Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor Lealbino » segunda dez 01, 2014 3:45 pm

Boa tarde

Muito se fala acerca das regras de ouro, do respeito, do bom senso, da opinião que quem está de fora às vezes tem dos ACs devido a atitudes menos responsáveis de alguns, tema este que é sempre sensível pelo que venho acompanhando e tentado contribuir no meu pouco tempo como autocaravanista. Já antes de autocaravanista era surfista, por isso quando no passado mês a revista Surf Portugal #256 (não menosprezando as outras, mas que é considerada A revista central entre os surfistas nacionais) publicou uma nota diretamente a referir alguns abusos de supostos autocaravanistas, num “tom” correto mas que dependendo dos leitores poderia igualmente ser associado negativamente, senti que tinha de fazer algo.

Como tal optei por comentar e escrever uma carta a esse respeito na tentativa de os esclarecer bem como todos os leitores, e hoje tive o prazer de ver publicada esse humilde contributo numa tentativa de ajudar a separar as águas e a fazer perceber que nem todos são iguais. Por questão editorial de espaço na revista a carta não foi publicada na totalidade, mas a essência do que pretendi transmitir está lá:


“Em Defesa dos (Verdadeiros) Autocaravanistas

Li na passada SP o apontamento referente a autocaravanas e ao comportamento e forma de estar de alguns dos seus utilizadores, e apesar de estar de acordo com a génese do texto sei que poderão haver diferentes interpretações desta nota, e como tal não ficaria bem comigo se nada dissesse.

Sou surfista há cerca de 20 anos, e considero-me neste momento um surfista mediano dos que procura simplesmente o prazer de surfar, seguindo a máxima "quem surfa melhor é quem mais se diverte", estando lá dentro sempre que consiga e em que sitio do país que seja possível, e atrás do bem-estar e do bom ambiente.

Mas esse bem-estar e bom ambiente tento procura-lo e promove-lo dentro e fora de água, e é nesse ponto que me foco.

Recentemente passei a ter uma autocaravana, e depois de alguns erros cometidos foram-me transmitidas as "regras de ouro" pelos que há mais anos praticam o autocaravanismo, e isso abriu-me e muito a perspetiva do que pode ser feito e do que não pode ser feito.

Ou seja, tal como referem no vosso texto, Autocaravanistas responsáveis alertaram-me para o devia cumprir e a partir daí faço-o e tento sensibilizar os outros a fazê-lo. Mas tal como por fazermos surf não somos todos “colegas”, da mesma forma se deduz que nem todos os utilizadores deste tipo de veículos reagem de igual maneira. A verdadeira fiscalização deveria ser feita pelas autoridades e não por quem não tem autoridade como os “autocaravanistas responsáveis”, fazendo cumprir o Código da Estrada (estacionamentos, etc), e evitando acampamentos em zonas que não são para esse efeito.


O tema é abrangente, raramente há conclusões que sirvam a todos, mas vou tentar resumir: em suma, nos piores exemplos que por vezes ouço relatados, decerto teriam uma AUTOVIVENDA e não uma AUTOCARAVANA, este primeiro sendo geralmente um veículo/carrinha adaptado que não inclui lavatório e wc, e/ou sem espaço para os seus ocupantes.

Nestes casos, que de norte a sul encontro, o mais vulgar são as necessidades serem feitas nos locais menos próprios e as loiças e despejos de água suja feitos onde não deveriam ser, e o respeito pelo espaço dos outros não ser preservado.

Não falo aqui contra ninguém, dado que em prol do “estilo” estive prestes a optar por uma Autovivenda pão-de-forma mas depois de avaliar alguns pontos como estes que citei decidi por uma Autocaravana, e sei do que falo porque em idos anos de surf andei de Autovivenda com amigos, e as condições eram as suficientes para a loiça/dentes, e quando precisávamos encontrávamos os WCs que serviam para o efeito, portanto desculpas não há. Mas sejam autovivendas ou autocaravanas, há sempre ovelhas ranhosas por algum lado, o importante é o respeito e o saber estar.

Os verdadeiros Autocaravanistas não despejam os depósitos ali no local por estar longe de uma Área de Serviço, fazem sem problemas 60 km se for necessário para propositadamente o fazerem de forma ecológica. Planeiam, antecipam, organizam-se. Se vamos para uma surftrip não fazemos algo parecido?

Argumentam-me que corre-se o risco de perder o lugar… Mas isso faz parte, é óbvio, mas aceite-se isso como a moeda de troca para se poder pelo menos lá estar uma noite, tal como estar sentado na água na zona perfeita do pico implicar apanhar uma onda perfeita e deixar de se lá estar, faz parte! Volta-se ao pico, senta-se talvez um pouco mais ao lado e disfruta-se na mesma do paraíso, simples.

Quem tem uma Autocaravana (que não quer dizer que seja verdadeiramente um autocaravanista) totalmente preparada não tem desculpa para cometer “atentados”, e nem para colocar mesas/toldos na via pública. Os verdadeiros autocaravanistas sabem isso e é isso que praticam e divulgam junto de quem vão vendo fazer errado, mas [como todos sabemos por uns pagam outros (já passei pela fase de ter mota e imediatamente ser rotulado "motoqueiro", de ser surfista e obviamente só poder ser "janado", de muitas outras coisas que por uns pagamos nós todos) além de que)] muitas vezes as críticas construtivas são mal recebidas. E era aí que entravam as autoridades, e que colocavam quem não respeitava na linha.

Daí que concordo com uma ideia de pedagogia inicial (por exemplo colocando flyers a informar),[ se bem que tal como no universo dos surfistas há vários comportamentos e filosofias na vida,] mas após essa tentativa de pedagogia seguir-se-ia coima se não cumpridas sucessivamente indicações, [julgo que o banir passaria a ser desnecessário.]

As multas costumam ser um bom dissuasor para não repetir atitudes, e assim definia-se melhor na mente de muita gente que pernoitar é diferente de acampar, e evitava-se que muitos abrissem toldos ocupando lugares que davam para caber veículos ligeiros, e espalhassem mesas e cadeiras com fogareiros à mistura onde outras pessoas passam...

[Do que acompanho do lado dos Autocaravanistas é que] cada vez mais se reduzem e proíbem os locais de estacionamento, de pernoita, etc. etc., no entanto de forma muito fácil se criariam alternativas que após as proibições não surgem (bastaria lugares mais ao lado, por exemplo não ficando em cima da linha de mar devido ao volume de alguns veículos, ou com marcas de estacionamento para que só ACs e AVs que coubessem nesse espaço aí permanecessem, ou então com nº limitado de lugares), e com aplicação das regras. Por culpa de uns surgem proibições para todos, e os cumpridores continuam impotentes e a perder terreno perante aqueles que desrespeitam e denigrem a imagem dos autocaravanistas e autovivendistas que cumprem e não prejudicam os outros.

Quando vejo muita gente a dar os piores exemplos, a fazer as maiores barbaridades para com a natureza, e ainda a passar aquela imagem de que “eu tenho isto e tu não, somos very cool, e ai de ti se vens dizer alguma coisa”.[ Espero que tudo se ordene mantendo-se no entanto o espirito de “liberdade”, pois] detestaria daqui a muitos anos ver jovens de espírito livre proibidos de usufruírem do que eu usufruo neste momento [e a única coisa a lhes poder dizer ser “…sim, antigamente tolerava-se mas agora é proibido. Eu há 20 anos atrás tentei falar com os vossos pais para pensarem um pouco e não fazerem o que faziam, mas eles não ligaram.]

[Sou surfista, autocaravanista e acima de tudo cidadão que preza o bom ambiente em todos os locais, e espero que dure muitos anos, seja como surfistas ou autocaravanistas (ou quaisquer outros), a imagem na cara das pessoas da reação de sorrirem ao ver chegar "gente cumpridora, simpáticos, quem me dera", ao invés da cara de desagrado por estarem a ver passar/chegar os que "ocupam tudo sem respeito, pensam que é tudo deles, deviam bani-los deste sitio..."]

[ Tudo fica mais simples se olharmos à volta e percebermos que] agindo de determinadas forma mais cedo ou mais tarde vamos perder a liberdade que ainda temos, deixando de poder usufruir desses espaços (por culpa própria) e prejudicando todos os outros que zelam por passar uma boa imagem de uma qualquer atividade. [Surfers, acaravanistas, skaters, padles, motociclistas, bikers e muitos outros,] estamos todos neste planeta… que tal abrirmos os olhos e deixarmos legado para que as próximas gerações ainda possam aproveitar o que nós podemos?



Abraço e optem sempre pelo sorriso,
Sérgio Leal”


Espero que com esta publicação na “Bíblia do Surf Português” tenha ajudado a muitos que praticam o desporto (ou de alguma forma se relacionam, às vezes basta conhecer um surfista e tecer opiniões acerca de autocaravanistas com pranchas, e assim o surfista pode estar ciente da realidade) ficarem mais esclarecidos, e que aqueles que têm agido de forma menos responsável passem a sentir esse peso e saibam agora que os outros olham para eles de outra forma.


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor danibeja » segunda dez 01, 2014 4:31 pm

Boa tarde,

Um grande muito obrigado!!!!

É muito bom, ver e sentir que alguém está a fazer algo de bom por nós, este "sangue jovem e responsável é extremamente necessário ao desenvolvimento sustentável do autocaravanismo....

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor fluis » segunda dez 01, 2014 6:07 pm

Companheiro Lealbino,

Quero felicitá-lo pela iniciativa, é sempre de louvar todas as contribuições dadas em prol do autocaravanismo.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor jfneves » segunda dez 01, 2014 6:42 pm

Boa noite,

Lealbino Escreveu:....... em suma, nos piores exemplos que por vezes ouço relatados, decerto teriam uma AUTOVIVENDA e não uma AUTOCARAVANA, este primeiro sendo geralmente um veículo/carrinha adaptado que não inclui lavatório e wc, e/ou sem espaço para os seus ocupantes. .....


Companheiro Lealbino, relativamente ao que escreveu, quero-lhe dizer que estou integralmente de acordo com tudo e saudá-lo pela iniciativa que teve em prestar este esclarecimento, em salvaguarda do verdadeiro autocaravanismo.

Embora não seja muito relevante para o caso concreto, mas acho que devo prestar um pequeno esclarecimento, quanto à terminologia normalmente usada no meio.

Uma autovivenda, difere essencialmente de uma autocaravana, não pelo equipamento que cada uma dispõe no seu interior, mas sim quanto à transformação que sofre o veículo inicial. Ou seja, na autovivenda, o veículo base furgão, mantém todas as suas formas exteriores e dimensões originais, à excepção de algumas aberturas na chapa, sendo somente aplicado mobiliário e equipamento sanitário e de cozinha no seu interior. Não deixa de ser um vulgar furgão, apenas interiormente transformado em habitáculo.

Quanto às autocaravanas, estas podem ser do tipo capucino ou integral, se mantêm a cabine de condução do veículo base alterando apenas a carroçaria, ou integrais, se porventura aproveitam somente o chassi/motor base, com cabine e carroçaria próprias.

Entenda p.f. este pequeno esclarecimento como um mero preciosismo e nada mais para além disso.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor spedy » segunda dez 01, 2014 9:47 pm

Boa noite, agora fiquei baralhado, mas ter uma autovivenda e fazer turismo itinerante não pode ser denominado por autocaravanista por não o fazer em autocaravana?
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor Lealbino » segunda dez 01, 2014 11:52 pm

Boa noite

A ideia foi mesmo a de tentar contribuir para o esclarecimento junto de quem nāo se apercebe do que os ACs responsáveis tentam lutar, e que pudessem nao estar tao alerta para a realidade do autocaravanismo sustentável, se os que começarem agora neste mundo puderem contribuir para uma mudança positiva entāo é isso que devem fazer, e foi essa a intençāo :wink:

Quando separei de certa forma as ACs das AVs sabia das carateristicas fisicas e construtivas inerentes à sua concepçāo, no entanto para aquele universo onde escrevia a intenção foi a de realçar veiculos sem condiçoes básicas (por exemplo WC, depositos) que colocassem em questao o respeito pelo meio ambiente, daí ter referido "geralmente" porque como bem sabemos ha muitas AVs muito melhor equipadas que as ACs que encontramos.

Para mim o autocaravanismo itinerante é para todos independentemente de ser com uma AC ou AV, o importante é que o que se faça ao longo do caminho seja responsável 8)


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor cookie » quinta dez 11, 2014 11:06 am

gostei do esclarecimento.
os meus tempos de surfista já lá vão mas o maridão começou há pouco tempo nessa arte.

fazemos surftrips mas pela Galiza e vê-se um pouco de tudo também. no entanto há zonas que o campismo "selvagem" é tolerado pelas autoridades. ainda assim, mesmo quem está num carro ou tenda pode bem ter uma sanita portátil (ficando em zonas mais "ermas") e fazer os despejos nos sítios correctos. o que não faltam por lá são áreas de AC para fazer os despejos de forma correcta. nas praias mais badaladas duches e wc´s há sempre.

acho que acima de tudo as pessoas são PREGUIÇOSAS, PORCAS e DESRESPEITADORAS!!! (desculpem as maiúsculas mas... não há desculpa!!)
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor Lealbino » sexta dez 12, 2014 11:46 am

:wink:

É um facto, haverão sempre pessoas que simplesmente não conseguem atingir mais além, e normalmente é com essas que nem por via do diálogo se consegue atingir evolução ou compreensão, infelizmente.

Quando se desconhece ainda há um vazio para se cometerem atos condenáveis mas ainda assim de alguma forma desculpáveis, no entanto quando as pessoas são informadas e continuam a agir só "porque sim"... nesse caso as coisas ficam mesmo mais complicadas.

Eu tento manter-me sempre à margem, evitar confronto e conflito, conversar sempre que possível e ajudar a perceber mesmo quem possa ter mais dificuldades em compreender o impacto dos seus atos, mas quando uma AC/AV insiste em fazer acampamentos num parqueamento "normal", nada como recorrer à rede de conhecidos e amigos para de um momento para o outro essa AC/AV estar rodeada por vários outros ACs/AVs cumpridores e a ocuparem os espaço que lhes é devido, a exercerem pressão silenciosa, e a eventualmente passado pouco tempo aparecerem as autoridades...

Como este ano ouvi de autoridades exemplares numa praia onde pernoitámos várias noites, entre saídas e regressos e com várias ACs/AVs que iam passando, "...não precisam de se preocupar com alguém da nossa parte vos incomodar, podem pernoitar à vontade, acampamento é que não é permitimos...Boas férias e aproveitem bem". Simples. 8)


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor chico_pt » quarta dez 17, 2014 1:00 am

" nos piores exemplos que por vezes ouço relatados, decerto teriam uma AUTOVIVENDA e não uma AUTOCARAVANA, este primeiro sendo geralmente um veículo/carrinha adaptado que não inclui lavatório e wc, e/ou sem espaço para os seus ocupantes.

Nestes casos, que de norte a sul encontro, o mais vulgar são as necessidades serem feitas nos locais menos próprios e as loiças e despejos de água suja feitos onde não deveriam ser, e o respeito pelo espaço dos outros não ser preservado."

Muito boa noite, eu como proprietário de uma humilde, pequena e antiga AUTOVIVENDA, uma Fiat 242E 18D, 5 lugares de livrete a qual é utilizada por 4 pessoas, uma das quais deficiente mental profunda e que por assim ser requer algum espaço seja para o bem estar, seja para transportar coisas que para as pessoas ditas normais não são necessárias.
Pois bem, não tenho nenhuma cama feita, porém ao baixar a mesa fico com uma cama para 2 pessoas, à frente são montadas mais 2 que eu apelido de camas tipo maca e assim dormimos.
Tenho fogão de 2 bicos, tenho frigorífico trivalente, tenho arrefecimento, tenho agua quente, tenho agua fria, tenho armários e afins. Há e tenho 1 deposito de 120l de agua limpa, à é verdade, também tenho um deposito equivalente de aguas cinzentas, já me ia esquecer, caramba, afinal aquilo tão pequenino, com tanta gente tem casa de banho, com o pote poti, com lavatório e com chuveiro!!!! Engraçado é que não tem tolde e também não tem calços e também não tem cadeiras e mesas de piquenique e também não tem fogareiro.
Tenho dito.
Muito boa noite.
Saudações autovivendistas.
Autovivenda,o parente pobre do auto...
Avatar do Utilizador
chico_pt
 
Mensagens: 20
Registado: sexta nov 08, 2013 9:19 pm
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor Lealbino » quarta dez 17, 2014 12:51 pm

Bom dia

A Autovivenda em que viajei com amigos há uns anos atrás tinha exatamente essa configuração, mas era mais básica porque não tínhamos tanto equipamento e tomávamos banho em duches públicos e as necessidades de igual forma eram feitas nos locais convenientes. O que se constata muitas vezes é que nos veículos sem depósitos ou wc os "assuntos" acabam por ser tratados ali mesmo, e com os despejos feitos em qualquer lugar. Eu sei porque viajei numa e cumpri, bem como outras AVs que faziam o mesmo que nós, mas ao nosso lado evidenciámos várias AVs que não cumpriam e tinham as piores atitudes.

A referência que fiz na carta que escrevi não pretendia menosprezar autovivendas em relação a autocaravanas, no texto está lá o "geralmente" porque na sua grande maioria nas pequenas AVs ou não existe espaço para instalação ou não é mesmo lembrada/considerada necessária a necessidade de depósitos de despejo e/ou wc, mas nem todas são assim.

Volto a referir que a mensagem importante a passar é a de que independentemente de ser com uma AC ou AV, o importante é que o que se faça ao longo do caminho seja responsável 8)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor chico_pt » domingo ago 16, 2015 12:12 am

Boa noite, a minha passagem por este forum foi muito fugaz, decidi que não voltaria a entrar, contudo, decidi trazer ao vosso conhecimento esta situação, provavelmente, ao ser um grupo fechado do facebook vão ter que aderir para poderem visualizar.
Deixo o link::
https://www.facebook.com/groups/povoa70 ... ment_reply

e o tema com fotos que não postei

César Araújo
8 h · Editado
O clube naval virou clube de caravanismo e ninguem avisou? Desculpem-me mas enquanto poveiro fico indignado e enquanto proprietário de um parque de campismo/caravanismo fico revoltado, pois existem locais próprios para aparcar. Para muitos destes senhores (todos portugueses) os parques de campismo apenas servem de esgoto pois apenas pretendem despejar as sanitas químicas e abastecer a agua, a custo zero. Não acho bem pois isto é degradante po turismo (sao lugares de estacionamento ocupados por exemplo) e para a estética (alguns fazem mini comunidades colocando caravanas em quadrado tornando uma grande area num condomínio fechado. Desculpem o desabafo.
Foto de César Araújo.
Foto de César Araújo.
Foto de César Araújo.
Foto de César Araújo.
Gosto Comentar
Manuel Silva e 52 outras pessoas gostam disto.

Fátima Bruno Do Alto Apoiado ...e uma vergonha mas chama turismo ... Se fossemos nos poveiros ou vilacondenses chamavam a polícia e multa...
8 h · Gosto

Bruno Maciel Não sabia que aí e Póvoa. .....
8 h · Gosto · 1

Susana Viana Uma autentica vergonha, isto é um "cancro", são cada vez mais e mais... onde colocam os detritos químicos? (os cocós e os xixi?) no mar só pode!! E o pior é que depois acham-se donos e senhores, porque andam às "manadas" e todos forram as costas uns ao...Ver mais
7 h · Editado · Gosto

Rute Gonçalves Pereira Imagens pouco bonitas que se multiplicam por aí!...
8 h · Gosto

Maria José Santos Eu nasci nessa rua, quase fronteira com a Póvoa e com a idade que tenho estava convencida que era vilacondense... Mas, agora, fiquei com a sensação que da estrada para terra é Vila do Conde e da estrada para o lado do mar já é Póvoa! Fogo, não sabia que era tão má a Geografia, apesar de ter tirado 5 nessa disciplina quando andava a estudar! Alguém me poderá esclarecer????
8 h · Gosto · 3

Ana Maria Figueiredo Plenamente de acordo.
7 h · Gosto · 1

Miguel Maia lugares de estacionamento para os carros (de quem vai embora no mesmo dia sem deixar um tusto) e quem tem de ir fazendo compras por onde passa é indesejado?
está certo...
6 h · Editado · Não gosto · 3

Marco Rocha LOL não vejo o problema , afinal são caravanas, desde quando e que são obrigados a ir para os parques? Obviamente espera-se atenção quanto aos despejos e etc, tirando isso só vejo mal dispostos a comentar smile emoticon
6 h · Editado · Gosto · 4

César Araújo Não vê problema? Pode ser que isto ajude. http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx...

Autocaravanismo à margem da lei - JN
É ilegal acampar em autocaravanas fora de parques de campismo ou das áreas de serviço para estas...
JN.PT|DE GLOBAL MEDIA GROUP
5 h · Gosto · 1

Miguel Maia as autocaravanas *são* veículos.

nas fotos apresentadas vejo uma única com indícios de acampamento
5 h · Não gosto · 2

César Araújo Correcto Miguel smile emoticon E tal como os veiculos uma vez aparcados não podem ter janelas abertas para o exterior, parabolicas montadas no telhado, geradores eolicos, cadeiras, mesas, grelhadores toldos, enfim varias coisas. Da mesma forma que não estaciona o carro com um toldo ao lado ou a mala aberta
5 h · Gosto

César Araújo Nas fotos pode não ser claro mas faça uma visita ao local, ou aos locais visto que são varios, na fragosa em aver o mar (ou mais a frente não sei bem o nome do local tinham 3 autocaravanas todas com porta aberta e mesa no exterior, apenas a caravana pa...Ver mais
5 h · Gosto

César Araújo Existem areas regulamentadas pela lei onde é permitido esto tipo de actividade são areas indicadas como tal onde se reunem as condições exigidas por lei e os parques de campismo / caravanismo são uma dessas areas.
5 h · Gosto

César Araújo Miguel, nem a economia floresce pois estes senhores vão aos hipers. Enquanto que um turista consome produtos de bens locais, restaurantes, consegue ver nos restaurantes caravanistas? Duvido muito, normalmente são demasiado comodistas para andar a pé e como tem a casa às costas acabam por cozinhar o que comem.
5 h · Gosto

Marco Rocha Limpo o rabo à lei, somos livres de viver sem condicionantes wink emoticon
E tu pareces e ter dor de cotovelo por falta de clientes que enchem o bolso smile emoticon
5 h · Editado · Gosto · 2

César Araújo Eu quero com isto deixar o desagrado pela criação de um local proprio para a pratica, e um acrescimo de fiscalização.
5 h · Gosto

Francisco Nunes Desculpe César Araújo mas vejo muitos dos carros a fazerem o farnel e a ninguém incomoda, as pessoas para irem para um parque de campismo compravam uma tenda que é algo mais barata do que uma autocaravana. A autocaravana é, para quem desconhece, um veículo automóvel, classe M1 concebido e apetrechado para servir de habitação, não podendo ser diferenciado pelo seu tipo. Bem, agora ´vamos por exemplo fechar as autoestradas todas, pois há alguns condutores que infringem a velocidade máxima autorizada. Tenham dó, multem quem prevarica e deixem em paz quem não o faz. Além de que por essa lógica os parques de campismo estão a fazer concorrência desleal aos hotéis de alguns dos meus amigos. Tenho dito.
5 h · Gosto · 3

Bruno Maciel E si nesta altura de inverno já lá não param
5 h · Gosto

Eduardo Costa Infelizmente sao os turistas que frequentam a Povoa.
5 h · Gosto

Valdemira Rodrigues Qualquer lugar serve! Antigamente, era ao lado da Sra.dos Navegantes...
5 h · Gosto

Miguel Maia demasiado desconhecimento e preconceito, César Araújo.
( explica porque é que não os tem como clientes… ) ...Ver mais
4 h · Não gosto · 2

Maria José Santos Eu não tenho caravana nem autocaravana nem o raio.... Mas, se tivesse, a partir do momento que respeitasse os locais de despejos, para não atentar contra a saúde pública, fazia o mesmo, ora.... Só tenho pena de não ter dinheiro para uma autocaravana......Ver mais
4 h · Não gosto · 3

Maria José Santos E mais..... Até podem chamar CLUBE NAVAL POVOENSE, mas aquilo é Vila do Conde!
4 h · Gosto · 2

Francisco Nunes De acordo com o Código de Estrada em vigor, as regras aplicáveis à circulação e estacionamento de autocaravanas com o PB inferior a 3500 kg são iguais para qualquer outro veículo ligeiro.
A sinalização que pode ser utilizada na via pública, é a que se...Ver mais
3 h · Gosto · 3

Maria José Santos Então, também, vou colocar, aqui, as minhas investigações.... É assim.... A Marina está situada no porto de pesca da Póvoa de Varzim.Tudo o que existe dentro do porto ( da rua para baixo) é da responsabilidade da Capitania do porto da Póvoa.Inclusive a Forpescas ou Formar e os estaleiros.Já a rua pertence administrativamente a Vila do Conde.A enseada do porto vai do cais Sul ao Cais Norte.
3 h · Gosto · 2

Maria José Santos Portanto, amigos, temos que pedir autorização à capitania da Póvoa quando quisermos ancorar lá os nossos iates e estacionar as nossas autocaravanas! Ahahahahahaahh!
3 h · Gosto · 1

Maria José Santos Mas, também, se eles quiserem passar na nossa rua têm que nos pedir autorização para poderem circular para os nossos lados! Ahahahahahaah!
3 h · Gosto · 1

Maria Da Graça Castelao É uma baralhada ! Contudo concordo plenamente com o que o Sr. César aqui expõe. De facto, além de ser mau para o ambiente, é feio e prejudica quem paga os seus impostos.
3 h · Gosto

Marco Rocha O problema aqui é que na povoa e vila do conde (onde tenho um negocio recente) nito perfeitamente o quanto fechadas são as pessoas, e a falta de disponibilidade e abertura para situações! O festival do final do mes e um exemplo!!! Eu nem sou dai e esto...Ver mais
2 h · Não gosto · 3

Hugo Trajano Nao vejo mal nenhum
2 h · Não gosto · 2

Francisco Nunes Impostos todos nós pagamos e as autocaravanas, ou autocaravanistas não são excepção. Ambiente? Eu não possuo autocaravana, contudo sei que estão muito melhor equipadas que qualquer outro veiculo, pois têm casa de banho, não fazem as suas necessidades f...Ver mais
2 h · Gosto · 1

Jorge Figueiredo O que é que o Clube Naval Povoense tem a ver com isto? Esta situação acontece fora das instalações do clube (Marina da Póvoa) e em terrenos cuja a administração pertence à Camara Municipal de Vila do Conde. DE resto e em relação ao abuso no aparcamento tem razão.
1 h · Gosto · 1

Catia Tiago Cunha O único problema que vejo que até incomoda bastante é o cheiro que sente ao passar nessa zona. Isso acho que deviam ter mais atenção.
42 min · Gosto

Saudações autovivendistas. Continuem a disfrutar.
Até sempre.
Autovivenda,o parente pobre do auto...
Avatar do Utilizador
chico_pt
 
Mensagens: 20
Registado: sexta nov 08, 2013 9:19 pm
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor rmiguel » segunda ago 17, 2015 8:38 am

Boas maltinha.

Era interessante saber qual é o parque que esse "Ótario" é proprietário...
Podem me mandar um link da zona no google maps sff. Não quero passar por lá, já vi que não somos bem vindos.
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor chico_pt » segunda ago 17, 2015 1:11 pm

Que não seja por isso, aqui vai.

Parque de Campismo do AVE  
Parque de Campismo
Endereço: R. da Mocha 396, 4480 – 250 Ferreiró, Vila do Conde
Tl:252 657 732
Autovivenda,o parente pobre do auto...
Avatar do Utilizador
chico_pt
 
Mensagens: 20
Registado: sexta nov 08, 2013 9:19 pm
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor rmiguel » segunda ago 17, 2015 1:22 pm

eheh obrigado amigo chico ;)
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Carta Publicada Revista SurfPortugal #257

Mensagempor Vítor guadalupe » segunda ago 17, 2015 6:49 pm

Boa tarde
O ressabiamento desse senhor proprietário de parque de campismo, será só contra os autocaravanistas ou também em relação aquelas pessoas que frequentam hotéis, hostels, cruzeiros,etc?? Em resumo, em relação a todas que não frequentam o seu parque?
Se calhar se baixassem os preços e não cobrassem por tudo o que mexe, mais bicicletas, triciclos, skates,etc, etc, etc, talvez tivessem mais movimento.
Cpts
Vitor
Se estivermos sempre à espera do momento certo, nunca vamos viver a vida.
Vítor guadalupe
 
Mensagens: 72
Registado: quarta jan 29, 2014 10:43 pm
Localização: Coimbra

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 55 visitantes