Duvidas antes da GRANDE compra

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor ADinis » segunda ago 15, 2016 11:38 am

Boa tarde.

Obrigado pela resposta.

Tenho visto algumas com quatro rodas em linha na traseira, pode-me dizer porque nao gosta dessas de tracção à traseira?

Obrigado.
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor José Conceição » segunda ago 15, 2016 3:02 pm

Boa tarde.
Embora respeite as opiniões que já foram dadas sobre os consumos, no que se refere á minha experiência é que as capucino consomem bem mais.
Como referi fui possuidor de uma Ac com motorização Ford, capucino, e hoje possuo uma perfilada com a mesma motorização, embora sejam motores de outra geração a diferença é muito substancial.
Também tenho efectaudo algumas viagens com quem tem capucino e na verdade o que constato é que no geral os consumos destas são bem mais elevados.
Agora e em relação á oferta e preços, em termos comparativos as capucinos são mais aliciantes, talvez por alguma razão.
Aproveita cada dia como se fosse o ultimo...................pois um dia ele será.
José Conceição
 
Mensagens: 68
Registado: terça mar 04, 2008 9:07 pm
Localização: Lagoa/Algarve

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor Salazar » segunda ago 15, 2016 4:09 pm

Eu tenho uma capucine. É uma Pluma Sky Joker de 2000, mas com matricula de 2001. São 6m de comprimento, cerca de 3,05m de altura e é puxado pelo modesto, mas sempre prestável 1905cc turbo de origem PSA.

Em termos de consumos, conto sempre com 10/11 l/100km. Nem mais, nem menos. Mesmo em montanha, uma vez que o que ela gasta a mais a subir, poupa na descida.

Não tem chassis Alko. Tem o chassis de escada Fiat, versão swb. Eixo normal. Foi necessária habituação, uma vez que ao início parecia instável e falsa em curvas rápidas e bastante susceptível a drafts durante as ultrapassagens a veículos maiores. Mas agora conduz-se quase como se conduz os automóveis. Muito importante é a pressão dos pneus no eixo de trás.

Em termos de fiabilidade, e tendo em conta que já está na família desde os 50kkm e que agora conta com 110kkm, tirando as manutenções programadas e 3 botões dos 4 piscas, nao há nada a reportar. As peças são baratas, mesmo de origem.

Curiosamente tem 7 lugares de livrete, mas só 6 lugares sentados. E 2800kg de PB. Surreal. Nunca andamos com mais do que um convidado, i.e, 3 pessoas e um cão de porte grande. E mesmo assim tem de ser magrinha. E já nos obriga a uma certa organização na movimentação dentro da AC. Nem quero imaginar 5 ou 6 pessoas dentro de uma AC... Que caos!

E não, não andamos todos com excesso de peso. Fie-se na virgem e depois não venha para aqui chorar.

Eu continuo na minha, com 30k€, eu não me punha numa integral.
Mas isto sou eu que já tenho noção dos custos que uma AC acarreta e o orçamento da casa não pode ir todo para a AC. A AC é um hobby a juntar aos outros que temos. Talvez quando nos reformarmos...

Outra sugestão; não estoire o orçamento todo na compra da AC. Dentro desses valores não vai comprar nada novo e as surpresas aparecem. Depois há uma série de acessórios que vai ter/querer de comprar. E a brincar, a brincar, assim se vão umas poucas centenas de euros. Ou mais.

Acho que mais sensato que isto não posso ser.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor CarlaBruno » terça ago 16, 2016 5:31 pm

Olá,

já tive uma capucine e agora temos uma perfilada e não tem nada a ver, muito melhor de conduzir, melhor consumo. A capucine tinha quase 3.2m de altura e 7.10 de comprimento e em autoestrada com vento nunca podia passar dos 80/90, como nas ultrapassagens, mesmo sem vento mais de 100, já se tornava insegura, médias de 13/14 a 100, com a perfilada que tenho agora tem 2.85m de altura e 7.43m de comprimento e em autoestrada com vento e em ultrapassagens já dou 120 e com médias de 11/12, o motor é o mesmo Fiat 2.3 130cv, só que a capucine era de 2007 e a perfilada é de 2013.
Claro que para se ter 6 lugares, só as capucines ou integrais, porque as mais recentes o máximo penso que é só 4 lugares e a nível de preço as capucine são mais baratas.
CarlaBruno
 
Mensagens: 22
Registado: quinta jun 04, 2015 3:55 pm
Localização: Leiria

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor Luismbmp » terça ago 16, 2016 5:54 pm

Boas, comprar uma AC em segunda-mão tem que se ter muita atenção. Primeiro porque comprar uma autocaravana não é o mesmo de comprar um carro. Um carro nós vemos o motor o interior a chapa e pouco mais, numa autocaravana temos que ter em atenção tudo e mais alguma coisa, porque por exemplo se houver uma infiltração na celula escondida, o reparo é sempre acima de 1500€ na zona do wc e se for no capucine são sempre acima de 3000€. Se por exemplo um frigorifico ao final de pouco tempo da compra, avariar e não ser apenas problema do queimador, o reparo, mais vale adquirir um frigorifico novo que são cerca de 1000€, se um sistema combinado combi truma C avaria, são no minimo uns 2300€, a acompanhar a parte do motor e caixa de velocidades da AC. Por isso eu falo por mim, uma autocaravana mesmo de segunda-mão é sempre um valor muito alto, ou se compra sabendo o que está a comprar, e avança-se para o negocio, ou então mais vale ficar quieto e pedir ajuda a quem sabe.
Estou no mundo do autocaravanismo á relativamente pouco tempo cerca de 4 anos, não tenho muita experiencia, mas pelo que sei e já vi, a compra de uma Ac de segunda mão tem que se ter muito cuidado. No que estou a alertar são sempre aquelas ACs com mais de 10 anos de uso normal, ou então com cerca de 5 anos com uso intenso. Depois as marcas tambem são importantes, uma AC alemã é sempre superior em construção em relação a outras marcas europeias.
Eu tambem ando á procura de uma AC para mim, o meu orçamento enquadra-se entre os 20 a 25 mil, por isso encaixa-se no perfil de autocaravanas que estou a alertar, ou seja, autocaravanas com mais de 10 anos. Desde que vendi a minha em Dezembro de 2015 até agora ainda não vi nenhuma que me agradá-se, seja de particular, seja de stand, todas elas me colocaram duvidas na compra, por um defeito ou outro que apanhei, não arrisquei. Em todos os stands de autocarvanas que vi, não existiu nenhum que desse garantia da celula, só mesmo do motor e caixa de velocidades, só aí uma pessoa fica logo com um pé atrás. Não inspiram confiança.
Á coisa de uns 2 meses, tinha já tudo programado para avançar com a construção de uma AC de capucine, já tinha contactado fornecedores de materiais, desde madeiras, equipamento interior etc..., e tinha estado já em negociação com uma fiat ducato de caixa aberta, a caixa aberta era removida, e depois começava a construção da mesma, mas não pode ser aprovada uma construção de celula sem a aprovação de uma empresa de construção de celulas, sem esse documento, a minha celula não era aprovada no imtt, se adquiri-se um furgão, ja podia construi-la sem problema nenhum, como é um veiculo de caixa fechada, não tem aprovação nenhuma, era so mesmo fazer o projecto de transformação e entregar no imtt. A construção de uma autocaravana com celula, tinha que ter o documento de aprovação da celula, mais o projecto de transformação.
E agora ando neste vai e vem, continuo na procura de uma AC para familia, começo a ponderar em adquirir de um particular, que seja sincero e que não tenha nada a esconder da autocaravana em termos de defeitos, pois prefiro comprar uma coisa que já sei o que tem, do que depois vir a saber o defeito que tem. Porque sou sempre capaz de reparar seja o que for numa AC, o problema é que em vez de uma AC ficar por exemplo nos 25000, com a reparação fica nos 30000. E uma AC de 2003 por 30000 fica carissima.

Relativamente ao tipo de AC, eu prefiro uma de capucine, porque são sempre as que oferecem mais espaço de habitáculo. Eu penso assim, as vezes que a familia está mais tempo numa AC, é sempre na sala, então a sala tem que ser generosa. Numa capucine facilmente se consege arranjar com uma sala grande, com uma boa cozinha e com uma boa casa de banho com duche em separado, todas as outras são puras invenções. Todas as ACs que tenham cama de casal sempre feita na zona traseira da AC, seja longitodinal seja cama francesa, pode-se esquecer o espaço, porque não tem. Uma Ac com esse tipo de cama, eu aconselho para um casal sem filhos.
Em termos de consumo, as de capucine são sempre mais golosas, mas no meu caso, por exemplo, raramente ando nas Auto-estradas, sempre ando nas estradas nacionais, ando sempre na ordem dos 80-90km/h, por isso acima dos 11L não devo fazer. Acima de 100kms/h qualquer veiculo alto seja capucine, seja perfilada, seja integral, ou até mesmo seja um furgão, gasta sempre muito mais. a iveco furgão que tive, acima de 100kms/h lançava-se nos 14-15L, a 80-90, gastava 10-11L.



Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor ADinis » terça ago 16, 2016 10:39 pm

Obrigado pelas vossas respostas, vão ser levadas em conta :)

Hoje fomos ver uma solução que nunca nos tinha passado pela cabeça, uma perfilada com beliche, o que para já, nos parece a melhor solução para o que estamos à procura, claro que para 6 pessoas não dá, mas temos de repensar as coisas.

se alguém souber o modelo... nas fotos não aparece.

http://quebom.pt/usados/details.aspx?id=3711

Quando iniciei o tópico e falei em 6 pessoas foi pela razão muito simples, neste momento somos três, mas temos alguns sobrinhos que pontualmente poderiam querer ir dar uma volta com a malta... mas se calhar voces, por vossa experiencia, isto acontece só perto de casa e 1x por ano, não? portanto a lotação para 4 talvez fosse mais que suficiente...

Sei que já me devo estar a contradizer, mas quanto mais autocaravanas vê-mos mais confusos ficamos...

Obrigado.

abraço
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor Salazar » quarta ago 17, 2016 12:08 am

O interior faz-me lembrar as AvinDouro.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor cookie » quarta ago 17, 2016 6:31 am

Neste momento estamos em viagem 2 ac, nos com capuchine chassis alko com 3,05 M altura e 6m comprimento e a outra perfilada com 2,8m altura e6,5m comprimento, Ford 2,5 de 2007 e fiat 2,8 de 2004 respetivamente. A diferença de consumo neste momento é de 1litro.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor fluis » quarta ago 17, 2016 11:03 am

Bom dia,

Na minha opinião uma autocaravana, deve ser escolhida em função daquilo a que dá mais prioridade bem como da lotação que deverá compor a autocaravana (o agregado familiar).
Dê uma vista de olhos, no artigo que temos na página principal do portal (http://www.campingcarportugal.com/ABCautocaravanismo), poderá ajudar a tirar mais algumas dúvidas, das vantagens desvantagens dos vários modelos, e do que deve ter em conta.

Falando agora da minha experiência própria, tenho um capucine com Base Mecanica da Ford Transit com rodado duplo traseiro, e se é certo que a aerodinâmica é fraca comparativamente a uma perfilada ou a um integral, não noto particularmente as situações, aqui referidas em relação aos ventos laterais. Efetivamente sente-se alguma coisa mas nada por ai além (pode ser devido ao chassis robusto suspensão firme e barra estabilizadora que a minha tem), mas isso será inevitável quando se tem alturas em volta dos 3 metros, mas a diferença não será assim tão grande em relação a quem tem 2,9 ou 2,7 metros, esses 10 a 30 cm de altura não farão uma diferença assim tão grande. A maior diferença como referi será mesmo em termos de aerodinâmica frontal, e a diferença no consumo, principalmente em velocidades acima dos 100 km.

No entanto, em termos de espaço habitável, para uma família, a capucine continua a ser uma das melhores soluções, já que são as que têm normalmente a lotação superior em termos de lugares de estrada, aliada a um número de camas feitas normalmente ao nível da lotação, este fator para quem viaja muito, não é desprezar. As camas que se façam na mesa, para além de terem que ser feitas diariamente, têm o inconveniente de manhã, quem se levanta mais cedo, perde a mesa para se sentar a comer qualquer coisa, etc. enquanto a cama não se levanta.

Em relação à eventualidade de escolher um modelo com beliches, veja bem qual a dimensão dos mesmos, já que as crianças crescem muito rápido, tornando-se nesse caso os beliches pequenos e desconfortáveis.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor jfneves » quarta ago 17, 2016 3:09 pm

Boa tarde,

Relativamente ao assunto, estou integralmente de acordo com o companheiro fluis, quando afirma que a AC deve ser escolhida essencialmente tendo em atenção as necessidades do agregado familiar.

Já tive uma autovivenda onde viajamos durante vários anos por toda a Europa, casal + 2 filhos rapazes, onde era imperioso utilizarmos os campings, por razões de logística.

Agora tenho uma integral Dethllefs, para 4 pessoas, mas 99% das vezes viajamos só o casal. É preciso ter em atenção que numa AC os recursos são muitíssimo limitados, água, esgotos, energia, etc., e terão que ser geridos com todo o cuidado. Em termos de espaço, por maior que seja a AC, as áreas disponíveis são sempre insuficientes e levar mantimentos, roupas e calçado para muitas pessoas não há PB que resista, a não ser um veículo pesado que para minha opinião tem muitas limitações.

Se observar os autocaravanistas parqueados, vai chegar á conclusão que a esmagadora maioria é constituída por um casal, mesmo em grandes AC`s, com excepção dos casais com filhos. Viajar sim, mas com um mínimo de conforto.......

Poderá e deverá certamente promover um convívio entre primos, primas e respectivos gatos e cães, mas nunca tudo dentro de uma AC. Caso seja uma viagem longa, de para aqui .... para acoli, então é que nem pensar. Para tal terá que permanecer num local com os apoios necessários e a criançada dispor de espaço exterior para as suas brincadeiras, que bem precisam.

Quanto a consumos, estes estarão sempre e principalmente dependentes do estilo de condução, sendo certo que um capucine terá sempre uma resistência maior ao deslocamento, logo os consumos serão mais elevados.

A principal desvantagem de uma integral, reside no facto de grande parte dos componentes da célula, vidros, paineis, etc., serem sempre mais caros, na medida em que são especiais, face ao número relativo de AC`s produzido não ser tão elevado. Neste momento vou precisamente substituir o párabrisas da minha, que demorou cerca de 1 mês a ser entregue (chegou precisamente ontem), caso fosse uma perfilada em qualquer "mercearia" da esquina encontrava o respectivo párabrisas. Por este facto, aconselho vivamente a elevar até ao máximo o valor do seguro por queda acidental de vidros, que foi o que fiz (2.000,00€), valor este que ficou mesmo no limite, caso contrário teria que dispor de dinheiro para a sua substituição. Caso fosse uma perfilada, o valor rondaria os 600/700€.

Pelas razões anteriormente apontadas, talvez hoje teria optado por uma AC perfilada, mas nunca por um capucine, embora tudo isto seja uma questão de gosto pesoal......
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor ADinis » quinta ago 18, 2016 1:16 pm

cookie Escreveu:Neste momento estamos em viagem 2 ac, nos com capuchine chassis alko com 3,05 M altura e 6m comprimento e a outra perfilada com 2,8m altura e6,5m comprimento, Ford 2,5 de 2007 e fiat 2,8 de 2004 respetivamente. A diferença de consumo neste momento é de 1litro.


Por curiosidade, qual o consumo que estão a fazer aos 100km?


Obrigado a todos pelas vossas respostas :)
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor Hugoft » sexta ago 19, 2016 11:02 am

Bom dia

Como em tudo na vida é preciso ter alguma sorte seja em autocaravana usada ou nova, as novas têm garantia no entanto existe quem tenha problemas na mesma e anda sempre na assistência enquanto a garantia estiver válida tudo bem, depois já não é assim.

Já vi aqui no forum companheiros com viaturas recentes e com equipamentos seja frigrorificos, trumas, etc muito mais recentes e modernos que os meus e com problemas, o que me coloca em duvida muitas vezes a qualidade de construção que acho que em alguns casos tem vindo a decrescer com o passar do tempo, mas isto é a minha opinião, mais tecnologia mais avaria, menos qualidade de materiais.

Tenho autocaravana vai fazer 4 anos, é uma capucine Hymer com 2.95m de altura 2.5 Tdi de 1995, consumos na ordem dos 10 / 11L - ultima viagem ao algarve pela IC2 - 10L consumo, velocidades 90 kmh / 100 kmh / velocidades superiores raros são os casos no entanto não sinto em demasia os ventos laterais, mas isso acho que pode variar de viatura para viatura.

O anterior dono foi buscá-la á Alemanha, verifiquei em conversas com ele o cuidado que tinha com a viatura e o facto de ser uma pessoa muito meticulosa, até ao momento não tenho razões de queixa, revisões normais de mecanica, pastilhas, oleos filtros, a correia de distribuição e bomba de água tinham sido mudados ainda por ele, ao nivél da celula substituição do queimador do frigorifico, por isso acho que é realmente preciso ter muita atenção e alguma sorte e pode-se conseguir fazer boas compras no mercado de usados.
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor MigSou » sexta ago 19, 2016 11:15 am

Bom dia,

Espero ajudar e não baralhar mas aqui vai.
Cá em casa somos 4, dois adultos e duas crianças irrequietas (11 e 8 anos). Temos uma perfilada, se quiser pode ver o design interior da AC no site da carado (http://www.carado.de). O modelo é o 449.
A cama para as crianças está por cima da mesa da sala.
Para dormirmos é necessário baixar a cama e de manhã levantar. Tem a vantagem de não ser necessário levantar a mesa (que muitas vezes fica com jogos, guias de viagem, etc), tem a desvantagem de que com a cama para baixo não há altura suficiente para nos sentarmos nos bancos da mesa (há espaço no banco do condutor e do pendura - que são rotativos - mas não há luz para aí estar dado que as telas de obscurecimento estão em posição e se as abrirmos acordamos quem estiver na cama).

O espaço para quem estiver na "cozinha" é bastante grande permitindo que as tais crianças irrequietas passem da cama central para a mesa sem incomodar quem está na "cozinha" (para nós isto era um aspecto fundamental para aumentar a habitabilidade da AC).
O duche é separado do resto da casa de banho, o que também para nós era fundamental para que alguém pudesse usar a sanita enquanto outro toma banho e para não deixar o chão todo molhado (quando alguém toma banho existe uma tampa que se põe na zona do duche fazendo com que se possa usar o espaço sem molhar os pés).
Para nós também era importante ter uma "garagem" grande.
Para mim, o grande inconveniente desta configuração é os miúdos não terem janela para o lado direito.

Os consumos rondam os 11l a 110Km/h e os 9l a 90Km/h. Ter em atenção que nisto dos consumos é importante comparar motores da mesma geração e potência, comparar o consumo de um carro de 2000 com um de 2004 pode fazer uma grande diferença.
É normal rolar nos 110, se houver vento muito forte sinto necessidade de reduzir para os 100 (mas confesso que não sou muito afoito a arriscar).
Apenas uma vez senti necessidade de reduzir para os 90 por estava uma mistura de chuva e vento forte (caso a chuva tivesse ficado mais forte teria parado o carro numa área de serviço).
De notar que era perfeitamente aceitável (sem chuva e com vento moderado) ir a 120Km/h, não o faço por dois motivos: os consumos disparam e a rotação do motor vai muito elevada para uma viagem de 600Km.

Boa escolha, boa sorte e boas viagens é o que lhe desejo.
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor cookie » sábado ago 20, 2016 12:40 pm

ADinis Escreveu:
cookie Escreveu:Neste momento estamos em viagem 2 ac, nos com capuchine chassis alko com 3,05 M altura e 6m comprimento e a outra perfilada com 2,8m altura e6,5m comprimento, Ford 2,5 de 2007 e fiat 2,8 de 2004 respetivamente. A diferença de consumo neste momento é de 1litro.


Por curiosidade, qual o consumo que estão a fazer aos 100km?


Obrigado a todos pelas vossas respostas :)

A última verificação foi 11l e 10l mas com velocidades a rondar os 110 em autoestrada.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor ADinis » domingo ago 21, 2016 6:56 pm

Obrigado pelas vossas respostas :)

Boas férias
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes

cron