painel 220V

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

painel 220V

Mensagempor vitor » segunda set 08, 2014 2:22 pm

Algum companheiro tem opinião fundamentada sobre este painel solar de auto-consumo (para utilização doméstica)?
http://www.brico-sun.pt
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: painel 220V

Mensagempor danibeja » segunda set 08, 2014 10:39 pm

Boa noite,

Opinião fundamentada é difícil, mas uma coisa é certa, o painel na máxima força ( watts / ( dividir ) voltes = amperes ) 250W / 230V = tem 1 ( um ) ampere hora, logo, é o equivalente a 12 watts ( em 12 voltes corrente continua )........

Para ter auto consumo durante o dia, era necessário ter cerca de 10 painéis destes....

Mas posso estar enganado.... mas gostava de ver e experimentar.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: painel 220V

Mensagempor fj2011 » quarta set 10, 2014 12:20 am

vitor Escreveu:Algum companheiro tem opinião fundamentada sobre este painel solar de auto-consumo (para utilização doméstica)?
http://www.brico-sun.pt



VITOR, É FRACO... e não é barato!...

nota: precisa de um minimo de 1500wp em paineis, para obter 200 Kw a 220Kw /mês (com sol todo o dia e sem muito calor)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: painel 220V

Mensagempor vitor » quarta set 10, 2014 1:07 pm

De facto, não é barato.
Entretanto encontrei um da marca LG, com as mesmas características do anterior, por €550 e com montagem.
A ideia é fazer os consumos menores (até 250W) com o solar. Como (ainda) tenho bi-horária, os grandes consumos são nocturnos...
A amortização só acontece após 7 anos, e isso parece-me excessivo...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: painel 220V

Mensagempor fj2011 » quinta set 11, 2014 11:31 pm

vitor Escreveu:De facto, não é barato.
Entretanto encontrei um da marca LG, com as mesmas características do anterior, por €550 e com montagem.
A ideia é fazer os consumos menores (até 250W) com o solar. Como (ainda) tenho bi-horária, os grandes consumos são nocturnos...
A amortização só acontece após 7 anos, e isso parece-me excessivo...


Vitor, não precisa de 7 anos, pouco mais de metade chega. Obviamente depende muito dos Kw que consome anualmente, quanto mais consumir, mais depressa o valor é amortizado.

dou-lhe o meu exemplo, fiz um investimento inicial ( na altura foi um bom negocio) na ordem dos 2 mil e tal euros e até ao final deste ano está praticamente tudo pago.

Há que procurar material "acessível", fazer algumas contas do que na realidade se precisa e não investir mais que isso...
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: painel 220V

Mensagempor vitor » sábado set 13, 2014 8:58 am

Fernando, obrigado pela resposta.
Não pretendo ir para além de 1 painel, portanto cerca de 250W.
Informaram-me que isto dá para os consumos diurnos mais comuns - frigo, PCs, stand-by de boxes e router. Será assim?
À noite tenho (ainda) a bi-horária.
Na realidade, caso se não trate de uma burrice, gostaria de não ultrapassar os €550.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: painel 220V

Mensagempor danibeja » sábado set 13, 2014 1:56 pm

Boa tarde,

Com apenas um painel destes, só dá mesmo para Router e Boxes, a potencia deste painel é mesmo muito pouca....

Para um frigorífico normal, só de arranque precisa de cerca 1000W , e cerca de 10 segundos depois de estar em funcionamento baixa para os 80W ( neste momento o painel já se aguentava, mas....... ).

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: painel para ligar directamente à rede EDP 220/230V

Mensagempor fj2011 » sábado set 13, 2014 6:00 pm

vitor Escreveu:Fernando, obrigado pela resposta.
Não pretendo ir para além de 1 painel, portanto cerca de 250W.
Informaram-me que isto dá para os consumos diurnos mais comuns - frigo, PCs, stand-by de boxes e router. Será assim?
À noite tenho (ainda) a bi-horária.
Na realidade, caso se não trate de uma burrice, gostaria de não ultrapassar os €550.


Boa tarde Victor,
Lamento desapontá-lo, mas apenas com este painel de 250Wp não dá mesmo para o que mencionou, este painel no melhor dos nossos meses de sol, com exposição directa e sem muito calor ( +/- 25º ) pode dar-lhe cerca de 1 KW/dia , será o máximo dos máximos..."falo" com conhecimento e por experiência própria.

Dou-lhe um exemplo prático, durante o dia solar sou autónomo em termos energéticos, à noite, depois das 19h:40m até às +/- 8 da manhã, tenho um consumo de 2000W...
Neste período, ou seja, no SEU período bi-horário, para além do frigorífico de classe A+++ , só tenho ligados à rede durante +/- 5h, uma TV Led, 1 Pc e alguma iluminação, obviamente para além dos aparelhos permanentemente ligados 24h em stand-by, radios/relogios, boxes, router, etc.

Victor,
tome nota, pelo facto destes painéis serem vendidos com o intuito de facilitar a montagem a qualquer pessoa e respectiva ligação à rede com a finalidade de serem utilizados para o auto-consumo, acabam por ficar um pouco mais caros, isto porque já trazem igualmente acoplados um inversor especifico para cada painel.

nota: mais um senão, assim com este sistema anunciado, também não poderá juntar/ligar os paineis da sua AC para auto consumo. :(
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 41 visitantes