O que se lê na imprensa....

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » terça set 14, 2010 11:44 am

Presidente da Junta de Porto Covo considera auto caravanas "uma praga"


O presidente da Junta de Freguesia de Porto Covo considera as auto caravanas "uma praga" nesta localidade do concelho de Sines, acusando os auto caravanistas de estacionarem nas falésias, deixar lixo espalhado e despejarem águas residuais nos escoamentos pluviais.
"[Os auto caravanistas] são uma praga, estacionam em cima das falésias, à beira mar e depositam lixo em qualquer sítio", acusou, em declarações à Agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Porto Covo, Luís Gil.
Na aldeia turística do concelho de Sines, segundo o autarca, estiveram estacionadas durante o verão "centenas" de auto caravanas, uma situação que o incomoda, não porque tenha algo contra este tipo de turismo, assegura, mas porque considera que prejudica a freguesia.
"Estamos até à ponta dos cabelos com esta gente toda", desabafou Luís Gil, que afirma que até para o escoamento "das águas pluviais", que têm ligação directa às praias e ao mar, os auto caravanistas descarregam as cassetes (depósitos) de águas residuais.
O autarca pensa que a solução pode passar pela construção de um parque próprio para auto caravanas, desde que de "iniciativa privada", uma vez que a autarquia "não tem competências, nem terrenos, nem meios financeiros".
Contactado pela Agência Lusa, o vereador da Câmara de Sines, António Nogueira, também vê as auto caravanas como "um problema", mas partilhado por "todos os concelhos", considerando não havendo muito "a fazer", uma vez que o estacionamento não é proibido, por serem consideradas "veículos".
Este membro do executivo camarário avançou, contudo, que a criação de "um espaço próprio" para este tipo de turismo "está a ser pensado", mas defende ser necessário ao mesmo tempo alterar a legislação para encontrar uma forma de "obrigar as pessoas a irem para esses parques".
Até porque, já há espaços para auto caravanas nos parques de campismo do concelho, mas os auto caravanistas só recorrem a eles se quiserem, sendo que muitos acabam por ficar "à beira da estrada", onde "não pagam nada".
Os dois autarcas não deixam, contudo, de reconhecer a importância deste tipo de turismo para o concelho, até porque as pessoas acabam por recorrer aos estabelecimentos comerciais locais para se abastecer.
A Lusa abordou alguns dos auto caravanistas estacionados entre Porto Covo e Sines, que afirmaram preferir escolher um local próximo do mar aos parques de campismo, tanto pela "paisagem, como pela "liberdade" ou pelos "custos".
Contudo, a maioria assegurou que acaba por pernoitar de "vez em quando" nos parques da região para poder reabastecer a auto caravana de água e vazar as águas residuais.

Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010
in Correio Alentejo http://correioalentejo.com/?diaria=4914
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor cookie » terça set 14, 2010 12:38 pm

ora aí é que está um belo exemplo de governador local...

será que fez um estudo científico para provar as suas afirmações? não me parece...

antes de ter AC porto covo era passagem obrigatória sempre que rumava a sul... agora, não me parece...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor Mario » terça set 14, 2010 1:12 pm

Olá

Todos devemos perceber que o autarca Sr.Luís Gil tem sobre o assunto objecto da noticia uma apreciação que nos deve merecer todo o respeito.

Perante o inusitado fluxo de praticantes de autocaravanismo ..e outros...todos devemos ter consciência que efectivamente as queixas são no mínimo razoáveis.

À prática do autocaravanismo devia estar subjacente um simples principio que é o uso de bom senso q.b.

Sobre bom senso e exercício de cidadania responsável , nem sequer me atrevo a dissertar, é conhecida a tendência dos latinos para ignorarem as mais simples regras, a que se acrescentam outros (estrangeiros) que aplicam a regra de em Roma Sê Romano.

Perante o panorama urge regulamentar....já sei que há quem não goste,mas em locais em que o fluxo de autocaravanistas é elevado e constante não há outra alternativa...ou melhor há ,mas radical ,proibir...mas aí entram “as liberdades e garantias” que não se coadunam com radicalismo.

Nas voltas que tenho tido o prazer de dar por esse mundo ,sito o que no geral se passa por exemplo na Alemanha (todos sabem da capacidade de organização Germânica).

Se por cá há locais em que as autocaravanas podem representar uma” praga” em rotas turísticas do centro da Europa esse fenómeno é um dado adquirido...

.Então como se combatem as pragas????

Com liberdade, claro nem de outra coisa estaríamos á espera liberdade meus caros, mas sempre no principio que a minha liberdade acaba onde começa a dos outros.....portanto regulamentam, ordenam, criam espaços dedicados.

Exemplo...os espaços dedicados ás ACS estão devidamente sinalizados...só podemos usar esses espaços para estacionamento ou pernoita...não podemos estacionar em qualquer lado, nem em parques de estacionamento para outro tipo de veículos que não sejam para autocaravanas, contra o pagamento do respectivo montante estabelecido, só dessa forma se consegue o justo equilíbrio que permite garantir a liberdade a todas as pessoas independentemente dos meios que usam para se movimentarem ou instalarem, permitido desse modo que não nos incomodemos uns aos outros.

È assim que se combatem as “pragas”.

Confessem se forem capazes se gostavam de ter o vosso local de residência invadido de autocaravanas estacionadas dias a fio sem qualquer respeito pelo espaço que usam?

Eu não gostava e prezo muito a minha “aficion” pelo autocaravanismo.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor cookie » terça set 14, 2010 9:03 pm

Mario Escreveu:Olá

Todos devemos perceber que o autarca Sr.Luís Gil tem sobre o assunto objecto da noticia uma apreciação que nos deve merecer todo o respeito.

Perante o inusitado fluxo de praticantes de autocaravanismo ..e outros...todos devemos ter consciência que efectivamente as queixas são no mínimo razoáveis.

À prática do autocaravanismo devia estar subjacente um simples principio que é o uso de bom senso q.b.

Sobre bom senso e exercício de cidadania responsável , nem sequer me atrevo a dissertar, é conhecida a tendência dos latinos para ignorarem as mais simples regras, a que se acrescentam outros (estrangeiros) que aplicam a regra de em Roma Sê Romano.

Perante o panorama urge regulamentar....já sei que há quem não goste,mas em locais em que o fluxo de autocaravanistas é elevado e constante não há outra alternativa...ou melhor há ,mas radical ,proibir...mas aí entram “as liberdades e garantias” que não se coadunam com radicalismo.

Nas voltas que tenho tido o prazer de dar por esse mundo ,sito o que no geral se passa por exemplo na Alemanha (todos sabem da capacidade de organização Germânica).

Se por cá há locais em que as autocaravanas podem representar uma” praga” em rotas turísticas do centro da Europa esse fenómeno é um dado adquirido...

.Então como se combatem as pragas????

Com liberdade, claro nem de outra coisa estaríamos á espera liberdade meus caros, mas sempre no principio que a minha liberdade acaba onde começa a dos outros.....portanto regulamentam, ordenam, criam espaços dedicados.

Exemplo...os espaços dedicados ás ACS estão devidamente sinalizados...só podemos usar esses espaços para estacionamento ou pernoita...não podemos estacionar em qualquer lado, nem em parques de estacionamento para outro tipo de veículos que não sejam para autocaravanas, contra o pagamento do respectivo montante estabelecido, só dessa forma se consegue o justo equilíbrio que permite garantir a liberdade a todas as pessoas independentemente dos meios que usam para se movimentarem ou instalarem, permitido desse modo que não nos incomodemos uns aos outros.

È assim que se combatem as “pragas”.

Confessem se forem capazes se gostavam de ter o vosso local de residência invadido de autocaravanas estacionadas dias a fio sem qualquer respeito pelo espaço que usam?

Eu não gostava e prezo muito a minha “aficion” pelo autocaravanismo.


concordo com tudo mas não concordo com as afirmações "científicas" proferidas pelo governador local. esse tipo de afirmações são muito perigosas ainda para mais vindas de quem tem responsabilidades na gestão local.

nós (eu e o maridão) fugimos de altas concentrações de pessoas pois prezamos o nosso sossego e dos demais (sejam humanos ou não) mas ainda assim, mesmo sem outras AC´s, o lixo no chão é quase sempre uma constante... bolas!!! até parece que somos os filhos do demónio! - e começo a ficar farta...

em vez de dizer o que a meu ver são baboseiras e em vez de proibir às cegas, porque é que este senhor não se informou e não tomou iniciativas de ordenamento? pois... é muito mais fácil falar e proibir... e assim anda o nosso portugal, qual jangada de pedra à deriva... :roll:
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor RicSimoes » terça set 14, 2010 9:34 pm

Companheiros,

parece que o autarca Luis Gil tem razão no que diz... visto que o problema não está no estacionamento mas sim nas consequencias deste (ex: lixo, descarga de cassetes, despejo de aguas cinzentas, e o proprio risco de destruição de paisagem natural e demais consequencias).

Enquanto não formos civilizados e não chegar um "Salazar" que ponha ordem nisto tudo iremos ter sempre este problema em mãos...
A solução passa por multas pesadas sem perdão,multas essas que teriam o estatuto de "muito graves" e consequente inibição de conduzir aliada à coima monetária. (aí é que eu me ria!!!)

A criação de parques proprios,denominados Areas de Pernoita pode não resolver o problema porque nós só não levamos as AC para o areal da Praia porque provavelmente ficariamos lá atulados!
A criação de Areas de Serviço poderia diminuir a badalhoquice mas sinceramente penso que diminuiria muito pouco.Poucos seriam aqueles que se disponibilizavam a fazer uns 5,10 ou 15km para efectuar as respectivas descargas...senão vejamos: A maioria dos portugueses ( e não só) atira para o chão papeis e demais lixos só para não ter de andar mais 100 ou 200mts até um cesto de papeis ou caixote do lixo porque razão vão fazer 5,10ou 15km para fazerem descargas!?

Ponham a mão na consciencia.

Multas aos prevaricadores. È isso que peço.

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes
 
Mensagens: 208
Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor cookie » terça set 14, 2010 9:37 pm

RicSimoes Escreveu:
Multas aos prevaricadores.


nem mais! o resto é dispensável.

pessoalmente sou muito consciente pelo que a carapuça do senhor governante não me serve de todo!

e enquanto formos todos postos no mesmo saco, não conte comigo para voltar a porto covo. :evil:
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

justo e pecador

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quarta set 15, 2010 11:50 am

Depois de muita conversa e tudo na mesma porque não os CUMPRIDORES fazerm uma campanha sistematica contra os PORCOS,SUJOS E ABUSADORES.

É que a conta deles cada vez somos mais mal vistos e escorraçados.
CCLV-CANOAGEM
 
Mensagens: 61
Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Agora em Alvor

Mensagempor time_out » sexta mar 04, 2011 8:53 am

Bom dia

O Correio da manhã trás uma noticia sobre a requalificação do estecionamento em Alvor e a adpatação de parte para zona de autocaravanas.
Ler o artigo comleto em:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/passadico-de-madeira-na-ria-de-alvor
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor txinho » sexta mar 04, 2011 9:18 am

Excelente noticia companheiro time_out :wink:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Alvor

Mensagempor Paulo MB » sexta mar 04, 2011 12:26 pm

Nestas coisas sou como S. Tomé: ver para crer...
Cá fico à espera da inauguração. É que quando ouço falar em parques para autocaravanas... a serem explorados por privados...
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Mensagempor Paulo » sexta mar 04, 2011 2:10 pm

Por vezes os contactos não têm efeitos imediatos, mas mais tarde sentimos que poderemos ter ajudado no aparecimento dos mesmos.

Recordo:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=1800

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Férias em Auto-Caravana

Mensagempor time_out » quinta jun 02, 2011 7:53 am

Com o estado atual da economia em Portugal, muitos são os portugueses que procuram alternativas low-cost para as suas férias, obviamente sem descurar da qualidade que procuram para as suas férias e ainda com as comodidades suficientes para que tudo corra bem. Uma dessas soluções que está cada vez mais a cativar os turistas nacionais é a utilização de Auto-Caravanas.
Se por um lado proporciona umas férias bastante comodas e ligeiramente mais baratas do que outro tipo de férias, seja dentro de território nacional ou mesmo para os países vizinhos, por outro lado proporciona umas férias bastante animadas e diferentes da maioria dos outros tipos. Fazendo férias com uma auto-caravana pode proporcionar aos turistas uma viagem contínua por todo o país, sendo o infinito o destino dos turistas.
Infelizmente Portugal ainda não está devidamente equipado com os parques necessário para que os turistas, que optam por este tipo de férias, tenham todas as condições necessárias para fazer a manutenção da sua “casa ambulante” e mesmo para descansar nos espaços assim destinados com todo o silêncio necessário. Porém, dado que já existe uma média de 10 mil turistas a optarem por esta solução low-cost para as suas férias, existem já mais de uma centena de postos de repouso para que possam descansar e fazer a manutenção da sua auto-caravana.
Se desejar optar por este tipo de férias para os anos seguintes, poderá adquirir uma auto-caravana consoante as suas necessidades e da sua família. Mas se gostaria apenas de experimentar este tipo de férias e não sabe exatamente o que necessita para que tudo corra da melhor forma possível, pondere o aluguer de uma auto-caravana durante o tempo necessário para as suas férias. Nos dias de hoje, é possível alugar durante cerca de 15 dias uma auto-caravana com todas as comodidades necessárias para as suas férias por um valor a rondar os 800€.

in Férias Low Cost
Ver em http://www.feriaslowcost.net/ferias-em-auto-caravana/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor caraujo » quinta jun 02, 2011 9:46 am

Bom dia Companheiros,

Uma uma referência simpática ao nosso partime preferido, o Autocaravanismo.


Só não entendo esta referência Low-Cost...não percebo cada vez que vou de férias a parte do Cost (custo) vejo com abondância, mas nunca encontro a parte do Low (baixo)!!!

Será que é só um problema meu? :lol:

Tenho muitos colegas de trabalho que também fazem esta referência..."ah tens uma Autocaravana, isso é porreiro as férias ficam muito mais baratas!!!", bem fico todo vermelho e a fumegar e começo a fazer-lhes contas...prinicipalmente quando lhes chego à parte de amortizar o custo da AC, por 20 anos de férias....percebem logo a mensagem.

Daí talvez existir alguma descrença de alguns (agora tenho que fazer esta ressalva :lol: :lol: :lol: ) políticos locais, sobre as potêncialidades económicas do nosso tipo de turismo.

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jun 02, 2011 11:06 am

Bom dia,

Acho este tema muito interessante...exactamente porque considero a maior mistificação á volta do "barato" que é alugar uma autocaravana...!!! :shock:

Passo a citar;

[i]"Nos dias de hoje, é possível alugar durante cerca de 15 dias uma auto-caravana com todas as comodidades necessárias para as suas férias por um valor a rondar os 800€." [/i]

Óbviamente que aqui o mensageiro não tem culpa...que normalmente na idade média quando não se gostava da noticia...o mensageiro é que pagava... :twisted: :twisted:

Cingido única e exclusivamente ás contas apresentadas de 15 dias a "rondar"...mas aqui o rondar é no minimo...a rondar por baixo...mas mesmo muito por baixo...daria grosso modo uma diária de 53€...!?!?!?

Ora, das duas...uma...ou estes preços são de algum país perdido lá para os confins do mundo...ou então as autocaravanas devem ser autênticas reliquias ou em última análise vêm por montar e por isso no preço da diária não está incluido a montagem das camas dos armários do frigorifico do boiler...porque isso é á parte!!! :lol:

Passe a publicidade, deixo um link de uma empresa de aluguer de autocaravanas...vêjam lá se conseguem encontrar uma escala de preços idênticos ao que foi referido acima...nem na época baixa...quanto mais na alta!!!

http://www.camperline.pt/aluguer_in1.asp

Seria um assunto com muito pano para mangas...mas uma das coisas que me faz um bocado confusão é aquela possibilidade que a maioria das pessoas que aluga e encara como "dividir o mal pelas aldeias/ preços altos" convidar mais um casal para dividir as contas do aluguer...e que nós que andamos nisto sabemos de antemão que não é a fórmula mais acertada...dividir uma autocaravana com outro casal...já o partilhar a viagem é complicado!!!

Já para não falar nas despesas de combustiveis e outros...

Como o Carlos diz...tem muito de "cost"...mas muito pouco de "Low"! :(

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Luis Almeida » quinta jun 02, 2011 11:17 am

«alternativas low-cost para as suas férias»
«proporciona umas férias (...) ligeiramente mais baratas do que outro tipo de férias»
«já existe uma média de 10 mil turistas a optarem por esta solução low-cost para as suas férias»
«é possível alugar durante cerca de 15 dias uma auto-caravana (...) por um valor a rondar os 800€»

É (quase) sempre positivo que se escreva sobre o turismo itinerante em autocaravana.
No caso concreto deste artigo de opinião, apenas peca por alguma imprecisão e pelo fato do autor não se ter apercebido de que a opção autocaravanismo não é de todo uma opção económica mas sim uma opção de vida, uma maneira diferente de estar e de viver.

Como escreveu o Luis, a mensagem que se passa certamente que irá induzir em erro alguns leitores, sobretudo aqueles que, depois de lerem o artigo, consultem uma qualquer firma de aluguer.

Tens toda a razão Carlos: de «Low» esta nossa paixão tem cada vez menos e só espero que nos próximos tempos o «Cost» não venha a ser incomportável para nós.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes