Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravana

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravana

Mensagempor buerere » quarta dez 03, 2014 12:15 am

Boa noite a todos.
Sou novo no fórum e espero vir brevemente e estrear-me como autocaravanista.
Neste momento e após muitos meses de pesquisa, tenho duas autocaravanas em vista na Alemanha.
Sim, se calhar não é muito prudente começar por importação, mas tendo em conta que o dinheiro não abunda, parece-me ser a melhor opção - quero gastar 8.000 a 9.000 euros com compra, viagem e legalização.

A que mais me interesa é uma KNAUS 510 de 1998.
O motor é de 1900 cc. O modelo da carrinha FIAT é já dos mais "modernos" e está com bom aspeto (isto a ver pelas fotos), pelo que vale o que vale. Segundo indicado, terá 130.000 km.

A segunda opção é uma KNAUS 520 de 1994.
O motor é de 2500 cc. O modelo da carinha FIAT é das mais antigas (mais quadrada) e tb está com bom aspeto, igualmente pelas fotos. Indica 180.000 km.

Já li aqui sobre alguns dos pontos a verificar.

Tb já li que as caravanas, tal como os carros, da Alemanha, muitas vezes apresentam problemas de corrosão devido ao sal colocado na estrada.

Já vi informações sobre a questão de 1900 cc (a que estou mais inclinado a optar - apesar de ter 4 lugares e a outra ter 6) ter algumas dificuldades, especialmente nas subidas. Como no dia a dia tenho um FIAT Punto, não estou habituado a grandes potências. Será mesmo mau comprar uma AC de 1900?. Esta tb é mais curta e leve que a 2500 cc.

Quanto à importação, os que já fizeram podem-me dar alguma ajuda? O que preciso de trazer da Alemanha?
1) recibo de compra e venda entre o proprietário indicado no livrete e eu?;
2) Fazer o seguro para 15 dias ou um mês? Onde e como se faz - preciso de alguns documentos "especiais" ou chega a carta e atestado de residência?;
3) Certificado de homologação?! - Onde posso obter?! Estou a pensar comprar num stand cuja especialidade não é autocaravanas - será que me sabem dar essa indicação?!


Depois com essa papelada cá... IMTT, Alfândega, Inspeção...

Pelo que percebi de alguns simuladores, para a caravana de 1900, tenho a pagar cá cerca de 2000 euros, entre IA e outros impostos, correto?

Com as alterações no novo orçamento de Estado, vale a pena comprar já este ano, ou esperar pelo início do ano que vem? Há assim tantas alterações?!

Acham a KANUS 510 C Capuccino uma boa opção para duas pessoas? Para mim parece perfeita :)

Nunca tive AC, nem nunca fiz férias numa AC, mas tenho muita vontade em experimentar. Acho que vou gostar.

Agradeço a ajuda dos mais experientes, quer certamente serão muito úteis.

Já escrevi muito e agora fico-me por aqui.

O meu obrigado.
Buerere
Avatar do Utilizador
buerere
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 01, 2014 8:06 pm
Localização: Setúbal

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor Euroviajante » quarta dez 03, 2014 1:05 pm

Companheiro boa tarde.
Embora não seja tecnicamente muito sabedor, como condutor digo-lhe que uma capuccino apresenta maior resistência logo maior consumo. Se a AC é para 2 pessoas não precisa de uma muito grande.
Quanto mais nova for a AC melhor, não deve querer ficar com ela para sempre, deve pensar num valor de futura retoma, a não ser que a queira para ficar como galinheiro :mrgreen:
Veja os tópicos a observar na compra de usados, infiltrações, estado do motor, sistema de gás, Boiler, fogão etc.
Seja bem vindo, boa compra.
Um abraço
Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor buerere » quarta dez 03, 2014 2:30 pm

Boa tarde, Manuel Pereira.
Obrigado pela resposta.
Eu é que não tenho mesmo prática nenhuma em condução de AC.
Tenho de facto ouvido que 1900 cc são curtos para uma Capuccino.
Mas perfiladas ou integrais são muito mais caras.
Estou a pensar avançar para a AC de 1998. Não é velha nem é nova. É o que a algibeira permite.
O tamanho tb não é muito grande, mas penso que mais que suficiente para duas pessoas.
Gostava que alguns foristas me pudessem ajudar sobre a questão da importação.
Obrigado.
Buerere
Avatar do Utilizador
buerere
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 01, 2014 8:06 pm
Localização: Setúbal

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor fluis » quarta dez 03, 2014 4:22 pm

Boa tarde,

Efetivamente não tenho experiencia pessoal na questão que coloca. Mas para o auxiliar na escolha e eventual importação deixo-lhe aqui alguns links que o podem ajudar:

Na página principal do portal encontra este dossier sobre autocaravanismo que o poderá ajudar a dissipar algumas dúvidas:

http://www.campingcarportugal.com/ABCautocaravanismo

Aqui no fórum, já foi debatido algumas vezes a importação de usados principalmente da Alemanha, aqui em alguns desses tópicos, para os quais aconselho a consulta:

viewtopic.php?f=22&t=4430
viewtopic.php?f=9&t=6008
viewtopic.php?f=9&t=3600
viewtopic.php?f=12&t=4009
viewtopic.php?f=9&t=2706
viewtopic.php?f=9&t=1879
viewtopic.php?f=16&t=1365
viewtopic.php?t=208
viewtopic.php?f=9&t=3276
viewtopic.php?f=16&t=2609

Espero que de alguma forma lhe possa ser útil.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor buerere » quarta dez 03, 2014 6:04 pm

Obrigado, fluis.
alguns já li.
Os restantes vou ler com atenção.
Buerere
Avatar do Utilizador
buerere
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 01, 2014 8:06 pm
Localização: Setúbal

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor time_out » quarta dez 03, 2014 6:27 pm

Boa tarde

Verifique tambem o funcionamento de todos os equipamentos da AC, nomeadamente o boiler, frigorifico, carregador de baterias, depositos de águas sujas e limpas, etc...
Não calcula as histórias que ja tenho ouvido de autocaravanas compradas e que estão incompletas ao nivel dos equipamentos que mencionei. Ou seja com o painel do aquecedor mas sem o miolo, sem os depositos, etc...
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor buerere » quarta dez 03, 2014 6:56 pm

Obrigado time_out pelos conselhos.

Gostava de ouvir foristas que tenham AC com motor de 1900 sobre as questões da força, velocidade e subidas.
Buerere
Avatar do Utilizador
buerere
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 01, 2014 8:06 pm
Localização: Setúbal

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor cfilipe » quinta dez 04, 2014 9:47 am

Bom dia

Tal como o companheiro, não tenho autocaravana e até à bem pouco tempo também não tinha utilizado nenhuma. No passado mês de Outubro aluguei uma Fiat Knaus de 92, motor 2500cc TD com 95cv (segundo o proprietário), de 6 lugares (capuccina com beliches) e apesar do seu estado geral estar abaixo do razoável deu para ver algumas coisas.
1º - O motor Iveco (apesar de acreditar que não estaria em perfeitas condições) é bastante barulhento ao ponto de não ser possível um conversação num nível sonoro normal quando se acelera (não é quando sobe, é quando se acelera). Nas subidas o motor "morre" bastante tendo que recorrer muito à caixa (maior parte delas em 3ª).
2º - A disposição interna da AC. Antes de experimentar tinha uma determinada ideia e depois da utilização alterei algumas coisa do que pensava. Por exemplo, uma das coisas que todos os companheiros falavam e à qual eu não dava assim tanta importância é ao duche separado, mas constatei uma coisa depois de experimentar. Onde nos podemos vestir, quando não estamos sozinhos (o casal)? No WC. A minha esposa que não tinha qualquer expectativa nem ideia pré concebida e já fez algumas exigências aquando da nossa futura compra.
Por estas razões e mais algumas, acho que o companheiro devia experimentar para tirar algumas duvidas que possa ter.
Quanto às outras questões, não posso dizer nada, pois não sei.

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor buerere » quinta dez 04, 2014 10:38 am

Obrigado pela nota, cfiipe.
Buerere
Avatar do Utilizador
buerere
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 01, 2014 8:06 pm
Localização: Setúbal

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor RicardoG » sexta dez 05, 2014 8:39 am

Bom dia,

Tenha cuidado com essa compra... comprei a minha recentemente e também ponderei a importação de uma da Alemanha. Acontece que pelo preço que fala acho muito duvidoso que a AC esteja em boas condições. Se lhe tirar +/- 2000€ para impostos e legalização (não se esqueça que tem que somar as despesas de transporte, como gasóleo, seguro, etc), terá que comprar por 6 ou 7 mil euros lá. Uma knaus de 1998 por esse preço, não me parece. Cá andam à volta de 17 ou 18 mil euros. Na altura que pesquisei não compensava importar AC´s de valor mais baixo. Se calhar se for para comprar uma coisa de 50 ou 60 mil euros, até pode compensar, agora por esse valor, tenho as minhas dúvidas. Na minha opinião acho que encontra bons negócios cá em Portugal (como eu encontrei) e sempre pode ver ou reclamar uma posterior complicação..basta ter alguma paciência e ir visitando os sites da especialidade... :D

Abraço!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor buerere » sexta dez 05, 2014 11:23 am

Obrigado RicardoG pela sua opinião.
Sim, tenho visto AC em Portugal também, mas o preço é muito alto.
Dificilmente conseguirei uma AC por menos de 10.000 euros, o que, como referiu, tenho que escolhe uma AC por cerca de 7000 a 7500 euros.
Vamos ver...
Buerere
Avatar do Utilizador
buerere
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 01, 2014 8:06 pm
Localização: Setúbal

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor cfilipe » sexta dez 05, 2014 3:00 pm

Boa tarde

Como também ando à procura, também já coloquei a hipótese da importação e como estou bastante limitado em termos de orçamento (julgo que é mal geral) já decidi adiar por mais algum tempo a compra tão desejada. No inicio também tinha delineado um tecto de 10 mil euros. Depois comecei a ver e verifiquei que quer importando, quer comprando por cá não iria além de uma AC de 1992/1993, portanto Fiat/Peugeot/Citroen 2500cc (cabine quadrada) com todos os problemas mecânicos e de equipamento que uma AC com mais de 20 anos pode ter.
Como os custo de legalização serão mais ou menos os mesmos quer a AC seja de 1992 ou 2003 (para a mesma cilindrada), vou esperar um bocadinho, continuar a ver (não vá aparecer um bom negócio) e esperar até poder gastar mais qualquer coisa e comprar uma da viragem do milénio.

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor nelson » segunda dez 08, 2014 11:58 am

Bom dia

Já tive um 1.9 td ,penso vai onde as outras vão.
apenas aconselho ligar depois o 2 ventilador ao 1 ,vai dar muito mais rendimento ,não vai aquecer tanto .( isto no radiador )
nivel de consumos e muito boa .
na condução vai notar difrença pois se houver vento de frente ,mais vale se por atrás de outra ou de um camião ,pois aconteceu-me a descer os pirineus a descer a 70km/ pensei que o motor tinha perdido força quando começo a olhar para as arvores e reparo na força do vento.
pois por 7.000 eur 8.000 ,se tiver boa com menos de 130mil/km penso ser bom.
reparar como os colegas já denunciariam ,a verificar todos os componentes ,pois a garantia pouco vai servir depois ,penso eu !!!


comprimentos
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor jpaulo » segunda dez 08, 2014 3:50 pm

Caro companheiro, já sou autocaravanista há já alguns anos e compreendo muito bem as suas duvidas e receios, já importei quatro autocaravanas ao longo destes anos e nunca tive problemas, já comprei com 14 anos e já comprei com 2 anos, encontrei sempre pessoas serias e honestas,comparando com os preços nacionais são muito compensatórios, claro que terá que se deslocar e verificar bem o veiculo, mas penso que preço qualidade vale a pena.
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Re: Necessito de ajuda para a compra da minha 1ª autocaravan

Mensagempor Luismbmp » segunda dez 08, 2014 5:33 pm

RicardoG Escreveu:Bom dia,

Tenha cuidado com essa compra... comprei a minha recentemente e também ponderei a importação de uma da Alemanha. Acontece que pelo preço que fala acho muito duvidoso que a AC esteja em boas condições. Se lhe tirar +/- 2000€ para impostos e legalização (não se esqueça que tem que somar as despesas de transporte, como gasóleo, seguro, etc), terá que comprar por 6 ou 7 mil euros lá. Uma knaus de 1998 por esse preço, não me parece. Cá andam à volta de 17 ou 18 mil euros. Na altura que pesquisei não compensava importar AC´s de valor mais baixo. Se calhar se for para comprar uma coisa de 50 ou 60 mil euros, até pode compensar, agora por esse valor, tenho as minhas dúvidas. Na minha opinião acho que encontra bons negócios cá em Portugal (como eu encontrei) e sempre pode ver ou reclamar uma posterior complicação..basta ter alguma paciência e ir visitando os sites da especialidade... :D

Abraço!


Boas, eu já importei por duas vezes da Alemanha, não foram autocaravanas, foram carros, mas tudo resume-se ao que o amigo RicardoG diz. Neste momento não compensa adquirir AC abaixo de 2003/2004. De 98, não deve encontrar nenhuma que encaixe nos 6/7 mil euros que minimamente esteja em boas condições.
Lembre-se que o pagamento do ISV acresce o IVA.
O seguro e matriculas de exportação com validade para 1 mês anda á volta de 220€
Ir de avião e voltar a circular com a AC, cerca de 1500€ só uma pessoa.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes