problemas com a via verde

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

problemas com a via verde

Mensagempor carlos36 » terça abr 10, 2012 8:19 pm

Boa noite
Sera que alguem ja teve algum problema com a via verde ?
Este fim de semana fui dar um passeio ate salamanca , quando hoje consultei o site da via verde para ver se tinha registado a passagem , qual e o meu espanto que nao havia qualquer passagem , fui entao ver ao site do ctt e nesse site acusa uma divida de 21,50 euros.
Possuo uma capucine mas colei a via verde na parte inferior do vidro.


cumprimentos

carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Re: problemas com a via verde

Mensagempor cookie » terça abr 10, 2012 9:11 pm

companheiro
envie um email à via verde ou telefone para o n.º de apoio...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: problemas com a via verde

Mensagempor Henrique Fernandes » terça abr 10, 2012 9:56 pm

Companheiro Carlos Pereira:
A ideia que tenho é de que nem sempre a informação da Via Verde (ou de portagens nas SCUTs) flui em tempo real.
Penso que pode não aparecer o registo da passagem no portal da Via Verde e o documento de cobrança já ir a caminho, ou vice-versa, por "desencontro" ou "desacerto" na condução dos dados informáticos.
Às vezes só me apercebo do registo do movimento através da consulta on line ao meu extracto bancário (que é atualizado ao minuto), a informação da Via Verde só aparece mais tarde. Posteriormente, finalmente, aparece tudo no extracto da Via Verde (que no meu caso é mensal)!
O meu identificador da Via Verde está colocado na parte superior do vidro (também tenho uma Capucine...) mas funcionou sempre, pelo que me apercebi até agora. Em todo o caso, se o detector da sua Via Verde não funcionar (às vezes acontece, independentemente do local onde colocamos o identificador...), não se preocupe. Quando identificarem o seu veículo pela fotografia da matrícula, na intenção de aplicarem a multa, "descobrem" que tem Via Verde (o cruzamento de dados da matrícula é automático e instantâneo) e atribuem manualmente a despesa ao seu identificador da Via Verde, que sabem corresponder àquela matrícula registada.
Tem é de ter atenção a um pormenor: será que a despesa real da Via Verde é uma (por exemplo, 17 euros?) e a dos CTT é outra (os tais 21,50 euros?). É que nesse caso estão incluidas "despesas administrativas" de cobrança, que não têm razão de ser! Se assim for, proteste, e muito! Só lhe podem cobrar a despesa original (por exemplo, os tais 17 euros), pois a Via Verde tem a obrigação legal de identificar corretamente a viatura e de debitar a despesa na conta bancária associada, como se o seu identificador tivesse funcionado correctamente (está no contrato de adesão à Via Verde) e não de empurrar a cobrança para os CTT, com os inerentes custos administrativos acessórios.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: problemas com a via verde

Mensagempor carlos36 » quarta abr 11, 2012 8:30 pm

Obrigado pelas respostas .
Depois de contactar a via verde foi-me informado que mesmo que o dispositivo da via verde nao faça o sinal sonoro e mesmo que o dispositivo nao funcione os correios façem um cruzamento de dados com a via verde e que tudo fica tratado ente eles.

cumprimentos

carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Re: problemas com a via verde

Mensagempor Lealbino » quinta jan 16, 2014 9:49 am

Bom dia a todo(a)s

À partida hoje vou pedir um identificador Via-Verde, e fiquei na duvida de onde o colocar...

Fazendo uma pesquisa encontrei aqui alguns tópicos acerca da Via Verde, mas mesmo assim a minha dúvida de forma a evitar antecipadamente quaisquer "erros" seria de se devo colocar no vidro em cima (tal como temos nos carros), colocar no vidro em baixo, ou ainda (e esta é a ideia mais "idiota") a possibilidade de colocar na janela da frente do Cappucine 8)

Aquela janela não abre, mas fico na dúvida se o leitor capta o identificador (se for na janela tem como desvantagem o vidro duplo e a tonalidade, se calhar nem dá sinal de vida hehe) por causa do Cappucine...


Abraços e desde já obrigado pela ajuda
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: problemas com a via verde

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta jan 16, 2014 10:04 am

Companheiro Lealbino:
Eu, sabendo hoje o que sei, colocaria no vidro, em baixo.
Isto partindo do princípio de que a maior altura da autocaravana em relação aos ligeiros "normais" assim o recomenda.
O meu, como disse, foi colocado no vidro, em cima, e quase nunca é detetado automaticamente nos portais de passagem das SCUTS (das raras vezes que aí passo...).
Creio que é depois a Via Verde quem faz o cruzamento manual de dados através da matrícula, lançando a passagem no extrato de conta.
Saudações
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: problemas com a via verde

Mensagempor siroco » quinta jan 16, 2014 11:30 am

Atualmente os vidros frontais das viaturas são reforçados com malha metálica, proteção passiva, essa malha interfere com a transmissão de dispositivos como os identificadores, pelo que os fabricantes deixam uma pequena zona sem malha, junto ao retrovisor identificada pelas "bolinhas", e é aí que deve ser colocado o identificador.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: problemas com a via verde

Mensagempor Lealbino » quinta jan 16, 2014 2:29 pm

Obrigado a ambos

De facto fico na dúvida relativamente a qual a melhor forma/local de colocar o identificador da Via Verde, de forma a que a radiofrequência do leitor de portagens consiga alcançar o identificador quando passo...

O vidro da minha AC ainda não vem dotado da separação de zona com/sem malha (as propriedades do vidro deverão ser mais antigas) portanto à partida poderia ser colocado em qualquer local do vidro frontal, mas pelo menos pelo que me parece estar a colocar na parte superior do vidro será quase certinho que o Cappucine oculte o identificador.

Resta-me testar antes de colar, passar na Via Verde com o identificador na base do vidro, e passar na Via Verde com o identificador na janela do Cappucine, se funcionasse nesta ultima possibilidade (janela) preferia, porque colocando na parte de baixo do vidro pode ser que nuns leitores alcance mas noutros não :?


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: problemas com a via verde

Mensagempor Oliventino » quinta jan 16, 2014 11:25 pm

Boa noite companheiro Lealbino.
Na minha cappucine nunca falhou, e está por trás do retrovisor.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: problemas com a via verde

Mensagempor fluis » sexta jan 24, 2014 1:50 pm

Boa tarde,

No meu caso (também é uma capucine), quando recebi a via-verde colei-a em cima como tinha nos carros. Resultado? Passagens a dar amarelo. Troquei então para a base do para-brisas e aí passou a registar sempre. A própria brisa não sabe dar esta informação corretamente para as autocaravanas capucine, já que antes de colocar questionei a brisa e a resposta foi para colocar no topo do para-brisa, depois o resultado foi o que já referi.

Não sei se aconteceu com mais alguém, é que já se avariaram 2 identificadores (de modo definitivo), enquanto os dos carros se mantêm em bom estado. Não sei se estará ou não relacionado com a posição no para-brisas (base) aliado à humidade que se forma nos vidros, principalmente de inverno por estar ligado o aquecimento de noite.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: problemas com a via verde

Mensagempor spedy » sexta jan 24, 2014 7:44 pm

Boas,

A minha esta em em cima ao lado do espelho e funciona perfeitamente embora seja dos novos.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: problemas com a via verde

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jan 24, 2014 9:09 pm

Boa noite,

fluis Escreveu:Não sei se aconteceu com mais alguém, é que já se avariaram 2 identificadores (de modo definitivo), enquanto os dos carros se mantêm em bom estado. Não sei se estará ou não relacionado com a posição no para-brisas (base) aliado à humidade que se forma nos vidros, principalmente de inverno por estar ligado o aquecimento de noite.


O ar quente para desembaciamento dos vidros pode não ser estranho a essa avaria pelo calor, na actual coloquei em baixo sem me lembrar que a agua que escorre dos vidros pela condensação e o calor que é "bafejada" pelo desembaciamento de vidros...vamos ver se não me acontece o mesmo que o fluis. Atenção que as da Brisa as pilhas actuais não têm nada a ver com as pilhas antigas que duravam uma eternidade...e digamos que será mais uma "mama" cada mudança de pilha (7 ou 13€?)

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: problemas com a via verde

Mensagempor calexandre » sexta jan 24, 2014 9:57 pm

Pois bem....

a minha Via Verde está em baixo colada no " Tablier " junto ao vidro.

Funciona 5 *****, não apanha agua da condensação do vidro nem calor do
desembaciador .

Espero ter ajudado.
Cumprimentos

Imagem
Avatar do Utilizador
calexandre
 
Mensagens: 718
Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm
Localização: Maceira/Leiria Capital da Poeira e da Pedrada

Re: problemas com a via verde

Mensagempor RMartins » segunda jan 27, 2014 12:05 am

calexandre Escreveu:Pois bem....

a minha Via Verde está em baixo colada no " Tablier " junto ao vidro.

Funciona 5 *****, não apanha agua da condensação do vidro nem calor do
desembaciador .

Espero ter ajudado.



Excelente ideia!!

Obrigado por partilhar!
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Re: problemas com a via verde

Mensagempor fluis » segunda jan 27, 2014 1:51 pm

calexandre Escreveu:Pois bem....

a minha Via Verde está em baixo colada no " Tablier " junto ao vidro.

Funciona 5 *****, não apanha agua da condensação do vidro nem calor do
desembaciador .

Espero ter ajudado.

Boa tarde calexandre,

Não duvido que funcione bem, principalmente porque se trata de uma integral. Já se tratar de uma capucine, não sei se a eficácia será a mesma.

spedy Escreveu:Boas,

A minha esta em em cima ao lado do espelho e funciona perfeitamente embora seja dos novos.


Se as novos dispositivos de via-verde, tiverem maior capacidade de emissão, ficarão sem dúvida mais protegidos, quer junto ao espelho, quer na localização indicada pelo calexandre.

Já que tenho a 2ª via verde avariada, apesar de por enquanto estar a “obriga-los” a processarem as minhas portagens por via manual, estou a pensar dentro em breve ir efetuar a troca por um dos novos, nessa altura farei a experiência. Não vou fixar o identificador nas primeiras passagens, para avaliar quais os locais em que consegue efetuar a leitura sem problemas, só depois irei optar por a colocar de modo fixo.

Luis Agostinho Escreveu: ...


Atenção que as da Brisa as pilhas actuais não têm nada a ver com as pilhas antigas que duravam uma eternidade...e digamos que será mais uma "mama" cada mudança de pilha (7 ou 13€?)

Um abraço,


Luís, em janeiro de 2013 mudei as pilhas nos identificadores de casa (já andavam a dar amarelo há um tempo), e foram 8 € cada pilha. Tens razão é mesmo uma mama.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes