Ajuda a um novato!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Ajuda a um novato!

Mensagempor RicardoG » segunda jun 30, 2014 11:05 pm

Bom noite para todos!


Inscrevi-me recentemente neste fórum porque estou a ponderar a aquisição de uma autocaravana, mas tenho muitas dúvidas que gostava de partilhar convosco e também ouvir a vossa opinião, uma vez que são pessoas que, provavelmente, tiveram as mesmas interrogações.
Somos 3 pessoas cá em casa sendo que o nosso filho é ainda bebé (1 ano de idade). Eu e a minha mulher sempre gostamos de acampar e eu ainda o faço com bastante regularidade uma vez que pratico canoagem um pouco por todo o país.
Há pouco tempo, e porque um bebé altera substancialmente a “coisa”, surgiu a ideia de comprar uma autocaravana (usada) para substituir a tenda. Naturalmente é um passo importante mas que me parece exigir ponderação uma vez que no fundo se trata de mais um “veículo” com todas as despesas que lhe são inerentes e tendo em conta a conjetura atual deve ser bem ponderado.
Depois de ler alguns (muitos) post´s deste fórum, aqui vão algumas das dúvidas tendo como referência uma AC do ano 2000 (+/-):
. Quanto pagará de IUC e de seguro?
. Nas autoestradas paga classe 2 ou 3?
. Tenho visto que a maior parte das AC à venda têm letras no meio da matrícula, acho que são importadas, pagam mais IUC?
. Não tenho garagem para a guardar, terá que ficar num parqueamento comum, será que o desgaste do tempo a afeta mais do que uma viatura normal? (uma vez que tem mais “aparelhos” do que um carro normal)
. Acham viável por cerca de 15.000€ comprar uma AC em bom estado?
. Haverá alguma manutenção/gastos acrescidos por se tratar de uma AC? Por exemplo na Inspeção Periódica?
. Tenho visto algumas AC no estrangeiro (num site muito conhecido) sobretudo na Alemanha com preços bem mais interessantes do que as que vejo por cá. Já li no fórum que é preciso ter cuidado com as “fraudes” mas estava na disposição de ir lá busca-la…
… e para já são as dúvidas que me surgem….  peço desculpa se alguma dúvida for mais descabida…

Muito obrigado pela vossa ajuda e paciência a ler este post! 
Um abraço e, espero, até breve!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor jgomes » terça jul 01, 2014 1:05 pm

Boa tarde.

Do pouco conhecimento que tenhoi, comparado com alguns companheiros, vou tenter dar-lhe algum esclareciemto e opiniões:

IUC, paga o normal, a minha autocaravana, Fiat Ducato 2.5 TDI, modelo Hymmer, paga acho que 52 euros; seguro depende do acordo que tiver com a seguradora; sou sócio do CPA, por isso o seguro é mais em conta;
Nas autoestradas portuguesas pagam classe 2;
O facto de serem importadas, logo letras no meio da matricula, podem não pagar IUC mais elevado;
As autocaravanas, estão preparadas para permaneceram mais tempo que outra qualquer viatura ao ar livre, e, então se tiver painel solar, se não estiver ligada à electricidade, o ideal será mesmo estar exposta ao sol para carregamento da ou das baterias;
Acho que entre os 15 e os l8 mil euros poderá encontrar já uma autocaravana em bom estado, apesar de nesta altura do ano não ser a melhor opção para a compra, espere até depois do verão;
A inspecção periódica não tem acréscimo de preço, paga o mesmo que um ligeiro de mercadorias;
Aqui nesta questão de a ir buscar lá fora, é que reside o principal problema. Ora vejamos: despesas com a deslocação, com a legalização cá em Portugal, combustível e outras coisas para a trazer até cá. E depois... numa avaria seja de que tipo fôr e então se fôr na célula, ui, ui... não tem garantia, não foi comprada cá, há que pagar por tudo isto, não sei se me entende.
Tem por lá alguém que lhe faça uma prospecção do mercado para ficar com uma ideia melhor?

Espero ter ajudado nalguma coisa.

Cumprimentos

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor RicardoG » terça jul 01, 2014 1:39 pm

Muito obrigado pela ajuda!

Pois... a questão é que os preços que tenho encontrado em Portugal são, comparativamente com os do estrangeiro, bem mais elevados, compensa mesmo ir lá fora. Claro que o risco é sempre um factor a ter em conta, pois como disse o companheiro, se houver problema, a coisa fica preta!

Eu tenho um contacto lá fora (na Alemanha) que pode minorar (não eliminar) esse risco. Já agora... sabem por quanto poderá ficar a legalização? Já ouvi falar em 1.000€ e +/- em 2.000€... para um valor de compra de no máximo até 15.000€.

Obrigado!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor cfilipe » terça jul 01, 2014 2:09 pm

Boa tarde
Apesar da minha experiencia ser nula, mas como também ando a ver alguma AC para comprar, também equacionei a importação.
Andei a ver no http://www.mobile.de pois não tenho nenhum contato do estrangeiro dentro deste ramo e cheguei á conclusão que mesmo sem contarmos com o risco é possível que não justifique.
Vejamos, só de imposto sobre veículos, e partindo do principio que estamos a falar de uma AC de 2000 pagará entre os 1350€ e os 3000€, para cilindradas entre os 1900cc e os 3000cc (pode fazer a simulação em https://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp ), mais outras despesas de papeis cá em Portugal, mais deslocação e despesas lá, mais transporte para cá, não sei se justifica.
Eu já fiz várias simulações, ao ver uma AC que agradasse por cá (por exemplo no OLX ou no Standvirtual), procurar uma igual da mesma marca de chassi e célula mais ou menos nas mesmas condições, por exemplo num stand na Alemanha, ao preço da compra, juntar o ISV, e + 1000€ para todas as outras despesas (papeis, deslocações, transportes e uma pequena revisão mecanica) e na maioria dos casos a diferença é inferior a 1200€. Será que justifica? Terá de ser o companheiro a decidir.

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor RicardoG » terça jul 01, 2014 2:29 pm

Muito obrigado pela ajuda!

Pois... de facto é verdade! Mas tenho visto coisas "interessantes" por 10/12.000€ que cá custam mais uns 5.000€...

Será que posso colocar aqui um link da mobile.de para me darem uma opinião sobre uma autocaravana?
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor Oliventino » terça jul 01, 2014 2:44 pm

jgomes Escreveu:Boa tarde.

O facto de serem importadas, logo letras no meio da matricula, podem não pagar IUC mais elevado;


Boa tarde.

O IUC é 52€ dos 2500 aos 3500kg, paga pela tabela de mercadorias, e por isso não depende do ano de matrícula. Na tabela de passageiros é que há o depois de Julho de 2007.

De seguro pago 170€.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor RicardoG » terça jul 01, 2014 2:50 pm

Obrigado, fiquei esclarecido quanto a isso!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor fluis » terça jul 01, 2014 3:49 pm

RicardoG Escreveu:
...

Será que posso colocar aqui um link da mobile.de para me darem uma opinião sobre uma autocaravana?


Boa tarde,

Pode colocar o link.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor fluis » terça jul 01, 2014 3:59 pm

Boa tarde,

Em relação à questão que coloca, não tenho de facto experiência de importação de usados, alguns companheiros que participam no fórum já o fizeram e poderão ajuda-lo.
Para ajudar na escolha da configuração, poderá ler um pouco deste dossier o que poderá certamente ser uma ajuda:
http://www.campingcarportugal.com/ABCautocaravanismo

Como tem um filho de 1 ando, lembre-se que as crianças crescem depressa, e preveja uma configuração para ter uma cama fixa a contar com ele, que isto de transformar uma mesa de refeição em cama todos os dias, acaba por se tornar fastidioso.
Caso estejam a pensar ter mais filhos, o ideal será certamente pensar numa configuração de beliches.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor RicardoG » terça jul 01, 2014 5:47 pm

Pois essa questão de ter sempre que estar a fazer a cama tb não me parece nada interessante... :( vi por acaso estas AC´s mas não sei.. o que acham? Também li que as perfiladas são bem mais fáceis de conduzir e gastam menos combustível..

http://suchen.mobile.de/fahrzeuge/detai ... 2_c01_4201

http://suchen.mobile.de/wohnwagen-inser ... 2_c01_4201


http://suchen.mobile.de/wohnwagen-inser ... 2_c01_4201

Muito Obrigado!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor cfilipe » terça jul 01, 2014 9:14 pm

Boa noite

Não consegui abrir os link's que colocou, por isso não sei qual o tipo de AC que pertende.
Em todo o caso deixo aqui um exemplo do que lhe disse.

http://sines-sines.olx.pt/fiat-ducato-2 ... -456667433

http://suchen.mobile.de/wohnwagen-inser ... =SIX_BUNKS

Apenas um exemplo. Há milhares de hipoteses. Boa busca.

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor RicardoG » terça jul 01, 2014 9:22 pm

Tem razão... acho que vou refinar a minha pesquisa por cá... obrigado! Entretanto, se surgir alguma boa oportunidade, sempre podem enviar-me uma mensagem! :D
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor João Morgado » quarta jul 02, 2014 12:11 am

RicardoG Escreveu: Tenho visto algumas AC no estrangeiro (num site muito conhecido) sobretudo na Alemanha com preços bem mais interessantes do que as que vejo por cá. Já li no fórum que é preciso ter cuidado com as “fraudes” mas estava na disposição de ir lá busca-la…

Companheiro RicardoG, as perguntas anteriores já obtiveram resposta com as quais estou de acordo. Quanto à questão das fraudes quando falamos é mais direccionado aos sites que andam por aí (OLX, Custo Justo, e outros) e basta perder um pouco de tempo a percorrer os anúncios para que alguns saltem logo à vista. Eu já respondi a alguns, apenas por curiosidade e as respostas não me deixaram dúvidas (qualquer um pode fazer isto e tirar conclusões. Lá diz o ditado: galinha gorda por pouco dinheiro...).
Quanto à importação, a minha opinião é que se tem um contacto na Alemanha é de avançar pois se não compensasse não víamos por aí tantos revendedores a irem lá buscá-las. Claro que é sempre preciso ter cuidado com aquilo que se compra e saber tudo o que é necessário trazer de lá para não ter problemas na legalização.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor romão » quarta jul 02, 2014 1:41 pm

boas, companheiros.
Eu em tempos fui comprar um automóvel na Alemanha em segunda mão. Quanto á legalização não houve problemas.
Mas passados uns meses(cerca de um ano) tive um grande problema mecânico que me custou umas centenas de contos na altura e
"adeus vindima" se fosse por cá tinha garantia mas assim "arrotei" com toda a despesa e lá se foi a diferença e mais algum.
Não é para desanimar mas é para ponderar, eu também tinha feito uma boa compra (metade do preço que por cá pediam).
cumprimentos
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Ajuda a um novato!

Mensagempor RicardoG » quarta jul 02, 2014 5:03 pm

Essa questão é muito pertinente... vou ficar atento aos negócios que aparecerem por cá, e manter-me atento às oportunidades... mas acho que o mercado nacional está inflacionado!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes