Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » domingo jul 31, 2016 5:37 pm

zavricardo Escreveu:Bom dia,

tem fotos de como ficou a caixa de velocidades? Os problemas acabaram de vez?

Cumprimentos!

Viva!

Mecânicamente não se notam diferenças uma vez que toda a mecânica foi mudada, tirando um ou outro tubo que teve que mudar de posição, mas olhando para o compartimento do motor não se nota à primeira vista que esteja diferente.

Interiormente já se notam diferenças:
- Vi-me "obrigado" a instalar o selector de mudanças que vinha com aquela mecânica, pois o de volante não era compatível;
- E tive que mudar o velocímetro, pois a relação da caixa era diferente e não marcava a velocidade certa no quadrante antigo. Aqui haviam outras opções, mas optei por colocar também o quadrante novo - tive que mudar fichas e fazer corresponder praticamente todas as ligações com muita paciência, mas ele ficou lá a funcionar com todas as funções.

Imagem

Imagem

No inicio houve alguns problemas para acertar com o comprimento das transmissões - as do motor velho eram curtas para usar com o motor novo, e as do motor novo eram compridas para usar nesta carroçaria e tiveram que ser emendadas, mas lá se resolveu.
Ainda não posso dizer que tenha feito muitos kms depois da alteração, mas das viagens que tenho feito, para já tem sido sempre a rolar sem problemas.
Já fez dois grandes testes - uma viagem à Serra da Estrela e outra a Espanha, ambas exigentes e que felizmente decorreram sem problemas.

Não vos cheguei a mostrar como é que chegou a estar o interior da minha AC durante a intervenção, pois não?? :twisted:

Imagem

Abraço,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor fluis » quarta ago 03, 2016 3:53 pm

Boas,

Isso é que foi coragem e paciência. Eu assustava-me ao ver isso assim :D

Obrigado pela partilha.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » quarta ago 03, 2016 7:56 pm

:D
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta set 09, 2016 11:17 am

A minha branquinha vai seguir para outras paragens... :cry:

Uma série de condicionantes pessoais fizeram com que tivesse que tomar esta decisão, mas felizmente sei que vai para boas mãos que vão continuar a saber cuidar dela e principalmente usufruir dela, que era coisa que eu não estava a conseguir fazer nos últimos tempos, nem num futuro próximo.

Não quero perder o rumo do "vicio" e por isso há outros projectos em mente.
Um dia vou voltar a ter uma AC, mas neste momento a opção que mais se iria ajustar à minha realidade familiar passaria por adquirir uma viatura mais versátil, que me permitisse andar mais discretamente no dia a dia (em caso de necessidade) e que estivesse sempre pronta para as poucas saídas que se fossem proporcionando... por exemplo uma Autovivenda.

A ideia neste momento começa por adquirir um furgão e ir transformando à medida das minhas €.possibilidades.€
tenho andado a pesquisar sobre o assunto, já tenho ideia do que quero em termos de viatura, equipamento, e os valores de impostos a pagar, mas ainda tenho algumas (ou muitas) dúvidas sobre os timmings do processo, por isso solicito que companheiros que estejam por dentro do assunto e estejam dispostos a ajudar na fase de projecto/legalização de um furgão em AutoVivenda, me contactem via mensagem privada.

Sei que o novo proprietário conhece este Diário de Bordo, por isso estará sempre à vontade para o continuar.

Abraço e até um dia destes quando abrir um novo diário de bordo. :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Lealbino » sexta set 09, 2016 4:01 pm

Companheiro, um grande abraço e que o regresso à estrada em "viagem" esteja para breve, e que consiga aproveitar ainda mais!

Cá nos encontraremos! :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor curto » domingo set 11, 2016 7:36 pm

Imagino que ao cabo de tanto investimento pessoal seja difícil a separação mas neste final de etapa, também nós perdemos um tópico dos mais interessantes do fórum.
Espermas que a nova aventura seja também aqui relatada para nosso beneficio
Um abraço
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor fluis » terça set 20, 2016 10:12 am

Bom dia,

Boa sorte ao novo proprietário, e votos para que encontres aquilo que tens em mente, e que corra bem a transformação. Vai dando as novidades.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » terça set 27, 2016 6:49 pm

Sim, espero que corra tudo bem, e sim, vou dando as novidades... :wink:

Podem acompanhar aqui: viewtopic.php?f=17&t=8076
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Rcopt » segunda Oct 10, 2016 4:13 pm

Ora viva,

Fui o caravanista que ficou aqui com a Ducato, como se pode ver foi alvo de diversas intervenções que como é claro me deixaram algo preocupado com o futuro. No entanto, já conhecia o Lopes "ao de leve" do nosso mundo dos veiculos electricos e pesou na hora da compra pois de aspecto ela esta excelente.

Entretanto já procedi a algumas alterações, a base estava algo rachada e entao coloquei os produto maleavel mas que fechou por completo as rachadelas.
Coloquei um inversor de 600w e coloquei 4 tomadas na celula de forma a que estejam ligadas ao inversor ou entao aos 220v em parque.
Liguei a bateria da frente à de tras, no entanto, algo que pondero mudar porque me avisaram que o alternador devia estar ligado independentemente a cada bateria para poder carregar independentemente por serem um pouco diferentes em amperagem, e como vou colocar outro tipo de bateria devera ser mesmo importante.

Estou a ponderar colocar outro deposito de agua de 100L para poder ter autonomia para uns 3 dias uma vez que me desloco para alguns locais com pouco acesso a agua e para ja ja ando a desfrutar em 1 mes sai 2x fiz 600km
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor jmg1969 » segunda Oct 10, 2016 8:06 pm

Rcopt Escreveu:... a base estava algo rachada e entao coloquei os produto maleavel mas que fechou por completo as rachadelas.

Está a falar da base do duche? Que produto usou?
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Rcopt » terça Oct 11, 2016 10:26 pm

Em limpezas do compartimento do deposito de agua e do lado contrario

Imagem

Base rachada como se pode ver
Imagem

Material usado infelizmente já com o titulo meio apagado, foi comprado no leroy merlin
Ficou um trabalho 5 estrelas e usei metade da lata, aplicado em 2 camadas bastante generosas onde depois ia espalhando com o rolo
Imagem
Imagem

Por incrivel que pareca nao tenho no telemovel as fotos do final do trabalho mas amanha ja as coloco aqui
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor fluis » quarta Oct 12, 2016 9:42 am

Bom dia,

Bom trabalho! Ficamos então à espera das fotos do resultado final, bem como já agora um feedback do isolamento após algum uso. Já agora se conseguisse fornecer o nome completo do produto poderia ser útil para outros companheiros.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Rcopt » quarta Oct 12, 2016 10:21 am

fluis Escreveu:Bom dia,

Bom trabalho! Ficamos então à espera das fotos do resultado final, bem como já agora um feedback do isolamento após algum uso. Já agora se conseguisse fornecer o nome completo do produto poderia ser útil para outros companheiros.


Sim claro ainda hoje irei postar as fotos.
Quanto ao isolamento ficou impecavel, imaginem colocarmos uma camara de ar (pneu bicicleta) de borracha muito fina na base do chuveiro, inclusive é algo rugosa a tinta quase impossivel de se escorregar.

Ainda devo ter a fatura comigo senao tenho de ir à Leroy e tiro foto ao produto na prateleira e ao preço que é cerca de 20€
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » quarta Oct 12, 2016 5:41 pm

Muito bom! :wink:

Sobre o impermeabilizante usado na base da casa de banho, arriscaria dizer que foi este:
http://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/imp ... 40738.aspx
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Rcopt » quarta Oct 12, 2016 8:58 pm

Aqui esta o trabalho antes e depois:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Ainda falta ali um promenor que nao quis terminar para poder dar uma saida com ela ... agora na 2a feira ja devo eliminar aquela parte branca do cola e veda

Quanto à tinta usada foi realmente esta tal como o plopes indicou

Imagem
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes