O que se lê na imprensa....

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor rmsnegrao » quarta jun 24, 2015 2:11 pm

Sem querer adoptar o papel de advogado do diabo, gostaria apenas de lembrar que a GNR se limita a aplicar a legislação em vigor. Quando um auto é lavrado é sempre baseado num ou mais artigos de uma qualquer legislação existente. Como é evidente, a GNR não impõe regras próprias de uma qualquer mente iluminada, seja autarca ou outra qualquer entidade.

Uma vez que ninguém pode alegar o desconhecimento da Lei, relativamente a este caso específico aconselho uma pesquisa pela Net sobre a legislação que enquadra o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sines-Burgau (Resolução do Conselho de Ministros nº 152/98) onde chamo especial atenção para o disposto na alínea c) do Artº 41:

[...]
"Nas praias marítimas são interditas as seguintes actividades:
...
c) Permanência de autocaravanas ou similares, incluindo as destinadas a serviço de restauração e bebidas, nos parques e zonas de estacionamento entre as 0 e as 8 horas;"
[...]

Não se sabe exactamente qual o teor dos autos que foram levantados, apenas temos uma referência do jornalista a uma declaração da autoridade sobre a existência de uma interdição a qualquer tipo de pernoita no PNSACV. Por outro lado li e reli a legislação que enquadra o PNSACV e não encontrei nenhuma referência a essa alegada interdição:

Decreto-Lei n.º 241/88, de 7 de julho
Decreto Regulamentar nº 26/95, de 21 de setembro
Decreto Regulamentar nº 33/95, de 11 de dezembro
Resolução do Conselho de Ministros nº 142/97, de 28 de agosto
Decreto Regulamentar nº 9/99, de 15 de junho
Decreto-Lei nº 384-B/99, de 23 de setembro
Decreto-Lei n.º 101/2013, de 25 de julho
Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2008, de 4 de fevereiro

Claro que tenho as minhas dúvidas que o jornalista tenha conhecimento de qualquer uma destas legislações, daí a confusão com caravanismo, campismo, autocaravanismo, estacionamento, etc.

Portais de consulta:
http://www.apambiente.pt/index.php?ref=16&subref=7&sub2ref=10&sub3ref=94
http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/ap/p-nat/pnsacv

Abraço,

RN
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta jun 24, 2015 2:27 pm

Caro rmsnegrao, a questão, na minha humilde opinião, não se reporta apenas à existência de insuficiência informativa por parte do jornalista.
Num verdadeiro Estado de Direito nunca um POOC poderia exercer as proibições que exerce em relação às autocaravanas. Poderia exercê-las, isso sim, para veículos de um determinado gabarito, incluindo autocaravanas, e ainda assim apenas com escoramento em justificações plausíveis, equilibradas e fundamentadas. Mas aí comiam todos pela mesma medida, não eram só as autocaravanas.
Os POOC são discriminatórios e, creio-o, anti-constitucionais. Transformam Portugal numa república das bananas. Ou, como bananas só temos na Madeira, transformam Portugal numa espécie de república das batatas...
O problema é que o movimento associativo autocaravanista português não está suficientemente organizado nem dispõe da força e dos recursos necessários a fazer subir uma questão destas ao Tribunal Constitucional. Olhemos para o exemplo da França onde nem sequer tem sido necessário recorrer ao Constitucional. Medidas destas têm caído como tordos aos pés dos Tribunais Administrativos de círculo.
Claro que no meio desta insanidade a GNR é quem menos tem a culpa. Limita-se a fazer o papel do cão de caça à ordem do caçador. Mas nunca devemos esquecer aquela velha máxima de Montesquieu em "O Espírito das Leis": não há pior tirania do que aquela que é cumprida à sombra das leis e da justiça...
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor rmsnegrao » quarta jun 24, 2015 3:29 pm

Henrique Fernandes, estamos completamente de acordo em relação a tudo o que refere. A questão dos POOC já foi em tempos sobejamente discutida neste fórum e a conclusão a que se chegou é precisamente essa que refere, uma discriminação pela negativa das autocaravanas: com qualquer outra viatura já a pernoita nos parques de estacionamento das praias não é proibida, seja num carro ligeiro, furgão, furgoneta, camião TIR, autocarro, charrete, etc.

Já em relação à legislação que enquadra o PNSACV, devo corrigir o meu anterior "post": a Resolução do Conselho de Ministros n.º 11-B/2011, de 4 de fevereiro é actualmente a legislação que enquadra este Parque Natural e pela sua leitura não encontrei qualquer referência a interdição de pernoitas na sua área de jurisdição. Apenas é de salientar o disposto no seu Artº 8º (Actos e actividades interditos) nas alíneas:

[...]
... são interditos os seguintes actos e actividades, quando realizados em áreas sujeitas a regimes de protecção:

o) A circulação e o estacionamento de veículos motorizados fora dos locais devidamente sinalizados para o efeito, excepto em missões de vigilância, fiscalização e militares, em situações de emergência, na actividade agrícola e florestal e nas actividades de defesa da floresta contra incêndios;

r) A prática de campismo ou caravanismo fora dos locais para tal destinados;

[...]

Entretanto, havia algures numa qualquer legislação uma proibição de pernoita em qualquer viatura a menos de 500 metros da linha de água, tanto do mar como do rio mas desta vez não encontrei. Se alguém se lembrar onde isso aparece agradecia que colocasse aqui essa referência, se é que ainda existe.

Em resumo, pela legislação ambiental actual, se não pernoitar-mos nos parques de estacionamento das praias, nem estacionarmos em locais proibidos, não estou a ver como poderemos ser autuados quando estivermos a dormir descansadamente dentro das nossas ACs devidamente ESTACIONADAS!

Abraço,

RN
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor José Queirós » quarta jun 24, 2015 9:36 pm

Os autocaravanistas que foram autuados estavam estacionados em alguma Praia, tendo em conta a definição de Praia do POOC?
Será que estavam mesmo?
Ou será mais uma vez, digamos, uma interpretação bizarra da legislação?
Acho muito estranho que alguém leve a autocaravana para a praia... a menos que tenha tração às quatro rodas.
Parece-me que o Eça continua a ter razão!

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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » quarta ago 19, 2015 5:48 pm

Autocaravanistas que visitam Lisboa só podem acampar em Monsanto

A percorrer quilómetros numa casa sobre rodas, os autocaravanistas que visitam a cidade de Lisboa surpreendem-se com multas de estacionamento ou de acampamento indevido, sendo que o único espaço para acampar na capital é o Parque de Campismo de Monsanto.

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Segundo a Câmara de Lisboa, é junto à estação fluvial de Belém que acontecem mais infrações de estacionamento e acampamento por parte de autocaravanistas, sendo que "existe sinalização que proíbe expressamente o estacionamento de autocaravanas e caravanas".
Diariamente, existem dezenas de autocaravanas, predominantemente viaturas com matrícula estrangeira, estacionadas na zona de Belém, pelo que a Polícia Municipal de Lisboa tem vindo a fiscalizar, atribuindo multas que podem "variar entre 19,95 e 60 euros" e colocando bloqueadores automáticos nos veículos, constatou a Lusa no local.

A autarquia não tem contabilizado o número de autos instaurados e o valor total das multas destas infrações, mas esclarece que são "garantidamente valores residuais, face ao número total de autos levantados por infrações ao direito estradal".

As autocaravanas podem estacionar "em qualquer lugar, exceto nos locais expressamente proibidos. Para acampar, o único espaço que existe é o Parque de Campismo de Monsanto", informou à Lusa a Câmara de Lisboa.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Autocaravanismo (FPA), José Pires, a cidade de Lisboa precisa de ter mais espaços onde os autocaravanistas possam estacionar e parar normalmente 48 horas, "não basta dizer que há o parque de campismo, nem está certo ter apenas o parque de campismo".

Segundo a administração do Parque de Campismo de Monsanto - Lisboa Camping & Bungalows, o parque "é bastante extenso, com cerca de 38 hectares, pelo que é suficiente para receber todos os autocaravanistas, caravanistas e campistas que visitam Lisboa".

Em relação às infrações de caravanistas estacionados ou acampados indevidamente, principalmente junto à estação fluvial de Belém, a administração do Parque de Campismo de Monsanto considera que acontecem porque "provavelmente, por razões económicas e também, de maior comodidade, tendo em vista um mais fácil acesso aos locais que pretendem visitar".

"A falta de controlo dos turistas que nos visitam e a permissividade na ocupação indevida no espaço é preocupante, transformando espaços de estacionamento em autênticos acampamentos", afirmou a administração do Parque de Campismo de Monsanto, em resposta à agência Lusa, defendendo uma atuação mais enérgica das autoridades administrativas e policiais.

O Parque de Campismo de Monsanto possui "171 alvéolos equipados para autocaravanas" com preços entre 24,80 e 34,90 euros, 1.800 lugares de acampamento livre e 70 bungalows, com capacidade de ocupação de 355 camas.

"O ano 2013 foi o menos favorável dos últimos anos, devido à conjuntura económica não apenas nacional mas também europeia, uma vez que recebemos muitos clientes franceses e espanhóis. 2014 foi um pouco melhor e este ano estamos com um crescimento de cerca de 20% face ao período homólogo", revelou a administração.

O Lisboa Camping & Bungalows recebe clientes o ano todo, no entanto tem "um acréscimo de clientes entre os meses de abril e setembro".

in http://www.noticiasaominuto.com/
http://www.noticiasaominuto.com/pais/437964/autocaravanistas-que-visitam-lisboa-so-podem-acampar-em-monsanto
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » quarta ago 19, 2015 5:52 pm

Federações de autocaravanismo criticam restrições nas autarquias do litoral

Há câmaras que “criam sinalética que não consta no Código da Estrada” para proibir o estacionamento de autocaravanas

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As federações de autocaravanismo e campismo consideram as restrições que as autarquias do litoral tem vindo a colocar às autocaravanas “uma discriminação negativa” e defendem uma política nacional de acolhimento a quem se desloca desta forma.

“Há um vazio legal, não há uma lei que oriente o autocaravanismo”, queixa-se o presidente da Federação Portuguesa de Autocaravanismo, José Pires, para quem Portugal acolhe mal os autocaravanistas. “Ao mesmo tempo que se vão criando facilidades no interior do país, na zona costeira estão a criar-se muitas dificuldades”, observa. Na opinião deste dirigente, não faz sentido que um veículo de carga do tamanho de uma autocaravana possa estacionar onde as autocaravanas não podem, porque isso constitui “uma discriminação negativa que, se fosse bem escrutinada, dificilmente passaria nas malhas da constitucionalidade”.

De acordo com o presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, João Luís Queiroz, há câmaras municipais do litoral que “criam sinalética que não consta no Código da Estrada” para proibir o estacionamento de autocaravanas em determinados locais. E sugere que, em vez da colocação de avisos a dizer “proibição a autocaravanas”, sejam colocadas placas com “proibido a veículos com altura superior a x”. Deixaria assim de haver “perseguição aos autocaravanistas”.

José Pires receia que as limitações que tem vindo a ser criadas no litoral, através de regulamentos municipais de trânsito, possam influenciar a capacidade nacional de acolhimento ao autocaravanismo. “Qualquer dia as pessoas não passam de Espanha para cá”, avisa, admitindo que também não concorda com que um autocaravanista esteja durante um mês num parque de estacionamento de uma praia. “Se a autarquia também não concorda, há que criar uma alternativa. Não é proibir sem alternativas”, observa. Segundo este responsável, “mais de 80% dos parques de campismo não estão correctamente adaptados para receber autocaravanas”: é preciso criar bolsas de estacionamento, áreas de serviços e infra-estruturas para fazer o despejo das águas.

Em Portugal, este tipo de turismo itinerante representa cerca de dois milhões de dormidas por ano, dentro e fora dos parques de campismo, o que constitui cerca de 5% do total de dormidas no país, informa o presidente da Federação Portuguesa de Autocaravanismo, explicando que o país tem vindo a acompanhar o crescimento da Europa, que anda “à volta de 20% ao ano”. Trata-se de um turismo maioritariamente sénior: “75% são gente reformada da Europa e Portugal”.

João Luís Queiroz diz que os autocaravanistas são muito bem acolhidos pelas autarquias do interior, que criam espaços dedicados a estes veículos e normalmente não cobram nada. “As autarquias estão um bocado em ronda livre, cada uma a tomar as decisões que melhor entende para a sua cidade. É ai que os autocaravanistas se queixam por causa do tal problema da discriminação negativa”, declara. A federação que dirige quer apresentar ao Governo uma proposta de revisão da lei e já pediu uma audiência ao secretário de Estado do Turismo. Porém, como a pré-campanha já começou, “antes das próximas eleições já não se consegue sentar as pessoas e resolver problemas”.

O objectivo da Federação de Campismo e Montanhismo é regular a situação das autocaravanas a nível nacional, “para não aparecerem sinaléticas que colidam com o Código da Estrada”.


GNR passou 179 multas em 2015
Desde o início do ano e até Julho, a GNR instaurou 179 autos de contra-ordenação associados ao estacionamento e acampamento indevido de autocaravanas, com multas entre os 200 e os 22.500 euros.

As infracções foram detectadas no Parque Natural da Ria Formosa e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Em 2014, a GNR contabilizou um total de 217 multas, com maior incidência nos meses de Julho (56) e Agosto (64). A corporação não tem contabilizado o valor total das coimas.

No caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o que o respectivo plano de ordenamento proíbe é a pernoita das autocaravanas nos parques de estacionamento situados junto às praias. Em todas as áreas protegidas é igualmente “proibida a circulação ou estacionamento de todo o tipo de viaturas fora de parques de estacionamento e caminhos preexistentes, situados nas praias, dunas, plataformas adjacentes às arribas e zonas de protecção total ou parcial”, refere o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que também actua em caso de estacionamento e acampamento indevido de autocaravanas em áreas protegidas. A maioria dos infractores é estrangeira.

A Autoridade Marítima Nacional, através da Polícia Marítima, também actua no âmbito das irregularidades verificadas nas praias por utilizadores da orla costeira, sendo “o maior número de contra-ordenações apuradas por circulação e estacionamento de veículos motorizados, nas praias, dunas e arribas, fora dos locais estabelecidos para o efeito”, bem como nos locais identificados em planos de ordenamento ou de gestão de áreas classificadas e ainda nas zonas definidas nos Planos de Ordenamento da Orla Costeira.

Em 2014 foram contabilizadas 106 infracções em Cascais (55), Nazaré (22) e Faro (18). Contudo, os dados não especificam quais as relacionadas com autocaravanas.


Em Lisboa só podem acampar em Monsanto
A percorrer quilómetros numa casa sobre rodas, os autocaravanistas que visitam Lisboa surpreendem-se com multas de estacionamento ou de acampamento indevido. O único espaço para acamparem legalmente na capital é o parque de campismo de Monsanto.

Segundo a Câmara de Lisboa, é junto à estação fluvial de Belém que são detectadas mais infracções de estacionamento e acampamento por parte de autocaravanistas, apesar de ali existir sinalização que “proíbe expressamente o estacionamento de autocaravanas e caravanas”.

Diariamente, existem dezenas de veículos deste tipo, a maioria com matrícula estrangeira, estacionados na zona de Belém, pelo que a Polícia Municipal tem passado multas que podem “variar entre 19,95 e 60 euros” e usado bloqueadores automáticos. A autarquia não tem contabilizado o número de autos instaurados e o valor total das multas, mas esclarece que são “garantidamente valores residuais, face ao número total de autos levantados por infracções ao direito estradal”.

As autocaravanas podem estacionar “em qualquer lugar, excepto nos locais expressamente proibidos”. Para acampar, “o único espaço que existe é o parque de campismo de Monsanto”, informa a Câmara de Lisboa.

José Pires diz que a cidade de Lisboa precisa de ter mais espaços onde os autocaravanistas possam estacionar durante 48 horas. “Não está certo ter apenas o parque de campismo”, observa o dirigente associativo. Segundo a administração do parque de campismo, a dimensão do recinto, cerca de 38 hectares, “é suficiente para receber todos os autocaravanistas, caravanistas e campistas que visitam Lisboa”.

A administração do parque defende uma actuação mais enérgica por parte das autoridades administrativas e policiais no espaço público. “A falta de controlo dos turistas que nos visitam e a permissividade na ocupação indevida no espaço é preocupante, transformando espaços de estacionamento em autênticos acampamentos”, afirma. O recinto possui “171 alvéolos equipados para autocaravanas” com preços entre 24,80 e 34,90 euros, 1800 lugares de acampamento livre e 70 bungalows, com capacidade de ocupação de 355 camas.

“O ano 2013 foi o menos favorável dos últimos anos, devido à conjuntura económica não apenas nacional mas também europeia, uma vez que recebemos muitos clientes franceses e espanhóis. 2014 foi um pouco melhor e este ano estamos com um crescimento de cerca de 20% face ao período homólogo”, refere a administração.

in Publico
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/federacoes-de-autocaravanismo-criticam-restricoes-nas-autarquias-do-litoral-1705415?page=-1
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Paulo MB » quarta ago 19, 2015 8:44 pm

Está de parabéns o Movimento Associativo por vir a público apresentar soluções.
Cá estaremos depois das eleições para ver como corre este processo.
Nós no CPA continuaremos a lutar, dentro e fora da FCMP.
Abraço,
Paulo Moz Barbosa
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta ago 20, 2015 4:25 pm

Só agora, caro Paulo Moz Barbosa?...
Há muito que o "movimento associativo" (falo do movimento verdadeiramente "só autocaravanista"...) vem a público apresentar soluções...
Recordo-me de numerosas intervenções públicas da FPA e de membros dos seus corpos sociais (nomeadamente eu), defendendo a necessidade de legislação para regular e para PROTEJER a prática do autocaravanismo itinerante. Do lado da FCMP, pelo menos até agora (e se fosse de outra forma, o companheiro não estaria aqui a congratular-se pela novidade), só conhecia a posição expressa publicamente por membros da sua denominada "comissão autocaravanista" ( recordemos que 99,999 % da FCMP é outra coisa diferente do autocaravanismo... :D ), mormente um tal de "Papa-Léguas", defendendo que não era necessária qualquer nova legislação, bastando o cumprimento (por quem?...) do atual Código de Estrada para lidar com os problemas existentes.
Também eu me congratulo com esta nova posição da FCMP (aliás, tudo que seja dar razão à capacidade visionária da FPA e corresponda simultaneamente a uma cabal desautorização liminar do tal Papa-Léguas, eu apoio... :D ).
Vamos é estar muito atentos à proposta de revisão legislativa a que se refere o presidente da FCMP nas suas recentes declarações ao Público ("A federação que dirige quer apresentar ao governo uma proposta de revisão da lei [não diz qual...])"...
É que há coisas que eu não posso dizer em público... Mas sempre direi que não andamos propriamente a dormir... :D
Abraço.
Henrique Fernandes
 
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Paulo MB » quinta ago 20, 2015 8:11 pm

Caro Henrique Fernandes,
Não deve ter lido com atenção o que escrevi. Não referi qualquer instituição em particular, nem é meu timbre atacar em público quem não tem direito de resposta. Sabe bem que não apoio qualquer nova legislação, mas a posição saída do colóquio organizado pela FCMP e que agora é defendida pelo seu presidente João Queiroz.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor danibeja » quinta ago 20, 2015 9:09 pm

Boa tarde,

Companheiro Paulo MB, houve alguma posição saída do Colóquio??? Refere-se ao Colóquio de Salvaterra de Magos???? ( este fiz questão de estar presente!!! )

Se foi no Colóquio de Salvaterra de Magos fico muito contente, pois a minha persistência e coerência contribuiu para a mudança de mentalidades, logo foi profícua a minha presença, bem como do Clube.......

Companheiro Paulo, exulto-me em saber estas novidades, e se precisar de algo da minha pessoa estarei disponível !!!!!

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Paulo MB » sexta ago 21, 2015 12:39 am

Boa noite Caro Danibeja,

Tive o grato prazer de o conhecer pessoalmente em Salvaterra de Magos e de ter trocado algumas palavras consigo sobre alguns dos temas que nos preocupam a todos.
Embora discordando do teor da sua comunicação nesse colóquio, apreciei a forma como o fez. Foi correto na sua apresentação e isso todos os presentes puderam observar.
De facto não houve ali qualquer mudança de mentalidades. O que houve foi uma muito interessante troca de pontos de vista, tendo ficado como "sumo" final a obrigatoriedade da direção da FCMP, enquanto entidade organizadora, de se reunir com a direção da ANMP, com a direção do ACP e com a comissão da AR competente, para analisar a atual legislação com interesse direto no âmbito da atividade autocaravanista.
Que daqui resulte uma alteração da legislação em vigor, não sou capaz de o dizer. Mas que é uma forma séria de abordar toda esta problemática, não tenho qualquer dúvida.
Nunca deitei fuguetes antes da festa e também nesta matéria prefiro ser muito prudente.
Entretanto saúdo todas as iniciativas que têm sido realizadas junto dos vários autarcas que teimam em despresar o autocaravanismo.
Sou testemunha de já ter havido autarquias a abrirem-nos as portas, retirando proibições descriminatórias ao estacionamento de AC e abrindo novas ESA e ASA para melhorar não só o ambiente local, como forma de chamar estes turistas aos seus concelhos.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor forum_admin » sexta ago 21, 2015 9:52 am

Bom dia,

É importante que aqui se discuta estes assuntos relevantes para o autocaravanismo, como é o deste assunto.

Contudo, como já foi referido noutras ocasiões, evitamos que aqui sejam feitas referências depreciativas em relação a instituições ou personagens relacionados com o autocaravanismo. Obviamente estamos à espera que isto seja recíproco, o que infelizmente nem sempre o é.

É importante que se discuta ações, ideias, e não pessoas ou instituições. Ao discutirmos as ações e o de que positivo e negativo poderá trazer, contribuiremos para evolução e esclarecimentos dos temas de autocaravanismo, caso contrario haverá lugar a desuniões que a ninguém beneficia.

Obrigado pela compreensão.
A Equipa CampingCar Portugal
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado ago 22, 2015 6:47 pm

Caro Paulo Moz Barbosa:
Penso que não fui eu quem leu com pouco atenção uma qualquer intervenção de um companheiro...
Eu sou daqueles que acha que se devem referir as instituições, até porque é para isso que existem, para serem referidas e discutidas, quando estiverem em causa matérias de interesse público e não apenas do estrito funcionamento interno. E sobretudo quando essas instituições recebem subsídios públicos, isto é, dinheiro que também sai do meu bolso. Por isso a minha referência a instituições deste género e a pessoas que as representam (ou que se pronunciam publicamente escoradas em cargos ou funções que nelas exercem..) foi intencional e continuará a acontecer sempre que o considere oportuno.
E já agora, que conste que não ataquei ninguém, muito pelo contrário!
Congratulo-me, isso sim, por afinal a FCMP acompanhar cada vez mais as posições da FPA, há muito tempo bem mais inequívocas sobre a matéria em análise ("legislação envolvendo o autocaravanismo"). E sobretudo, congratulo-me por a FCMP desautorizar assim publicamente as posições prévias de um membro da sua própria "comissão autocaravanista", membro esse que sobre estas matérias tudo fez para dar nas vistas e para ser falado e lido. É caso para se dizer, eu, Henrique Fernandes, membro dos corpos sociais da FPA, desta vez também estou do lado da FCMP!... :D
E já agora, mesmo que eu tivesse atacado alguém (não foi o caso, como disse e como decerto já se percebeu inequivocamente), a FCMP pode, querendo, exercer, aqui ou noutro local que considere apropriado, o contraditório que entenda pertinente... A FCMP não é propriamente uma virgem que se ofenda com facilidade. Nem a sua "comissão autocaravanista", e muito menos o membro a que me referi.
Não fora a contundência e a profundidade de muitos debates nos últimos anos, neste fórum ou noutros, duvido que tivéssemos assistido a este "reconhecimento da independência do Brasil" por parte da FCMP! Esta mudança de posição, que pessoalmente considero uma submissão ao bom senso, não é apenas um sub-produto do tal "colóquio organizado pela FCMP" em Salvaterra de Magos. Como as coisas não acontecem por acaso, e muito menos por obra de momentos iluminados, esta mudança de posição da FCMP tem raízes em tudo o que se passou para trás, o que inclui os novos contextos no âmbito associativo do autocaravanismo. Da mesma forma que a atuação (ou falta dela) da FCMP em relação ao autocaravanismo influenciou em determinado momento o desenvolvimento desses novos contextos, o inverso também é verdadeiro. E é normal que assim seja.
Para completar o ciclo, a FCMP só terá de dar mais um passo, um pequenino passo, reconhecendo (seja através de um colóquio ou por qualquer outra via) a legitimidade da existência da FPA e, por essa via, reconhecendo que foi um erro e uma pura perda de tempo a sua atuação anterior nessa matéria. Aí sim, a FCMP estará a reconhecer o "direito de Angola à independência"... :D Teremos então chegado a uma espécie de 25 de Abril do autocaravanismo... :)
Mas claro que isso não é trigo da sua seara (nem tão pouco da minha), pelo que a minha sugestão ocorreu aqui apenas no âmbito do livre arbítrio e da liberdade de opinião. Imaginar e sonhar não ofende ninguém.
Sobre aquilo que conheço das suas opiniões pessoais sobre este assunto ("legislação envolvendo o autocaravanismo") não me pronuncio neste contexto, não só por as considerar coerentes, mas também porque as respeito como sei que respeita as minhas.
Sincero abraço gardingo.
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Euroviajante » sábado ago 22, 2015 8:42 pm

Mais que opiniões Seja A ou de B noto é há falta de regulamentação e de criação de ASA com pernoita com custos inerentes. Quem não pode pagar fique em casa, estou farto dos pobres coitadinhos que só querem um local para despejar de graça e um sito qualquer para pernoita e parece que fazem disso o apanágio do autocaravanismo.
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Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » terça ago 25, 2015 10:02 pm

GNR multou cerca de 200 autocaravanas até julho

A GNR passou, até ao final de julho, quase 200 multas por estacionamento ou acampamento indevido de autocaravanas. A maior parte dos casos aconteceu no litoral alentejano e no Algarve.

http://videos.sapo.pt/zTlbyfiHkZl1LaRNZDo5

in SIC
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