Divergência de peso bruto entre DUA e chapa caraterística

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Divergência de peso bruto entre DUA e chapa caraterística

Mensagempor Fernando Mestre » segunda fev 19, 2018 9:05 am

Bom dia a todos,

Para uma AC Fiat Ducato 2.5D de 1994 (para a qual ainda não me foi possível saber qual a marca da célula) de aproximadamente 5.40m de comprimento existe uma divergência entre o peso bruto indicado no DUA e chapa caraterística por baixo do capôt (junto ao habitáculo do motor).
A referida divergência foi assinalada na última IPO em Maio de 2017 sendo muito provável que por tal facto, na próxima IPO, o veículo seja reprovado e fique sem possibilidade de utilização para viagens (sempre poderá ser um escritório na via pública enquanto pagar IUC e Seguro :cry: ).

Qual o motivo desta divergência (no DUA o peso bruto é superior ao da chapa de caraterísticas)? A viatura foi pesada posteriormente ao seu fabrico com as utilities todas? Alguma intenção de facilitar alguma legalidade por parte de anteriores proprietários, designadamente prever outros pesos (utilities: gás, águas, acessórios de cozinha, roupa, painel solar, suporte de bicicletas, toldo, bola de reboque e sua estrutura,...) evitando assim a necessidade de "desarmar" a viatura quando controlada pelas autoridades?
Como resolver isto? Alterar o DUA? Alterar a chapa de caraterísticas?

Já agora se me puderem dar uma dica para tentar saber a marca da célula agradeço (algum local físico na AC onde conste tal informação), pois trata-se de uma célula com capacidade para 4 dormidas, 6 pessoas no transporte (2 na cabine e 4 na mesa/cama), capuccine sem qualquer janela do quarto (apenas claraboia), WC completa, cozinha, armário,...

Muito obrigado e ótimas viagens
Fernando Mestre
 
Mensagens: 34
Registado: terça jul 31, 2007 7:41 am
Localização: Beja

Re: Divergência de peso bruto entre DUA e chapa caraterístic

Mensagempor jgomes » segunda fev 19, 2018 8:51 pm

Boa noite.
Não é fácil responder ou colaborar nas respostas às sua dúvidas e questões que coloca.
Pela minha parte, vou tentar colaborar, sem melindrar quem quer que seja.

Logo no 1º parágrafo, o que escreve é muito vago. Qual é o peso bruto indicado no DUA e o que está na chapa por baixo do capot!?
2º parágrafo - a divergência foi registada na ficha de inspecção?
3º parágrafo - já se informou se poderia ter havido um engano no preenchimento do DUA? Qual é a origem da viatura? Importada ou Nacional? Um engano qualquer ser humano o pode ter por mais infalível que se julgue, aliás não era a primeira vez nem a última, de certeza.
4º parágrafo - Coloque umas fotos para melhor visualização, pois a descrição que dá não ajuda em nada. Com essas características, é o que mais há por aí a circular.

Se lhe for possível responder à questões postas, poderá vir ter algumas respostas, até lá...

Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Divergência de peso bruto entre DUA e chapa caraterístic

Mensagempor Fernando Mestre » segunda fev 19, 2018 9:33 pm

Boa noite caro J. Gomes,

Tem toda a razão :) , aqui deixo a informação:
Peso bruto na chapa caraterística - 2800 kg
Peso bruto no DUA - 3100 Kg
tendo a divergência sido anotada na ficha da inspeção.

A viatura foi adquirida em Portugal (o ano passado em setembro de 2017) tendo contudo sido importada em 2006.

A questão de erro no DUA...enfim...poderá ser, mas como resolver? Inspeção extraordinária?

Relativamente a fotos, colocar link no google, ir a "imagens" e é a 1ª da sequência, a de cor branca e bordeux.

https://www.google.pt/search?rlz=1C1FGU ... Lr-WNhfQ_s

Muito obrigado e Cprs
Fernando Mestre
 
Mensagens: 34
Registado: terça jul 31, 2007 7:41 am
Localização: Beja

Re: Divergência de peso bruto entre DUA e chapa caraterístic

Mensagempor José Duarte » terça fev 20, 2018 10:23 am

Bom dia
Fui proprietário de uma viatura ligeira e após várias inspeções nos IPO, foi em dada ocasião (alguns anos depois) registada uma divergência de PB entre a placa identificativa e o livrete (documento antigo).
Como o assunto teria de ser resolvido até à próxima inspecção, foi-me sugerido contactar com o representante da marca em Portugal.
Posso dizer que foi uma grata surpresa. Solicitaram-me o envio da documentação, recebi na volta talão que me permitia a utilização da viatura e um tempo depois o documento original nas devidas condições. Tudo isto sem quaisquer custos.
Devo acrescentar que se tratava de uma viatura importada da Alemanha.
Portanto a sugestão que lhe dou é contactar com o representante da Fiat em Portugal e pode ser que tenha a mesma sorte.
Nada custa tentar.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Divergência de peso bruto entre DUA e chapa caraterístic

Mensagempor Salazar » terça fev 20, 2018 10:47 am

Não tem uma chapa do fabricante da célula ao pé dos degraus da porta da célula?
De facto, o PB no DUA não pode ser superior ao que vem na placa de características. Basta ver que as ducato x250/x290 com chassis 35L têm 3650kg como PB na placa de características. Mesmo que venham homologadas para 3,5T.
Poderá ter sido um erro de submissão do COC aquando a legalização.
De qualquer das formas deverá submeter a situação ao IMT.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Divergência de peso bruto entre DUA e chapa caraterístic

Mensagempor jgomes » terça fev 20, 2018 10:29 pm

Boa noite.

Realmente está aqui um «berbicacho».
Nada como o companheiro José Duarte e Salazar sugerem.

Espero que fácil e brevemente resolva o seu problema.

Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Divergência de peso bruto entre DUA e chapa caraterístic

Mensagempor José Duarte » sábado ago 03, 2019 3:42 pm

Boa tarde
Por simples curiosidade estive a rever as minhas intervenções (!!!) aqui no Fórum.
...E como é que resolveu? Toda a informação poderá ser útil para outro Companheiro.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Divergência de peso bruto entre DUA e chapa caraterístic

Mensagempor becosemsaida » sábado set 14, 2019 11:09 am

Importado em 2006 e foi feito o DUA erradamente na altura da importacao. SE conseguir os papeis da importacao da alfandega (online, site das financas) tera de submeter no IMT o pedido de alteracao. Se conseguir provar que o erro e deles e dependendo da "vontade" pode ter a sorte que nao pagara nada.

Tem de tratar disso depressa e com sorte tera um documento que o deixara circular ate estar resolvido.

BEco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes