Uma forma diferente de partilhar viagens

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor erebrus » domingo jan 11, 2015 6:39 pm

Boas,
Talvez alguns se lembrem que há uns tempos anunciei aqui que tinha feito uma aplicação para android para registar o nosso circuito e despesas (combustível, portagens, parques, etc), apresentando no fim um relatório com gastos e com estatísticas (velocidade média, consumos, etc.) e o nosso percurso no mapa. Um par dos nossos colegas até me deu uma ajudinha a testar - pelo qual volto a agradecer, porque só mesmo viajando é que se consegue testar esta aplicação.

Entretanto, pelo contacto com outros companheiros e a minha própria experiência, acabei por perceber que não estava a usar as estatísticas tanto quanto pensava, mas estava a gostar de gravar o meu percurso. Assim, alterei um pouco o propósito da aplicação, e agora também permite adicionar fotos e notas geo-referenciadas e depois automaticamente gerar um site com esse conteúdo, permitindo ver a nossa viagem animada no mapa, com as fotos e notas onde foram tiradas e mostradas também num painel, como blogue.

Como muitos dos meus amigos são estrangeiros, o texto está em inglês, mas creio que dá para perceberem como funciona o website. Basta usar o botão play ou os botão trás/frente para navegar na viagem. O endereço é: http://www.roamingonwheels.com

Um dos motivos pelos quais partilho o endereço aqui é porque há um par de semanas um companheiro escreveu-me a perguntar pela aplicação e se ainda estava disponível. Entretanto em conversas com outros companheiros noutros países têm-me mencionado que esta talvez fosse uma ferramenta interessante para os que gostam de fazer grandes viagens e manter a família e amigos actualizados.

Que é que acham?

Cumprimentos

PS: Ainda é uma versão beta, por isso podem haver alguns bugs :oops:
PPS: Se tiver um browser muito antigo (principalmente um Internet Explorer) talvez não seja possível visualizar o website correctamente.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor RicardoG » domingo jan 11, 2015 10:48 pm

Boa! Já estive a ver o site e parece-me uma excelente ideia! Onde podemos comprar?
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor jaimemgon » domingo jan 11, 2015 11:05 pm

Engraçado, no fim-de-semana passado apontei todos os Kms e despesas... Lembrei-me de ver se existia alguma aplicação para isso...
Muito útil de certeza...
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor Duarte » segunda jan 12, 2015 1:25 am

Ola boa noite
naquela altura foi eu que tive app instalada mas tinha algumas incompatibilidades com o meu S2.
Esta nova vertente e mesmo muito interessante. Por exemplo partilhar o percuso diario para que os amigos ou familia possam ver.
Ja experimentei algumas apps como o trip journal mas não funcionam bem.

Onde posso tirar a app para testar?
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor erebrus » segunda jan 12, 2015 9:16 am

Pois, na altura o problema da aplicação era que precisávamos de estar na aplicação para ela gravar a nossa posição, ou seja, se mudássemos para outra aplicação (por exemplo o Google Maps), então a gravação cessava. Foi preciso muito trabalho para alterar isso e mais ainda para testar, porque só mesmo usando a aplicação em viagem é que se pode testar. Agora já consegui utilizar a aplicação sem problemas em duas viagens, totalizando mais de 6000km.

Para já a aplicação não está disponível, porque está directamente ligada ao meu website que para já é só para um utilizador. O meu objectivo é verificar se existe suficiente interesse na aplicação. Se for esse o caso, posso desenvolver o website para permitir múltiplos utilizadores.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor Duarte » segunda jan 12, 2015 10:21 am

Olá bom dia
Estive a pensar e não sei se será possível por exemplo a app exportar um KMZ do parcial e do total acumulado da rota e consecutivamente poderia ser vista no google earth ou no google maps aquilo que já percorremos num só dia e também o total já percorremos.
Também ter acesso ás coordenadas dos sítios de mais interesse que visitamos nomeadamente aqueles que registamos em foto para que alguém que o queira visitar ter acesso rapidamente ás coordenadas quando partilhamos a nossa viagem.
Outra coisa interessante seria também a app exportar para o facebook visto ser um veiculo de comunicação que as pessoas mais usam no momento, mas já é pedir de mais pois pelo que vi o trabalho que já foi feito é excelente.
Desde já um obrigado por ter a paciência de desenvolver uma aplicação destas que é um pouco complexa sendo que eu acho esta app muito interessante pois já tentei várias como disse incluindo o Trip Journal mas que não se adapta totalmente aos nossos propósitos pois somente regista o track e podemos adicionar notas de viagens e fotos, enquanto esta é muito mais completa.
Força e coragem e muito sucesso no desenvolvimento da app .

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor erebrus » segunda jan 12, 2015 10:45 pm

Duarte Escreveu:Olá bom dia
Estive a pensar e não sei se será possível por exemplo a app exportar um KMZ do parcial e do total acumulado da rota e consecutivamente poderia ser vista no google earth ou no google maps aquilo que já percorremos num só dia e também o total já percorremos.
Também ter acesso ás coordenadas dos sítios de mais interesse que visitamos nomeadamente aqueles que registamos em foto para que alguém que o queira visitar ter acesso rapidamente ás coordenadas quando partilhamos a nossa viagem.
Outra coisa interessante seria também a app exportar para o facebook visto ser um veiculo de comunicação que as pessoas mais usam no momento, mas já é pedir de mais pois pelo que vi o trabalho que já foi feito é excelente.
Desde já um obrigado por ter a paciência de desenvolver uma aplicação destas que é um pouco complexa sendo que eu acho esta app muito interessante pois já tentei várias como disse incluindo o Trip Journal mas que não se adapta totalmente aos nossos propósitos pois somente regista o track e podemos adicionar notas de viagens e fotos, enquanto esta é muito mais completa.
Força e coragem e muito sucesso no desenvolvimento da app .

Duarte


Sim, exportar para KMZ e coordenadas não são funcionalidades complicadas. Exportação para a nossa página de Facebook também não.

No fundo, o que eu preciso é garantir que há um número mínimo de pessoas interessadas no serviço para que este fosse minimamente viável comercialmente. Assim que tal aconteça, posso avançar.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor emanuel_jordao » terça jan 13, 2015 10:58 pm

Acho uma excelente ideia.

Pertenço a uma empresa de tecnologia que se interessa bastante por este tipo de inovações.

Já partilhei internamente para divulgação.

Como posso testar?
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor cookie » quarta jan 14, 2015 2:24 pm

Muito interessante sim, não so para AC nas para o turismo dito normal em que se percorra um determinado percurso. Acho que tem futuro e espero ver esta app em breve na boca do mundo
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor erebrus » quarta jan 14, 2015 11:54 pm

Boa noite a todos,
Antes de mais volto a agradecer o feedback e apoio que me tem sido dado, tanto neste tópico como por PM. Estou muito satisfeito por quão positivo o feedback tem sido. Ainda mais que esse feedback tem também sido muito positivo noutros foruns internacionais.

Tenho estado a estudar a viabilidade de disponibilizar a ferramenta a múltiplos utilizadores.
O primeiro passo é mesmo identificar quem é que pode estar interessado em usar esta ferramenta. Com esse propósito, peço a quem estiver interessado para me enviar uma mensagem privada ou directamente um e-mail para roamingonwheels em innovationtm ponto com.

Não são valores finais, mas à partida estou a pensar nos seguintes valores:
a) 5€ pela aplicação móvel.
b) Anuidade de 10€ pelo uso do website
De notar que o website permitirá exportar todos os dados inseridos caso o utilizador queira a qualquer momento abandonar o website.

Se o interesse no projecto for suficiente, posso também considerar uma adicionar o seguinte:
a) uma versão grátis da aplicação móvel, com capacidade ou duração limitada.
b) A possibilidade de testar durante 30 dias o website sem custos.

Em paralelo estou a estudar possibilidades de financiamento que podem ter impacto nesses valores. O estabelecimento de protocolos com associações também é algo que está a ser estudado.

Aguardo então o contacto dos interessados, mas continuo naturalmente disponível para responder qualquer questão aqui. Em relação à questão do colega Emanual Jordão, a aplicação actualmente não se encontra disponível, porque está directamente ligada ao website que por enquanto é só para o meu uso pessoal. Talvez prepare um vídeo ou pelo menos umas screenshots para vos dar uma ideia mais concreta.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor erebrus » terça jan 27, 2015 5:57 pm

Boas,
Venho aqui partilhar um update. O projecto vai avançar com vários utilizadores - americanos, canadianos, britânicos, espanhois e um português.
Outra novidade é que uma versão iOS provavelmente estará disponível até ao final do ano, já que muitos utilizadores querem usar a ferramenta com o seu iphone/ipad.

Aproveito para partilhar algumas imagens da aplicação para android. O aspecto visual ainda não é final, porque tenho estado a focar-me na funcionalidade, mas dá para terem uma ideia.
Como se pode ver é bastante simples de usar:
O menu principal:
Imagem
A vista principal, em que se carrega start/stop para começar/parar a/de gravar o percurso e add/photo para adicionar um marcador (notas, despesas) ou uma foto.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Finalmente, aqui estão mais algumas opções para a viagem, nomeadamente os botões push/pull que permitem sincronizar a aplicação com o website.
Imagem

O verdadeiro valor desta aplicação é que foi extensamente testada no último ano. Isto porque garantir que o processo é fiável ao long de muitos dias e alguns milhares de quilómetros tem mais que se diga!
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor Duarte » sexta jan 30, 2015 9:25 am

Ola
bom dia, e em relação aos mapa será que é preciso ter os dados ligados para visualizarmos o mapa onde o app vai registando o percurso ou pode estar offline.
Estou a focar entusiasmado com o que estou a ver e espero por mais desenvolvimentos.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor RMartins » sexta jan 30, 2015 2:36 pm

Se tiver a possibilidade de aceder ao mapa em modo offline, seria uma enorme mais valia!
É como o companheiro Duarte disse, tb estou a ica bastante entusiasmado com o projecto.


Cumprimentos,
RMartins
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor erebrus » sexta jan 30, 2015 8:21 pm

Respondendo aos colegas Duarte e RMartins. A aplicação funciona com mapas offline. Só preciso ligação à internet quando se deseja sincronizar com o website.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Uma forma diferente de partilhar viagens

Mensagempor RMartins » sábado jan 31, 2015 8:08 pm

erebrus Escreveu:Respondendo aos colegas Duarte e RMartins. A aplicação funciona com mapas offline. Só preciso ligação à internet quando se deseja sincronizar com o website.



Obrigado pelo esclarecimento companheiro!
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes