Duvidas autocaravana 1ª vez

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Duvidas autocaravana 1ª vez

Mensagempor pedroivocosta » quarta mar 04, 2015 9:43 pm

Boas,
adquiri recentemente uma fiat benimar mileu 294 e tenho algumas duvidas onde sei que todos vocês me iram esclarecer e desde já deixo o meu especial agradecimento....

1º tenho um inverter waeco 2000w ( pico 4000w) e a maquina de cafe de 1600w nao funciona, verifiquei as tomadas e com o inverter ligado tenho 160/170volts; mas se ligar a autocaravana À corrente edp já obtenho nas tomadas 220volts, alguem saberá o que se passa!?

2º sou da zona porto, e inicialmente irei fazer umas saidas de fim de semana alguem tem locais a aconselhar onde se possa parar a autocaravana e passar um fim de semana zona norte/centro portugal!?

3º Pretendo ir a andorra no proximo mês, alguém ja la foi recentemente!? onde ficar!? onde pernoitar!?

4º estou a apetrechar a caravana e ando à nora com a loiça... como fazem voces para transportar os pratos e copos!? ( tenho os pratos estilo num escorredor de loiça para não irem a bater uns nos outros... mas penso que alguem deve ter ideias melhores.....

5º tenho um painel e 2 baterias ( e ainda a do carro que é aparte), acham que tenho autonomia suficiente!?

6º aconcelharam-me a comprar fechos de segurança para a garagem.... vocês usam!? ja foram assaltados!?

7º aberto a dicas sugestoes e criticas, pois é um mundo completamente novo para mim.

abraços a todos
pedroivocosta
 
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 13, 2014 5:02 am
Localização: Gondomar / Matosinhos

Re: Duvidas autocaravana 1ª vez

Mensagempor time_out » quarta mar 04, 2015 10:48 pm

pedroivocosta Escreveu:....

1º tenho um inverter waeco 2000w ( pico 4000w) e a maquina de cafe de 1600w nao funciona, verifiquei as tomadas e com o inverter ligado tenho 160/170volts; mas se ligar a autocaravana À corrente edp já obtenho nas tomadas 220volts, alguem saberá o que se passa!?


Boa noite

Há varios tipos de inverters e vários tipos de maquinas de café. Sei, por experiencia, que o tipo de onda sinusoidal produzido pelo inverter tem influencia nos equipamentos usados. Se a maquina em questão tiver circuitos electronicos só um inverter de onda pura poderá fazer com que funcione.
Eu tenho um inverter de 1000 W onda modificada e a maquina de café da Delta Q (Qosmo) funciona perfeitamente.

pedroivocosta Escreveu:....
2º sou da zona porto, e inicialmente irei fazer umas saidas de fim de semana alguem tem locais a aconselhar onde se possa parar a autocaravana e passar um fim de semana zona norte/centro portugal!?


Consulte no portal do CampingCar Portugal http://www.campingcarportugal.com/areasServico a zona dedicada às areas de serviço / estacionamentos, etc...
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Duvidas autocaravana 1ª vez

Mensagempor fj2011 » quarta mar 04, 2015 11:38 pm

pedroivocosta Escreveu:Boas,
adquiri recentemente uma fiat benimar mileu 294 e tenho algumas duvidas onde sei que todos vocês me iram esclarecer e desde já deixo o meu especial agradecimento....

1º tenho um inverter waeco 2000w ( pico 4000w) e a maquina de cafe de 1600w nao funciona, verifiquei as tomadas e com o inverter ligado tenho 160/170volts; mas se ligar a autocaravana À corrente edp já obtenho nas tomadas 220volts, alguem saberá o que se passa!?

(...)

5º tenho um painel e 2 baterias ( e ainda a do carro que é aparte), acham que tenho autonomia suficiente!?


abraços a todos


Boa noite,

Caro Pedro,

1º - se como escreveu, o inversor transforma apenas para 160v/170v :? veja a placa do fabricante, se tiver valores superiores, então está avariado... como a maquina funciona com 220v - 240v, certamente não PODE vê-la a funcionar com apenas essa tensão de saída, :o

5º - tudo depende dos valores do painel solar, das baterias e da energia diária que necessita...por exemplo, só para ligar a maquina e tirar um café com um inversor 2000W ligado, deve precisar de por o motor a trabalhar (tudo depende da capacidade e do estado das baterias, claro!)

às restantes perguntas/duvidas não posso ajudar :(
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Duvidas autocaravana 1ª vez

Mensagempor rmsnegrao » quinta mar 05, 2015 12:14 pm

Mais um pormenor sobre as máquinas de café: li algures que as máquinas Nespresso exigem um inversor de onda sinusoidal pura, recomendando mesmo NÃO tentar ligar estas máquinas a inversores de onda modificada, sob pena de avariarem. Além disso, tal como já foi referido, a tensão de 110V nas tomadas não é bom sinal, parece mais uma tensão usada nos EUA. Será avaria do inversor ou algum tipo de configuração na tensão de saída do equipamento?

Quanto às saídas de fim de semana, além das regras de ouro que pode consultar no Portal, a base de dados de áreas de serviço, parques de estacionamento e parques de campismo, são um bom ponto de partida para tirar ideias de destinos possíveis.

Quanto a Andorra, há aqui alguns relatos de pessoal que já fez essa viagem. procure no tópico Viagens, aqui no fórum, ou então no link "Relatos de Viagens" no Portal.

Quanto à loiça, no meu caso vai empilhada dentro do armário. Os pratos vão separados por folhas de papel de cozinha para amortizar o ruído. Os copos vão embrulhados também em papel de cozinha para o mesmo efeito.

Quanto às baterias convém verificar os valores AH (amperes/hora)inscritos nas mesmas para tentar perceber a sua capacidade. No meu caso, tenho painel solar 100W, duas baterias na célula de 100AH e ligo um forno MW de 700W (1000W de pico) sem necessidade de ligar o motor do carro. O meu inversor é de 1500W onda modificada.

Não uso fechos de segurança e (ainda) não tive nenhuma experiência com os amigos do alheio! Se acho necessidade de fechos de segurança na garagem? É tão necessário como nas outras portas da autocaravana... Penso que o alarme ainda é o melhor dissuasor e penso haver sistemas mais eficazes de trancar as portas pelo lado de dentro, e se calhar mais baratos. Dê uma vista de olhos pela secção Bricolage e siga também alguns links de bricolages feitas por autocaravanistas que pode encontrar na secção Links úteis do portal (recomendo os espanhóis: http://www.areasac.es/v_portal/apartados/apartado.asp?te=243

Cumps,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Duvidas autocaravana 1ª vez

Mensagempor fluis » quinta mar 05, 2015 2:35 pm

pedroivocosta Escreveu:Boas,
adquiri recentemente uma fiat benimar mileu 294 e tenho algumas duvidas onde sei que todos vocês me iram esclarecer e desde já deixo o meu especial agradecimento....

1º tenho um inverter waeco 2000w ( pico 4000w) e a maquina de cafe de 1600w nao funciona, verifiquei as tomadas e com o inverter ligado tenho 160/170volts; mas se ligar a autocaravana À corrente edp já obtenho nas tomadas 220volts, alguem saberá o que se passa!?

Se estou a interpretar bem, o que está a dizer é que fizeram a ligação do inverter de modo a alimentar as tomadas que têm na autocaravana, tomadas essas que são logicamente e como refere, alimentadas pela rede sempre que está ligada a 220 V. Esta instalação tem que ser feita de modo a que sempre que a AC está ligada a 220 V, o inversor fique isolado deste circuito de tomadas, se a instalação não estiver correta pode causar danos quer no inversor, quer na própria instalação da AC. Tente encontrar e inversor e validar qual a tensão de saída diretamente no mesmo.


pedroivocosta Escreveu:2º sou da zona porto, e inicialmente irei fazer umas saidas de fim de semana alguem tem locais a aconselhar onde se possa parar a autocaravana e passar um fim de semana zona norte/centro portugal!?

A única sugestão que tenho a dar, é repetir a sugestão de consulta na B.D. de áreas de serviço/Estacionamento. Pode ser que algum companheiro da zona, possa dar sugestões.


pedroivocosta Escreveu:4º estou a apetrechar a caravana e ando à nora com a loiça... como fazem voces para transportar os pratos e copos!? ( tenho os pratos estilo num escorredor de loiça para não irem a bater uns nos outros... mas penso que alguem deve ter ideias melhores.....

Caravana não, autocaravana. Tenho pratos e copos de melamina e eles estão simplesmente empilhados e colocados dentro de um armário.

pedroivocosta Escreveu:5º tenho um painel e 2 baterias ( e ainda a do carro que é aparte), acham que tenho autonomia suficiente!?

Aparentemente sim. Mas como já disseram, tudo depende do estado das baterias e da respetiva capacidade bem como da capacidade do painel.

pedroivocosta Escreveu:6º aconcelharam-me a comprar fechos de segurança para a garagem.... vocês usam!? ja foram assaltados!?

Eu tenho fechos na garagem. Felizmente nunca fui assaltado, considero que quanto mais dispositivos de segurança estiverem visíveis, melhor. Nada é 100 % infalível mas é dissuasor, quem quiser assaltar vai sempre escolher uma que tenha menos dispositivos de segurança, do que uma com mais, porque será sempre mais rápido e simples de assaltar.

pedroivocosta Escreveu:7º aberto a dicas sugestoes e criticas, pois é um mundo completamente novo para mim.

Como já lhe disseram, consulte a página principal do portal e tire mais algumas dicas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes