Como começar?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Como começar?

Mensagempor xpedro » sexta fev 02, 2007 12:06 am

Caros amigos
Parabéns pelo vosso trabalho. Tenho seguido o forum, desde que comecei a fazer pesquisas sobre o autocaravanismo. Gostava de me iniciar nesta 'arte' de viajar, mas não posso cometer nenhuma loucura. Ou seja, se começar, tem que ser com uma AC em conta. O que tenho visto por cá, acho muito caro, tendo em conta a relação/antiguidade/quilometragem/preço. Mas na Alemanha, parece-me que a oferta é grande e a preços muito mais atractivos. Alguém me pode ajudar a perceber se compensa ir lá buscar uma? Quanto custa a legalização, cuidados a ter, o que verificar no veículo? Recomendam algum local? A AC tem que estar homologada em Portugal? Como se confirma isso?

Obrigado pela ajuda, mesmo sabendo que não passo ainda de um mero candidato a entrar na família autocaravanista.
xpedro
 
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 01, 2007 11:48 pm

Mensagempor Luis Almeida » sexta fev 02, 2007 9:01 am

Olá xpedro, bem vindo a este espaço.

Independentemente do que os restantes companheiros te irão informar sobre a tua questão, aconselho-te a ponderares bem a tua decisão antes de avançar.
É que às vezes o que parece não é (estado do motor, chassis e equipamentos), e o barato sai caro (falta de garantias). :?

Não tenho qualquer experiência na importação de veículos mas posso dizer-te que o processo burocrático não é rápido, e, no caso concreto da Alemanha, um dos pontos críticos dos veículos importados é o estado de corrosão dos mesmos. É que o sal que frequentemente é utilizado nas estradas alemães (e não só!) não perdoa.

De resto, e desde que o veículo esteja homologado no nosso país, é mesmo uma questão de estudo pormenorizado e bem ponderado.

Pessoalmente, acho que em Portugal, com um pouco de paciência, até que encontras bons negócios.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor juba » sexta fev 02, 2007 12:29 pm

Olá
Bem vindo ao forum
Tenho uma autocaravana para venda pode consultar em

http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=w639

Abraços
Avatar do Utilizador
juba
 
Mensagens: 120
Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm
Localização: Algarve

Obrigado

Mensagempor xpedro » domingo fev 04, 2007 11:03 pm

Obrigado pelas respostas. Esperava mais ajuda, mas....
De qualquer forma, as dicas já foram preciosas.
Vamos ver no que isto vai dar.

Abraços
xpedro
 
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 01, 2007 11:48 pm

Mensagempor Paulo » domingo fev 04, 2007 11:28 pm

xpedro,

A compra de AC no estrangeiro tem algum risco associado, pois não poderás certamente utilizar a garantia, em caso de necessidade.

A informação sobre a lista de ACs homologadas deveria ser fornecida pela DGV, mas não sei se será possível obteres a mesma com alguma facilidade. O mais fácil será "escolheres" a tua AC pela NET (ou um conjunto de ACs que te agradem), e questionares a DGV, sobre a sua homologação para Portugal.

No que refere a preços de homologação, realmente não sei, mas certamente que a DGV te informa, pois a compra de veículos automóveis no estrangeiros, por parte dos portugueses é bastante usual.

Penso que o importante é teres a correcta noção do risco. Nota que o risco talvez diminua se elegeres a compra de uma AC não muito antiga e usada.

Um grande abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Pois....

Mensagempor xpedro » segunda fev 05, 2007 1:13 am

Caro Paulo

Grato pelas tuas informações. Sabes se a maioria das AC que estão à venda na Net estão homologadas cá? Ou é o contrário?
O meu problema deve ser comum ao de muitos candidatos ao autocaravanismo. Não posso investir muito dinheiro. E, pelo que vi, só mesmo os modelos mais antigos permitem acalentar a esperança de realizar um sonho.
Por isso, se for desta, tem que ser um negócio bom e bem ponderado. Foi neste contexto que resolvi pedir a vossa opinião, porque me parecem verdadeiros profissionais.

Isto por aqui não anda muito participado, pois não?

Abraços
xpedro
 
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 01, 2007 11:48 pm

Pensar bem...

Mensagempor Mcas » segunda fev 05, 2007 2:31 am

Viva!
Estou a rever-me nas tuas dúvidas e questões quando ponderei comprar uma AV na França ou Alemanha. Para além de tudo o que já foi dito (garantias, sobretudo) acrescenta o preço das viagens, as despesas de legalização e outras. Por mim, decidi-me em comprar cá e não estou nada arrependido. Depois, sempre tens alguém mais perto a quem reclamar possíveis defeitos...além disso, os preços não são assim tão diferentes. Outra coisa...aqui sempre podes recorrer a crédito (se precisares), lá fora tem que ser em contado...
Paciência e atenção são os meus conselhos...o "bom negócio" pode ser já amanhã.
Quanto às participações no forum, bom...o forum é o que os foreiros fazem dele...
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor fluis » segunda fev 05, 2007 10:58 am

Bom dia,

Primeiro que tudo bem-vindo ao Fórum CCPortugal XPedro.
Em relação à questão que coloca também, não vou trazer nada de novo. A não ser, reforçar a importância da questão da garantia. E já agora se decidir avançar com o projecto de importação, se possível escolha uma marca de ac, que tenha importador em Portugal, apesar de muitos aparelhos serem de fabrico comum (aquecimento, frigorifico, etc.), sempre poderá ser mais fácil obter uma peça que necessite para alguma reparação.
Em relação à importação propriamente dita, não tenho experiência dos procedimentos a dar, a única informação adicional que lhe posso dar é que as ac’s por enquanto estão isentas de IA em novas e, como tal a sua importação em usada estará isenta, ou contrário dos veículos ligeiros de passageiros que pagam uma percentagem em função da idade.
Editado pela última vez por fluis em quinta mar 01, 2007 3:44 pm, num total de 1 vez.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Está a melhorar

Mensagempor xpedro » segunda fev 05, 2007 11:11 pm

Obrigado por mais dois conselhos.
E, já agora, parabéns ao Clube (a que ainda não pertenço) pelo excelente trabalho na sensibilização para as boas práticas ambientais dos autocaravanistas.
Já vai dando para ter uma ideia do modelo de negócio que me pode interessar. Talvez o vosso encontro de Abril possa ter mais um noviço, quem sabe.

Abraços
xpedro
 
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 01, 2007 11:48 pm


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 23 visitantes