Homologação de autovivenda (homologada para venda ambulante)

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Homologação de autovivenda (homologada para venda ambulante)

Mensagempor RicardoG » segunda Oct 13, 2014 10:30 pm

Boa noite,

Cá continuo nas minhas pesquisas... Estou a negociar a compra de uma autovivenda mas tem um problema: está homolgada como um veículo para venda ambulante! :cry:
O meu problema é que até a comprava se tivesse a certeza que a consigo homulgar como uma autovivenda. Tem no livrete 3 lugares (dois à frente e um atrás), mas tem instalação de gás e um Boiler, coisas que podem ser perigosas se não estiverem bem feitas.

Já li que é preciso um projeto qualquer feito por um engº e mais uns documentos... (nem sei bem quais).

Alguém teve uma situação idêntica?
Sabem dizer-me por quanto irá ficar +/- o valor da homolgação?
Ouvi dizer que se a transformação for de um veículo de mercadorias (como é o caso) para uma autovivenda, quando fazemos a legalização o IMTT emite umas guias para pagarmos 30% do valor comercial da carrinha nas finanças (uma vez que não foi pago o IA)...

Agradeço desde já a ajuda!
Obrigado!
Editado pela última vez por RicardoG em terça Oct 14, 2014 7:31 am, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Homolgação de autovivenda (homulgada para venda ambulant

Mensagempor Oliventino » segunda Oct 13, 2014 11:07 pm

Boa noite.
Um veículo de venda ambulante não tem qualquer semelhança com uma autovivenda além do carro, nem no livrete, nem no interior.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Homolgação de autovivenda (homolgada para venda ambulant

Mensagempor RicardoG » terça Oct 14, 2014 7:28 am

Pois... a questão é que o veículo está transformado numa autovivenda, só não estão é averbadas as alterações... :(
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Homolgação de autovivenda homolgada para venda ambulante

Mensagempor fluis » terça Oct 14, 2014 8:42 am

Bom dia,

E a transformação foi feita por quem? O estar transformado para um fim diferente da homologação inicial, significa que o veículo está numa situação ilegal.
Em relação os processos de legalização e a tudo o que é preciso, não tenho de fato qualquer experiência, mas pode consultar alguns destes tópicos e talvez até tentar contactar por MP alguns desses membros que têm alguma experiência própria, para ver se o podem de algum modo ajudar:

viewtopic.php?f=9&t=671
viewtopic.php?f=25&t=4807
viewtopic.php?f=17&t=6225
viewtopic.php?f=9&t=6014
viewtopic.php?f=9&t=5835
viewtopic.php?f=9&t=3534
viewtopic.php?f=17&t=2882
viewtopic.php?f=20&t=1684
viewtopic.php?f=17&t=2199
viewtopic.php?f=9&t=1683

Espero que a leitora destes tópicos lhe seja de alguma forma útil.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor RicardoG » terça Oct 14, 2014 10:03 am

Muito obrigado, ajudou imenso! :D
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor RicardoG » terça Oct 14, 2014 2:59 pm

Mas já agora... alguém fez uma alteração destas recentemente? Um amigo disse-me que lhe ficou por 400€ todo o processo!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor Luismbmp » terça Oct 14, 2014 5:30 pm

Boas, na minha paguei:
450€ - projecto
2668€ - ISV
613€ - IVA.
150€ - IMTT
75€ - Inspecção B ( já não me lembra do valor)

Andar com problemas de legalização com essa Autovivenda, mais vale ficar quieto.


Para sua informação, eu tambem estou para vender a minha AV, se pretender informações, disponha, á e é verdade a minha está toda legalizada, tem 4 lugares averbados, 2 camas de casal.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor elnuno » quarta Oct 15, 2014 7:43 am

Curiosamente ontem fui ver essa autovivenda que o RicardoG fala neste tópico, eu ando também á procura de autovivendas para comprar e posteriormente alugar dentro do projecto que tenho de abrir uma empresa de aluguer.

Luismbmp foi muito util essa informação pois uma das coisas que me passava pela cabeça era adquirir forgões (Iveco, Mercedes Sprinter) e modificá-las, depois de saber estes preços coloco de parte essa ideia.
elnuno
 
Mensagens: 53
Registado: sábado Oct 12, 2013 4:28 pm
Localização: Porto

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor Luismbmp » quarta Oct 15, 2014 4:34 pm

elnuno Escreveu:Curiosamente ontem fui ver essa autovivenda que o RicardoG fala neste tópico, eu ando também á procura de autovivendas para comprar e posteriormente alugar dentro do projecto que tenho de abrir uma empresa de aluguer.

Luismbmp foi muito util essa informação pois uma das coisas que me passava pela cabeça era adquirir forgões (Iveco, Mercedes Sprinter) e modificá-las, depois de saber estes preços coloco de parte essa ideia.


Boas,
o que se paga ao estado, é por causa da cilindrada do veiculo, quanto mais cilindrada mais paga.
A minha iveco tem 2800cc.
A mercedes sprinter, pode adquirir uma tambem de 17m3 como a minha com o motor 2143cc e 150cv. Se for abaixo do ano 2003 so paga de isv 1.697,33€ + iva.
Abaixo deste valor não tem mais nenhuma.
As fiat ducatos, citroen jumper, peugeot boxer, são 2300cc 120cv jtd, tem as 2000cc jtd, mas eu não me metia nesse motor.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor RicardoG » quarta Oct 15, 2014 8:30 pm

Pois... entretanto também já me informei na Alfândega. Além do valor da homolgação, teria que pagar 3281€ + IUC num valor elevado (mais de 150€/ano). Já desisti dessa ideia de transformar, pois fica muito caro e não compensa... as coisas estão mesmo a ficar complicadas, está cada vez mais difícl adquirir um bichinho destes... :(

Sim, eu já vi a sua à venda, mas estou à procura de uma AC com um valor mais baixo! Muito obrigado pelas informações, muito úteis sem dúvida!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor Oliventino » quarta Oct 15, 2014 9:15 pm

Boa noite.
A Alfândega informou mal o preço do IUC, são 53 euros, tem aumentado 1 euro por ano, é a tabela dos ligeiros de mercadorias e nesses a idade não conta.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor Luismbmp » quarta Oct 15, 2014 9:23 pm

RicardoG Escreveu:Pois... entretanto também já me informei na Alfândega. Além do valor da homolgação, teria que pagar 3281€ + IUC num valor elevado (mais de 150€/ano). Já desisti dessa ideia de transformar, pois fica muito caro e não compensa... as coisas estão mesmo a ficar complicadas, está cada vez mais difícl adquirir um bichinho destes... :(

Sim, eu já vi a sua à venda, mas estou à procura de uma AC com um valor mais baixo! Muito obrigado pelas informações, muito úteis sem dúvida!



Boas, amigo RicardoG vamos por partes.

Para transformar legalmente, tem que passar por todo o processo que descrevi.

O valor 3281€, é 2668€ de ISV mais 613€ de IVA, que faz o total de 3281€

Os 150€ de IUC é calculado consoante tambem a cilindrada do veiculo, e esse valor de certeza que é um veiculo matriculado após 1 de Julho de 2007, que foi qd entrou a novo imposto.

Por isso, neste mundo do autocaravanismo, tudo é caro, o nosso querido governo diz que como estas coisas são de lazer, então é imposto atras de imposto.

Uma transformação numa fabrica credenciada e de qualidade, paga-se, eu paguei, e muitos tambem pagaram.

Até lhe digo tim tim por tim tim do que paguei...

1º foi uma pintura completa, com pintura dos parachoques e tudo - 1450€
2º Toda a transformação - 14700€
3º Legalização:
- Projecto - 450€
- Imtt - 150€
- Inspecção B - 75€
- ISV - 2668€
- IVA - 613€

TOTAL = 20106€

Por isso é que muitos dizem que o valor que estou a pedir é caro, é caro? então mandem fazer uma com todos os materiais made in germany, e com madeiras proprias para autocaravanas, como a minha levou e com o material que levou. A mão de obra nestas transformações tambem é muito cara, a minha so de mao de obra foram 3500€.

O preço que estou a pedir é 20106€ + o valor da carrinha, cerca de 5500€.
Peço 26500€ para quem quizer comprar, posso negociar no maximo nos 25000€.

O gerente da AJF-Caravanas que foi onde esta autovivenda foi construida, disse-me que se a minha carrinha fosse transformada agora lá, não pagava os 14700€ pela transformação e sim muito mais.

Abraço e coragem para transformar o seu sonho.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor Luismbmp » quarta Oct 15, 2014 9:27 pm

Oliventino Escreveu:Boa noite.
A Alfândega informou mal o preço do IUC, são 53 euros, tem aumentado 1 euro por ano, é a tabela dos ligeiros de mercadorias e nesses a idade não conta.


Boas, sim são 53€ para veiculos matriculados antes de 1 de julho de 2007
Apos esta data pode ser os tais 150€ e mais até, conforme a cilindrada.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor Oliventino » quarta Oct 15, 2014 9:56 pm

Luismbmp Escreveu:
Oliventino Escreveu:Boa noite.
A Alfândega informou mal o preço do IUC, são 53 euros, tem aumentado 1 euro por ano, é a tabela dos ligeiros de mercadorias e nesses a idade não conta.


Boas, sim são 53€ para veiculos matriculados antes de 1 de julho de 2007
Apos esta data pode ser os tais 150€ e mais até, conforme a cilindrada.

Abraço


Desculpe, vou insistir, para efeito de IUC (selo) as autocaravanas até 3500kg são comparadas pelas finanças a veículos ligeiros de mercadorias, e nessa tabela a idade não é condição para modificar o preço, nem a cilindrada,só na tabela de passageiros, o que não nos toca.
Em 1 de Julho de 2007 só modificou a tabela dos ligeiros de passageiros, com novas regras para incluir a fórmula da poluição, deixando inalterada a tabela dos de mercadorias.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Homologação de autovivenda (homologada para venda ambula

Mensagempor João Morgado » quinta Oct 16, 2014 9:18 am

Luismbmp Escreveu:As fiat ducatos, citroen jumper, peugeot boxer, são 2300cc 120cv jtd, tem as 2000cc jtd, mas eu não me metia nesse motor.

A minha Fiat Ducato é 2800 cc jtd.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 46 visitantes