Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor curto » terça set 16, 2014 10:02 pm

Companheiro P Lopes.
Não é normal a bomba de agua provocar uma tão acentuada queda de tensão (eu tenho uma bomba da mesma marca e de maior débito)
A questão da bateria pode ter varias coisas isoladas ou em conjunto
Bateria » cansada» e a precisar de reforma
Manutenção da bateria (níveis de electrolito)
Bateria não completamente carregada
Consumo instantâneo elevado ( atenção ao consumo também da sua TV )
Capacidade da bateria no limite dos consumos

Um abraço
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » quarta set 17, 2014 11:28 am

curto Escreveu:Companheiro P Lopes.
Não é normal a bomba de agua provocar uma tão acentuada queda de tensão (eu tenho uma bomba da mesma marca e de maior débito)
A questão da bateria pode ter varias coisas isoladas ou em conjunto
Bateria » cansada» e a precisar de reforma
Manutenção da bateria (níveis de electrolito)
Bateria não completamente carregada
Consumo instantâneo elevado ( atenção ao consumo também da sua TV )
Capacidade da bateria no limite dos consumos
Um abraço


Desconfiei logo da bateria, porque ela não é nova. Aliás, é constituída por 5 baterias de Gel de 18Ah que já tinham sido usadas numa UPS, e que aproveitei e liguei em paralelo dando uma amperagem total de cerca de 80/90Ah.
Por via das dúvidas, desliguei todas as células umas das outras para ver o comportamento e existe realmente uma delas que baixou a tensão em vazio e se destacou das outras pelo que pode ser a origem do problema.

A bomba nova só ainda usei um fim-de-semana... dei com o problema logo na primeira noite com ela.
No outro dia, e já com o apoio do painel solar, tudo trabalhava às mil maravilhas.

Provávelmente será esta bomba que terá um consumo maior que a anterior, embora o débito de saída de água seja idêntico... estranhei a situação, porque no final de Agosto tive fora 6 dias seguidos totalmente autonomo e sem problemas.

Vá-se lá perceber... lá terei que abrir os cordões à bolsa e investir numa bateria nova!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » quarta Oct 08, 2014 3:46 pm

Viva companheiros,

Com saída prevista no fim-de-semana passado para actividades em Aveiro e Figueira da Foz respectivamente, e com medo de ficar apiádo com a bateria pelas razões descritas anteriormente, decidi avançar para a compra da bateria.

Cheguei a ponderar mandar vir uma AGM de espanha pois os preços que encontrei por lá era convidativos, mas em caso de problema ia ser mais complicado/despendioso resolver o problema mesmo que dentro da garantia.
Por vários motivos optei por uma bateria "normal" optimizada para o uso que lhe damos.
Comprei esta na versão 100Ah: http://www.bannerbatterien.com/banner/p ... x2_en2.php

Optei por esta, primeiro porque a descobri aqui perto numa casa que se dedica à venda de material auto e que por acaso é de um conhecido que por acaso também tem uma AC. O facto de ser perto, oferecer uma garantia de 2 anos, e um preço acessível (isto não anda fácil €€), ajudou logo nas negociações! :lol:

Depois porque não me comprometi com a compra sem antes ir procurar informações da marca, e acabei por encontrar muitos boas referências sobre esta bateria em concreto por essa europa fora, incluindo a informação que a mesma equipa marcas como Dethleffs, LMC, Hymer, etc. Logo deve cumprir com os requisitos necessários. (fonte: http://www.worldofmotorhomes.com/inside ... -batteries)
O facto de no meu caso a instalação ser no exterior e de ter o painel para ir mantendo a carga também ajudou na escolha.

Depois da montagem foi outra história que irei relatar a seguir...
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » quarta Oct 08, 2014 5:02 pm

... durante a montagem da bateria, tive que colocar novos terminais pois esta, ao contrário da anterior, tem bornes para as ligações. Houve um pormenor que me chamou logo a atenção e que por acaso já tinha referido aqui à uns tempos se não seria a origem do problema...

Tudo ligado toca a experimentar, voltagem no painel a rondar os 13,4V tudo a funcionar sem problemas deibaixo de um belo sol.
Lembrei-me então de ir tapar o painel solar. Voltimetro baixou como seria de esperar para os cerca de 12.8V. Ligo luzes e TV, tudo Ok... ligo a bomba de água - TV desligou-se e o voltimetro baixou logo para 10.xV :shock: Bolas! Fui com o multimetro directo à bateria e mesmo com a bomba ligada, ali não baixava dos 12.6V :shock: :shock: Mau!

Foi então que me lembrei do pormenor durante a ligação dos bornes... cablagem fina demais!
Pois é companheiros, a aquisição de uma nova bomba (possivelmente com maior consumo) veio pôr a descoberto este pormenor, numa cablagem com cerca de 20 anos (acreditando ser a de origem), que começa a ser fraca para os equipamentos atuais!

Solucionei facilmente a situação, até porque a bateria fica perto da bomba.
Instalei um relé que é activado pelo interruptor do painel principal para ligar o sistema da água.
Este relé ao ser activado, liga a bomba directamente à bateria com cablagem adequada - aqui falta-me só colocar um fusivel para prevenir algum problema durante o funcionamento.
Com esta operação, a bomba flui muito melhor e o seu funcionamento nem sequer se nota nas luzes interiores ou mesmo no indicador de carga da bateria.

Com isto consegui um fim-de-semana descansado e sem problemas electricos onde tudo funcionou! :wink:

Apenas com a frustação de ter investido numa bateria quando tinha uma que ainda iria dar para mais uns meses. Qualquer das formas algumas das células da bateria que tinha a uso já têm como destino uma UPS que entretanto também também "morreu"... sempre a reutilizar! :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor fluis » quinta Oct 09, 2014 2:41 pm

plopes Escreveu:...

Foi então que me lembrei do pormenor durante a ligação dos bornes... cablagem fina demais!



Boa tarde,

A grossura da cablagem é extremamente importante no nosso caso que a corrente é a 12 V.
Ainda bem que o problema ficou resolvido, e não menos importante para todos é o dar feed-bak depois da resolução, e isso justiça lhe seja feita, o companheiro plopes tem feito desde que chegou a este fórum.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor curto » quinta Oct 09, 2014 2:53 pm

Não direi que é frequente , mas muitas vezes ouvimos dizer que por estarmos a usar tensões baixas (12 V), a secção da cablagem para ligar os equipamentos pode ser pequena, quando é exatamente o contrario, basta lembrar a lei de Ohm.
Companheiro P Lopes, a sua odisseia tem tido como reflexo uma atenção muito especial e muito atenta ao seu tópico.
Que tudo comece a entrar na normalidade, que é continuar com um ou outro problema, mas só de vez em quando.
Boas saidas
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta Oct 10, 2014 7:15 pm

fluis Escreveu:Ainda bem que o problema ficou resolvido, e não menos importante para todos é o dar feed-bak depois da resolução, e isso justiça lhe seja feita, o companheiro plopes tem feito desde que chegou a este fórum.

Acho que devia ser sempre assim no que diz sentido à partilha... diz-se que os problemas são grandes impulcionadores à nossa experiência de vida - porque não partilhar com os outros essas resoluções? :wink:
Mais tarde ou mais cedo aparece por cá alguém com um ou outro problema semelhante... irei gostar de saber que dei um contributo na resolução desse problema.


curto Escreveu:Não direi que é frequente , mas muitas vezes ouvimos dizer que por estarmos a usar tensões baixas (12 V), a secção da cablagem para ligar os equipamentos pode ser pequena, quando é exatamente o contrario, basta lembrar a lei de Ohm.

Efectivamente a questão da cablagem é realmente importante, mas quando falamos da Corrente (Ah), pois muita gente tende a ir atrás do contrário (Voltagem - V).
Tenho uma mota eléctrica que há cerca de 2 anos converti para baterias de Lítio em vez das chumbo/gel que trazia de origem. Para dar o exemplo, estamos a falar em trabalhar com células (baterias) cada uma com uma pequena tensão de 3,2V mas que debitam correntes na casa dos 40Ah. A cablagem aqui é muito importante e tem que ter bastante secção para poder aguentar tais passagens de corrente. Para ter ideia, falamos de cabos mais grossos do que qualquer um que tenha dentro da minha casa, e aqui falamos em 220V! :D
Quem tiver curiosidade e paciência para leitura, pode acompanhar o projecto aqui: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 62&t=15766


curto Escreveu:Companheiro P Lopes, a sua odisseia tem tido como reflexo uma atenção muito especial e muito atenta ao seu tópico.
Que tudo comece a entrar na normalidade, que é continuar com um ou outro problema, mas só de vez em quando.
Boas saidas

Obrigado, acho que as coisas estão a começar a entrar nos eixos... felizmente!
Entretanto até me esqueci que tenho mais um "acessório" na AC, mas vou guardar para falar depois de ter o respectivo registo fotográfico! ;)

Abraços,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta jan 09, 2015 12:06 pm

Boas companheiros,
Principalmente nestes ultimos dias, tenho encontrado a cobertura da minha AC neste estado... branquinha branquinha!

Imagem

Estou cada vez mais convencido que na falta de um local fechado para guardar a AC, a cobertura foi um bom investimento.
Mesmo em dias de chuva já tenho ido verificar como estão as coisas por cima da AC e não tenho encontrado humidades, o que é bom sinal. :wink:

Aproveito para desejar um bom ano a todos os companheiros, principalmente cheio de boas viagens! ;)
Um abraço,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor curto » sexta jan 09, 2015 4:59 pm

Ora muito bom ano companheiro Paulo Lopes.
Já faziam falta o detalhe dos seus tópicos. Eu também procurei e consegui uma garagem para recolher a minha AC e a diferença é por demais evidente. Não fica barato mas na minha opinião compensa e bastante. No seu caso e à falta de alternativa a cobertura é opção; penso que convém arejar de vez em quando para libertar condensações desagradáveis.
Um abraço
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta fev 06, 2015 9:10 pm

Com a chegada de algum sol... e muito frio, era chegada a altura de tratar do meu aquecimento!

Lembro que adquiri a AC com um pequeno problema no aquecedor que já não possuía o "sensor" de temperatura para regular o termostato e a respectiva válvula de gás, ou seja, quando trabalhava era sempre no máximo, nunca desligava. Logo nessa altura mandei vir da Alemanha a única válvula que encontrei no eBay com a mesma referência da minha.

Um ano depois mãos à obra!

Imagem

Aqui a válvula nova ainda por colocar.
Repare-se que esta contém aquela "ampola" em cobre que neste tipo de aquecedor é o que comanda a válvula do gás em função da temperatura que esteja regulada.
Imagem

Imagem

Nas imagens não salta à vista, mas olhando em pormenor para o sitio onde entra o gás na válvula, pode ver-se que o encaixe do tubo é diferente, mesmo tendo a mesma referência marcada nas 2 válvulas... :shock:

Esse pormenor acabou por me complicar a substituição, e tive que recorrer a ajuda mais profissional para me alterar a ponta do tubo de maneira a que pudesse enroscar na nova válvula. Mas ficou resolvido logo nessa mesma tarde!

Montado o aquecedor no sitio foi necessário verificar muito bem que não havia fugas, quer no sistema de gás quer na saída dos gases para a chaminé.

O aquecedor tem agora um comportamento normal, regula-se com facilidade, e agora já liga e desliga sozinho consoante a temperatura seleccionada. Já conta com 3 fins de semana bem fresquinhos de bom funcionamento. E que jeito tem dado! :D
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta fev 06, 2015 9:35 pm

plopes Escreveu:Optei por ir buscar a caixa usada por 350€ (...) lá se arranjou uma igual com cerca de 200 mil kms, os mesmos da minha AC. Resta-me a esperança de estar em melhores condições por se tratar de um furgão de caixa fechada de 6 lugares e menos habituada a esforços. Sempre tenho 3 meses de garantia, mas vou ficar bastante frustrado se esta tiver o mesmo problema...


Não tinha, mas já tem... :?

Puxo aqui o post que coloquei no dia 20 de Março do ano passado para informar que 4000Kms depois estou outra vez com problemas nesta "nova" caixa que meti na altura, e novamente com a 2ª mudança... F"#$%&!!! :roll: :oops:

Começou a arranhar na última viagem que fiz há cerca de 2 semanas atrás.
Não a forcei muito mais, pois devagar a mudança até entra e fiz o resto da viagem o mais suave possível.
Decidi não andar mais até a reparar na esperança que seja só a anilha sincronizadora que tenha ido à vida, e que o carreto não esteja danificado - sorte que não tive com a outra caixa.
Já verifiquei com o mecânico na outra caixa (que guardei) que esta usa a anilha igual em 3 ou 4 mudanças incluindo a segunda velocidade. Como na outra tinha metido anilhas todas novas e só tive problema na 2ª, provavelmente vou conseguir aproveitar uma dessas anilhas para reparar esta caixa... assim espero. Vamos lá ver se de 2 caixas se consegue fazer uma em condições. Caso contrário, nova corrida às sucateiras... :?
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Lealbino » segunda fev 09, 2015 8:48 am

Fico a torcer para que seja só a questão de troca da "aliança" e que fique tudo a rolar, é que ainda por cima com o aquecedor a funcionar em pleno ela pede mesmo para dar umas voltas! :wink:


Abraço!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » segunda fev 23, 2015 4:58 pm

Lealbino Escreveu:Fico a torcer para que seja só a questão de troca da "aliança" e que fique tudo a rolar, é que ainda por cima com o aquecedor a funcionar em pleno ela pede mesmo para dar umas voltas! :wink:

Infelizmente, com a abertura da caixa e após verificação do carreto da 2ª velocidade, não se garante que a troca da anilha venha resolver o problema - a médio praso pode vir a dar chatisse novamente.
Sinceramente já não estou a pensar arriscar muito nesta solução...

Este fim-de-semana devo ter feito uns 200 e tal kms a correr as sucateiras todas aqui à volta, e enviei dezenas de emails para contactos que fui apanhando pela net de norte a sul do país... as respostas vão chegando e desta vez não consigo encontrar esta malfadada caixa em lado nenhum :(

Ainda tenho algumas hipoteses, mas estou muito tentado (e a ser quase forçado) a comprar uma carrinha com motorização diferente e mudar toda a mecânica, matando o mal pela raiz. Como esta hipotese acarreta um custo mais avultado, terá que ser obviamente bem pensada.
Entretanto fui arranjando contactos para poder adquirir uma viatura com motorização 2.5TD e direcção assistida... acho que dava outra alma à minha AC. Sinceramente depois do tempo que despendi de volta da AC para a meter da maneira que está, ia ter muita pena de me ter que desfazer dela. :cry:

Outra hipotese e para a qual também peço a vossa ajuda é se algum forista sabe ou conhece alguém que já tenha metido um motor de uma Ducato posterior a 1994 (modelo mais redondo) numa Ducato anterior a 1994 como a minha com a frente mais quadrada. Tenho encontrado viaturas interessantes que mesmo com o motor 1.9TD (mais moderno) seriam uma boa opção caso desse para aplicar. Acho que já ouvi dizer que dava, mas não tenho a certeza.

Já agora, se alguém tiver contactos com alguma sucateira ou casa de peças, a caixa que ando à procura tem a seguinte referência:
Viatura: Fiat Ducato ano 1994 (modelo até 1994)
Motor 1.9TD
Referência da Caixa: 9431230021

Obrigado! :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor danibeja » segunda fev 23, 2015 10:03 pm

Boa noite,

No autodata as fiat ducato de 1994 até 1997 utilizam o bloco de motor 230A3, por isso a probabilidade de a caixa de velocidades ser igual é muito elevada...

Mas pelo que percebi tem uma caixa desmontada em casa, eu no seu lugar montava as partes exteriores da caixa e levava para amostra nas sucateiras, pois se a parte externa ( onde se apertam os apoios e onde encaixam as transmissões ) for igual, bastava adquirir uma, poderá existir diferenças nas relações de caixa, umas mudanças puxarem mais ou menos pelo motor, assim como poderá dar mais, ou menos velocidade, mas visto que é mais evoluída é muito provável que seja melhor.....

Não o aconselho a trocar por um motor 2.5 td de 70KW, pois parece-me que o seu é melhor, mas também é uma questão de sorte.... ( que julgo ser a parte que lhe tem faltado...)

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » segunda fev 23, 2015 10:47 pm

danibeja Escreveu:No autodata as fiat ducato de 1994 até 1997 utilizam o bloco de motor 230A3, por isso a probabilidade de a caixa de velocidades ser igual é muito elevada...

Viva companheiro, infelizmente a probabilidade fica-se só por isso mesmo. Mesmo procurado em caixas mais recentes nas diversas motorizações, nenhuma é igual.

danibeja Escreveu:Mas pelo que percebi tem uma caixa desmontada em casa, eu no seu lugar montava as partes exteriores da caixa e levava para amostra nas sucateiras, pois se a parte externa ( onde se apertam os apoios e onde encaixam as transmissões ) for igual, bastava adquirir uma, poderá existir diferenças nas relações de caixa, umas mudanças puxarem mais ou menos pelo motor, assim como poderá dar mais, ou menos velocidade, mas visto que é mais evoluída é muito provável que seja melhor.....
Os 200 e tal kms que fiz no sábado foram mesmo com a caixa atrás. Fiquei a saber diversas coisas, entre elas que é uma caixa muito rara e procurada (vá-se lá saber porquê) foi resposta generalizada em quase todas as sucaterias. Numa das sucateiras até me disseram que tinham mandado à pouco tempo uma para frança :shock:
Fiquei também a saber que a parte que aperta no bloco se chama "cloche", e que é esta parte que tem que ser igual para poder acertar com o bloco. A relação de caixa nas mudanças era realmente um mal menor. Eu até estava na condição de gastar dinheiro numa caixa diferente se soubesse que conseguia aproveitar o carreto da 2ª, mas ninguém me consegue garantir isso :?

danibeja Escreveu:Não o aconselho a trocar por um motor 2.5 td de 70KW, pois parece-me que o seu é melhor, mas também é uma questão de sorte.... ( que julgo ser a parte que lhe tem faltado...)

O motor teve aquele "problema" das capas das bielas. Foi bem reparado, e tirando isso tem-se portado muito bem. Mesmo na rua pega à primeira, bem melhor do que algumas mais recentes que por ai vou vendo, boa compressão, não gasta óleo... vai ser um desperdício, mas aquele apêndice de caixa estraga tudo... :roll:
Apareceu-me hoje a possibilidade de adquirir uma viatura de 1997 com motor 1.9TD 80CV (59Kw) similar ao meu, e com poucos kms. Eu não ia ganhar em potência, mas será um motor com outra tecnologia, e para já com mais "acessórios" disponíveis caso alguma coisa dê para o torto.
Continuo sem saber muito bem o que fazer... levar a coisa com calma...
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes

cron