O que se lê na imprensa....

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Lealbino » sexta ago 28, 2015 8:52 am

8) E quando são pasteis de nata de bacalhau então, hmm hmm hmm...

Concordo na íntegra com o companheiro Henrique Fernandes, sendo a questão das janelas "complicada" (daí preferir perguntar às autoridades caso fosse necessário abrir mais do que faço, se em local mais frequentado) é óbvio que também para mim depende dos locais o angulo de abertura dentro do referido quadrilátero, mas até hoje foram raras as vezes e mesmo assim nunca precisei de abrir mais que poucos centímetros.

Em relação ao estendal só mesmo na praia e campo e usando os apoios da AC e mantendo os referidos limites da AC. Por sorte nunca senti calor impossível na AC, mas acredito que nessas alturas um ar condicionado faria muita falta, talvez por temos a filosofia de ficar na praia até final do dia e isso deva ter ajudado até hoje a não sentir mais os efeitos. O que é certo é que em dias de muito calor voltamos à AC e ela está mais fresca que o ambiente (fica só com as pequenas aberturas nas janelas todas e claraboias), não sei se será a combinação de ventilação com o isolamento da AC, ou mesmo da tinta com que a pintei. :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor tgferreira » quarta set 02, 2015 1:05 am

Boa noite,
Venho aqui deixar a minha opinião sobre este assunto que sinceramente me assusta. Poderia estar a criar um tópico novo mas julgo que se enquadra o suficientemente bem aqui.

Como podem ver na minha apresentação, não sou o dono de nenhuma autocaravana. Os meus pais são e eu, tendo 21 anos, tenho o fantástico privilégio de poder usufruir da mesma, mediante o pedido prévio e respectiva aceitação.
Nós, família, sempre quisemos ter uma autocaravana. No entanto, só há pouco mais de meia década é que adquirimos uma.

Já não fazia uma viagem de autocaravana há algum tempo mas, na semana passada saí, apenas com a minha namorada. Foi uma experiência da qual muito gostámos e que pretendemos repetir sempre que possível.

Uma das coisas que nos fascina nas ACs é o facto de... Podermos fazer as coisas sem horários definidos. Isto é: não há reservas de hotel ou campismos a marcar. Podemos ficar mais tempo num sitio se gostarmos ou podemos arrancar mais cedo e ir para outro local porque afinal não Havia assim tanto Para ver. É a liberdade, digamos assim.

Outra coisa interessante é o facto de se poder parar em qualquer lado e visitar ou ficar conforme quisermos. Uma das coisas que sempre me fascinou e que adoraria fazer era dormir algures perto de uma praia, na costa alentejana (em segurança, claro. Não quero acordar com as rodas na água!). Sempre imaginei poder fazer grelhados mesmo à saída da AC, depois de um dia de praia, com aquela fantástica vista e adormecer embalado pelo barulho das ondas.

No entanto, de acordo com a legislação e inclusivé a opinião de alguns autocaravanistas, não o posso fazer. E é isto que me assusta, principalmente as opiniões de outros companheiros autocaravanistas.

Quando falo em grelhar algo na rua, pernoitar e estacionar tenho algumas regras em mente. Primeiro não devo destruir qualquer fauna ou flora, devo deixar tudo exactamente como encontrei, não o devo fazer caso os lugares para estacionamento sejam escassos, etc.

Muito sinceramente, cumprindo estas regras e repito, havendo espaço que chegue e sobre para quem for preciso, não vejo mal nenhum. Efectivamente o único 'mal' que vejo que possa ser causado é, aos olhos dos outros, ficar esteticamente mal. No entanto, acredito que outras pessoas também não gostem da minha cara, roupa ou sapatilhas e não é por isso que existe uma lei que proíba a circulação com as mesmas.

A verdade é que eu acho que isto afecta o autocaravanismo. Na minha opinião, afecta. O facto de em alguns municípios só se poder pernoitar dentro da autocaravana em parques de campismo é absurdo.
Sei que existem os argumentos de que é barato, que um quarto de hotel fica mais caro por noite mas... Quando o dinheiro é pouco e a noite fica a 25€, é impensável para mim, por exemplo, ir passar mais do que um dia ou dois muito de vez em quando.

Afinal, para mim, a piada das autocaravanas é o facto de se poder ficar em qualquer lado (cumprindo as regras mencionadas anteriormente).

Há no YouTube vários casos de autocaravanistas que vivem dentro de uma autocaravana, fazem a vida a viajar. Que maneira fantástica e invejável de se passar a vida!
No entanto, seguindo a lei e algumas opiniões, isso não deveria ser possível.

É verdade que a grande maioria são pessoas nos Estados Unidos da América mas também existem casos Europeus.

Nos EUA, aparentemente, não há qualquer mal em se estacionar numa reserva natural (novamente, cumprindo as regras anteriormente mencionadas) e desfrutar da vista e sossego que existe nesses locais. Que inveja que cá 'não se possa' fazer o mesmo.

É claro que se têm que cumprir regras. Não se pode despejar a cassette ou o depósito de águas cinzentas em qualquer lado mas para isso existem as áreas de serviço. E quando as mesmas não existem, existem casas de banho públicas. Não há mal nenhum em pegar na cassette e levar a uma sanita para se despejar. O acto é bastante comparável ao de um homem a urinar, em pé. E se o depósito de águas cinzentas estiver cheio, também não há mal nenhum em pegar num balde e despejar do mesmo modo. Em ambos os casos são líquidos, não espessos e não têm nada que já não vá ser encontrado nos esgotos desses locais, de qualquer modo.

Com este post pretendo ouvir as opiniões dos restantes companheiros. Por exemplo, nas situações que referi a paragem e pernoita cumprindo as regras: qual o mal?
O que acham?

Eu sei que a lei não o permite mas a verdade é que a lei não está sempre correcta. E, acima de tudo, o debate e reflexão sobre as coisas nunca fez mal a coisa nenhuma!

Cumprimentos a todos!
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

O que se lê na imprensa....

Mensagempor José Queirós » quarta set 02, 2015 8:09 am

Bom dia, tgferreira.

Concordo no essencial com o que aqui escreveu. Só uma ressalva: não existe qualquer Lei que proíba a dormida no interior de autocaravanas quando estas estão estacionadas na via pública. Como também não existe qualquer Lei que proíba a dormida no interior de qualquer tipo de viatura automóvel.
Quando estiver com a sua autocaravana na via publica terá que cumprir, como se estivesse em qualquer outo tipo de viatura automóvel, as prescrições do Código da Estrada. Nem mais nem menos!
Nomeadamente quando estaciona. Deve efectuar sempre o estacionamento da autocaravana de acordo com as prescrições especificas do Código da Estrada no que respeita a estacionamento automóvel.
Nunca esqueça que a autocaravana é uma viatura automóvel que paga imposto de circulação como as restantes viaturas automóveis e que portanto tem todos os direitos de circulação e estacionamento que todos as outras, nos termos do Código da Estrada.
Não deverá naturalmente esquecer a postura cívica, que todos devemos quotidianamente ter, bem como seguir a velha máxima que diz que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros" mas tendo em conta que "a liberdade dos outros também termina onde começa a nossa". Em resumo tentar não incomodar mas também exigir não ser incomodado...
Se pretender praticar campismo, o que também pode ser feito com uma autocaravana, deverá dirigir-se a um local apropriado para tal: parque de campismo ou acampamento ocasional.
Não entre em fundamentalismos pró ou contra as autocaravanas.

Boas viagens.

José Queirós.
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor tgferreira » quarta set 02, 2015 8:51 am

Bom dia, José Queirós!

Não leve a mal o meu post.

Concordo consigo na maioria do que escreveu, à semelhança do que aconteceu consigo. Há que cumprir as regras, manter uma boa postura cívica (à semelhança de outros companheiros, acho que devemos passar a melhor imagem possível) e seguir a máxima referida. Concordo plenamente!

Tenho no entanto uma questão: pelo que entendi, poderei praticar campismo (assumo que estejamos a falar da tal questão de colocar o tal grelhadorzinho cá fora e não a pernoita) ou num parque de campismo ou num local apropriado.
O que posso considerar um local apropriado para campismo ocasional?

Tenho ainda uma outra questão, mais geral e que talvez outra pessoa possa responder: refere que não existe nenhuma lei que proíba a dormida no interior da autocaravana quando estão estacionadas na via pública. No entanto, recordo-me que o município de Aljezur (se não estou em erro) tem uma regra algures escrita (não me recordo do nome do documento) onde expressa precisamente essa proibição. O que prevalece aqui? A lei local ou a lei nacional?

Cumprimentos,
Tiago Ferreira
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor João Morgado » quarta set 02, 2015 9:02 am

tgferreira Escreveu: Sempre imaginei poder fazer grelhados mesmo à saída da AC, depois de um dia de praia,

Caro tgferreira, ao fazer os grelhados na rua suponho que também aí colocará a mesa e cadeiras, pois não estou a vê-lo grelhar na rua e ir comer para dentro da Ac e aí já está a praticar campismo, independentemente de haver muitos ou poucos lugares disponíveis.

Saudações e boas passeatas
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor José Queirós » quarta set 02, 2015 9:36 am

Bom dia de novo, caro tgferreira.

1) Fazer um churrasco no espaço público não é necessariamente fazer campismo. Depende do local e das circunstâncias em que tal ocorre. Por exemplo se acontece num parque de merendas ( que frequentemente também têm churrasqueiras) não estaremos propriamente a praticar campismo só porque nos transportamos numa autocaravana, pois não passa pela cabeça de ninguém afirmar que os utentes do parque de merendas que se deslocam noutro tipo de viaturas estarão nestas circunstâncias acampados...
A questão essencial será termos comportamentos adequados ao local em que nos encontramos. por exemplo o nosso comportamento num templo religioso (postura, vestuário, actividades, etc) terá que ser diferente do que temos quando estamos na praia. Ou num tribunal será diferente do que temos num estádio de futebol ou num concerto rock...
Em suma devemos sempre adaptar o nosso comportamento, actividades e postura aos locais e contextos em que nos encontramos.
2) As legislação nacional sobrepõe-se sempre à regulamentação municipal, pelo que quando as suas determinações são conflituantes prevalecem as prescritas por legislação nacional. Aliás as Câmaras Municipais não têm competência para legislar mas apenas para a elaboração de regulamentos administrativos.
3) Acampamentos ocasionais são situações pontuais que podem ser autorizadas/licenciadas pelas Câmaras Municipais nos termos da legislação aplicável. Ocorrem normalmente quando se prevê a procura excepcional de alojamentos por campistas, devem os locais ser dotados de adequadas estruturas provisórias de apoio aos seus utentes, nomeadamente ao nível sanitário.
Espero ter contribuído para algum esclarecimento.

Boas viagens.

José Queirós.
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor tgferreira » quarta set 02, 2015 10:51 am

Bom dia, caros companheiros,

Caro João Morgado,
Por acaso e muito sinceramente, na imagem mental que tenho não estava a pensar em montar mesa e cadeiras. No entanto, admito que poderia acontecer em algumas circunstâncias.
Se por acaso acontecesse (e não estou a falar de o fazer num parque de estacionamento), havendo espaço coloco a questão: qual é o mal? Estando a praticar campismo, desde que responsável, cívico, limpo (etc)... Não vejo um grande mal nisso.

A lei proíbe-o, correcto? Mas aqui era onde sugeria a discussão da lei.


Caro José Queirós,
Concordo consigo na adequação de comportamentos. Acho que as coisas devem ser feitas com medida, à semelhança do que disse ao companheiro João Morgado. Havendo espaço, adequação e o cumprimento das regras que já disse, não estou a ver qual é o problema. Acho que estamos todos de acordo neste ponto, não? :)

A questão do acampamento ocasional é que me deixa pena. Acho que isto limita as possibilidades das AC's. E é isto que não entendo e, novamente, à semelhança do que disse antes, acho que uma discussão da lei seria proveitoso.

E sim, contribuiu. Muito obrigado pelo esclarecimento no ponto 2! :)
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta set 02, 2015 10:58 am

Caro tgferreira:
A moldura legal, em Portugal, não permite fazer grelhados, colocar mesas e cadeiras, abrir toldos, etc., fora dos parques de campismo ou de outros locais apropriados (parques de merendas, acampamentos permitidos ocasionalmente pelas autarquias, etc.).
Eu discordo desta moldura, mas é assim mesmo, é a lei que temos.
Defendo o direito à prática de uma coisa denominada "campismo livre", isto é, o direito a podermos fazer tudo isso, seja com autocaravana, carro, tenda, etc., na natureza, cumprindo naturalmente as condições de civismo que mencionou. O "campismo livre" é legalmente possível em países como a Escócia e Noruega, mas em Portugal, como disse, não.
O problema, quer na questão do "campismo livre", quer em muitas outras, reside na força de lobby das organizações ligadas aos campings e nas simples relações de proximidade entre cada um deles e a autoridades locais. Como a lei lhes é absurdamente favorável, fazem o possível e o impossível para que ela nunca seja alterada e solicitam a intervenção das autoridades sempre que sentem - com razão ou sem ela - que o seu negócio está ameaçado.
A única saída para este problema é a criação de um contra-poder que equilibre a equação. O surgimento de organizações autocaravanistas - clubes e uma federação (a FPA) - permitiu travar um pouco a força deste lobby campista. Mas ainda somos muito poucos.
Como é sabido, os portugueses não primam propriamente pelo espírito organizador e pela luta desinteressada.
Enquanto os autocaravanistas não se associarem em número significativo, propiciando às suas organizações representativas solidez financeira suficiente para, por exemplo, contratarem juristas e interporem ações judiciais, vai ser muito difícil mudar este estado de coisas...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Manel » quarta set 02, 2015 11:07 am

Olá

Só para dizer que:

Assino por baixo tudo o que o companheiro Henrique Fernandes escreveu!

Abraço a todos
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor fluis » quarta set 02, 2015 12:18 pm

Boa tarde,

Esta deve ser um dos temas mais antigos em discussão por aqui pelo fórum. Na nossa linha de conduta, seguida desde sempre, não concordamos com a utilização exterior da autocaravana em estacionamentos, estando o mesmo cheio ou vazio ou meio. Estacionar é uma coisa, acampar é outra. Claro que nesta discussão não entra os piqueniques feitos nos pinhais, nos parques de merenda etc., ou seja em todos os locais onde sempre foi habitual fazer-se o piquenique, as exceções por serem isso mesmo exceções, nem vale a pena discutir-
Por isso editamos algumas boas praticas (não são leis obviamente, mas sim recomendações que por e simplesmente ajudam a manter uma boa imagem do autocaravanismo):
http://www.campingcarportugal.com/regrasOuro
http://www.campingcarportugal.com/files ... gal-pt.pdf

E se queremos contribuir no sucesso desta luta pelo direito de estacionar (diferente do direito de acampar), devemos adequar o comportamento ao lugar onde nos encontramos, e nos parque de estacionamentos das praias e das povoações devemos sempre estacionar e não acampar.
Caso contrario é o habitual, e já estou cansado de assistir em muito lado, vem uma estaciona e coloca uma cadeira, vem outra a seguir coloca a cadeira e abre o toldo, vem outra coloca a cadeira abre o toldo e faz o seu grelhado, a outra faz tudo o que os outros fizeram e coloca o periquito e o rádio a tocar uma qualquer música pimba, e por último vem aquele que acha que o direito a acampar não é só para os ricos das autocaravanas e arma a tenda ao lado, e depois vem a GNR e acaba com o acampamento selvagem, e isto não é utopia, ainda recentemente assisti a algo parecido num estacionamento no centro de Sintra, agora interdito às autocaravanas, enquanto era só autocaravanas bem estacionadas nunca houve problemas, mas depois faltava o grelhado e as cadeiras no exterior por causa do calor, que foi sempre em crescendo até aparecerem iglos, e depois... vieram os sinais de proibição

Além disso, este assunto está já completamente off-topic, já que o tópico é que se lê na imprensa..
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor fluis » quarta set 02, 2015 12:31 pm

Boa tarde,

Por favor vejam este tópico: Câmara da Nazaré proíbe estacionamento de caravanas

Nem de propósito, mais uma vitima do não saber estar de alguns autocaravanistas, que concorde-se ou não, levam a esta tomada de posições por parte das Câmaras. Para além disso estes autocaravanistas, dificultam o trabalho dos clubes/federações. Ainda a última vez que passei pela Nazaré em 2013, assisti a alguns “autocaravanistas” a colocaram a sua mesa no passeio quase encostadas às janelas do rés do chão, e a fazerem os grelhados ali também
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor tgferreira » quarta set 02, 2015 12:42 pm

Boa tarde a todos,

Henrique Fernandes:
Concordo com tudo o que disse. Admito que não conhecia a FPA. Actualmente cá em casa somos sócios do CPA. Não sei qual é a relação entre ambas as associações (mas já notei alguns atritos aqui no fórum).
Discordamos ambos dessa moldura. E se a queremos mudar, temos que ir à luta. Deixo publicamente o compromisso de consulta do partido do qual sou militante sobre qual a posição pública (ou se existe) e se possível o pedido para que possamos lutar contra isto. Cá em casa temos o hábito de andar em luta eheh :P
A questão do dinheiro é a mais chata (e se calhar a principal). Tal como disse, neste estado de coisas, é muito difícil.

Companheiro fluis,
Respeitosamente, discordo com o facto de o tópico se encontrar off-topic. Acho que os assuntos estão bastante relacionados uma vez que o que se lê na imprensa é principalmente sobre este assunto: o parqueamento e campismo das autocaravanas, legislação em vigor, etc.

Felizmente nunca assisti a uma cena como descreve. Sim, já colocámos a mesa e abrimos o toldo para uma refeição num campo aberto, bem afastados da confusão, com imenso espaço e deixando tudo nos conformes. Música, periquitos (e outros animais), tendas e outros não. Acredito no bom estacionamento. Ainda na semana passada, quando saí (em Mira) ajustei o estacionamento da Autocaravana provavelmente umas 5 ou 6 vezes, de modo a não incomodar ninguém e ficar o melhor estacionada possível, dentro de todos os limites.

Acho que no cerne da questão, todos estamos de acordo. Teremos que ir à luta! Contem comigo.

Cumprimentos a todos!
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta set 02, 2015 1:13 pm

Caro tgferreira:
Uma vez que falou no assunto, aqui vai um "esclarecimento" para ajudar a colocar os pontos nos is...

O CPA é membro antigo da FCMP - Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, federação na qual estão naturalmente associadas organizações campistas.

O CGA (Clube Gardingo de Autocaravanas), o CAI (Clube Autocaravanista Itinerante) e o CAS (Clibe Autocaravanista Saloio) criaram, em junho/2011, a FPA - Federação Portuguesa de Autocaravanismo.

Há ainda vários outros clubes ou movimentos autocaravanistas, de diferentes dimensões, que não estão federados.

A FCMP tentou, de forma vã, impugnar judicialmente o surgimento da FPA em 2011. A humilhante derrota que lhe foi imposta nos Tribunais não a tem impedido de se opor, sempre que pode e da forma mais destrutiva possível (há desenvolvimentos recentes :) ) a todas as iniciativas ou à própria existência da FPA.

Eu sou membro fundador do CGA e sou membro dos corpos sociais da FPA.

Um abraço e cordiais saudações gardingas!
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » sexta Oct 23, 2015 7:58 am

O autocaravanismo descontrolado tem os dias contados nas falésias de Sines

Imagem

A excessiva concentração de autocaravanas na costa alentejana impôs que a autarquia regulamentasse a sua presença fora dos parques e instalações licenciadas para o efeito.

A Assembleia Municipal de Sines aprovou no final de Setembro o Regulamento Municipal para o Licenciamento da Actividade de Acampamentos Ocasionais que entrou em vigor no passado dia 16 de Outubro, para “ordenar” práticas que representam “riscos para o ambiente e a paisagem”, justifica o preâmbulo do documento.

Em relação ao campismo, a Câmara de Sines admite que o problema se encontra “controlado”, verificando-se apenas situações pontuais, “sem grandes riscos para o ambiente, a paisagem ou a ordem pública”. O mesmo não se pode dizer relativamente ao campismo com recurso a autocaravanas, uma prática que é visível ao longo de toda a costa portuguesa e também em Sines. A elevada concentração de viaturas “tem gerado situações de conflito de que será exemplo paradigmático o núcleo urbano de Porto Covo”, acentua.

Com o novo regulamento, a autarquia pretende licenciar o autocaravanismo “fora dos locais adequados à sua prática”, mediante “parecer favorável da autoridade de saúde e da autoridade policial”, mas assumindo não pretender “eliminar a presença de turistas que se desloquem em autocaravanas no município de Sines”. Apenas pretende “disciplinar” a sua prática, assume. Os acampamentos de ciganos nómadas não estão abrangidos pelo articulado do regulamento desde que não ultrapassem as 24 horas de duração.

O teor do regulamento suscitou, de imediato, um comunicado da Federação Portuguesa de Autocaravanismo (FPA) a contestar a procedimento da autarquia, acusando-a de “confusão abusiva e oportunista” ao “impor limitações” à prática de uma actividade que tem reflexos positivos na economia portuguesa.

Todos os anos, milhares de caravanistas deixam por ano no comércio e na restauração do país “mais de uma centena de milhões de euros”, assinala a FPA, que não deixa de reconhecer a necessidade de existirem “regras para o autocaravanismo itinerante”, mas critica as condições que o regulamento exige para a obtenção das respectivas licenças.

Pedir uma licença camarária, prossegue o comunicado, exige a “aprovação da autoridade policial e do delegado de saúde”, imposição que “é incompatível com o autocaravanismo que, pelas suas características itinerantes, não tem, na generalidade dos casos, um planeamento com antecedência que permita tempo para o requerer”.

A federação presume que “o espírito do legislador estaria a pensar em eventos com duração e planeamento diferentes de um mero estacionamento com eventual pernoita, para um descanso, uma refeição ou uma visita à localidade, sempre de curta duração”, não ultrapassando as 72 horas.

A concelhia de Sines do CDS-PP também se insurge contra o novo regulamento aprovado pela Câmara de Sines. Em comunicado divulgado segunda-feira, considera o seu articulado “inútil na sua essência”, assinalando que “os poucos espaços existentes fazem com que haja a continuidade da quebra das regras, com especial incidência da zona de Porto Covo”.

O CDS-PP antecipa um cenário de fracasso na aplicação do regulamento, ao lembrar a escassez de funcionários municipais para “fiscalizar as contra-ordenações” e a “falta de efectivos na GNR” para fazer cumprir as novas regras impostas pela Câmara de Sines aos autocaravanistas.


in Publico
http://www.publico.pt/local/noticia/o-autocaravanismo-descontrolado-tem-os-dias-contados-nas-falesias-de-sines-1712014
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Paulo » sexta Oct 23, 2015 8:59 am

É mais um caso típico do que acontece quando os utilizadores de autocaravanas não sabem adequar a sua postura ao contexto e ao espaço que ocupam. Por outro lado, temos os municípios e legisladores a nao saberem lidar com este tipo de situação nem com o desejável turismo itinerante em autocaravana.
Enfim...haja associações que elucidem devidamente ambas as partes, mas enquanto se insistir que com uma AC fazemos tudo o que nos apetece, o resultado será este.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes