Ajuda Para contrução de Campervan

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor danibeja » quarta nov 06, 2013 12:20 pm

Boa tarde,

Não é correta a afirmação: "Autovivenda" é todo o veículo que seja transformado aproveitando toda a sua estrutura e "Autocaravana" é todo aquele que é fabricado a partir do chassis de uma qualquer marca." pois ambas são construídas em duas fases ( 1º construção pelo fabricante por exemplo a Fiat e 2º fase a transformação por alguém com credenciação... logo trata-se exatamente da mesma coisa, já para não falar que as únicas que são diretamente do chassis são as integrais ( as cappuccinos também se aproveita toda a sua estrutura ).

Mas todos sabemos que a legislação é muito promiscua, e dá aso a que se tenha este tipo de dúvidas.

Em relação ao IMT, era o antigo Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, que teve uma alteração no seu nome porque deixou de ser só dos transportes terrestres, englobando todo o tipo de transportes... a ideia é muito boa, resta saber se funciona, que até ao momento não tenho razões de queixa.

Em relação à infração, não acredito que alguém autue, a menos que o GNR ou PSP seja Autocaravanista, ou siga um fórum deste género, pois na dúvida, não devemos autuar, e esta é daquelas situações muito duvidosas.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor Luismbmp » quarta nov 06, 2013 12:34 pm

danibeja Escreveu:Boa tarde,

Não é correta a afirmação: "Autovivenda" é todo o veículo que seja transformado aproveitando toda a sua estrutura e "Autocaravana" é todo aquele que é fabricado a partir do chassis de uma qualquer marca." pois ambas são construídas em duas fases ( 1º construção pelo fabricante por exemplo a Fiat e 2º fase a transformação por alguém com credenciação... logo trata-se exatamente da mesma coisa, já para não falar que as únicas que são diretamente do chassis são as integrais ( as cappuccinos também se aproveita toda a sua estrutura ).

Mas todos sabemos que a legislação é muito promiscua, e dá aso a que se tenha este tipo de dúvidas.

Em relação ao IMT, era o antigo Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, que teve uma alteração no seu nome porque deixou de ser só dos transportes terrestres, englobando todo o tipo de transportes... a ideia é muito boa, resta saber se funciona, que até ao momento não tenho razões de queixa.

Em relação à infração, não acredito que alguém autue, a menos que o GNR ou PSP seja Autocaravanista, ou siga um fórum deste género, pois na dúvida, não devemos autuar, e esta é daquelas situações muito duvidosas.

Grande abraço,

Danibeja



Boas, mas acredite que se algum dia isso me acontecer, se for em horas de expediente, eu meto a autoridade a conversar ao telefone com o imtt, acredite que o faço :D :D :D :D :D
Não á cola e veda que aguente :D :D :D :D :D :D

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor João Morgado » quarta nov 06, 2013 12:52 pm

Luismbmp Escreveu:A minha deu entrada em portugal nova como furgão comercial, depois eu mandei-a transformar para autovivenda, e se calhar eles no imtt, tudo o que lá entra
com projeto de transformação vai de colocar autovivenda. Isto é o que eu acho, será assim?

Por aquilo que me disseram, a sua interpretação está correcta.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor João Morgado » quarta nov 06, 2013 1:30 pm

siroco Escreveu:Lamento mas não é verdade, a minha foi registada em Lisboa e consta como "Autocaravana".

Companheiro siroco, esclareça só uma coisa: comprou a sua já transformada e registou-a ou comprou o carro e mandou transformar? É que faz toda a diferença.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor João Morgado » quarta nov 06, 2013 1:36 pm

danibeja Escreveu:Não é correta a afirmação: "Autovivenda" é todo o veículo que seja transformado aproveitando toda a sua estrutura e "Autocaravana" é todo aquele que é fabricado a partir do chassis de uma qualquer marca." pois ambas são construídas em duas fases ( 1º construção pelo fabricante por exemplo a Fiat e 2º fase a transformação por alguém com credenciação... logo trata-se exatamente da mesma coisa, já para não falar que as únicas que são diretamente do chassis são as integrais ( as cappuccinos também se aproveita toda a sua estrutura ).

Companheiro Danibeja, a afirmação é do IMT e é nisso que eles se baseiam.
Quanto a ser a mesma coisa não concordo. Uma coisa é comprar um furgão já registado como tal e transformá-lo, outra é uma fábrica de ACs comprar o chassis, construir a AC e posteriormente registá-la. Quanto ao aproveitamento, quando muito aproveitam a cabine e não toda a estrutura.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor siroco » quarta nov 06, 2013 8:01 pm

João Morgado Escreveu:
siroco Escreveu:Lamento mas não é verdade, a minha foi registada em Lisboa e consta como "Autocaravana".

Companheiro siroco, esclareça só uma coisa: comprou a sua já transformada e registou-a ou comprou o carro e mandou transformar? É que faz toda a diferença.


Boas.

Comprei-a nova e cá, não será correto falar em "transformada" porque ela é fabricada assim de raiz pela própria VW.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor siroco » quarta nov 06, 2013 8:07 pm

João Morgado Escreveu:Companheiro Danibeja, a afirmação é do IMT e é nisso que eles se baseiam.


Peço desculpa pela insistencia, mas por uma questão de rigor, e porque afirmações do IMTT não fazem lei, agradecia que solicitasse à sua "fonte" qual o suporte legal onde a mesma está inscrita, só assim poderemos lidar com uma eventual situação com as autoridades. Repare que quando o Danibeja emite a sua opinião fundamenta-a, e bem, citando o respetivo código.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor João Morgado » quarta nov 06, 2013 8:22 pm

siroco Escreveu:Comprei-a nova e cá, não será correto falar em "transformada" porque ela é fabricada assim de raiz pela própria VW.

Só me está a dar razão. Não foi transformada. Quando foi registada já estava nessa situação. É diferente quando é registada como furgão de mercadorias e depois é alterada ou transformada.
siroco Escreveu: e porque afirmações do IMTT não fazem lei...

Companheiro o IMT não faz as leis mas são eles que fazem os certificados de matrícula e são responsáveis por aquilo que fazem. Portanto acho que ninguém deve estar preocupado com a designação que lá está escrita. No caso de multa, o que me custa a crer que aconteça, pode sempre ser contestada.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor danibeja » quarta nov 06, 2013 8:23 pm

João Morgado Escreveu:
siroco Escreveu:Lamento mas não é verdade, a minha foi registada em Lisboa e consta como "Autocaravana".

Companheiro siroco, esclareça só uma coisa: comprou a sua já transformada e registou-a ou comprou o carro e mandou transformar? É que faz toda a diferença.


Peço desculpa mais uma vez, mas está enganado, uma autovivenda, venha já transformada ou seja depois.... tem que ter a mesma tipificação ( ou autocaravana, ou autovivenda ), não pode existir duas interpretações para o mesmo tipo de veículo.

Seja em quantas fases for a construção da AC, ela vai sempre servir para o mesmo fim : 5.1 - Autocaravanas: um veículo da categoria M(índice 1) para fins especiais construído de modo a incluir um espaço residencial que contém pelo menos os seguintes equipamentos:.........

Aguardemos pelo desfecho do email enviado....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor Luis Agostinho » quarta nov 06, 2013 8:30 pm

:oops: :oops: ainda vamos todos presos...e depois quero ver como é!!! :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor Luis Agostinho » quarta nov 06, 2013 9:26 pm

Ui...ui..calaram-se todos!!!!... :twisted: :twisted:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor Luismbmp » quinta nov 07, 2013 9:56 am

Boas, seria bom saber qual é a lei que o imtt se fundamenta em colocar autovivenda.
Em vez de estarmos aqui a atirar tiros aos pratos, porque é que não pedimos informação ao imtt, para que eles digam qual é a lei que se fundamentam para colocarem autovivenda.

A meu ver, acho que eles estão a fundamentar-se na antiga lei, ou seja, na lei portuguesa, e não na ultima lei que vem da comunidade europeia.
Será assim?


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor luis.sousa.6 » quinta nov 07, 2013 10:43 am

Luismbmp Escreveu:Boas, seria bom saber qual é a lei que o imtt se fundamenta em colocar autovivenda.
Em vez de estarmos aqui a atirar tiros aos pratos, porque é que não pedimos informação ao imtt, para que eles digam qual é a lei que se fundamentam para colocarem autovivenda.

A meu ver, acho que eles estão a fundamentar-se na antiga lei, ou seja, na lei portuguesa, e não na ultima lei que vem da comunidade europeia.
Será assim?


Abraço



Boa sorte nessa demanda......o IMTT, no bom seguimento da extinta DGV, é um poço de incompetência...basta ver que são homologadas carrinhas de caixa aberta como ligeiros de mercadorias quando, depois de carroçadas e apenas com o condutor dentro, já estão com excesso de peso..........Neste país não há volta a dar, enquanto existirem tipos a jogar solitaire nos gabinetes e a assinar fichas de homologação de cruz vai dar nisto......

Eu digo-o com experiência de causa, passei horas a discutir com um dos chefões da DGV por causa de uma mitsubishi canter.....mesmo depois de lhe ter explicado que mesmo com uma carroçaria de alumínio a carrinha estaria sempre com excesso de peso, reiteradamente a sua resposta era de que deveria colocar uma carroçaria mais leve.....coisa que, segundo me informaram, não existe no mercado.....ora, ninguém dá 30.000€ por uma canter para andar a passear só com o chassis desnudado.....na altura ele conseguiu enervar-me de tal maneira que só não levou um murro no meio dos olhos porque estávamos a falar ao telefone.......fazem a borrada, nada fazem para resolver a situação e ainda gozam com a cara das pessoas, enfim, uma pouca vergonha....é por causa de funcionários públicos destes que os outros pagam por tabela!
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor fiatducato86 » quinta nov 07, 2013 10:47 am

penso que é isso mesmo!!

acho ( sem certezas ) que no caso de furgões comerciais transformados, são todos registados como Autovivenda.

a minha ( 1986, transformada em 1998 ) era o que tinha no livrete, quando a comprei e registei em meu nome foi emitido um DUA novo e continua a mesma designação.
fiatducato86
 
Mensagens: 57
Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Ajuda Para contrução de Campervan

Mensagempor Lrodrigues » terça mai 20, 2014 8:49 pm

Ora boa noite companheiros.
Venho dar uns updates do projecto.
Finalmente vai arrancar.
Já ando em pesquisa de construtora.

Pelo menos uma delas já ficou de parte.
Dizem ke da muita chatice e não fazem mais ivecos nem sprinters.
Pelo que sei só gostam do fácil e padrão. Pelo menos foi o que me deram a entender.
Falaram-me em jumpers Masters e vans que ha kits à venda prontos aplicar.
é com grande desagrado que já meti de parte a Caravanas Ajf .

Até ao momento tenho info de dois construtores.

Clínica das caravanas em torres vedras (construção)
Damiac (Construção)
E hoje comecei a falar com a cervocamping (alteração porta lateral &eliminar portas traseiras)

O companheiro luis que fez a Iveco na ajf tem MP precisava de falar consigo.
Avatar do Utilizador
Lrodrigues
 
Mensagens: 35
Registado: quinta Oct 17, 2013 11:35 am
Localização: Oeiras / Lisboa

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 37 visitantes