ajuda em compra de AC

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

ajuda em compra de AC

Mensagempor hugobruno » quarta set 24, 2014 8:37 am

bom dia


estou prestes a comprar uma AC ,vou busca-la esta semana,mas antes de fechar negocio gostava de saber que cuidados devo ter e o que inspecionar antes de fazer a compra para nao ter surpresas desagradaveis de seguida,é a minha primeira AC e dai ter duvidas .

a AC em questao é uma ford transit de 1994,a montagem é da hehn mobil,se alguem tiver umas dicas para ter em atençao agradeço,se por acaso alguem tiver disponibilidade para na sexta feira vir comigo era perfeito,eu sou do porto e ela está em santo tirso

uma questao,éu ja a conduzi,e achei que travava muito mal,é normal? carregava no pedal,era esponjoso e custava a para-la

desde ja agradeço qualquer ajuda
hugobruno
 
Mensagens: 15
Registado: quinta jul 18, 2013 11:01 pm
Localização: Porto

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor Oliventino » quarta set 24, 2014 9:19 am

hugobruno Escreveu:bom dia


uma questao,éu ja a conduzi,e achei que travava muito mal,é normal? carregava no pedal,era esponjoso e custava a para-la

desde ja agradeço qualquer ajuda


Bom dia.
Esse carro mesmo não tendo sistema de travões moderno trava bem, por isso precisa imediatamente de recuperação total do sistema de travões não esquecendo substituir também o óleo todo.
Avaliar a embraiagem.
Ver a data dos pneus, provavelmente terão que ser substituídos não pelo piso mas pelos anos.
Na célula habitacional ver tudo a funcionar, esperar que o boiler aqueça bem a água e a choufagem, a bomba de água, o fogão...

Veja se mostra a um mecânico de sua confiança o carro, não tenha pressa, há muitas à venda.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor hugobruno » quarta set 24, 2014 10:47 am

obrigado oliventino

eu tambem achei estranho travar tao mal,mas o proprietario disse que colocou pastilhas novas e ainda nao estao "acamadas",por isso ainda nao trava muito bem.Pareceu-me conversa de vendedor,mas na sexta ja vejo melhor ,a mim parece-me que tem ar no sistema,fazer manutençao ao sistema de travagem tambem nao deve ser caro...

mais uma coisa que me lembrei,a ligaçao do gas ao fogao é feita com atraves de um tubo com braçadeira? é seguro?aquilo pareceu me muito artesanal. vou passar num stand de autocaravanas para desfazer algumas duvidas


cumprimentos
hugobruno
 
Mensagens: 15
Registado: quinta jul 18, 2013 11:01 pm
Localização: Porto

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor luis.sousa.6 » quarta set 24, 2014 2:43 pm

Pode estar a necessitar de uma bomba de travões e/ou substituição dos tubos de travões...pormenor importante e muitas vezes negligênciado!
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor curto » quarta set 24, 2014 4:02 pm

Na minha opinião só um muito bom preço pode justificar uma compra sem que tenha certezas do funcionamento quer dos sistemas motrizes (motor, refrigeração travões transmissão pneus, consumo de óleo destes motores e5c) quer da célula ( aguas aquecimento de agua gaz sanitários etc) e muitas vezes o que é barato sai caro.
Pelo que se vê por ai há boas oportunidades com boas condições, e com motorizações mais fiáveis.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor hugobruno » quarta set 24, 2014 9:53 pm

curto Escreveu:Na minha opinião só um muito bom preço pode justificar uma compra sem que tenha certezas do funcionamento quer dos sistemas motrizes (motor, refrigeração travões transmissão pneus, consumo de óleo destes motores e5c) quer da célula ( aguas aquecimento de agua gaz sanitários etc) e muitas vezes o que é barato sai caro.
Pelo que se vê por ai há boas oportunidades com boas condições, e com motorizações mais fiáveis.


é o motor 2.5,costumam dar problemas? gastam oleo? nao sabia,estou a ver que vou ter que lhe fazer um test drive em condiçoes
hugobruno
 
Mensagens: 15
Registado: quinta jul 18, 2013 11:01 pm
Localização: Porto

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor Aleluia » quarta set 24, 2014 10:24 pm

Boa noite, hugobruno.
Muitas dicas já foram dadas.
Em relação ao tubo do gás do fogão, se o negocio se concretizar, o mesmo deve ser mudado por um tubo novo.
Hugobruno, não esquecer de completar o AVATAR, com a tua LOCALIZAÇÃO (Porto).
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor fluis » quinta set 25, 2014 10:38 am

Bom dia,

Começo por dizer que Ford Transit de 1994, é o modelo mais fiável de Transit que saiu. Basta observar à volta vê-se que elas continuam em grande número a fazer o seu serviço, havendo inúmeros casos de viaturas de trabalho que atingiram o milhão de km. Claro que é necessário atenção a alguns pormenores de manutenção nomeadamente a troca da correia de distribuição a qual nunca deve ser descurado o intervalo indicado para troca. Uma AC principalmente se estiver bem pesada, nunca é um primor a travar depende do que com que veículo se compara se for com um carro ligeiro é evidente que a ac parece que trava mal, agora o pedal nunca pode estar é esponjoso, tal como já foi referido por outros companheiros, também sou da opinião que é sinal de alguma anomalia no sistema de travagem.

Muito importante para além da parte mecânica é a parte habitacional, e todos os seus sistemas:

  • Elétrico
  • Gaz:
  • Água.

Veja se a bateria está funcional, se aguenta várias luzes ligadas e outros aparelhos elétricos ligados (bomba de água por exemplo), se a bomba de água funciona, se os sistema de aquecimento de água e do ambiente estão funcionais, o estado e fixação de armários, como estão os depósitos de água limpas e sujas se não existem fugas, se o frigorifico funciona nas três energias possíveis (12V, 220V e principalmente no gás), se o fogão funciona, como estão as tubagens de gás e água, etc. Se tiver algum amigo com conhecimento tanto melhor.
Por último na minha opinião seria bom ver muitas e tomar a decisão com tempo e calma.
Consulte ainda quer o abc do autocaravanismo, quer alguns documentos disponíveis em técnicas & bricolages, acessíveis a partir da página principal do portal http://www.campingcarportugal.com
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor hugobruno » segunda set 29, 2014 1:41 pm

boa tarde

agradeço a ajuda e dicas,já vi a AC e estava mesmo decidido a traze-la,mas nao aconteceu. nao era possivel testar o fogao,aquecimento da agua e figorifico,nao tinha a ligaçao de gás e respectivo acessorio da botija,a cama de cima estava com o tecido estragado,o cinto de segurança traseiro estava partido,os pneus estavam com muito piso,mas um era de 2002,outro de 2012 e 2 de 2007,o suplente estava uma miseria. no final apos ter tentado sem sucesso descer o preço ainda descobri que estava a pingar oleo do carter,nao sei se era grava ou nao,mas aquilo foi decisivo para perder interesse na venda.

o vendedor ficou irritadissimo comigo e ate fui chamado de homem de pouca palavra,sinceramente nem estava para me chatear e vim embora,se acharem do interesse do forum posso colocar o link da venda
hugobruno
 
Mensagens: 15
Registado: quinta jul 18, 2013 11:01 pm
Localização: Porto

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor curto » segunda set 29, 2014 2:46 pm

Companheiro.
Não desanime. Agora estará mais bem informado.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor spedy » segunda set 29, 2014 7:39 pm

hugobruno Escreveu:boa tarde

,mas nao aconteceu. nao era possivel testar o fogao,aquecimento da agua e figorifico,nao tinha a ligaçao de gás e respectivo acessorio da botija,

o vendedor ficou irritadissimo comigo e ate fui chamado de homem de pouca palavra,sinceramente nem estava para me chatear e vim embora,se acharem do interesse do forum posso colocar o link da venda


Que conveniente para o vendedor... Se ele tivesse vontade que a testasse facilmente ligava o gás... Ainda por cima o Hugo é que teria pouca palavra... Enfim, não desanime não falta Ac a venda... :D
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: ajuda em compra de AC

Mensagempor hugobruno » segunda Oct 06, 2014 3:49 pm

obrigado pela ajuda e de certeza que vou melhor preparado para a proxima
hugobruno
 
Mensagens: 15
Registado: quinta jul 18, 2013 11:01 pm
Localização: Porto


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 38 visitantes

cron