Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor tiago fernandes » quarta nov 18, 2015 10:20 pm

Boas

Comprei uma AC Fiat 1992

Neste momento ainda não percebi como funciona o Frigorífico, o aquecedor de interior, e o Boiler...

O aquecedor funciona mas não consegui por o mesmo a fazer calor...

O boiler dá me ideia que funciona e até aquece pois a tampa exterior depois de retirada fica quente, mas não chega agua quente as torneiras...

O frigorífico não deu ainda sinal de vida


Neste 1º painel tem 4 botozinhos vermelhos que não sei para que servem, o botão do tank não dá sinal para o lado do tank, no comando da ventilação funciona mas não sei qual a diferença entre a bola preenchida e o "A"...

Podem me ajudar?

Imagem
Editado pela última vez por tiago fernandes em quarta nov 18, 2015 10:39 pm, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor tiago fernandes » quarta nov 18, 2015 10:28 pm

Neste segundo painel os 1º e 2º botões acho que é para ligar o frigorífico a bateria e corrente de parque certo?

O 3º Roda e tem uma faisca serve para regular a temperatura?

O nº 6 tb não percebi para que serve, e o ultimo vermelho dá me ideia que é para fazer faisca automática para o fogão mas ele funciona sem usar isso...


Precisava de ajudar pois cria começar a usar a carrinha em pleno...




Imagem
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor João Morgado » quinta nov 19, 2015 12:59 am

Então vamos lá.
_ Os 2 primeiros botões são exactamente como diz. O vermelho liga os 12 V e o verde liga os 220 V.
_ O 3º também é como pensa.
_ O 6º serve para ligar o frigorífico a gás.
_ O último é o isqueiro do frigorífico para quando funciona a gás e funciona da mesma maneira que para um fogão.
Espero ter ajudado.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor tiago fernandes » quinta nov 19, 2015 7:58 pm

Ok Obrigado...

Eu ainda não fui testar...

Só uma duvida, ligando o gás do frigorífico e dando ao isqueiro automático, como sei se ele já "pegou" ou não?
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor João Morgado » quinta nov 19, 2015 9:23 pm

tiago fernandes Escreveu:Só uma duvida, ligando o gás do frigorífico e dando ao isqueiro automático, como sei se ele já "pegou" ou não?

Ao ligar o isqueiro, tem de pressionar o botão do gás na posição de maior chama e quando acende o gás ele deixa de fazer o clic. Possívelmente demorará algum tempo até acender até porque já não deve funcionar há algum tempo. Também deve ter no interior do frigorífico e no fundo, um pequeno orifício por onde consegue ver a chama.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor tiago fernandes » sábado nov 21, 2015 2:11 am

Obrigado novamente...

Já agora dava me umas luzes sobre o outro painel que postei?

Neste painel tem 4 botõezinhos vermelhos que não sei para que servem, o botão do tank não dá sinal para o lado do tank, no comando da ventilação funciona mas não sei qual a diferença entre a bola preenchida e o "A"...

Como ligar o aquecedor?

Imagem
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor João Morgado » sábado nov 21, 2015 8:44 am

Não respondi sobre este painel por não o conhecer, mas os botões vermelhos penso que sejam disjuntores. Quanto ao resto aguarde que algum companheiro dê informação.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor tiago fernandes » domingo nov 22, 2015 1:24 am

João Morgado Escreveu:
tiago fernandes Escreveu:Só uma duvida, ligando o gás do frigorífico e dando ao isqueiro automático, como sei se ele já "pegou" ou não?

Ao ligar o isqueiro, tem de pressionar o botão do gás na posição de maior chama e quando acende o gás ele deixa de fazer o clic. Possívelmente demorará algum tempo até acender até porque já não deve funcionar há algum tempo. Também deve ter no interior do frigorífico e no fundo, um pequeno orifício por onde consegue ver a chama.


Hoje tentei ligar o Frigorífico a gás e nada...

Não consegui ver o dito orifício no interior, o botão das faiscas faz a sua função e ouve se o barulho mas nunca para, a menos que se desliguem o botão, se ele ligar ficará sempre uma chama acesa dentro do frigorífico?

Como posso saber se ele ligou ou não ou se está ou não ligado?
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor José Duarte » domingo nov 22, 2015 1:27 pm

Bom dia
Sobre o frigorifico, verifique:
1- Se tem a torneira de segurança do gás ligada. Pode estar fechada.
2- Sobre a visualização da chama. No meu caso, existe no interior do lado esquerdo e mais ou menos a meio um visor redondo em vidro (ou coisa parecida) que dá para ver o isqueiro em funcionamento e eventualmente a chama azul. Quando estou algum tempo sem utilizar, costumo, ao pressionar o botão, deixar estar uns breves segundos e depois carregar nos botão do isqueiro três ou quatro vezes seguidas e de forma rápida. Comigo tem dado resultado.
3- Se tiver um compressor, ou alguém que possa emprestar, retire a janela do respirador de baixo e com a pistola de ar sopre toda aquela zona onde se encontra o queimador. Por vezes umas aranhinhas gostam de deixar pelo local as suas rendas, para além de eventuais resíduos do próprio funcionamento. Convinha, talvez, uma limpeza na própria chaminé, mas não o posso ajudar muito nessa parte, porque até hoje, não tenho conseguido limpar a minha (já fiz algumas tentativas, sem êxito). Tenho resolvido com o compressor.
Continue a aguardar outras dicas de Companheiros e sucesso.
Saudações a todos,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor RMGM » domingo nov 22, 2015 2:59 pm

O "orifício" por onde pode ver se o queimador do frig. está aceso não é mesmo um orifício mas sim o topo de um cilindro de vidro que se encontra junto ao ângulo formado pelo lado esquerdo e a parte de traz do frig. +- pela altura da prateleira do meio ,penso que ele é visível na foto do interior do frg (ponto escuro junto ao 5º arame da prateleira de cima que se projecta na esquina interior quase á altura da prateleira de baixo)
Não terá nenhuma torneira na instalação que fecha o gás entre a bilha e o frig.
Se houver saída de gás ele pode ser notado o cheiro pela saída da chaminé ou pelas grelhas mas atenção com a sua acumulação dentro do espaço interior das grelhas
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor tiago fernandes » domingo nov 22, 2015 4:03 pm

Boas malta, começo a ficar mais animado...

Hoje consegui ligar o frigorífico a Gás, ligo o isqueiro automático e logo de seguida carrego do botão do gás e ligo, e sente se o som dele a abrir...

Pouco mais de meia hora depois já estava bastante frio, e o congelador já colava a pele molhada ;)

Desliguei, a única preocupação agora era um ligeiro fumo que fazia da chaminé do frigorífico, é normal?

O meu frigorífico acho que não tem nenhum orifício onde ver a chama!!!!


O Boiler liguei-o e pouco depois já consegui ter agua quente nas torneiras, :D


Agora queria saber como ligar o aquecedor, e qual a função das duas posições doo botão do painel onde se regula a velocidade...


Depois é tentar instalar um corta corrente da bateria da frente para a da célula, para conseguir fazer isso sem ter de ir abrir o capô e quando estou parado poder do interior desligar e assim só gastar corrente da suplementar, e instalar umas tomadas 12v a partir dessa bateria extra e já posso começar a rolar para já por este portugal fora....
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor Paulo » domingo nov 22, 2015 5:46 pm

Boa noite,

No que refere ao fumo, aconselho a visita a um técnico dos que normalmente dão assistência a ACs, pois trata-se de uma limpeza simples e a substituição do injector (nada muito caro, normalmente...).

Sobre o visualizar a chama, normalmente consegue-se ver retirando a grelha inferior que está no exterior. Se tiver uma tonalidade amarelada deverá necessitar de limpeza do injector/queimador.
Estas intervenções podem dar mau resultado se não forem efectuadas por quem tenha conhecimento apropriado. Já vi fotos de uma AC que ardeu após intervenção do próprio, pois achou caro o orçamento do técnico.

Dependendo da zona do país, poderemos eventualmente indicar alguma empresa que dê assistência.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor José Duarte » domingo nov 22, 2015 5:57 pm

Boa tarde
Pois. Quanto ao fumo na chaminé não é normal, só deverá sentir calor. Necessita de limpeza.
Aguarde que algum Companheiro dê mais umas dicas, bem esclarecidas e passo a passo. Também estarei atento.
Abraços.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor tiago fernandes » domingo nov 22, 2015 8:39 pm

Perto de Tábua o que aconselham?

Pode ser um técnico de frio ou tem de ser técnico de AC?

E quanto ao aquecedor o que aconselham fazer ou como ele costuma ligar?
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Duvidas de como Funciona Equipamento de AC

Mensagempor F.Ramos » domingo nov 22, 2015 9:14 pm

Boa noite
Companheiro Tiago, sobre o frigorífico, concordo com a opinião do Paulo. Com gás não se pode facilitar.
Sobre a sua pergunta, da foto "vent", vou tentar ajudar, é a minha opinião... (o comando do meu aquecedor é diferente).
O zero, é o ventilador do ar, que passa pelo aquecedor, desligado.
O A é o comando automático do ventilador. Recomendo esta posição sempre. Quando acende, durante o tempo que está em serviço e quando pára deve deixar mais algum tempo, até baixar a temperatura do mesmo.
A bola cheia, é o ventilador em comando manual. Quando acende o aquecedor, pode aumentar ou diminuir a velocidade, rodando do 1 até ao 5. Julgo que, no 2 e não mais de 3, é só para o aquecedor ir aquecendo e ventilando, pouco a pouco, sem dar um escaldão, por aquecer sem ventilação.
Acender: 1º deve abrir o gás na garrafa e na válvula de isolamento (se tiver). Liga o ventilador, posição A, roda o comando do aquecedor até meio (o isqueiro deve dar faisca. Se não der, pode ser a pilha), carrega no botão para dentro e o aquecedor deve ligar ( a primeira vez demora um pouco porque o tubo está sem gás). Na frente tem uma janela, para ver a chama.
Nota: O que escrevi é a minha opinião, visto não conhecer o equipamento.
Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes