Ajuda na compra de Autocaravana

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor CarlaBruno » sexta jun 05, 2015 5:25 pm

Olá a todos,

estamos compradores de uma AC, e será a nossa primeira, temos pesquisado muito, mas temos ainda algumas duvidas e queria pedir a vossa ajuda.

O nosso interesse é numa modelo a partir de 2003, até 25000€ mais ou menos, com garagem ou beliches que dê para fazer garagem e tenha acesso por fora, temos preferência por Fiat, motor 2.800 jtd, talvez seja o mais indicado, o que acham desse motor é fiável, á algum mais fiável?

Importar ou comprar nacional, compensa neste momento? Pelo que temos visto em site na Alemanhã(mobile.de) e cá, no fim de legalizada fica ela por ela.

Temos em vista uma cá de marca Moncayo, o que acham da marca? É que é o que mais se enquadra no que pretendemos.

Aguardo, obrigado.

Cumprimentos,
Carla
CarlaBruno
 
Mensagens: 22
Registado: quinta jun 04, 2015 3:55 pm
Localização: Leiria

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor Mario » sábado jun 06, 2015 5:01 pm

Olá
Fui proprietário de uma Monkayo Halcon durante 8 anos, com motor 2.8 idtd,a minha experiência com a marca e motorização foi positiva,se recomendo a compra,claro que sim,naturalmente que terá que verificar a unidade que se propõe adquirir,anos de uso estado geral da célula exterior e interior,equipamento e mecânica,se o anterior proprietário foi cuidadoso com a utilização e manutenção poderá ser a opção certa,assim espero.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor Goncalves » domingo jun 07, 2015 9:34 pm

Boa noite:

Tenho uma MONCAYO "Mediterrânio 765", de 2008, fiat multijet 130, beliches e com duas mesas uma de quatro lugares outra de dois ( para as refeições).

Estou contente, tanto com a motorização como com o equipamento na célula.

Saudações autocaravanistas
Goncalves
Goncalves
 
Mensagens: 51
Registado: quarta dez 10, 2008 1:26 am
Localização: Braganca

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor CarlaBruno » segunda jun 08, 2015 5:13 pm

Olá boa tarde,

muito obrigado pelas opiniões.

As que temos em vista, são 2 praticamente iguais, tem só algum equipamento diferente, são Nacionais e tem ambas á volta de 60.000kms, motor 2.800 jtd, ainda não as vimos ao vivo porque neste momento estamos fora de Portugal, mas penso que são uma boa opção.
Agora temos uma duvida, uma delas tem Ar condicionado de cabine e a outra no tecto da célula, qual é a vossa opinião, visto que temos uma criança com 3 anos e não iremos frequentar muito os parques de campismo, talvez seja melhor o de cabine. O Sr. da que tem na célula diz que só funciona ligada a rede eléctrica e que veio de fabrica assim.

Cumprimentos
CarlaBruno
 
Mensagens: 22
Registado: quinta jun 04, 2015 3:55 pm
Localização: Leiria

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor Goncalves » segunda jun 08, 2015 9:42 pm

Boa noite:

Na minha opinião! Não frequentando parques o da célula não serve para nada.
Já tive uma mas durante os três anos que a utilizei nunca o liguei, e também funcionava a 12 volts.

Cumprimentos
Goncalves
Goncalves
 
Mensagens: 51
Registado: quarta dez 10, 2008 1:26 am
Localização: Braganca

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor fluis » terça jun 09, 2015 8:59 am

Bom dia,

O motor 2.8 jtd é reconhecidamente uma das motorizações mais fiáveis.

Na página principal do portal encontra este dossier sobre autocaravanismo que a poderá ajudar a dissipar algumas dúvidas, e a escolher o que mais se adapta ao seu caso:

http://www.campingcarportugal.com/ABCautocaravanismo

Veja ainda alguns tópicos do fórum, como por exemplo este:
viewtopic.php?f=9&t=7273



Os cuidados a ter na compra, no aspeto mecânico para além dos normais a ter sempre que se compra um carro usado, é verificar o estado dos pneus (é critico) já que a AC está sempre próxima da carga máxima e por vezes com grandes período de imobilização, confirme ainda se os pneus são camping (conveniente).

Ao nível da célula procurar por sinais de infiltração, e verificar se todos os equipamentos funcionam com especial atenção ao frigorifico, onde principalmente a gás costumam ser problemáticos.


Em relação à importação não tenho experiencia pessoal. Mas para o auxiliar deixo-lhe aqui alguns links:

viewtopic.php?f=22&t=4430
viewtopic.php?f=9&t=6008
viewtopic.php?f=9&t=3600
viewtopic.php?f=12&t=4009
viewtopic.php?f=9&t=2706
viewtopic.php?f=9&t=1879
viewtopic.php?f=16&t=1365
viewtopic.php?t=208
viewtopic.php?f=9&t=3276
viewtopic.php?f=16&t=2609

Espero que de alguma forma lhe possa ser útil.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor paulo marques » terça jun 09, 2015 9:25 am

Bom dia,

Deixo apenas algumas recomendações:

0 - Documentos
Verificar se o chassi corresponde ao livrete;
Verificar a existência de penhoras sob o veiculo (mesmo em stands);


1 - Carroceria
Verificar internamente potências alterações nas junções de painéis principalmente se existir capuchino, (motivos de reparações);
Verificar descolorações nos paineis e dentro dos armários (parte interior) - Sinais de infiltrações
Varificar chassi/carroceria - procura de ferrugem - Se tiver muita esqueça ou então prepare-se para reparar convenientemente o que terá custos adicionais.

2 - Motor
Verifique o funcionamento, procure por sons anormais;
(IMPORTANTE) - Faça um test drive, ande alguns Km's, valide toda a caixa de velocidades (1ª a 5ª/6ª), sistema de travagem, suspensão, prestação do veiculo, etc.

3 - Efetue os testes de funcionamento dos seguintes equipamentos:

Frigorífico - Teste de funcionamento a Gás; Teste de funcionamento em 220V e Teste de funcionamento a 12V com a viatura em andamento. (Pode solicitar que tenha por exemplo o equipamento ligado 24h antes de ir verificar, assim pode comprovar o arrefecimento do mesmo)
Caldeira de aquecimento - Teste de caldeira - funcionamento a gás, validar se aquece convenientemente e se esta não apresenta fugas (perda de água - humidades) junto da mesma;
Placa - Teste da placa de gás, funcionamento correto dos bicos, cor da chama (mais azulada, se for muito amarela a combustão não é limpa o que carece de afinação ar/combustível)
Válvulas de gás - verificar se todas cortam o circuito;
Circuito de água - testar as torneiras e se possuem pressão adequada, testar a sanita química;

Boa sorte, e bem vindo,

Paulo Marques
Avatar do Utilizador
paulo marques
 
Mensagens: 24
Registado: domingo jan 18, 2015 9:39 pm
Localização: Sobral de Monte Agraço

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor CarlaBruno » terça jun 09, 2015 7:33 pm

Boa noite,

muito obrigado a todos pela ajuda, vamos ter em atenção tudo o que nos indicaram.

Cumprimentos,
Carla
CarlaBruno
 
Mensagens: 22
Registado: quinta jun 04, 2015 3:55 pm
Localização: Leiria

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor Helder » terça jun 23, 2015 10:34 am

Bom dia Carla, tenho a minha Autocaravana a venda, é uma Ducato 2.8, ano 2004, dentro dos valores que pretende dispender
Pode ser vista na secção das compra e venda, é uma Bavaria.
Tem aquilo que pretende.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor CarlaBruno » quarta jul 01, 2015 3:05 pm

Boa tarde,

ainda não compramos, porque também estamos neste momento fora de Portugal.

Como andamos a pesquisar, entretanto surgiu mais uma duvida, em relação ao comprimento da AC, qual é a vossa opinião sobre AC com mais de 7 metros?

Nós já andamos com AC(alugada) com 6 metros e sabemos como é, mas com 7 metros ou mais...

E opiniões sobre os motores 2.3 130cv a partir de 2007, que vem na carroçaria Fiat?

Cumprimentos,
Carla
CarlaBruno
 
Mensagens: 22
Registado: quinta jun 04, 2015 3:55 pm
Localização: Leiria

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor fluis » terça jul 07, 2015 4:35 pm

Boa tarde,

A minha primeira experiencia com autocaravana foi precisamente com uma alugada com cerca de 6 metros, tendo depois comprado uma com cerca de 7,30, e posso dizer que faz alguma diferença e requer habituação, olhando pelos espelhos a traseira aparece lá muito mais atrás. Nada que com habituação não se resolva.

Em relação ao motor 2.3 JTD da Fiat, não tenho experiência, contudo pelo conhecimento que tenho é que se trata de um motor fiavel, e não será por aí que irá ter más surpresas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor CarlaBruno » quinta jul 09, 2015 5:17 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

A minha primeira experiencia com autocaravana foi precisamente com uma alugada com cerca de 6 metros, tendo depois comprado uma com cerca de 7,30, e posso dizer que faz alguma diferença e requer habituação, olhando pelos espelhos a traseira aparece lá muito mais atrás. Nada que com habituação não se resolva.

Em relação ao motor 2.3 JTD da Fiat, não tenho experiência, contudo pelo conhecimento que tenho é que se trata de um motor fiavel, e não será por aí que irá ter más surpresas.


Olá,

muito obrigado pela opinião. :)

Acabamos por comprar uma Fiat 2.3 JTD Rimor de 2007 com 7.10, esperamos que só nos traga coisas boas. :)

Cumprimentos,
Carla
CarlaBruno
 
Mensagens: 22
Registado: quinta jun 04, 2015 3:55 pm
Localização: Leiria

Re: Ajuda na compra de Autocaravana

Mensagempor fluis » sexta jul 10, 2015 12:11 pm

Boa tarde,

Faço que seja uma boa companheira de viagens e vos proporcione bons momentos. Não hesite em colocar todas as dúvidas que vão tendo.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes