Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor danibeja » sábado jul 06, 2013 7:15 pm

Boa tarde,

O frigorifico é novo ?

Parece-me que algo deve estar mal, pois os frigoríficos mais recentes costumam funcionar muito bem, quase ao nível dos de compressor.

Espero que consiga resolver o problema.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor RMGM » sábado jul 06, 2013 7:40 pm

Boa noite companheiros
Como muitos tambem eu tenho o mesmo problema com o funcionamento do frig.

Coloquei os estratores(que adquiri numa loja de computadores) na grelha superior e verifiquei o seguinte: devido á baixa de pressão criada dentro daquele espaço atrás frig. ,quando este trabalhava a gás o calor da chaminé não saía normalmente e recuava indo aquecer ainda mas o ar naquele espaço e assim não resultava o efeito pertendido.

Então resolvi coloca-los na grelha inferior na posição inversa para aumentar a entrada de ar mais fresco e obrigar o calor a sair: problemas de novo, quando trabalhva a gás o aumento de pressão dificultava o funcionamento do queimador e novamente não resultava.

Mais uma tentativa: coloquei-os lá dentro encostados (por baixo) ao dicipador de calor do proprio frig. de forma a que o ar é forçado a circular entre as placas do dicipador e fiz o teste estas férias.

Resultado : Barragem de Belver 38º graus temperatura dentro do frig. de dia 5/6º de noite 2/3ºRMGM Rogério MirandaRMGM


Aquilo que eu fiz foi o seguinte:

Montei uma estutura em cantoneira de aluminio de forma a aplicar nela três ventoinhas lado a lado criando assim um bloco só.
Depois apliquei esse bloco na horizontal por baixo do dissipador de forma a que o fluxo de ar o arrefece-se.
Fixei-o com umas braçadeiras em metal (arame de sincado).

NA parte electrica:
Estão as três ligadas em paralelo.
Quando estou em movimento e o frig.está a trabalhar a 12V elas estão ligadas diretas com o frig.
Quando estou parado e o frig está a trabalhar a gás estão ligadas à instalação geral (bateria da célula) com um interruptor que me primite desligar ou ligar.
Quando estou parqueado e ligado a 220V elas estão ligadas ao mesmo interruptor que me premite ligar ou desligar,isto porque quando estou ligado a 220V a instalação geral está ligada a um transformador 220V/12V.

A ligação é feita da seguinte forma:
O negativo é comum, e o positivo que vem do frig. assim como o que vem do interruptor teem intercalados um diodo de sentido de corrente para que não haja retorno nem num sentido nem noutro.

As ventoinhas que comprei são iguais ás que se encontram neste Link http://www.chapucillas.es/Bricos/chapucilla_20.html
teem 10 ou 12cm de lado, só que estão aplicadas na parte inferior do dissipador.
Hà de várias medidas e de várias potencias.
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Luismbmp » sábado jul 06, 2013 8:46 pm

Boas, neste momento estou na praia, o frigo está ligado a gaz, no maximo, está a 23graus, mas é esquisito, o fiambre, o queijo e iogurtes estavam na parte do congelador, e aquilo estava bem fresco, o sensor de temperatura está na parte de baixo. NO congelador de certeza que tou com uns 7-9 graus.
Bem eu gostava de ter 10graus no frigo.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Luismbmp » segunda jul 08, 2013 8:31 am

Boas, 24H horas depois de ter ligado o frigorifico, e que ficou sempre ligado, seja a gaz a 220v ou a 12v, esta noite, pela primeira vez o congelador congelou mesmo alimentos. Na parte de baixo a temperatura chegou aos 6.1graus, o que é bom.
O pior é de dia nos 43 graus de calor, aquilo sobe para os 30 graus :(.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor jgomes » segunda jul 08, 2013 9:39 am

Bom dia

Já chego tarde mas espero ainda ajudar. O pouco frio pode ser derivado a alguma sujidade no queimador, sendo a chama pouco intensa, tem interferência no bom desempenho de refrigeração no interior. O meu é um Eletrolux e há tempos tinha o mesmo problema. Tirei o queimador, limpei-o e ficou a trabalhar bem.
Espero ter ajudado.

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor jgomes » segunda jul 08, 2013 9:39 am

Bom dia

Já chego tarde mas espero ainda ajudar. O pouco frio pode ser derivado a alguma sujidade no queimador, sendo a chama pouco intensa, tem interferência no bom desempenho de refrigeração no interior. O meu é um Eletrolux e há tempos tinha o mesmo problema. Tirei o queimador, limpei-o e ficou a trabalhar bem.
Espero ter ajudado.

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor fiatducato86 » segunda jul 08, 2013 12:17 pm

caro Luisbmp, este tipo de frigorifico não tem a capacidade de refrigeração de um frigorifico de compressor, não em termos de manter o frio, mas mais em termos de conseguir arrefecer rapidamente.

eu normalmente ligo sempre o frigorifico no dia anterior vazio, coloco lá dentro 2 ou 3 garrafas PET de 2 litros com àgua congelada, ajuda muito a arrefecer mais rapidamente.

outra coisa que deve evitar é carregar o frigorifico de alimentos "quentes" e depois ligá-lo, porque demorará imenso a conseguir temperaturas baixas.

deve ter em atenção também em manter a porta aberta o minimo de tempo possivel, pois como são frigorificos com pouco volume, aquecendo o interior terá dificuldade em recuperar.

uma limpeza ao queimador e ao escape também pode ajudar a melhorar o problema.
fiatducato86
 
Mensagens: 57
Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Luismbmp » segunda jul 08, 2013 1:48 pm

Boas a todos, agradeço a vossa ajuda.
como disse atras, este frigorifico é novo, tem pouco tempo de uso, talvez seja a 3ª vez que o ligo.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Domingos » segunda jul 08, 2013 2:42 pm

Boas tardes,
Da pouca experiencia que tenho (pouco mais de 2anos), e só posso falar do meu frigorifico electrolux que já conta 18 anos, posso dizer que durante o dia até temperaturas ambientes de 25 graus o frigo até funciona razoavelmente, e se ficar ligado durante a noite, faz um bom frio.
Mas quando a temperatura sobe além dos 30 graus é para esquecer, não se pode esperar muito dele.
Claro que ajuda fazer uma manutenção regular de limpeza, bem como as ventoinhas a extrair o ar quente da traseira do frigo, e este ficar à sombra. Mas com dias de calor como estes ultimos dias, com médias de 40 graus de dia e 25-30 de noite é muito dificil manter algo fresco.
Mas claro que existem frigorificos muito mais recentes hoje em dia, esses deverão ser bem mais eficientes com temperaturas mais altas.
Para a semana irei estar de férias, e se este calor se mantiver, já sei que de pouco vai valer o gas gasto no frigorifico e a luz solar nas ventoinhas.
Alguem que tenha estado de férias estes dias, que relate o funcionamento dos seus frigorificos da AC, com estes calores.
Se existe algum truque ou dica ainda não falada aqui, por favor, relate-o. Obrigado.
Boas viagens
Avatar do Utilizador
Domingos
 
Mensagens: 26
Registado: sexta set 21, 2012 4:35 pm
Localização: Almada - Setúbal

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor spedy » segunda jul 08, 2013 3:49 pm

Domingos Escreveu:Alguem que tenha estado de férias estes dias, que relate o funcionamento dos seus frigorificos da AC, com estes calores.
Se existe algum truque ou dica ainda não falada aqui, por favor, relate-o. Obrigado.
Boas viagens



Aqui está um bom desafio :)
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor bornes » terça jul 09, 2013 8:25 am

É muito fácil.
É mudar para um a 220V.
Assunto arrumado.
Ponto.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Mafra » quinta jul 11, 2013 9:18 pm

Boas, retirar as grelhas quando estamos parados também ajuda a uma melhor ventilação.
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Avatar do Utilizador
Mafra
 
Mensagens: 70
Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm
Localização: Mafra

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor erebrus » sexta jul 12, 2013 6:26 am

Na minha experiência, um frigo a gás não se compara a um frigo a compressor a 220V. Na minha anterior AC tinha um desses e era sempre um problema mantê-lo fresco sob o calor. Além de que detesto a ideia de gas.
Na minha transformação usei um frigo 220V que me custou 100€. Testei agora numa viagem e, mesmo sob 40º, tive sempre água fresquinha. Aliás, posso regular a intensidade de 1 a 7, estava a 4 e a certa altura tive que baixar para 3, porque estava a criar um pouco de gelo no frigorífico (e não só no congelador). Não há comparação.
Num país como o nosso onde o calor e o sol abundam, um painel solar permite gerar suficiente energia para ter um frigo 220V sempre ligado.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Luismbmp » sexta jul 12, 2013 9:41 am

erebrus Escreveu:Na minha experiência, um frigo a gás não se compara a um frigo a compressor a 220V. Na minha anterior AC tinha um desses e era sempre um problema mantê-lo fresco sob o calor. Além de que detesto a ideia de gas.
Na minha transformação usei um frigo 220V que me custou 100€. Testei agora numa viagem e, mesmo sob 40º, tive sempre água fresquinha. Aliás, posso regular a intensidade de 1 a 7, estava a 4 e a certa altura tive que baixar para 3, porque estava a criar um pouco de gelo no frigorífico (e não só no congelador). Não há comparação.
Num país como o nosso onde o calor e o sol abundam, um painel solar permite gerar suficiente energia para ter um frigo 220V sempre ligado.



Boas,
quem nunca teve qualquer veiculo de recreio no passado, come do que lhe apresentam. Foi o meu caso, um frigorifico da thetford que me custou uma pipa de massa, e cuja a eficacia no calor é para esquecer.
Tiro a conclusão que em temperaturas exteriores até aos 33 graus, o frigorifico a gaz consegue estar a temperatura de 10-11graus, acima dos 33 graus até aos 43, como teve ai um dia essa temperatura escaldante, cheguei a ter o frigorifico a 30 graus no interior :(
Se soubesse que era assim, tinha colocado um de 220v a compressor, com o meterial que tenho ja instalado, painel+conversor, tinha ficado muito melhor. Agora tenho que me remediar assim, vou colocando umas garrafas congeladas no frigorifico antes de arrancar de viagem, posso comprar um saco de gelo num posto de combustivel, e assim vou indo.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Carlos Baptista » quarta jul 17, 2013 10:25 pm

Eu tenho um eletrolux dos pequenitos.
Tambem uso a técnica de o ligar a 220 V aqui à porta, no dia anterior e depois vou indo.
Como isto está muito mal equipado, nem sequer tenho como saber a temperatura dentro do frigorífico.
Nesta ultima viagem que fiz, o isqueiro (para ligar a gás) só faz patanisca quando lhe apetece - gastei 359.427 calorias a carregar no botão e...nada! Desisti. Pode não ser coisa de monta, mas eu é que não percebo nada disto.
Parece-me bem, a ideia de um a 220 V. Mas...e quanto custa um painel solar e respetiva instalação?
Depois, o senhor que a equipou, colocou-lhe um esquentador e o acendedor do esquentador trabalha bem. Tem a mesma idade que o do frigorífico. Verdade se diga que eu não engraço lá muito com essa coisa do gás!
Carlos Baptista
 
Mensagens: 31
Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm
Localização: Torres Vedras

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 55 visitantes