Desligar bateria no inverno

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Luis Agostinho » segunda dez 02, 2013 6:38 pm

Boa tarde Rui,

Rui Loureiro Escreveu:Mas esses paneis do leroy merlin enceram-me o olho, são difíceis de fazer as ligações, e já agora qual é o preço?


Os painéis têm duas formas de "passar" a energia para a bateria...ou através de uma vulgar ficha de isqueiro ou de grampos para ligar directamente à bateria, preferi ligar directamente à bateria para não ter de entalar o fio na porta para passar para dentro da cabine.
Em relação ao preço, comprei-os há já algum tempo e por isso não me recordo do preço.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor nuno soares » segunda dez 02, 2013 11:50 pm

Companheiro Helder,
Obrigado pela dica. Instalei hoje um temporizador semanal (5,35 eur) para carregar as baterias. Achei que uma carga diária é desnecessário, com esta solução carrega 1 hora à segunda-feira, 1 hora à quarta e 2 horas ao final da tarde de sexta.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Helder » terça dez 03, 2013 11:43 am

nuno soares Escreveu:Companheiro Helder,
Obrigado pela dica. Instalei hoje um temporizador semanal (5,35 eur) para carregar as baterias. Achei que uma carga diária é desnecessário, com esta solução carrega 1 hora à segunda-feira, 1 hora à quarta e 2 horas ao final da tarde de sexta.


Para quem tem possibilidade de ligar a AC a 220V, penso que é a melhor solução a um custo muito reduzido.
Já faço isto a anos e nunca tive problemas com as baterias.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Américo » terça dez 03, 2013 12:02 pm

boas,
a minha fica fora pois não tenho garagem,e as baterias sempre ligadas,tenho painel e estando a autocaravana parada tenho sempre a ficha da luz ligada
foi-me aconselhado a uns tempos por aqui,espero estar a proceder bem,o certo é que ja o faço a 2 anos e nunca tive problemas.baterias sempre em alta.

abraços rolantes

obs:
Também praticamente todas as semanas saio,raro é o fim de semana durante o ano que a menina não me leve a passear,hehehehe :D (pelo menos ate agora tem sido assim,e espero que assim continue,quer chuva,quer faça sol, :D :D :D )
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Aleluia » terça dez 03, 2013 6:12 pm

Boas companheiro Américo.
A minha, também fica ao ar livre e como tenho painel, tenho sempre as baterias carregadas.
O único procedimento que tomo quando a rapariga está parada, é desligar o interruptor da parte eléctrica, para evitar perdas de energia.
É que á uns anos, reparei que havia equipamentos que tinham perdas de energia, mesmo com ela parada.
Assim sendo, corta-se o mal pela raiz e desliga-se o botão.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Américo » quarta dez 04, 2013 7:25 pm

Aleluia Escreveu:Boas companheiro Américo.
A minha, também fica ao ar livre e como tenho painel, tenho sempre as baterias carregadas.
O único procedimento que tomo quando a rapariga está parada, é desligar o interruptor da parte eléctrica, para evitar perdas de energia.
É que á uns anos, reparei que havia equipamentos que tinham perdas de energia, mesmo com ela parada.
Assim sendo, corta-se o mal pela raiz e desliga-se o botão.
Saudações,


boas companheiro,
tb costumo por acaso desligar o botao no habitaculo,mas como tenho ficha perto da autocaravana,tenho-a sempre ligada a luz,em tempos disseram-me que nao haveria perigo de poder talvez viciar as baterias pois estando elas carregadas nao recebem mais carga,e assim tb tenho o frigorifico sempre a trabalhar,uma vez ke saio praticamente todas as semanas ate me da jeito,hehehehe
abraço rolante companheiro Aleluia
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor emanuel_jordao » quinta jun 25, 2015 1:28 pm

Boa Tarde,

Quando temos painel Solar e regulador, se quisermos parar a Autocaravana uns tempos e desligar a bateria da Célula diretamente na bateria é conveniente desligar os cabos da bateria para o regulador?

Quando montei os painéis solares disseram-me que se não o fizesse queimava o regulador. Isto é verdade?

Obrigado
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor F.Ramos » sexta jun 26, 2015 11:57 pm

Boa noite
Companheiro emanuel_jordao, não devo ser a pessoa mais indicada para responder à pergunta, mas... Vou tentar
Por partes: Para desligar a bateria deve desligar sempre um dos cabos do painel, para o regulador. Porque com o circuito em aberto, para onde ia a energia gerada pelo painel solar?
Antes de si, outros companheiros, relataram alguns melhoramentos, para garantir maior longevidade das baterias. Optando por ligar a 220 v mesmo com painéis instalados. A minha opinião sobre isso é:
Se tem painel e apanha sol, não é necessário ligar a 220 v.
Julgo que o melhor é mesmo o painel, se faz falta carrega, se não, fica em espera. O temporizador, para ligar em certos dias, depende da temperatura e humidade, mais humidade, maior resistência da instalação, logo bateria com maior descarga.
Também se tem falado aqui das ligações: Para o painel solar carregar as duas baterias? É feita a ligação, painel, regulador, bateria/as da célula e daqui é feita uma ligação com um fio (6mm) para a bateria do motor, intercalando um diodo, para passar corrente só num sentido, célula/bateria do motor. Se ligar as baterias em paralelo, julgo que não resulta, porque carrega as duas, mas, descarrega as duas e depois de uma noite mais longa de tv, bomba etc o motor não tem bateria.
Nota: o diodo tem de ser forte, porque quando arranca o motor, a bateria baixa e há um grande caudal de corrente da bateria da célula para a do motor.
Devemos, como já foi dito, desligar sempre a alimentação da célula para em caso de fuga de água, a pressão baixa a bomba arranca e trabalha até acabar a água ou queimar...
Atenção ao desligar a bateria, a válvula do Boiler, vai abrir por falta de tensão.
Se tiver alguma dúvida pergunte...
Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes

cron