Viver no Campismo?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Viver no Campismo?

Mensagempor rposlp » segunda fev 12, 2007 12:30 am

Boa noite, sou novo aqui no fórum e ainda ando em fase de investigação pois nao possuo ainda uma caravana, mas o meu objectivo é esse. Gostava de saber, se alguem tiver conhecimento se é possivel habitar o ano inteiro em parques de campismo com uma caravana. Há horas definidas como limite para a entrada nos parques? Obrigado e boas viagens
rposlp
 
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 12, 2007 12:25 am

Mensagempor Luis Almeida » segunda fev 12, 2007 9:07 am

Companheiro rposlp,

Embora nem todos os parques de campismo o permitam, é possível utilizar uma caravana durante os 12 meses do ano, desde que cumpra os horários existentes para entrada e saída do mesmo.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor rposlp » segunda fev 12, 2007 10:34 am

Obrigado pela resposta rápida, ainda me restam algumas duvidas e aproveito para as deixar aqui para que alguém me possa responder, em relação à electricidade paga nos parques acho que cerca de 2euros ou mais por dia é um exagero, mas é o que tenho visto enquanto pesquiso, há alguma maneira de ter um cilindro em vez de esquentador? ja que se paga tanto pela electricidade podiamos aproveita-la ao máximo. outra questão que me tem preocupado é se é possivel ter internet numa caravana? e em relação a seguros? a caravana precisa de algum? há algum seguro obrigatório para o campista? peço desculpa pela quantidade de dúvidas mas se alguem puder responder agradeço imenso. Obrigado e cumprimentos
rposlp
 
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 12, 2007 12:25 am

Mensagempor time_out » segunda fev 12, 2007 10:39 am

Bom dia

Relativamente ao aquecimento de água a partir da electricidade existem "boilers" com ambas as hipoteses, gás e electricidade. Haverá que procurar uma caravana com esse equipamento ou caso não encontre com esse equipamento de origem fazer a sua substituição.
Quanto aos seguros existe legislação. Poderá ver em http://www.fcmportugal.com
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor rposlp » segunda fev 12, 2007 10:54 am

Fiquei sem perceber a parte do seguro automóvel pois não refere valores, a caravana mesmo estando parqueada num parque requer seguro automóvel? O seguro da carta de montanheiro é obrigatório para todos os campistas? E internet é possivel ter internet numa caravana? Obrigado pelas respostas, bom dia
rposlp
 
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 12, 2007 12:25 am

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda fev 12, 2007 8:40 pm

Bons dias caro companheiro rposlp. Poderei informá-lo de algumas questões que coloca, visto que o meu pai tem uma caravana com avançado que faz a vez de casa de férias, caso muito comum em Portugal. Eu próprio sou detentor de um alveolo no parque da Foz do Arelho, onde guardo a minha caravana quando não estou em viagem.

Quanto a seguros, não é necessário ter qualquer seguro rodoviário para a caravana, visto que esta não circula, podendo, se desejar, fazer um no caso de se querer deslocar em férias ou para outro parque de campismo. No entanto, aconselho vivamente a fazer seguro do material que instalar (caravana, avançado, tenda cozinha...) contra incendios e vandalismo, visto que azares podem acontecer. Informe-se no parque de campismo que pretende se teem contactos de alguma companhia de seguros, de certo saberão informar.

Quanto ao facto de permanecer o ano inteiro, a maioria dos parques permite-o, devendo informar-se das condições contratuais nesse aspecto. Tenha atenção também ao numero de pessoas incluidas no contrato, se poderá entrar com automóvel (a pé pode-se entrar ou sair em qualquer hora, respeitando obviamente o silencio...), condições especiais de descontos e todos os aspectos que lhe possam parecer importantes.

Quanto a questões de electricidade cara, isso é um assunto um pouco subjectivo... . Poderá ter água quente por meio de boiler, como ja foi aqui referido. Tembém poderá ter um aquecimento ou ar condicionado para uma temperatura ambiente mais agradável (refiro desde já que o isolamento térmico das caravanas é fraco, necessita mesmo de ter um aquecedor com uma potencia a rondar, no minimo, 500W). Até poderá chegar ao cúmulo de ter placas de electricidade em vez de bicos de gás no fogão... . Mas tenha em atenção que os distribuidores de electricidade dos parques (vulgos "pimenteiros") não costumam aguentar grandes saidas de potencia, então na época alta :?

Quanto a internet, só vejo duas soluções:
1º - Net cabo apartir de antena satélite, que poderá instalar na caravana;
2º- Internet via GSM, que agora anda muito na moda pela mobilidade de que dispõe.
Não existe (que eu saiba...) qualquer parque que disponha de linhas telefónicas.

Por último (grande testamento...) respondo á questão mais dificil: a de viver num parque de campismo!

Se tecnicamente é possivel (á pobres coitados que moram nas arcadas de Lisboa, sem ter sequer o que vestir...), deverá o companheiro ter em atenção alguns detalhes:

- Lavar roupa só em tanques, á "moda antiga", pois não são muitos os parques que teem maquinas para o efeito. Quando teem, sao pagas!
- O silencio é um dos factores mais essenciais. A partir das 22:30, a televisão deverá estar com o volume no minimo, nada de festas até altas horas da noite, jantaradas, falar muito alto... enfim, nada que possa incomodar quem quer dormir.
- É um estilo de vida muito diferente, ideal para quem pode dispender um pouco da sua privacidade e especialmente quem queira estar mais perto da natureza.
- Não poderá, em principio, receber correio (depende dos parques). Deverá ter um apartado. Também terá de pensar nisso na altura de abrir uma conta num banco, onde temos de dar uma morada... .


Por agora é tudo o que me lembro, ficou certamente muito por explicar, existem muitos detalhes para uma situação deste género. Uma ultima referencia para o material, que não deverá exceder o minimo essencial para o bem estar. Não é preciso ter vedações, oleados, plantas e plantinhas, vasos, jardins "privados", decorações... em suma, não deverá ter nada pralém de uma caravana, avançado e talvez uma tenda-cozinha. Todo este material deverá estar SEMPRE lavado e impecavelmente tratado, para o seu bem e para o bem de todos 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor rposlp » quarta fev 14, 2007 7:21 am

Bom dia, estou muito grato a todos pelas respostas que me vão ajudando bastante, é projecto a longo prazo pois ainda tenho de juntar o $ para comprar a caravana, ter um emprego estavel para me tornar independente e sair de casa dos pais :) mas como o país anda e com as elevadas rendas que se praticam para um objecto (casa) q nunca será nosso ou se o for só la pos 60 anos, axo uma boa alternativa o campismo e para quem gosta da natureza é do melhor ;) tendo em vista que tambem gostaria de emigrar acho que se junta o util ao agradável. e já andei a ver preços em parkes na holanda e bélgica e teem uns preços muito acessiveis para estadias durante o ano inteiro, até mais baratas do que cá em portugal! vá-se lá entender...agradeço imenso a vossa ajuda já foi um passo em frente :) obrigado a todos
rposlp
 
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 12, 2007 12:25 am

Mensagempor EMAN » quarta fev 14, 2007 2:20 pm

Boas

Realmente o Pluma Weekend fez uma descrição da realidade e suficientemente esclarecedora.
Poderão haver mais uns pequenos pormenores, que penso não valer a pena estar aqui a descrever, porque dependem de cada um e também das particularidades de cada parque.

Agora viver a vida de ar livre é bom? Isso pergunta-se? :wink:

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor rposlp » quarta fev 14, 2007 5:49 pm

Boas, em relação à internet andei a investigar e a netcabo satelite n dá pois precisa para além da parabólica de uma linha telefónica. Para quem quiser net no campismo aconcelho o Kanguru da optimus, fica por 30euros por mês com happy hour e 6 giga de trafego. A happy hour é oferecida se comprarmos o kit pela internet, fica aqui a dica, obrigado a todos, especialmente ao Pluma Weekend que foi uma valente ajuda ;) Saudações Campistas
rposlp
 
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 12, 2007 12:25 am

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta fev 14, 2007 9:05 pm

Sempre ás ordens companheiro, boa sorte nas suas decisões 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 42 visitantes

cron