Perfilada ou capucino?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor tonyV » segunda abr 22, 2013 1:52 pm

Uma AC depende sempre do tipo de utilizador/utilização.

Pessoalmente e na família começou-se com capuchino e passou-se para perfiladas/integrais. As diferenças de consumo, velocidade e distâncias percorridas assim o ditaram. O espaço ou falta dele depende das dimensões espaço, configuração interior (como já disseram, há perfiladas com camas feitas encostadas ao tecto que descem durante a noite) e hábito dos ocupantes :)

A questão que levantaram atrás do peso (+3500Kg) sempre foi uma não questão em PT ou no resto da UE desde os anos 90. Não que me lembro de nenhuma AC que depois de pesada com a tralha lá dentro e 1 ou 2 pessoas não tivesse +3500Kg (costuma-se tirar pesos numa cooperativa perto de casa), nunca conheci ninguém com problemas com as autoridades, apenas com pneumáticos (nas ACs com rodados simples) na altura que poucos percebia porque começaram a rebentar tanto.
tonyV
 
Mensagens: 10
Registado: terça ago 26, 2008 4:00 pm

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor luis jorge » terça abr 23, 2013 8:37 am

bom dia tenho uma capucino com motor 2.3 jtd faço medias inferiores a 9 litros e nunca tive problemas com o vento.com tralha lá dentro pesa 3200kg.cumpts
luis jorge
 
Mensagens: 61
Registado: terça jan 10, 2012 9:07 am
Localização: santarem

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor piplocas » sexta jun 21, 2013 2:58 pm

Boa tarde.

Obrigada a todos os que deram a sua opinião sobre o assunto. Já lá vão 3 meses desde o início deste tópico e posso-vos adiantar que acabei por adquirir uma AC capucino modelo Benimar. Já demos umas voltinhas e por enquanto estamos satisfeitos, principalmente a nossa princesa de 4 aninhos. Andamos ainda um pouco às "aranhas" com o funcionamento da nossa nova "casa rolante".
Mais uma vez obrigada pelas v/ opiniões que me ajudaram bastante na escolha da aquisição da AC.
Cumprimentos.
piplocas
 
Mensagens: 27
Registado: sábado nov 01, 2008 9:55 am
Localização: Faro - Portugal

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor João Morgado » sexta jun 21, 2013 3:20 pm

Olá Piplocas
Parabéns por ter entrado para o autocaravanismo. Quanto às "aranhas" elas com o tempo vão desaparecendo, é preciso é que estejam satisfeitos e que lhe dêem o uso que ela merece e que vocês possam.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor F.Ramos » sexta jun 21, 2013 6:08 pm

Boa tarde a todos/as
Companheiro Piplocas, parabéns pela aquisição e pela reentrada no Auto caravanismo. que a nova AC, mesmo andando às aranhas com os vários equipamentos, se revele uma surpresa muito agradável.
Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor Luismbmp » sexta jun 21, 2013 10:03 pm

Parabens piplocas pela nova aquisição, isso agora quer é passeadas com a familia :)


Benimar é uma boa marca espanhola, penso que a sua bcom 4 anos deve trazer o modelo da fiat ducato jtd 2.3 120cv .


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor piplocas » sexta jun 21, 2013 10:26 pm

A Benimar que adquiri já tem 11 anos e de motor é um fiat ducato 2.8 de 93.5 kw.
Podem ver em http://www.gocaravaning.com/pt/usados.p ... 6p328.html
fotos do modelo da AC que adquiri. Para uma AC com já 11 anos está muito bem estimada.
piplocas
 
Mensagens: 27
Registado: sábado nov 01, 2008 9:55 am
Localização: Faro - Portugal

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor RMartins » domingo jun 23, 2013 5:36 pm

Luismbmp Escreveu:Parabens piplocas pela nova aquisição, isso agora quer é passeadas com a familia :)


Benimar é uma boa marca espanhola, penso que a sua bcom 4 anos deve trazer o modelo da fiat ducato jtd 2.3 120cv .


Abraço



A filhota do companheiro é que tem 4 aninhos, não a Ac que comprou :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor Luismbmp » segunda jun 24, 2013 10:25 am

RMartins Escreveu:
Luismbmp Escreveu:Parabens piplocas pela nova aquisição, isso agora quer é passeadas com a familia :)


Benimar é uma boa marca espanhola, penso que a sua bcom 4 anos deve trazer o modelo da fiat ducato jtd 2.3 120cv .


Abraço



A filhota do companheiro é que tem 4 aninhos, não a Ac que comprou :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



Boas,
e eu tinha percebido que era a AC que tinha 4 anos, penso desculpas pelo lapso :D

Essa AC tem o mesmo motor que a minha iveco, 2800 td 128cv ( caso a iveco tem 125cv). Carro de combate :)


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor nuno soares » segunda mar 16, 2015 11:58 pm

nuno soares Escreveu:Caro companheiro,

Tenho uma perfilada ford 2.2 de 130 cv e em termos de consumos varia entre os 8l nas calmas e os 11l em auto-estrada.
Quanto à decisão entre capucine e perfilada, em termos de comportamento não há dúvida que as perfiladas levam vantagem, mas no que toca ao espaço as capucines marcam pontos.
Apesar de achar que a minha Ac é optima como perfilada, tendo em conta a relação qualidade, preço, espaço e motorização. Como tenho um pequenote começo a achar que uma capucine seria mais indicada para esta fase de vida que vou necessitar de muito espaço, considerando que planeamos ter a médio prazo um 2º pequenote. Recentemente cheguei mesmo a procurar uma possivel troca por uma capucine.


Já resolvi a falta de espaço...adquiri uma integral Pilote G690 3.0, a qual está a surpreender pela positiva.Para além do espaço, qualidade de construção e conforto, o desempenho do motor 3.0 de 160 cv é fantástico. Vamos ver como se comporta nos consumos!
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor carloswvwv » sábado abr 11, 2015 3:21 pm

Caro companheiro, penso que quando se compra uma AC tem de se levar muito a sério o problema da segurança.
Uma capucino por ser muito alta sofre muito com a pressão do vento. Quando se cruza com um TIR acontece como uma chicotada que é tanto mais grave quanto a altura da AC.
O consumo é mesmo uma barbaridade quando se conduz na casa dos cem cento e vinte. A estas velocidades o efeito dos ventos laterais torna-se tanto mais perigoso quanto maior é a velocidade.
A minha perfilada de 5,5 mt. permite fazer uma cama rebatendo a mesa.
Boas viagens
Saudações caravanistas
Armindo
carloswvwv
 
Mensagens: 24
Registado: domingo Oct 28, 2012 5:54 pm
Localização: Odivelas

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor Vítor guadalupe » sábado abr 11, 2015 11:03 pm

Boa noite a todos
Tenho uma capucine de 93, ducato 2.5Td. Comprei-a para passear e desfrutar da paisagem, raramente passo dos 90km/h e sempre em condução defensiva.consumo entre os 9 a 10litros/100km.
Para mim é segura e economica.
Abraço
Vitor
Se estivermos sempre à espera do momento certo, nunca vamos viver a vida.
Vítor guadalupe
 
Mensagens: 72
Registado: quarta jan 29, 2014 10:43 pm
Localização: Coimbra

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor Hugoft » segunda abr 13, 2015 10:38 am

Bom dia companheiros

O meu motor também é o 2.5 TDI de 1995 e é uma capuccino, a condução e média é idêntica à apresentada pelo companheiro Vitor Guadalupe
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor carlos36 » segunda abr 13, 2015 1:58 pm

boas
eu possuo uma 2.8 i.d.t.d capucine e os consumos nunca baixam de 10 .

cumps

Carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor danibeja » segunda abr 13, 2015 6:46 pm

Boa tarde,

Já aqui referi, mas como é importante vou voltar a afirmar que os consumos é uma grande quantidade de factores, não se resume apenas à altura das ACs....

No verão passado fiz uma viagem de cerca de 4600km, eram 6 autocaravanas de todos os tipos e feitios, 2.0 JTD capucine - 3000Kg ; 2.3 JTD integral 3800Kg ; duas 2.8 JTD perfiladas 3000kg e 3500Kg e duas 2.8 IDTD 3500Kg cada, e posso afirmar que a diferença de combustível foi muito pouca entre todas elas, e para espanto de todos vós a que consumiu mais foi uma 2.8 perfilada...

Na minha AC 2.8 IDTD já consegui fazer consumos de 8L - 100Km, mas foi no Alentejo a velocidades 80 - 100, mas costuma consumir entre os 10 e os 12, mas por causa do meu pé pesado, principalmente em subidas e ultrapassagens, pois a auto tem muito boa relação peso potencia, e quando carrego no acelerador ela vai mesmo, por isso é natural que consuma bem....

A aerodinâmica também é muito importante, o formato do capucine, ou até mesmo o formato da perfilada ou integral, por exemplo, a minha capucine não faz o contorno/bico do capucine junto ao parabrisas, do parabrisas sobe um pouco e depois é que começa a fazer o redondo que faz o angulo de 90graus, são pormenores que não damos valor, mas são extremamente importantes, pois a minha AC é muito estável a grandes velocidades, na autoestrada circulo a 120Km / h ( às vezes um bocadinho mais, mas não digam nada :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) sem quaisquer problemas....

Resumindo, quando quizerem comprar uma AC, primeiro verifiquem as vossas necessidades, e a partir desse ponto vejam qual o tipo de AC devem escolher, depois experimentem, experimentem muitas......... e de vários tipos....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes

cron