Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » domingo abr 13, 2014 10:18 am

Ora vamos lá actualizar o tópico! ;)

À cerca de 3 semanas atrás andava eu à guerra com a caixa de velocidades... Depois de ter ido buscar a segunda caixa (a 1ª não era compatível) ainda tive que lá voltar para ir buscar a bicha do conta quilómetros que também não era igual, mesmo assim tive que fazer mais umas alterações pois esta também era mais curta - estava a ver que tinha que mudar a AC toda por causa da caixa de velocidades! :D
Dei por aqui umas voltas e tudo Ok, mas não chegava para experimentar, e nem um fim-de-semana com previsão de muita chuva me impediu de me fazer à estrada. À duas semanas fiz então a viagem de teste com destino e pernoita em São Pedro de Moel. No domingo fomos até à Praia da Vieira. Acabámos por ter sorte com o tempo e praticamente só apanhámos chuva em andamento.
Acabou por ser um bom fim-semana onde nos cruzámos com outros companheiros.

Imagem

No final da viagem de cerca de 250Km fica o saldo positivo de a caixa se ter portado bem e não ter arranhado uma única vez... ver se foi desta!
Pena o investimento inicial de cerca de 300€ com os sincronizadores na caixa de origem que acabou por não resolver, mas fico sempre com uma caixa para peças de reserva. Se alguém precisar de carretos/sicronizadores para uma caixa igual (menos da segunda velocidade), eu tenho! :P :lol:

Entretanto e enquanto não vem o tempo ideal para pintar a AC (não vejo hora :P ), vou procedendo a alguns melhoramentos:

Instalação da TV com suporte multi-posição, para poder ver a TV de qualquer ponto da AC... acho que até do WC ahaha :lol:
Imagem

Verificação da instalação eléctrica/electrónica, e aproveitamento de um dos botões do painel (que não estava a ser usado para nada) para ligar a TV.
Imagem

Coloquei também um voltímetro digital em funcionamento com o sistema do painel de bordo, para mais facilmente saber a tensão na bateria da célula.
Tenho outro igual para instalar no tablier para monitorizar a bateria da carrinha.
Imagem

Outras modificações que fiz:
- Substituição de todas as lâmpadas interiores para led;
- Substituição dos farolins sinalizadores laterais traseiros e colocação também de lâmpadas led;
- Depósito de agua do radiador novo - o velho não vedava bem na tampa;

Melhorias previstas para a próxima semana;
- Colocação de prateleiras nos armários da cozinha, e no roupeiro para rentabilizar melhor o espaço;
- Colocação de base rotativa no banco do pendura - comprei um par (estava à venda em conjunto), mas com a minha disposição, não me compensa montar no banco do condutor, pelo que vou ficar com uma base disponível para venda - se houver alguém interessado, diga! :wink:

Entretanto vou colocando aqui as melhorias.
Abraço companheiros,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Lealbino » domingo abr 13, 2014 11:15 am

Vivam os upgrades!

Ainda bem que esse 2o carreto ja parece fazer parte do passado,problemas ultrapassados é do melhor que ha. ;)

Acerca da base rotativa,e como ando a pensar pôr no banco do pendura seguiu mail para ver se isso avança


Grande abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » quarta abr 16, 2014 10:40 pm

Uma das operações previstas para esta semana já está completa - a colocação da base rotativa! 8)

Já as prateleiras provavelmente vão ter que ficar para a próxima semana, pois o fornecedor das mesmas ainda não as fez, o que até nem foi mau pois pude virar todas as atenções para a operação no banco.

Já tinha tirado o banco fora à uns dias - cá está o espaço que iria receber o novo suporte rotativo proveniente de uma Renault espace.
Imagem

Primeiro ensaio...
Imagem

Por se tratar de uma base de um outro modelo e marca de viatura, foi necessário fazer adaptações a abrir novas furações.
Usei barras de ferro cantoneira para as novas adaptações.
Imagem

A parte que contêm as guias, já fixada no sitio.
Imagem

A parte rotativa já fixada no banco usando também as barras de ferro.
Imagem

Unidas todas as partes e banco já montado no sitio.
Subiu em relação ao banco do condutor cerca de 3,5cm, diferença que até nem é muito perceptível, mas que posso corrigir colocando tubo de secção rectangular de 30mm por baixo das guias do banco do condutor subindo este também. Essa alteração em pouco ou nada iria alterar a posição de condução, pelo que será uma possível alteração a fazer também.
Imagem

Interiormente ganhei em espaço e funcionalidade :wink:
Imagem

Imagem

Curiosamente noto a montagem e fixação do banco bem mais robusta e com menos folga agora do que com as guias originais, provavelmente por estas já estarem algo "relaxadas" dos anos.

Fica o relato da operação, que ainda por cima pode vir a ser útil também ao nosso companheiro Lealbino que acabou por ficar com a outra base "irmã" da minha! :wink: Prevê-se então aqui pelo fórum mais uma operação de melhoria :D

Abraços,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Lealbino » quinta abr 17, 2014 7:54 am

8)

É o que eu digo, desempenho profissional com excelente tutorial e tudo, parabéns pelo trabalho!

Hoje vi as fotos da montagem da base e... acho que até me fez mal hehe, mal posso esperar, o interior é praticamente idêntico ao da minha e então parece que estava a ter a "visão" de como vai ficar, a diferença é que na minha a zona da cozinha (em vez da mesa) passará a ter um banco de apoio e o corredor passa a ter outra utilização.

Grande alinhamento de estrelas para esta base, mesmo em cheio e a cair que nem uma luva em algo que tinha pensado um dia acontecer, imaginando numa AC mais curta já imaginam a diferença que vai fazer por ali. :)


Grande abraço, parabéns pelo trabalho, e... muitos e bons kms a aproveitar bem esse bancooooooo!!

:P :P :P
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor RMartins » sábado abr 19, 2014 7:52 pm

Muito bom!
A disposição é semelhante á da minha AC, bancos e mesa da sala á esquerda e porta da celula á direita.
Apesar de o banco rodado não dar para nos "sentarmos á mesa" ganha-se em espaço, acesso á cabine e quiçá uma poltrona para ver TV, no meu caso que tenho a mesma do outro lado da sala :D :D


É uma hipótese que considero desde que comprei a AC.
Qual o valor de uma base dessas? será universal e de "fácil" montagem ou depende de marca e modelo do chassis?



Melhores Cumprimentos,
RMartins
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » quarta abr 23, 2014 3:33 pm

RMartins Escreveu:É uma hipótese que considero desde que comprei a AC.
Qual o valor de uma base dessas? será universal e de "fácil" montagem ou depende de marca e modelo do chassis?

Peço desculpa pela demora na resposta... :oops:
Lembro-me que à uns tempos quando comprei a AC começei logo a procurar uma coisa dessas. Nova e própria para a marca/modelo andava perto dos 200€ e muito raramente encontrava usadas por 100/150€. Cheguei a encontrar umas universáis na Alemanha (eBay) por 50€ que com portes ficavam por pouco mais de 70€, mas confesso que não me inspiraram grande confiança.

Este par que comprei agora são da Renault, e encontrei usado no OLX por 100€.
Por já conhecer mais ou menos o funcionamento destas e saber que são robustas o suficiente para inspirar confiança, optei por comprar. Tal como expliquei atrás, bastou apenas fazer coincidir a furação da base com a furação do carro, sem com isso comprometer a segurança. :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » quarta abr 23, 2014 4:29 pm

«Querida, arranjei-te mais umas arrumações na cozinha!...» :mrgreen:

Imagem

Está feito mais um melhoramento, para "aumentar" o espaço de arrumação.
Para já foram colocadas prateleiras só nos armários da cozinha, mas se a moda pegar, poderá estender-se a outros armários.
O roupeiro, não o uso como tal, ou pelo menos com roupa pendurada, e por isso foi também convertido com a colocação de prateleiras. :wink:

Imagem

E agora está na altura de descançar um bocadinho e começar a desfrutar a sério da AC :P

Já agora acrescento a informação de que a minha terra (Ferreira do Zêzere) se prepara para iniciar brevemente obras para a criação de uma Área de Serviço para AC's.
Será aqui: https://maps.google.pt/maps?q=39.693624 ... 1&t=h&z=18
Junto às Bombas de Gasolina da CEPSA.

Espaço para pernoita já existe, ou pelo menos já tem sido utilizado para esse efeito por alguns companheiros que vou vendo por lá, mas agora com alguma insistência :twisted: , parece que a coisa vai para a frente para ganhar melhores condições ao Autocaravanismo!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Paulo » quinta abr 24, 2014 1:43 pm

Belo trabalho, Pedro Lopes!

Parabéns também pelo acompanhamento da Nova AS.

Se pretender, pode igualmente enviar para info@campingcarportugal.com a informação relativa ao local de pernoita actualmente utilizado (coordenadas, breve comentário...etc), pois publicaremos o mesmo na BD de Áreas de Serviço.


Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sábado abr 26, 2014 2:38 pm

Paulo Escreveu:Belo trabalho, Pedro Lopes!

Parabéns também pelo acompanhamento da Nova AS.

Se pretender, pode igualmente enviar para info@campingcarportugal.com a informação relativa ao local de pernoita actualmente utilizado (coordenadas, breve comentário...etc), pois publicaremos o mesmo na BD de Áreas de Serviço.


Abraço,

Viva,
Deixe-me recolher pelo menos uma foto do local para melhor identificação para base de dados! :wink:
Abraço,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta mai 16, 2014 4:31 pm

Viva Companheiros,

Está na altura de avançar para a tão ansiada Pintura!
À minha espera está já a 1ª semana de Junho para tratar da dita, mas vou aproveitando o bom tempo para ir dando conta de alguns pormenores que têm que ser tratados... com um bocado de sorte ainda a pinto antes e vou gozar a semana de férias! :P

Primeira fase:
- Delimitar pequenos toques nos paineis, para reparação com betume - a ideia é disfarçá-los o melhor possivel.

Imagem

Entretanto fiz mais uma descoberta... na lateral junto à janela do WC tenho duas grelhas que sempre duvidei que servissem para alguma coisa que tivesse a ver com ventilação. Tirei-as fora e comprovei que servem na realidade para disfarçar uns toques feitos no passado. Nada de grave que nem furou a chapa, mas foi uma boa ideia para disfarçar a coisa na altura. Em principio será para manter. Entretanto também deu para ficar a conhecer original cor da célula :D Mas nesta nova pintura não vai ficar tão escura...
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta mai 16, 2014 8:31 pm

E pronto... já tenho a AC desmontada outra vez... :oops: :lol: :lol:
Mas desta vez é por um bom motivo :wink:
Imagem
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Lealbino » quinta mai 22, 2014 10:55 am

8)

Essa "equipa" não pára mesmo, estou a torcer para que o processo de pintura corra todo facilmente e à primeira, quem se esforça merece!

E uma vez mais lá vou eu seguir mais cedo ou mais tarde o plano desse lado, tem é de ser naquele método relâmpago que falámos para não ficar à mercê da "envolvente" ambiental hehe.

Tudo a correr bem desse lado, bom trabalho!!!

Abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta mai 23, 2014 10:59 am

Lealbino Escreveu:8)

Essa "equipa" não pára mesmo, estou a torcer para que o processo de pintura corra todo facilmente e à primeira, quem se esforça merece!

E uma vez mais lá vou eu seguir mais cedo ou mais tarde o plano desse lado, tem é de ser naquele método relâmpago que falámos para não ficar à mercê da "envolvente" ambiental hehe.

Tudo a correr bem desse lado, bom trabalho!!!

Abraço

O raio do tempo é que não quer ajudar. :?
Podia ter a coisa mais adiantada, mas é raro o dia que não chegue a casa e esteja a chover ou esteja a carroçaria molhada impedindo o trabalho. A continuar assim, para a semana terei que recorrer do armazém do meu amigo. Mas uns bons dias de sol e sem muito vento vinham a calhar para a pintura na primeira semana de Junho.
Entretanto vou arranjando as mossas e preparando a chapa conforme posso. :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » domingo jun 01, 2014 8:56 am

E já cá moram as tintas!

Imagem

157€ de material:
3lt de Tinta "Branco Sujo" - que não sei se vai chegar 8)
1,5lt de Endurecedor - 0,5lt para cada litro de tinta para ficar com boa lacagem
Diluente
Tintas para fazer umas faixas
Fitas, medidores, filtros, etc...

A cor da AC vai mudar. Originalmente era creme (como se pode ver na parte de baixo das portas da cabine), depois deram-lhe um banho de "branco frigorífico", que sou sincero não gosto muito, por isso vou escurecer ligeiramente mas sem fugir do branco como referido no livrete. Os 3 lt de tinta não sei se chegam, mas como cada litro com endurecedor ainda fica em 40 e tal euros, preferi trazer mais "à justa". E também porque tenho a loja a 15 minutos de casa e depressa reponho o stock! :P

Neste momento tenho a AC quase preparada para a pintura.
Durante a semana fui reparando os pequenos toques na chapa da célula e pontos de ferrugem na cabine, e preparando a mesma para a pintura.

Imagem

Decidi também perder um pouco de tempo de volta do "remendo" resultado do buraco que lhe fiz na lateral, e com uma ferramenta tipo dremel fui recriando a textura do martelado da chapa para disfarçar o máximo possível.

Imagem

Ontem foi dia de lavagem abrasiva - a pintura actual fica baça, mas recebe melhor a nova tinta e ajuda na aderência da mesma...
- Na cabine usei lixa de água 400
- Na célula usei Esgregão Verde tipo Scotch-Brite

Imagem

Imagem

Seguiu ontem ao final do dia para o armazém, onde ainda tenho que fazer uma pequena reparação no painel traseiro depois de tirar o respectivo para-choques.
Depois é só tirar janelas e isolar tudo o que não se quer pintar, dar mais limpeza, e tinta para cima. :wink:

Esta semana estou de férias e esta é uma das prioridades.
Espero que o S. Pedro também ajude...
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Lealbino » domingo jun 01, 2014 10:53 am

:)

Vai ser uma bela sensação quando estiver tudo pronto, vai tudo correr bem e no final vai dar gosto admirar a obra. O que vai ser engraçado é voltar aqui às fotos e ver o antes e o depois, é das melhores coisas que pode haver quando um trabalho está concretizado.

Bom trabalho e que saia logo tudo à primeira! :wink:


Abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes