TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor belmaria » sexta mai 05, 2017 9:42 am

Bom dia, sou novo membro por aqui e porque pretendo em breve comprar autocaravana, gostaria que me informassem, como funcionam os reservatorios das sanitas das autocaravanas.
Já li sobre sanitas quimicas, sobre cassete, sanitas rotativas, enfim...mas nada melhor do que alguém com experiencia, para me esclarecer. Não sei qual a melhor opção. Se alguem me puder ajudar agradecia muito. Obrigada.
belmaria
 
Mensagens: 25
Registado: sexta abr 28, 2017 9:36 pm

Re: TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor fluis » sexta mai 05, 2017 10:26 am

Bom dia,

A sanita de cassete e sanita química, refere-se ao mesmo (apesar de se poder colocar um dispositivo na cassete, para deixar de ser necessário colocar o aditivo químico).

Existe um outro sistema menos divulgado que é o WC náutico, o qual tem mais autonomia do que o WC de cassete mas é mais complicado para despejar, nem todas as áreas de serviço estão equipadas de facilidade para o sistema náutico, além de que a cassete com algum cuidado pode ser despejada numa vulgar sanita.
A sanita rotativa, não tem a ver com os sistema acima, é simplesmente uma facilidade de se poder rodar a sanita para a colocar na posição mais conveniente quando se está ou não a usar.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor belmaria » sexta mai 05, 2017 11:25 am

Muito obrigada. Agora já percebi.
belmaria
 
Mensagens: 25
Registado: sexta abr 28, 2017 9:36 pm

Re: TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor Rodadossaurus » quinta jun 29, 2017 2:21 pm

Desculpem lá o desenterranço, mas não estou totalmente de acordo com a opinião... e como uso a dita regularmente não falta propriamente experiência...

fluis Escreveu:Existe um outro sistema menos divulgado que é o WC náutico, o qual tem mais autonomia do que o WC de cassete mas é mais complicado para despejar


A autonomia é de facto MUITO maior que o WC de cassete, mas ao contrário do que é dito, é muito mais fácil de despejar: é igualzinho às águas cinzentas: apontar e abrir a válvula. Não há necessidade de tirar e carregar a cassete.


fluis Escreveu:nem todas as áreas de serviço estão equipadas de facilidade para o sistema náutico, além de que a cassete com algum cuidado pode ser despejada numa vulgar sanita.


Totalmente verdade. No entanto há que relativizar o problema. Até agora só me aconteceu uma vez (vá... no último ano) parar num sítio e não conseguir despejar. Não andando no limite, é continuar e parar num próximo local.
Por outro lado existem alternativas que mitigam completamente o problema - embora tenha um, nem nunca me dei ao trabalho de usar: Por exemplo :
Valterra SewerSolution
http://www.valterra.com/wp-content/uploads/2013/09/SS011.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=SJ7Sk0-T4CM
É um macerador que funciona com a pressão da água, e permite fazer a descarga mesmo a subir... incluindo para dentro dos depósitos onde se despejam as cassetes químicas.

Há um outro cuidado que ajuda: há quem se queixe dos odores quando se está a descarregar. Não tenho nenhum cú de santo e não são águas de rosas que se despejam, mas excepto uma única vez - e era pelo local onde estava a despejar - nunca me chateou por aí além a descarga; mas para evitar chatear outros mais sensíveis (e a minha liberdade acaba onde incomoda os outros) acabo por incluir no depósito, após cada descarga, um anulador de odores químico (azul).
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor tgferreira » quinta jun 29, 2017 5:01 pm

Boa tarde a todos,

Para quem procura outro tipo de sanitas (sem químicos) e que permitem ter uma autonomia muito grande, consultem este vídeo que vos vou deixar.

Estas sanitas separam os tipos de dejectos (líquidos/sólidos) e não utilizam químicos. Os protagonistas do vídeo que vos deixo anunciam que, para eles, o depósito de líquidos lhes dá para cerca de uma semana e o de sólidos para cerca de 3 semanas a um mês (se bem me recordo). É uma opção interessante e diferente embora eu duvide que realmente não deitem nenhum cheiro desagradável.

Alguém aqui no fórum conhece/usa? Qual o vosso feedback?

https://www.youtube.com/watch?v=_E2xOoNov9s
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jun 29, 2017 5:34 pm

Boa tarde,

Deve ser fobia minha.... :roll: mas para assuntos de m.... apareço sempre!!! :mrgreen: :mrgreen:

Agora mais a sério...também há este sistema (mãos limpas sem precisar de tirar a cassete na altura do despejo).

https://www.youtube.com/watch?v=k3OkASUHiXc

ou este mais sofisticado...

https://www.youtube.com/watch?v=1lsnYTZHTxw

Embora nada evite os espertalhaços de carregar no botãozinho a rolar em plena estrada...tá bom de ver!!! :evil:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor Luismbmp » segunda jul 03, 2017 11:35 am

Boas,
eu ja tive para comprar uma coisa dessas para montar na minha sanita C200, mas depois pensei no caso da mangueira. Uma pessoa não vai ter trabalho em tirar a cassete para despejar e lavar, e a mangueira que vai ficar cheia de porcaria? Enrolam e arrecadam na garagem da autocaravana a pingar porcaria? :lol: :lol: :lol: Vão ter que a lavar bem, sempre que a utlizar, que no caso, o trabalho é o mesmo, lavar por lavar, despeja-se a cassete e lava-se com agua e siga :)

É como o sistema SOG, tenho duvidas se aquilo nas curvas com a cassete quase cheia, não vá algum liquido precioso :) para dentro do tubo de aspiração de odores, e depois quando a AC está estancionada e alguem vá ao WC usar a sanita , aquilo quando ligar o ventilador, haver restos de residuos no tubo, e sair pelo ventilador na porta da cassete :) é uma alegria :lol: :lol: :lol: :lol:


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor tgferreira » terça jul 04, 2017 7:22 pm

Olá!

Sistemas interessantes de despejo!

Eu vou instalar um sistema SOG na minha AC. No entanto, tenciono continuar a utilizar os químicos para a K7. Os relatos que encontro na internet referem que existe sempre cheiro (e eu quero diminui-lo ao máximo juntando assim o melhor dos dois mundos). Também pensei que estando a K7 muito cheia pudesse deitar para fora mas não me parece que isso vá acontecer porque, quando está cheia ao ponto de subir para o tubo de despejo, já transborda pela sanita acima: se repararem, este tubo está mais elevado relativamente ao resto da K7.

Mesmo em curvas... quero acreditar que como esse tubo tem uma curva é mais difícil que isso aconteça. Além disso a AC não é um carro de NASCAR :P
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor Luismbmp » terça jul 04, 2017 9:51 pm

tgferreira Escreveu:Olá!

Sistemas interessantes de despejo!

Eu vou instalar um sistema SOG na minha AC. No entanto, tenciono continuar a utilizar os químicos para a K7. Os relatos que encontro na internet referem que existe sempre cheiro (e eu quero diminui-lo ao máximo juntando assim o melhor dos dois mundos). Também pensei que estando a K7 muito cheia pudesse deitar para fora mas não me parece que isso vá acontecer porque, quando está cheia ao ponto de subir para o tubo de despejo, já transborda pela sanita acima: se repararem, este tubo está mais elevado relativamente ao resto da K7.

Mesmo em curvas... quero acreditar que como esse tubo tem uma curva é mais difícil que isso aconteça. Além disso a AC não é um carro de NASCAR :P



Boas,
caro companheiro, a minha AC não é nenhum carro de NASCAR, no entanto posso-lhe dizer cada vez que despejo a cassete, antes de a colocar novamente na AC, lavo-a toda, ate a tampa fica lavadinha. Na proxima vez que a despejar e que esteja cheia, quando retirar a tampa da cassete, esta no interior está toda suja. Quer isto dizer que o precioso liquido chega lá acima, se é das curvas não sei, o que sei é que a tampa fica suja, por isso tenho visto sistemas SOG que são ligados pelo tubo na tampa da cassete e não no lugar do respirador. Continuo a ter serias duvidas em relação a isso. Mesmo o sistema conectado no orificio do respirador tenho certas duvidas.


Cumprimentos
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: TIPO DE SANITAS NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor las2855 » domingo jul 09, 2017 7:50 pm

Boas,

Tive um sistema desses instalado e funcionou muito bem sem quaisquer problemas.
Melhorou seu dúvida os 'aromas' durante o uso mas usava em conjunto com o produto azul. :wink:

Boas voltas!
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 58 visitantes