Troca de "brinquedo".

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Troca de "brinquedo".

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça abr 03, 2007 9:15 am

Bons dias. Conto aqui com a ajuda de quem é mais experiente nestas coisas que eu, para me ajudar a trocar a minha caravana.

A troca prende-se com o facto de querer algo um pouco maior (que continuará a ser usado apenas por mim e pela companhia :)) e principalmente pelo facto de o avançado que quando chove, é uma chatice para se desmontar, pralém de ficar completamente imundo por baixo, obrigando depois a uma aturada lavagem. Não é uma questão de defeito entenda-se, é uma questão de filosofia de construção... .

Ora bem, sendo assim, começa aqui o problema. Não estou na disposição de gastar mais de 7.000/7500€ no novo veiculo. Tenho como hipotese uma caravana Pluma Cockpit (facil de rebocar e já sem avançado, pralém de ser ligeiramente maior), uma Pluma mas caravana "normal", que será um pouco mais pesada mas também maior e com possibilidade de ser autónoma de parques por 2/3 dias ou então (esta é que me póe doido :lol: ) uma AC de 1987, que está a ser vendida por um stand de ACs, em estado interior e exterior bastante razoável (perfiliada, com cama de casal, mesa de 4 lugares, sofá de 3 lugares, bloco cozinha com frigorifico, casa de banho completa com duche de água quente através de boiler a gás, aquecimento a gás, escada exterior para o tejadilho com grelha de transporte... 7.000€).

Gostava principalmente de saber a vossa opinião acerca da compra da AC, acho que seria uma boa hipotese para começar no AutoCaravanismo para um dia mais tarde, quem sabe, comprar algo mais... actual :lol:

Muito obrigado pela ajuda. 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Teresa » terça abr 03, 2007 9:27 am

Caro companheiro,por esse dilema já eu passei em finais de 1999,pois possuía uma caravana Vimara e começava a tornar-se pequena,pois a família ía aumentar :lol: ora entre comprar uma caravana maior e uma AC não existia uma base comparativa em termos monetários já que prentedíamos quer para caravana ou AC uma aquisição nova,ora comprar uma caravana com todas as características necessárias de conforto pois queríamos uma cama fixa gastávamos uma pipa de dinheiro e tornava-se um pouco grande para viajar,daí á escolha foi um tiro,,até porque para viajar digam lá o que disserem não há como AC :P Liberdade quase Total



Sauadações
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor fluis » terça abr 03, 2007 1:27 pm

Boa tarde,
Companheiro Pluma, não quero de modo algum que perca o entusiasmo, até porque, como diz muito bem a Teresa, a Ac não tem comparação nenhuma. :D

No entanto, e como estamos a falar de um veículo com cerca de 20 anos algumas cautelas são exigidas. E como uma AC é composta por 2 partes, uma mecânica e uma célula habitável, comece por avaliar muito bem como está toda a mecânica, não esquecer que estamos a falar de veículos sujeitos sempre a um peso constante relativamente elevado. Deve verificar muito bem como está o chassis, as suspensões, o motor, a embraiagem, a caixa de velocidades, se tiver algum conhecido mecânico, que possa levar consigo tanto melhor. Averigue se para o modelo de mecânica em causa, ainda se obtém peças com facilidade. :?:

A nível da célula, verificar se não existem sinais de infiltração (é sempre o pior) e como estão os móveis e respectivas fixações, a um nível geral. Depois verificar os diversos equipamentos, bomba de água, sistema de aquecimento de água e ambiente, frigorifico, fogão, tubagens do gás. Verificar se a sanita é de cassete ou de outro sistema. :?:

Se após tudo isto achar que está perante uma unidade capaz de lhe proporcionar bons momentos então não hesite e avance que o prazer do AC não tem comparação. :D :arrow:
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta abr 04, 2007 9:00 am

Muito obrigado pelas dicas que estão a ser bastante preciosas :) E aproveito já agora, para perguntar o seguinte: se eu quiser ter uma caravana autónoma, do que preciso em termos de fornecimento de energia electrica? Heide precisar obviamente de uma bateria, de um conversor para ter 220V....e mais o que? Isto, a ser instalado, é muito caro?

Muito obrigado 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Luis Almeida » quinta abr 05, 2007 2:12 pm

Companheiro Pluma,

A transformação de uma caravana com o objectivo de a tornar autónoma como uma AC não é uma tarefa difícil nem particularmente dispendiosa.

Basicamente, estamos a falar da instalação de dois depósitos para águas limpas e sujas (+- 100 litros, cada), uma bateria (+-110Ah) e o respectivo separador, ou seja, cerca de 500,00 €.
Obviamente convém que esta instalação seja efectuada por quem saiba do assunto, tendo todo o cuidado com a parte estética da coisa.

Há uns anos atrás, fiz exactamente esta transformação na minha Vimara e ficou 5*.

Saudações. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor juba » quinta abr 05, 2007 9:16 pm

Pluma Weekend Escreveu:Heide precisar obviamente de uma bateria, de um conversor para ter 220V....e mais o que? Isto, a ser instalado, é muito caro?

Muito obrigado 8)


Olá

Talvez desse jeito um painel solar, já que não tem outra maneira de carregar a bateria

Abraços
Avatar do Utilizador
juba
 
Mensagens: 120
Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm
Localização: Algarve

Mensagempor ka100 » quinta abr 05, 2007 10:17 pm

Olá

Tudo que está dito e bem dito, mas um pouco "engenho" não faz mal, sem ele não vamos longe a não ser que se pague para o fazer.
Chamo a atenção que a tensão anominal em Portugal é 230 Volts.
Com um pouco de "engenho" descobri que uma caravana ou uma autocaravana é a mesma coisa que um barco, só que os barcos são mais complicados, questões de segurança, aprendi muito na segurança dos barcos até teem uma peça que serve evitar descarregar as baterias para a terra (água) os carros estam isolados (borracha).
Aprendi tudo ista com a minha amiga "INTERNET".
Duas baterias são obrigadas nos barcos.
Um abraço a todos.
ka100
 
Mensagens: 5
Registado: terça fev 13, 2007 11:56 am
Localização: Sintra

Mensagempor nuno soares » sexta abr 06, 2007 9:46 am

Caro Companheiro,

Tenho uma caravana Vimara com autonomia para 3 dias, diga-se a tomar banho na caravana e ver TV à hora de almoço e jantar.
O orçamento para as necessárias instalações é reduzido:
_depósito de 70 l de àgua limpa - 80 €
_depósito de águas cinzentas - 70 €
_ bateria + carregador - 260 €

Caso pretendas corrente 220 v tens que comprar um conversor, que caso seja só para carregar o portátil ou telemóvel 150 W chegam 2 custa cerca de 60€.

Para uma instalação eficaz convém fazer uma pequena adaptção no carro para trazer corrente directamente do alternador, passando pela ficha 13 pinos e na caravana carregar a bateria em andamento. Esta é a instalação que pretendo fazer na minha antes do verão.

Na minha caravana não tenho bateria porque tenho uma power station portátil, no fundo do roupeiro instalei uma fiha 12 v e ligo aí a pawer station. Este aparelho permite maior autonomia mas o custo é acrescido, cerca de 350 €, tenho um conversor de 300 W e em viagem ligo o conversor ao isqueiro do carro para carregar a power. A solução mas eficaz e barata é aquela que acima proponho, isto de andar a ligar e desligar a power e levar para o carro para carregar não é prático.

Tens também a solução do painel solar, mas aí já tens que dispor de um orçamento a rondar os 1000€.

Uma outra solução, instalas a bateria e carregador(260€) e não fazes a adaptação no carro para carregar em andamento, compras um gerador pequeno desses que paracem já a 100 € e quando ficares com pouca carga na bateria ligas o gerador.

Qualquer dúvida dispõe,
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor Luis Almeida » sábado abr 07, 2007 6:14 pm

nuno soares Escreveu: Para uma instalação eficaz convém fazer uma pequena adaptção no carro para trazer corrente directamente do alternador, passando pela ficha 13 pinos e na caravana carregar a bateria em andamento.


Esta será efectivamente a melhor solução.

Nunca senti necessidade de instalar painel solar porque a bateria era carregada sempre que me deslocava de um lado para o outro.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor romão » sábado abr 07, 2007 9:58 pm

boa noite companheiros.

Companheiro Pluma, se a AC de 1987 a que faz referência na sua
mensagem está no Stand da Joint em Porto Alto, então eu posso
dar-lhe algumas informações. se assim é deixe aqui essa indicação.

saudações
Romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda abr 09, 2007 12:11 pm

Companheiro Romão, realmente acertou, é essa mesma a AC que referi no post deste tópico. Já agora aproveito para agradecer a todos os companheiros a disponibilidade e os esclarecimentos que foram de grande ajuda :)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor romão » terça abr 10, 2007 9:34 pm

Boa noite companheiro Pluma.
Eu de facto fui o último dono rolante dessa AC. se pretender
algumas informações sobre a mesma diga-me como posso
contactá-lo.


Cumprimentos
Romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta abr 11, 2007 10:16 am

Companheiro romão, enviei-lhe uma PM, assim poderemos continuar melhor o contacto sem encher desnecessáriamente o tópico. 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda abr 16, 2007 12:19 pm

Caros companheiros, fui á Hipercampismo onde irei encomendar a minha próxima caravana, nova entenda-se. Gostava de saber a vossa opinião quanto ao fornecimento de electricidade por gerador. Onde comprar, preços aproximados... . Esta solução foi-me apresentada como sendo a mais prática e simples para as noites fora de parques de campismo onde não haja ponto de electricidade. Também gostaria de saber qual é a power station que o companheiro nuno soares refere, pois acho que também não seria má ideia. Essa power station pode fornecer 220v ou só 12v? Muito obrigado pela ajuda.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor nuno soares » segunda abr 16, 2007 9:14 pm

A power station que refiro é um apelho tipo de colocar carros a trabalhar quando não têm bateria. Este aparelho não é igual aos que se vêm à venda nos hiper-mercados, é uma versão profissional, que para além dos tipicos alicates para as baterias tem uma ficha 12v, a qual eu uso para fazer a conecção à caravana. com este aparelho também consigo ter 220 v através de um conversor, o qual serve para carregar o portátil ou os telemóveis, não uso para a tv porque esta é a 12v.
Quanto ao gerador existem à venda uns pequenos de 600 W, que apesar de barulhentos já se arranjam por 100€. A qualidade não é muita ... mas têm 2 anos de garantia ...
Na minha opinião, se tiveres que comprar uma power station (+/- 350€), ou um gerador por 100 €, sugiro a instalação de uma batería (+/- 260€), e posteriormente a aquisição de um conversor. Tens sempre a possibilidade de quando a batería está baixa colocar o carro a trabalhar.

Toda a instalação de qualquer equipamento extra numa caravana é subjectivo, depende sempre do uso e do utilizador.

Cumprimentos,


Já agora qual é a nova aquisição?
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes