que fui para o estrangeiro, achei uma maravilha poder fazer chamadas de lá para cá e para outra pessoa com que fui...o pior veio depois, quando chegaram as contas de Tlm!!! :twisted:
Obrigado mais uma vez, pela vossa ajuda.

O Tlm desbloqueado volta embarcar!!! :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Decas » domingo jun 17, 2007 8:27 pm

A748-2 Escreveu:Bingo!!!

Realmente, é aquilo que o TimeOut diz, que é mais parecido com aquilo que eu quero fazer. Ou seja, não pagar as chamadas que recebo no estrangeiro. Se é que percebi bem o que foi dito. Básicamente é conseguir pagar o menos possivel, para não ser mais uma despesa.


Atenção que quem telefonar para esse telemovelzinho desbloqueado, está a pagar uma chamada para um tm no estrangeiro, por isso irá pagar mais :P .

Isso não tem importância não? :?: :?: :wink:
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor time_out » domingo jun 17, 2007 8:31 pm

Boa noite

A comunicação por sms é muito económica.
Sei que nem todos são adeptos desta modalidade dos nossos telemóveis.
No estrangeiro funciona muito bem e é muito económico e na maior parte das vezes pode substituir a chamada.

Pensem nesta modalidade!!!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jun 17, 2007 8:47 pm

Quem cá fica... que se amanhe!!! 8) além disso estou de férias, é da maneira que ninguém me chateia! :lol:

Tivessem lido, a letras pequeninas do contrato... :shock: :roll:

Já agora, TimeOut sem ser com muita precisão em que sitios além das áreas de serviço é que se podem encontrar esses cartões?
Em relação á Noruega e Suíça, tenho pessoas de familia e amigos que me podem ajudar, mas em relação á Alemanha,Dinamarca e Suécia se me puder dar umas dicas, agradeço-lhe.

Realmente o sms, resolve em parte as saudades, mas para os avós é um sacrilégio não ouvirem as vozes dos netos. E lá estou eu a pagar.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor time_out » domingo jun 17, 2007 9:02 pm

A748-2 Escreveu:
Já agora, TimeOut sem ser com muita precisão em que sitios além das áreas de serviço é que se podem encontrar esses cartões?
Em relação à Noruega e Suíça, tenho pessoas de familia e amigos que me podem ajudar, mas em relação à Alemanha,Dinamarca e Suécia se me puder dar umas dicas, agradeço-lhe.


Lá fora tal como cá há milhentos locais onde se pode comprar os cartões. Em alguns paises obrigam ao preenchimento de um documento por sermos estrangeiros...
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Teresa » segunda jun 18, 2007 10:30 am

Bem para quem viajar com as tecnologias atrás (PC)poderá sempre efectuar chamadas gratuitas ou de valor reduzido através do VOIP :wink:


Fiquem bem e façam o favor de ser felizes



Teresa
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes