Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa

Mensagempor Davide » sexta mai 25, 2007 1:45 pm

Boa tarde,

Encontra-se aberto o período de discussão pública do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa, até ao próximo dia 6 de Junho.

Podemos ler, no artº 7º - Actos ou actividades interditas
m) A instalação de habitações móveis (caravanas, autocaravanas, roulotes, entre outras)

n) A prática de campismo e caravanismo fora dos locais destinados a esse efeito

Como podemos ver proíbem, mas não dão alternativa, falam em locais destinados a esse fim, mas esses não existem.

Assim, sugiro que uma vez que está aberto o período de participação pública, em que qualquer cidadão se pode manifestar, aproveitarmos para fazê-lo.

No site do ICN, está disponível todo o documento assim como as instruções para nos manifestarmos.

o site é: http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT/Arti ... ORMOSA.htm

Temos que estar com bastante atenção aos planos de ordenamento que estão ou poderão vir a estar no período de participação pública, pois nessa fase é a melhor para qualquer manifestação, ou para sugestões. Quando falo de Planos de Ordenamento refiro-me a PDM, Planos de Urbanização, PROT, POOC, etc. Todos eles podem conter restrições à nossa actividade. E podemos aproveitar como já referi para sugerir por exemplo a previsão de áreas de serviço para AC, ainda que não sejam de imediato construídas.

Jaqueline
Davide
Davide
 
Mensagens: 79
Registado: segunda jan 22, 2007 10:44 pm
Localização: Olhão

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mai 25, 2007 10:57 pm

Boa noite,

Sem pessoalizar nem entrar em polémicas, porque não é caso para isso. Retirei do texto do Davide esta frase, que quanto a mim tem tanto de contra senso como uma frase sem nexo.

"Todos eles podem conter restrições á nossa actividade"

Ora, se uma das muitas regras que é preconizada por este e outros fóruns, é exactamente contra o campismo selvagem, supostamente estas restrições não vêm de forma nenhuma restringir a nossa actividade. Será que é mesmo assim??
Até o simples estacionamento eles proibem, e não sendo as AS prioritárias como a defesa da nossa costa, as referidas AS nunca vão aparecer, de forma a evitar o estacionamento naqueles locais proibidos.
Mas será que por isto acontecer, eu me sinto restringido a praticar autocaravanismo?

Se este país á beira mar plantado, não quer encarar de frente este fenómeno que é o Autocaravanismo, que sentimento de culpa hei-de eu carregar, por ter optado por este modo de vida?
Se o meu país (cada vez menos!) prefere ter uma faixa costeira linda de morrer, mas por outro lado não deixa a própria população tirar partido disso, será que isso vai restringir a minha paixão pelo Autocaravanismo?

Vejam só aqueles bárbaros, a partir de Espanha, o que eles fizeram ás faixas costeiras dos países deles? Ainda por cima deixam os portugueses irem para lá dar cabo daquilo, e manterem as de Portugal intactas e preservadas!!! :wink:

Realmente, esta nossa tendência para sermos mais papistas que o Papa, ás vezes só nos tráz amargos de boca. Porque, tudo aquilo que nós criticamos cá nosso país, não o deixamos de fazer lá fora nos países dos outros. Que atire a primeira pedra quem...
Que não haja dúvidas nenhumas que, todos os bons comportamentos que este site e outros, preconizam, como os ideais... ninguém os cumpre!! Vejam a reportagem da SIC, sobre Belém!!!
Então aquela Srª que estava ali...só porque os outros estavam!!! Queria ver se os outros se mandassem ao rio???
Pessoalmente não sou contra essa ânsia de bons costumes, mas de forma nenhuma tenho de me penitênciar cada vez que uns imbecis resolvem legislar sobre a faixa costeira, senão qualquer dia imolava-me pelo fogo junto com a AC!!!

Esta nossa veia de educadores entre iguais, irá ser sempre o motivo de riso por parte de outros países. Em França discute-se como encarar este fenómeno do Autocaravanismo com a busca constante de soluções... a nossa busca versa mais sobre...proibições!!!

Já aqui afirmei uma vez, a mim nada me restringe, já que tenho o resto da EUROPA para viajar, prefiro ir dar cabo das costas deles :lol: que eles até agradecem que eu deixe lá os euros que juntei durante o ano para as férias.

Para os que cá ficam, vejam onde pôem os pés, para não darem cabo de alguma duna milenar... 8) :roll:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sábado mai 26, 2007 9:30 am

Caro companheiro A748-2, realmente as suas palavras foram muito bem escritas mas... nao andou nem desatou nem acrescentou nada de útil ou prático á questão em si :lol: . Valeu sim para o conhecimento da sua opinião e atitude perante a situação, que já é algo sempre bem vindo. 8)

Quanto á questão em si, acho que será cada um de nós utilizar o link disponivel e "protestar", fazendo entender que numa região onde há milhões de turistas e em que largos milhares veem de AC, não "custa nada", entre milhões de €, gastar uns simples milhares para construir 2/3 AS aqui para o povo ACaravanista, que é cada vez mais em maior nº. :wink:

Prefiro lutar a desistir :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Luis Agostinho » sábado mai 26, 2007 5:50 pm

Boa tarde,

Realmente Plumaweekend, cada vez que se fala em proibições e protestos eu fico verde, e olhe que não tem nada a ver com o Sporting :lol: como bem sabe!!

Eu não critico quem acha que deve protestar, lutar seja o que fôr. O que eu critico, é que nestes casos os Autocaravanistas, Caravanistas é que têm sempre de ter o ónus da prova, ou seja, nós é que temos de provar que não somos selvagens nem desrespeitadores do ambiente. Será que todos nós Autocaravanistas e Caravanistas só porque o passamos a ser, deixamos de ser pessoas normais e nos transformamos em monstros?

Na alínea n) todos nós sabemos quais são os ...locais destinados a esse efeito.!!!
Se o Plumaweekend acredita que protestar leva a algum lado, espere para ler a deliberação da CM de Mafra. E depois tire as suas conclusôes.
Por natureza o Plumaweekend está nalguns casos "obrigado" a ir aos campings, agora espere quando tiver a sua AC, vai ver quantas vezes vai precisar de lá entrar, e como se vai sentir, quando o começarem a empurrar lá para dentro, não porque não tenha condições na AC para estar cá fora, mas porque o proibem de estar cá fora. Simplesmente por isso!!!
Se eles não se entendem em relação á Ota e TGV, imagine o que eles se vão preocupar por uma reles AS, para meia dúzia de utilizadores.

A estratégia dos campings em França, é exactamente a fórmula do "Stop Accueil" para irem buscar o mercado dos Autocaravanistas. Não é proibirem o estacionamento ou a construção de áreas de serviço. Mas lá dão-lhe essa opção, cá as únicas que dão, são: ou vai para o camping...ou vai para o camping!!!
Mas ao contrário de cá, nunca terá de provar ou implorar que o deixem ficar cá fora.

Plumaweekend, vamos esperar pelos resultados daquele famoso estudo/inquérito realizado pelas autarquias do Algarve. Se surtir efeito até lhe ofereço um jantar de "francesinhas" no DRAGÃO! :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Pluma Vermelhinho » domingo mai 27, 2007 7:31 pm

Epah, uma francesinha nunca é de desperdiçar, vamos a ver se ganho alguma coisa 8)

Agora falando a sério, compreendo o certo "desespero" e "falta de vontade" que o companheiro A748-2 escreve nas suas linhas. Aliás, muitas vezes sinto-me tambem desanimado quanto ao panorama nacional em geral, pois não somos só assim em questões de ACaravanismo... se fosse só isso estava-mos nós bem.

Eu, por razões técnicas que todos conhecem, sou obrigado a ficar em parques de campismo mas quando tiver opção (há-de vir o dia...) acho que não terei grandes problemas com estacionamentos... . Será pura e simplesmente ter o cuidado de estacionar em locais "discretos". Que quero dizer com isto? Fácil. Se vou para Mafra ou arredores, entao pernoito na Escaravelheira...ou no Sobreiro... ou nas milhentas terras do conselho que ninguem "sabe onde fica".

Diga-mos que "fujo" aos sitios mais publicos e turisticos para passar a noite. Compreendo que talvez alguns achem que me estarei a comportar como um "fora da lei", um "foragido", mas este tipo de atitude pode-me poupar dissabores desnecessários com as autoridades que marram em pensar que fui eu, na minha Santa Paz do Senhor, que sujei todo o areal, jardins e arruamentos do conselho de Mafra... .

Em suma, lá por ir a um determinado sitio, não vejo nenhuma "obrigação" em pernoitar no mesmo... poderia ser agradável? Talvez... mas não obrigatório! Há sitios não turisticos que merecem uma boa "noite de sono"... e assim dormimos sossegados :wink:

Pensem nisto 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes