Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor erebrus » terça Oct 28, 2014 8:08 am

Boas,
Estou a estudar opções para aquecimento de ar e água na minha AV. Alguém tem uma boiler destas:
http://www.truma.com/int/en/water-systems/therme.php
Imagem
A particularidade desta boiler eléctrica é que possibilita o uso do sistema de aquecimento de ar para aquecer a água (permitindo que o ar quente passe pelo tubo do meio).
A minha questão a quem tem uma destas é quão eficaz é o aquecimento não eléctrico, ou seja, usando o aquecimento só o aquecimento a ar?

É que 300W ainda é um pouco, mas se o aquecimento a ar pode ser usado na prática (e não só no papel) então torna-se uma opção interessante.

Obrigado
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor Luis Agostinho » terça Oct 28, 2014 10:00 am

Bom dia erebrus,

Chamo-lhe a atenção para evidências que se calhar já se apercebeu.

1º Aparelho aconselhado apenas para caravanas e por consequência com depósitos de água reduzidos.
2º Capacidade diminuta de apenas 5Lt.
3º Exclusivamente com corrente 220V por isso terá sempre de recorrer a camping ou parecido para obter corrente eléctrica.
4º 50 minutos de espera para aquecer a água até aos 60º, uns "miseros" 5 Lt.
5º Parece-me que no inverno estando a utilizar o aquecimento simultaneamente com o aquecimento de água uma vez que o calor é expelido para fora e não acumulando lá dentro a água levará mais tempo a a atingir uma temperatura suficiente para 1 banho...já que 5lt parece pouco para além disso.


Tive um amigo que tinha uma Sky. E quando chegava a altura dos banhos tinha de ligar sempre o motor da autocaravana...e eu nunca percebia porquê até que ele me explicou que as Sky's nessa altura há alguns anos atrás...a água quente era obtida através da permutação de calor com a água do radiador, o que resultava numas horitas para tomar banho porque ele tinha uma "ranchada" de filhos e aquilo era tipo tirar senha para os banhos...ou então depois de fazerem alguns Km's era garantido terem de tomar banho logo de seguida...porque a água tinha vindo a aquecer durante a viagem. Interessante...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor erebrus » terça Oct 28, 2014 12:42 pm

Obrigado pelos comentários.

1,2 - Sei que a capacidade é de 5L, mas somos só duas pessoas habituados a gastar 5-6L por duche e 5L a 65ºC corresponde a 10L a 40ºC que é aceitável para os nossos requisitos. Tenho estado a ver uma boiler semelhante da Elgena, mas que é de 6L até 85Cº, que dá na realidade uma capacidade, mas não tem a possibilidade de aquecimento a ar. A razão pela qual coloco esta questão é mesmo que esta boiler só valerá a pena (em relação à da Elgena) se a função de aquecimento a ar compensar.
3 - Tenho 200Ah em baterias, inversor de 2000W e 200W de paineis solares - ainda que faça intenção de usar o alternador para dar uma ajuda também quando for preciso
4,5 - Terei que confirmar, mas estou a assumir que este modelo truma é semelhante ao que vi da Elgena (que referi antes) que tem isolamento térmico suficiente para manter a temperatura dentro boiler ao longo do dia e quando a água não for usada e que neste contexto o aquecimento (a ar ou eléctricidade) seja só para ajudar a manter essa temperatura. Assim sendo, os 50 minutos só são importantes quando se gastaram os 5L (por exemplo, depois dos dois banhos).

Tomei a escolha consciente de não ter uma instalação de gás na minha AV, sabendo que a nível de aquecimento isso traria alguns desafios, mas temos estado a desenrascarmo-nos bem duma forma artesanal - daí saber que bem quanta quantidade e temperatura de água precisamos para duches - incluindo na Noruega. Agora trata-se de tentar arranjar um sistema que seja mais prático, daí estar a investigar esta possibilidade.

Obrigado


Luis Agostinho Escreveu:Bom dia erebrus,

Chamo-lhe a atenção para evidências que se calhar já se apercebeu.

1º Aparelho aconselhado apenas para caravanas e por consequência com depósitos de água reduzidos.
2º Capacidade diminuta de apenas 5Lt.
3º Exclusivamente com corrente 220V por isso terá sempre de recorrer a camping ou parecido para obter corrente eléctrica.
4º 50 minutos de espera para aquecer a água até aos 60º, uns "miseros" 5 Lt.
5º Parece-me que no inverno estando a utilizar o aquecimento simultaneamente com o aquecimento de água uma vez que o calor é expelido para fora e não acumulando lá dentro a água levará mais tempo a a atingir uma temperatura suficiente para 1 banho...já que 5lt parece pouco para além disso.


Tive um amigo que tinha uma Sky. E quando chegava a altura dos banhos tinha de ligar sempre o motor da autocaravana...e eu nunca percebia porquê até que ele me explicou que as Sky's nessa altura há alguns anos atrás...a água quente era obtida através da permutação de calor com a água do radiador, o que resultava numas horitas para tomar banho porque ele tinha uma "ranchada" de filhos e aquilo era tipo tirar senha para os banhos...ou então depois de fazerem alguns Km's era garantido terem de tomar banho logo de seguida...porque a água tinha vindo a aquecer durante a viagem. Interessante...

Um abraço,
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor Luismbmp » terça Oct 28, 2014 5:26 pm

Boas, sinceramente eu tambem gostava de saber algum tipo de aquecimento sem ser a gaz, porque dias de neve e frio intenso, tar a dormir com aquecimento a gaz ligado é o que se pode imaginar.
Tenho dormido sempre com o aquecimento desligado, mas é muito frio. Já pensei, este ano no inverno, ligar o boiler no maximo antes de nos deitarmos, e quando tiver a agua bem quente, encher uns sacos de agua quente para colocar nos pés :) Depois uns bons lençois termicos de 310grm3, uma manta quente, um bom edredão de pele de borrego, e um pijama termico, acho que não vamos passar frio, coloca-se a cabeça dentro das mantas e dormimos quentinhos ate de manha. A ver vamos como vai ser. O pior será durante o dia.

Agora um aquecimento electrico dentro da AV, penso que é quase impossivel ter, 220v mesmo que se tenha 2 ou 3 baterias com grande capacidade e um bom inversor, estamos a falar de aquecimento por um curto periodo penso eu. Numa zona de frio, é para esquecer. Precisava de um aquecedor no minimo 1500w, e isso sem fonte de energia de 220v vinda do exterior, até agora eu não consegui achar nada.
Por isso estou, como muita gente limitado ao gaz.
Tenho visto aquecedores electricos a 12v e 300w, dá-me vontade de rir, imagino estar com os pés em cima do aquecedor a ver se aqueço alguma coisa, kkkkk....

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor time_out » terça Oct 28, 2014 5:48 pm

Boa tarde

A Webasto possui pequenos aquecedores a diesel que servem para aquecer o motor nas regiões frias impedindo que o mesmo tenha dificuldade em se colocar em marcha. Este sistema permite tambem usar o aquecimento do habitaculo uma vez que o que é aquecido é o circuito de refrigeração.
Infelizmente não encontrei nada em portugues.
Pode ver em http://www.webasto.com/int/markets-products/car/retrofit-parking-heater/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor danibeja » terça Oct 28, 2014 6:28 pm

Boa tarde,

Tive um truma igual ( 220V - 300W )na minha AC anterior.

No verão é excelente e totalmente exequível, não precisa de 50 minutos para ter água quente, cerca de 25 minutos a aquecer e dá para os dois tomarem banho ( considerando a temperatura da água que entra no boiler cerca de 15 graus ).

No inverno a coisa complica-se muito, este boiler tem uma serpentina no interior, que no inverno tem um efeito perverso, arrefece demasiado rápido a água que já estaria quente, que era suposto acontecer o contrário... como a água que está no depósito está a temperaturas muito baixas, quando entra na serpentina, para aquecer um pouco antes de misturar com a que se encontra dentro do boiler, arrefece demasiado a que já lá está....

No inverno demora cerca de 40 minutos para ter o termostato do boiler disparar, mas depois tem muito pouca água para utilizar no banho a temperaturas ideais, eu tomava banho, e a minha mulher 30 minutos depois ...

Aquecer através de aquecimento a ar é para esquecer, experimentei várias vezes, mas definitivamente não é exequível, pelo menos para mim....

Em relação a consumos energéticos, estamos a falar de 25 amperes hora, e cerca de uma hora e meia de consumo, cerca de 40 amperes.....

Ao contrário do Gás, a electricidade quando vamos em circulação pode ir ligada, eu quando me tinha de deslocar para algum lado aproveitava e ligava logo o boiler, e assim sempre poupava um pouco as baterias...

Quando era só eu e a minha mulher a tomar banho, nem punha o motor a trabalhar ( a menos que houvesse algum problema ), quando éramos mais, lá teria que ser, o que provoca incomodo aos vizinhos e a nós próprios.... mas atenção o meu frigorífico também era a 220V, e tinha 170 amperes de baterias....

Uma altura falaram-me numa solução que até poderia ser viável, mas colocava outras questões técnicas que eu ainda não sabia responder... a solução passava por colocar uma resistência a 12v para aquecimento de águas de aquários dentro do tanque, elevar a temperatura das águas para cerca de 20 graus, mas fiquei com muitas dúvidas em relação a muita coisa......

A minha opinião, é que os sistemas de aquecimento de água a gás são muito melhores, e mais cómodos.... se tiver possibilidade opte pelo gás ( fala a experiência ) .

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor spedy » terça Oct 28, 2014 7:36 pm

Desculpem o off topic, mas, como funciona o "aquecimento a ar" de que falam?

obrigado
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor erebrus » terça Oct 28, 2014 7:43 pm

Muito obrigado caro danibeja,
Confirmou as minhas duas preocupações:
a) o quão pouco eficaz será o aquecimento da água a ar
b) que o sistema que permite o aquecimento a ar acabe por comprometer o isolamento térmico.

Também já estudei essa possibilidade de resistências para aquários. Entretanto avancei para um par de soluções diferentes. Há umas resistências próprias para tanques e há também uns "cobertores eléctricos" para tanques. Em ambos os casos, vêm já com termostatos e têm como objectivo manter a temperatura dos tanques entre 7 e 15 graus.

Cumprimentos


danibeja Escreveu:Boa tarde,

Tive um truma igual ( 220V - 300W )na minha AC anterior.

No verão é excelente e totalmente exequível, não precisa de 50 minutos para ter água quente, cerca de 25 minutos a aquecer e dá para os dois tomarem banho ( considerando a temperatura da água que entra no boiler cerca de 15 graus ).

No inverno a coisa complica-se muito, este boiler tem uma serpentina no interior, que no inverno tem um efeito perverso, arrefece demasiado rápido a água que já estaria quente, que era suposto acontecer o contrário... como a água que está no depósito está a temperaturas muito baixas, quando entra na serpentina, para aquecer um pouco antes de misturar com a que se encontra dentro do boiler, arrefece demasiado a que já lá está....

No inverno demora cerca de 40 minutos para ter o termostato do boiler disparar, mas depois tem muito pouca água para utilizar no banho a temperaturas ideais, eu tomava banho, e a minha mulher 30 minutos depois ...

Aquecer através de aquecimento a ar é para esquecer, experimentei várias vezes, mas definitivamente não é exequível, pelo menos para mim....

Em relação a consumos energéticos, estamos a falar de 25 amperes hora, e cerca de uma hora e meia de consumo, cerca de 40 amperes.....

Ao contrário do Gás, a electricidade quando vamos em circulação pode ir ligada, eu quando me tinha de deslocar para algum lado aproveitava e ligava logo o boiler, e assim sempre poupava um pouco as baterias...

Quando era só eu e a minha mulher a tomar banho, nem punha o motor a trabalhar ( a menos que houvesse algum problema ), quando éramos mais, lá teria que ser, o que provoca incomodo aos vizinhos e a nós próprios.... mas atenção o meu frigorífico também era a 220V, e tinha 170 amperes de baterias....

Uma altura falaram-me numa solução que até poderia ser viável, mas colocava outras questões técnicas que eu ainda não sabia responder... a solução passava por colocar uma resistência a 12v para aquecimento de águas de aquários dentro do tanque, elevar a temperatura das águas para cerca de 20 graus, mas fiquei com muitas dúvidas em relação a muita coisa......

A minha opinião, é que os sistemas de aquecimento de água a gás são muito melhores, e mais cómodos.... se tiver possibilidade opte pelo gás ( fala a experiência ) .

Grande abraço,

Danibeja
Editado pela última vez por erebrus em terça Oct 28, 2014 8:04 pm, num total de 1 vez.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor erebrus » terça Oct 28, 2014 7:44 pm

spedy Escreveu:Desculpem o off topic, mas, como funciona o "aquecimento a ar" de que falam?

obrigado


Neste contexto é simplesmente o aquecimento normal da carrinha (seja a gás ou diesel) mas cuja conduta em vez de ir directamente para o habitáculo, passa pela boiler para contribuir para o aquecimento da água. Porém, como o companheiro danibeja informa, não parece funcionar.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor erebrus » terça Oct 28, 2014 7:53 pm

A meu ver, a solução passa pelo que o companheiro time-out menciona, aquecedores a diesel. Estes são porém mais caros.

Entretanto, eu na minha carrinha, na viagem que fiz pela Europa onde apanhei noites a -1 "sobrevivi" da seguinte forma:
1) Melhorar o isolamento térmico da carrinha. Este garante uma diferença de 5-6 graus em relação à temperatura exterior. 5 graus é frio, mas bem diferente de -1. O problema é que estou a tirar o depósito de águas limpas de 70L de dentro da carrinha e isso é provável que contribua negativamente para essa capacidade de manter a temperatura. Seja como for, este isolamento térmico tem que ser melhorado.
2) Além dum par de boas mantas, comprei um cobertor eléctrico pequeno de 60W AC, que uso debaixo dos lençois - daí não ser bem um cobertor, em inglês chamam-lhe underblanket, ou seja, cobertor para debaixo do corpo. O calor sobe e as mantas ajudam a mantê-lo. É muito eficaz, tão eficaz que nem sequer o tenho à potência máxima. Dorme-se bem, não ajuda é a dar vontade de sair da cama de manhã.
3) Um aquecedor cerámico com ventilador muito eficaz, de 750W. Esta potência permite-me ligá-lo durante 15 de manhã, que na minha carrinha permite uma subida de 4-5 graus. Ou seja, mesmo nessa noite fria, ao levantar-me da cama tinha 9-10 graus na carrinha. Não nada do qual me posso gabar, mas foi suficiente para se fazer a viagem bastante bem.

É porém de salientar que somos dois na carrinha e trata-se duma carrinha de 5.2m. Ah, e um bom cortinado entre a célula e a cabine também ajuda!

Luismbmp Escreveu:Boas, sinceramente eu tambem gostava de saber algum tipo de aquecimento sem ser a gaz, porque dias de neve e frio intenso, tar a dormir com aquecimento a gaz ligado é o que se pode imaginar.
Tenho dormido sempre com o aquecimento desligado, mas é muito frio. Já pensei, este ano no inverno, ligar o boiler no maximo antes de nos deitarmos, e quando tiver a agua bem quente, encher uns sacos de agua quente para colocar nos pés :) Depois uns bons lençois termicos de 310grm3, uma manta quente, um bom edredão de pele de borrego, e um pijama termico, acho que não vamos passar frio, coloca-se a cabeça dentro das mantas e dormimos quentinhos ate de manha. A ver vamos como vai ser. O pior será durante o dia.

Agora um aquecimento electrico dentro da AV, penso que é quase impossivel ter, 220v mesmo que se tenha 2 ou 3 baterias com grande capacidade e um bom inversor, estamos a falar de aquecimento por um curto periodo penso eu. Numa zona de frio, é para esquecer. Precisava de um aquecedor no minimo 1500w, e isso sem fonte de energia de 220v vinda do exterior, até agora eu não consegui achar nada.
Por isso estou, como muita gente limitado ao gaz.
Tenho visto aquecedores electricos a 12v e 300w, dá-me vontade de rir, imagino estar com os pés em cima do aquecedor a ver se aqueço alguma coisa, kkkkk....

Abraço
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor Luismbmp » quarta Oct 29, 2014 10:10 am

Eu já apanhei -1 grau dentro da carrinha. O aquecedor nem trabalhava, desligava-se logo, pois nessa noite fez um vento tempestoso, e o vento entrava na chamine do aquecedor ou no respirador e apagava-o. -4 graus no exterior e -1 grau no interior :)

Agora esse aquecedor de 750w, dura quanto tempo as baterias?
É que por hora gasta mais de 50A da bateria, não é?

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Alguém tem uma destas boilers? Truma Therme TT

Mensagempor erebrus » quarta Oct 29, 2014 4:36 pm

Luismbmp Escreveu:Eu já apanhei -1 grau dentro da carrinha. O aquecedor nem trabalhava, desligava-se logo, pois nessa noite fez um vento tempestoso, e o vento entrava na chamine do aquecedor ou no respirador e apagava-o. -4 graus no exterior e -1 grau no interior :)

Agora esse aquecedor de 750w, dura quanto tempo as baterias?
É que por hora gasta mais de 50A da bateria, não é?

Abraço


Eu tento não pensar "dura quanto tempo" no que toca às baterias. Penso mais em termos de "X tempo posso à vontade" e "se precisar mesmo, posso até Y". Isto porque devemos ser simpáticos com as nossas baterias e não deixar que cheguem a 50%. Como os sistemas de medição de carga das baterias são muito pouco fiáveis, é melhor até ser bastante conservador. Numa hora, 750W há que contar com gastar mais de 60A. Porém, "nem todos os amperes são iguais". Com isto quero dizer que puxar 60A numa hora é muito mais desgastante para a bateria (deste tipo) do que gastá-los ao longo de várias horas. Na realidade estamos a gastar mais amperes. Além disso, há sempre outras coisas a gastar bateria (no meio caso o frigorifico compressor e o cobertor de 30W, ainda que este nunca esteja ligado a noite toda).
Assim sendo, eu com os meus 200Ah de baterias, uso o aquecedor 10-15 minutos de manhã, e se preciso vou aos 20, 25 no limite absoluto. Como disse, foi suficiente para conseguir uma diferença de 10 graus.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 42 visitantes