Companheiros de Aventura

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Companheiros de Aventura

Mensagempor csilvasantos » segunda nov 20, 2006 3:23 pm

Caros Foreiros,

Como referi em mensagem neste forum publicada em Setembro, sou principiante nestas andanças do autocaravanismo.

Sou do Concelho da Maia, perto de Ermesinde e gostaria de conhecer praticantes de autocaravanismo desta zona do pais para podermos, em conjunto, efectuar alguns passeios.

Como devem compreender e para viagens mais longas uma companhia é sempre uma segurança e um conforto.


Por outro lado, as minhas duvidas são ainda muitas nomeadamente no que se refere a autonomia de energia, potencialidades do autocaravanismo, etc... Esta duvidas só serão passiveis de esclarecimento após alguma pratica e com companheiros já habituados a esta prática de turismo.

Um abraço,
Litos
Avatar do Utilizador
csilvasantos
 
Mensagens: 68
Registado: sexta set 29, 2006 8:07 am
Localização: Maia

Mensagempor J.Sanches » segunda dez 25, 2006 11:15 am

Companheiro Litos:

Também sou da Maia (Centro) e também sou Autocaravanista desde 1998, quando quizer pode contactar-me:jjosanches@hotmail.com

J. Sanches
Maia
Avatar do Utilizador
J.Sanches
 
Mensagens: 79
Registado: quarta Oct 25, 2006 8:07 pm
Localização: Maia

Mensagempor FERNANDO LAGRIFA » quinta fev 22, 2007 12:29 pm

Companheiros, na Maia já somos 3
eu moro em Águas Santas, tenho uma AC desde 2000, e todos os anos dou uma volta pela Europa. todas as viagens tiveram os seus riscos e aventuras mas tem valido muito a pena :D
já me rebentaram pneus(Inglaterra e França) :evil: , já fui assaltado(Espanha) :evil: :evil: , já fiquei atolado na neve(Espanha),já fiquei sem caixa de velocidades no sul de França(2000)e com o motor partido também em França(2005) :evil: :evil: :evil: mas vamos em frente sem medos...
FERNANDO LAGRIFA
 
Mensagens: 27
Registado: terça fev 20, 2007 11:02 pm
Localização: AGUAS SANTAS- MAIA

Mensagempor Paulo » quinta fev 22, 2007 11:40 pm

Caro Fernando,

Que grande rol de problemas :( !

Mas assim é que é - sempre em frente e pensar que na próxima saída vai ser melhor.

Felizmente até à data não tive probemas desses....vamos vendo se consigo manter esta tradição :D ...mas não é fácil quando se anda por esse mundo fora.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Faço coro com o Paulo....

Mensagempor Mcas » quinta fev 22, 2007 11:48 pm

mas gostava que desse uma pequena explicação para cada um dos problemas que teve...Foi uma casualidade (azar)? ou sobresforço dos materiais? ou "esquecimento" de regras básicas?

Mcas
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor FERNANDO LAGRIFA » sexta fev 23, 2007 9:39 am

Pois companheiros, tudo terá a sua explicação embora algumas avarias não sejam tão obvias ou previsíveis como outras :?
Por exemplo em relação ao rebentamento dos dois pneus traseiros, na mesma viagem mas separados no tempo por duas semanas, talvez se tivesse devido a uma deficiente pressão de ar, ou a um excesso de peso na AC (lembrar que estas viagens pela Europa são sempre de 4 semanas para poder ir um pouco mais longe e que portanto se leva um pouco mais de roupa, alimentos, 4 bicicletas, um gerador elétrico, etc :oops: )ou por os pneus já terem alguma idade, embora estivessem com uns sulcos praticamente novos.
Mas companheiros, garanto-vos que para alem do grande susto que é na hora do rebentamento do pneu a AC ficar toda desequilibrada, a grande aventura é a operação da substituição do pneu. Mais ainda se o pneu for o da Esq. e estamos em plena auto-estrada e a faixa de S.O.S. é mais curta que a largura da própria AC. :shock: e os outros carros passam a velocidades loucas mesmo ao nosso lado :? :? :?
Foi nesta altura que dei valor aos coletes reflectores e mais ainda a ter lido num "fórum" a importância de esquecer o "macaco" elevador que vem de série na AC e andar sempre prevenido com um "macaco" hidraulico de pelo menos 2T. é que não é fácil levantar uma AC carregada com tudo o que é preciso para um mês de viagem :cry:
Não é só levantar, é LEVANTAR MUITO porque a roda de traz esta muito tapada pela parte lateral da carroçaria e até o próprio peso da roda atrapalha na hora de a tirar do eixo...
TOTAL suponho que agora serei um dos ACaravanistas mais aptos a mudar uma roda da Europa e talvez do Mundo :wink: :wink: :wink: ...
FERNANDO LAGRIFA
 
Mensagens: 27
Registado: terça fev 20, 2007 11:02 pm
Localização: AGUAS SANTAS- MAIA

Mensagempor FERNANDO LAGRIFA » sexta fev 23, 2007 10:46 am

Imprevistos de Viagem II

A ocorrência mais traumatizante que tivemos e que deixou marcas que ainda hoje se fazem sentir no meu filho, foi o assalto de que fomos vitimas nos arredores de Barcelona (E).
Eram umas 13h e já tinhamos umas 3 semanas de viagem (já estávamos de regresso a casa) quando passamos por um hipermercado Carrefour na margem da estrada e lembramo-nos de lá parar para comprar-mos uns bifes para o almoço. Entramos no parque de estacionamento e ainda não tinha desligado o motor da AC e já tinha um segurança privado parado na sua motoreta à frente da nossa AC, o que nos deu uma sensação de segurança extra (que falsidade :( :( :( ...). Como era só para ir comprar os bifes e voltar e como até já tinhamos um segurança a olhar por nós, nem ligamos o alarme e lá fomos.
A verdade é que quando chegamos à AC alguns 20 minutos depois já só tinhamos a roupa que tinhamos no corpo, alguns tachos e pratos e por sorte a própria AC.
Foi uma limpeza total. Toda a documentação de toda a família, uma maquina de filmar e todas as K7s de vídeo, 2 maquinas fotográficas e todos os rolos de fotografias, roupas, radio, TV e o que traumatizou o meu filho, para alem de todo o pandemónio em que estava o interior da AC foi o facto de lhe terem levado o seu "Game Boy" e todos os jogos que tinha. Foi um trauma para todos nós, só a minha filha que na altura tinha 3 anos não ficou afectada devido à sua tenra idade.
Claro que logo ali tentamos procurar vestigios dos larápios mas a verdade é que nem o segurança de motoreta encontramos. Fomos falar com a gerência do Hiper que mandou chamar o segurança e este, depois de esperar-mos mais de muito tempo que ele chegasse, nos explicou (enganou :evil: ) que os ladrões são muitos e que o parque de estacionamento é grande e que se ele vai par um lado eles assaltam do outro e que não pode estar em todo o lado... Fiquei sempre com a sensação de que aquilo foi um trabalhinho feito em estreita colaboração e supervisão do senhor "segurança" :twisted: :twisted: .
TOTAL: ficou como grande lição nunca baixar a guarda, duvidar de tudo e de todos, não se deixar vencer pela rotina da viagem em matéria de segurança, pois é certo que nos primeiros dias de viagem tomamos todos os cuidados em fechar bem as portas e janelas, em ligar o alarme, em esconder os documentos mais importantes e os rolos de fotografia já tirados ou os cartões de memória, K7s de vídeo, etc., mas a verdade é que com o passar das semanas e á medida que a viagem decorre sem incidentes o rigor e a atenção nesta matéria de segurança tende a diminuir e os nossos "amigos" não deixam escapar uma qualquer oportunidade para nos visitar :evil: :evil: :evil:
Depois á que ir á esquadra da polícia mais próxima participar a ocorrência e no caso da documentação, quando se chega a Portugal passar um tempo infindo na Loja do Cidadão a correr do balcão da DGV para o da ADSE, do balcão do BI para o das Finanças etc...até voltarmos a ter de novo toda a papelada a que temos direito :evil: :evil: :evil:
FERNANDO LAGRIFA
 
Mensagens: 27
Registado: terça fev 20, 2007 11:02 pm
Localização: AGUAS SANTAS- MAIA

Mensagempor FERNANDO LAGRIFA » sexta fev 23, 2007 11:23 am

Imprevistos de Viagem III


Ter de deixar a nossa querida AC algures na Europa e vir para casa de avião ou de carro alugado...

Pois também foi exatamente isto que nos aconteceu por duas vezes. A primeira foi por eu não saber na altura, da existencia de um liquido na caixa de velocidades chamado "valvoline" e que nunca se esgota mas que naquele dia em que eu ia numa auto estrada em França em 5ª velocidade, esta me "saltou" e voltou a "saltar" mais à frente e sabendo eu que a assistência em viagem em auto estrada é sempre mais complicada, sai na primeira oportunidade que tive e fui em direcção a cidade mais proxima que no caso era Aix-en-Provence na costa mediterranica de França, mas já era tarde de mais, pois quando la cheguei e percebi que não ia na direcção certa, ao fazer inversão de marcha fiquei com a caixa de velocidades bloqueada em marcha atras :evil: :evil: :evil: e nunca mais consegui mexer na maneta das velocidades.
Na altura fiquei bastante preocupado pois era a primeira avaria grave que eu tinha e não era de todo confortável aquela situação de ter uma família inteira na AC avariada e tão longe de casa :oops:
Telefonei para assistencia em viagem, dei a minha localização e esperei... Na verdade, agora à posteriori, reconheço que não demorou muuuito tempo a chegar o reboque ao local mas na altura cada minuto que passava pareciam horas intermináveis. Como para concertar o motor eram necessarios no mínimo três dias optamos pela repatriação por via aérea até porque o nosso tempo de viagem também já estava a acabar e passado um mês la chegou a Portugal a nossa pobre AC em cima de um reboque :? :cry: :(
FERNANDO LAGRIFA
 
Mensagens: 27
Registado: terça fev 20, 2007 11:02 pm
Localização: AGUAS SANTAS- MAIA

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta fev 23, 2007 10:26 pm

Gostaria de propor que sempre que haja algum encontro ou passeio promovido pelo CampingCar e no qual participe o nosso companheiro FERNANDO LAGRIFA, se providencie um camião TIR com uma oficina móvel, para eventuais... necessidades :wink:

Caro companheiro, faça como tem feito sempre: nunca desista! 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor FERNANDO LAGRIFA » sábado fev 24, 2007 11:43 pm

Se fosse para desistir...

Caro companheiro "Pluma Weekend" esta minha relação com as avarias vem desde a minha primeira viagem com uma AC emprestada pelo meu "Pai Autocaravanista" MOUTINHO de V.N.Gaia que para me garantir uma boa estreia em viagem mandou previamente a AC ao mecânico para substituir uma peça qualquer no motor. Para isso tiveram de tirar o motor para fora da AC e ao voltarem a polo, não apertaram bem as porcas nos apoios do motor... :? Já se está a vêr o que aconteceu, ia eu já a subir o IP4 para a minha 1ª viagem em AC, com todas as vibrações de um motor a gasóleo, as porcas foram-se desapertando e de repente o motor só não caiu ao chão porque ficou pendurado pela maneta da caixa de velocidades. Lá veio a assistência em viagem que na altura, por ser a 1ª vez ainda não a tratava por "tu" e com um macaco pôs o motor no sitio, apertou as porcas como deve ser e la fomos nós até Inglaterra. :wink:
FERNANDO LAGRIFA
 
Mensagens: 27
Registado: terça fev 20, 2007 11:02 pm
Localização: AGUAS SANTAS- MAIA

Mensagempor FERNANDO LAGRIFA » domingo fev 25, 2007 12:08 am

Imprevistos de Viagem IV


Ter de deixar a nossa querida AC algures na Europa e vir para casa de avião ou de carro alugado...


Desta vez vinha-mos nós de uma viagem à Holanda(2005) e já depois de passar Paris o motor começa a fazer um "Tá tá tá" brutal que me levou a parar imediatamente a marcha e perceber que também esta não era uma viagem que ia acabar como previsto :evil: La chamei a assistência em viagem que me rebocou a AC para uma oficina e ai me disseram logo que pelo barulho só poderia ser um "pistão" partido :oops: . claro que para concertar isto em Franca iria ficar depenado para o resto da vida, assim a companhia de seguros alugou-nos um carro e lá viemos enlatados até Portugal e depois foi só esperar mais um mês para que chegasse a nossa aleijada AC em cima de um reboque francês.
Todo este sobe e desce da AC para o reboque, quanto mais não seja já me deu para perceber que os engenheiros que projectam as ACs têm de pensar em por o eixo traseiro um pouco mais para trás pois tal-qual como está a AC bata sempre com a traseira no chão quando as rodas da frente vão a entrar no camião e assim lá vão á vida os macacos estabilizadores que eu mandei por na traseira da AC :evil: :evil: :evil:
FERNANDO LAGRIFA
 
Mensagens: 27
Registado: terça fev 20, 2007 11:02 pm
Localização: AGUAS SANTAS- MAIA

Mensagempor Aleluia » domingo fev 25, 2007 12:13 am

Caro companheiro Fernando Lagrifa, sem duvida que as tuas saidas de AC, dão para escrever um livro !

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor FERNANDO LAGRIFA » domingo fev 25, 2007 12:25 am

A minha companheira de viagens, co-pilota e esposa que não admite a utilização do "GPS" a bordo :roll: por achar que é um insulta à capacidade dela para orientar a rota, já me disse para pedir um estágio de vários meses ao meu mecânico de modo a ter uma abordagem mais proficional aquando as "inevitáveis" ocorrências de viagem :wink: :wink: :wink:
FERNANDO LAGRIFA
 
Mensagens: 27
Registado: terça fev 20, 2007 11:02 pm
Localização: AGUAS SANTAS- MAIA

Mensagempor Teresa » domingo fev 25, 2007 2:21 pm

Pareçe que encontro finalmente Alguem que ainda não se rendeu ao GPS,pois também adoro participar como Co-piloto,é um trabalho gratificante,e não penso mesmo vir a adquirir tal equipamento,viajo pela Europa há 18 anos e nunca tive qualquer problema de rotas,é claro que vou munida sempre com os melhores mapas com o apoio claro da via Michelin,tenho mesmo um mapa de Paris com todos os sentidos Proíbidos ou obrigatórios.Em tempo real sei sempre indicar o local onde me encontro e desta forma sempre que for necessario alterar uma rota não tenho qualquer tipo de problema,até porque temos que trabalhar a mente,é claro que aliado a viajar com uma criança de 6 anos por vezes se torna complicado.

saudações
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Duarte » domingo fev 25, 2007 2:40 pm

Boa Tarde
Companheira Teresa, que bom que era se a minha cara metade tivesse os seus atributos a nivel de co-piloto, pois ela ler mapas até deve saber ler,mas o problema é que ela quando se concentra em algo quando estamos a rolar fica mal disposta e acaba por vomitar. Aliás ela tem sempre que levar os olhos na estrada senão fica mal disposta, o que é uma pena. Daí não dispenso o uso de GPS pois é um verdadeiro co-piloto. Tambem tenho um casal de filhotes uma de 7 anos e outro de 4 e é claro que são dois "terrores" :evil: :twisted: nunca param quietos e chegam a soltar o cinto de segurança quando nos encontramos em movimento, chegando a mãe a ter que por vezes ir para junto deles para que consigam sossegar, e daí mesmo que tivesse co-piloto para me ler os mapas,teria que me soccorrer novamente do GPS pois constantemente estava a perder o meu co-piloto para sossegar aqueles "terrores".

Saudações Rolantes

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes