inspecção automovel.

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Fernando Dias Silva » domingo abr 25, 2010 6:37 pm

caminheiro Escreveu:Boa noite companheiros,
Sentindo-me na obrigação de vos informar quanto ao desfecho do possível chumbo na inspeção periódica, devido à côr da autocaravana referida no livrete, eis as boas novas:
- O inspector que me calhou desta vez não é daltónico e tudo OK. Passou. Novamente pronto para rolar.
Caminheiro


Boas

Ainda bem que tudo está ok. Por acaso na minha primeira intervenção neste tópico, bem que tinha dito que algo problemático haveria e há com o dito inspector, e se calhar até ele nem sabe que tem essa doença - claro que se realmente foi esse o problema.
Achava um pouco estranha a situação, até porque a AC para ser homologada teve de ser inspeccionada e devia ter passado por diversos olhos.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
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Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
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inspectores, fiscais , etc

Mensagempor danibeja » domingo abr 25, 2010 9:29 pm

Boa noite,

Em relação à cor ainda não me tinha pronunciado, pois por vezes é mesmo muito difícil afirmar que determinado veiculo tem uma determinada cor, hoje em dia as cores estão no limite umas das outras, confundem-se, inclusive existem carros pintados com tintas que mudam de cor (camaleão), conforme o sitio e as cores que o rodeiam.

Em 1954 quando foi criado o Código da Estrada, e posteriormente o Regulamento do Código da Estrada e Regulamento de Sinalização de Transito, as cores para atribuição nas viaturas eram vivas e não existia duvidas em relação a sua atribuição e menção no livrete, hoje em dia é muito mais complicado para o Inspector/Policia /Fiscal verificar se é a cor correta, pois nos certificados de matricula não pode estar escrito que é uma cor meio verde e meio azul por exemplo; mais um exemplo, o meu pai tinha uma toyota hiace que no livrete dizia que era castanha e para mim era creme, ou quanto mais não fosse um amarelo torrado; Na minha opinião o inspector estava em excesso de zelo, pois dá-me impressão que a dor de cotovelo é imensa e toda a população nos pune por isso..........

Grande abraço,

Danibeja
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Mensagempor Joel Lourenço » terça abr 27, 2010 4:44 pm

o problema trata-se do inspector e nao do livrete :D
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Mensagempor caminheiro » terça abr 27, 2010 5:20 pm

Boa tarde,
Aparentemente o problema é do inspector. Na realidade o problema seria meu se o voltasse a apanhar na inspecção. O eventual poder discricionário dos inspectores levar-me-ía a contestar, a pedir a presença do superior hierarquico, etc. Enfim, seria uma quantidade de aborrecimentos e perda de tempo ou então iria alterar o livrete e ficar sujeito a chumbo na inspecção de 2011 e nesse caso justificadamente por a côr referida no livrete já não condizer com a côr da autocaravana.
Tudo está bem quando acaba em bem.
Caminheiro
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Mensagempor Henrique Fernandes » terça abr 27, 2010 7:40 pm

Companheiros:
Cerca de 9% dos homens têm alguma forma de daltonismo para cores como o verde e o vermelho. Essas cores, por sua vez, entram na composição da maioria das outras cores do espectro visível.
As cores são por nós percebidas através de um sistema denominado RGB (red, green, blue), assente em três tipos de células existentes na retina humana, chamadas cones, cada um deles preparado para detectar apenas um determinado comprimento de onda, ou seja, cada uma dessas três cores fundamentais. Este sistema RGB não existe, por exemplo, nos cães ou nos leões, que simplesmente vêem a preto e branco, com melhor utilização compensatória de um outro mecanismo a que chamarei aqui "visão de contraste de movimento" (em que são melhores do que nós, humanos).
Assim, os daltónicos tendem, com maior ou menor grau de intensidade, a só "verem" o verde ou o vermelho (consoante os casos, já que ninguém é simultaneamente daltónico para as duas cores) na forma de diferentes intensidades de cinzento. Isto, naturalmente, influencia a forma como cada daltónico percepciona por sua vez outras cores em cuja composição seja relevante o verde ou o vermelho.
Para melhor compreenderem, as tradicionais 7 cores do arco íris, quando "somadas" na mesma exactíssima proporção entre si, originam simplesmente a cor branca; assim, para as pessoas com determinada deficiência na percepção de uma certa cor o conjunto desequilibra-se e não é bem um branco que no fim conseguem visualizar.
Há ainda situações, felizmente muito mais raras, em que as pessoas têm deficiências de outra ordem, por exemplo na gama dos azuis, limitações essas que podem ser as únicas de que sofrem ou associar-se a uma das outras que atrás referi.
Isto tudo para dizer que o tal inspector até pode não ter feito por mal, pode tratar-se simplesmente de uma situação em que não se apercebe do mal que causa a terceiros. A maioria dos daltónicos desconhece que o é. Antigamente era comum descobrirem esses facto durante a inspecção militar. Como hoje a maioria dos homens já não vai à tropa o problema da não detecção do daltonismo é maior. Há um teste que permite detectar o daltonismo (teste de Ishihara) mas só é válido em condições padronizadas de controle da temperatura da luz ambiente, pelo que só se efectua normalmente na Força Aérea, recrutamento de motoristas para combóios, etc, etc.
A questão subjacente, se for esse o caso de que falamos aqui (e na verdade não sabemos se é) poderia ser então a de tentarmos perceber como é possível colocar em certas funções, nomeadamente as que incluam a avaliação das cores dos automóveis, uma pessoa que sem qualquer responsabilidade sua tem afinal uma doença congénita deste tipo, tantas vezes sem o saber.
A pergunta impõe-se: quem de facto inspecciona adequadamente os inspectores?!...
Alguém me diz?
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Mensagempor Joel Lourenço » quarta abr 28, 2010 3:12 am

excelente pesquisa sobre daltonismo
o google é mesmo amigo :D
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Re: inspecções periódicas obrigatórias

Mensagempor rmiguel » terça set 01, 2015 10:37 am

danibeja Escreveu:companheiros,

Mais um excerto para elucidar melhor:

DL n.º 554/99, de 16 de Dezembro

Artigo 12.º
Reprovação do veículo
1 - Os veículos são reprovados sempre que:
a) Se verifiquem mais de cinco deficiências do tipo 1;
b) Se verifiquem uma ou mais deficiências dos tipos 2 ou 3;
c) Não seja efectuada a correcção da deficiência ou deficiências anteriormente anotadas, salvo as relativas ao livrete.
2 - Os veículos que apresentem deficiências do tipo 2 nos sistemas de direcção, suspensão ou travagem não podem transportar passageiros nem carga enquanto não forem aprovados.
3 - Os veículos que apresentem deficiências do tipo 3 podem circular apenas para deslocação até ao local de reparação e posterior regresso ao centro de inspecção para confirmar a correcção das anomalias.
4 - Sempre que o veículo tenha sido aprovado com deficiências de grau I ou reprovado em inspecção, pode o mesmo, no prazo de 30 dias, voltar ao centro de inspecção para confirmar a correcção das deficiências anotadas na ficha de inspecção.
5 - O prazo referido no número anterior será reduzido para 15 dias sempre que as deficiências constatadas na inspecção ou reinspecção precedente não tenham sido atempadamente corrigidas.
6 - Sem prejuízo das coimas aplicáveis, o não cumprimento do disposto no n.º 3 implica a apreensão do documento de identificação do veículo, nos termos da alínea f) do n.º 1 do artigo 167.º do Código da Estrada.

Leia com atenção os pontos 2, 3 e 4, mas os centros de inspecção colocam sempre no canto inferior direito a validade da reprovação, seja de 30 dias ; 15 dias ; e nos casos dos pontos 2 e 3 escrevem por baixo que "o veiculo não pode transportar passageiros nem carga" no caso do ponto dois, e no caso do ponto 3 escrevem que "a viatura não pode circular"

grande abraço ,

Danibeja



Peço desculpa por desenterrar este post.

Mas gostaria de perguntar ao companheiro danibeja se este DL ainda se encontra em vigor ou se já sofreu alterações?

Abraço
rmiguel
 
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Re: inspecção automovel.

Mensagempor danibeja » terça set 01, 2015 8:15 pm

Boa noite,

Não, mas no que diz respeito ao que menciona continua a ser da mesma forma....

Agora é o DL 144/2012 de 11 julho que está em vigor, que por sinal revogou tacitamente o anterior, bem como todos os bocadinhos dispersos relativos a inspecção automóvel, mas continua tudo muito parecido, com exceção da colocação do distico no vidro que deixou de ser obrigatória, no entanto aconselho a que enquanto existirem comprovativos de inspecção com distico para colocar, coloquem-no, pois o agente para saber se tem inspecção é obrigado a mandar parar se não tiver la o distico, e depois quem sabe... mas isto é só uma opinião....

Grande abraço,

Danibeja
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Re: inspecção automovel.

Mensagempor rmiguel » quarta set 02, 2015 7:33 am

Obrigado amigo Danibeja.

A minha duvida era como comprei a AC recentemente, ao olhar o papel da inspecção verifiquei que tinha uma anomalia do tipo 1 que dizia qqr coisa como:
- peso no livrete diferente da chapa siv(ou qqr coisa assim) e cor diferente no livrete.

Sendo assim posso passar nesta próxima inspecção outra vez, certo?

Vinha mesmo a calhar porque estou mesmo sem tempo para corrigir estas coisas antes da próxima inspecção.

Abraços
rmiguel
 
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Re: inspecção automovel.

Mensagempor danibeja » quarta set 02, 2015 8:50 pm

Boa noite,

Não, errado!!!!

Tal como anteriormente, sempre que é anotada uma anomalia, na inspecção seguinte tem que se encontrar resolvida, ou seja, infelizmente se ainda não procedeu à regularização das situações anteriores vai chumbar automaticamente, e depois é que lhe poderão aplicar 15 ou 30 dias para reparação, assim como poder circular, circular sem passageiros nem carga, etc....

Grande abraço,

Danibeja
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Re: inspecção automovel.

Mensagempor rmiguel » quinta set 03, 2015 7:24 am

Então mas no DL diz que não chumba de um ano para o outro anomalias relativas ao livrete, esta que tenho é só do livrete, como posso chumbar assim?

Não é o que diz no artigo 13 ponto 1-c) do DL nº144/2012 ?
rmiguel
 
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Re: inspecção automovel.

Mensagempor danibeja » quinta set 03, 2015 11:29 am

Bom dia,

Tem razão, nunca tinha reparado nesse e no anterior "salvo" ..... nunca tive nenhuma situação semelhante, desconhecia essa parte.......

Grande abraço,

Danibeja
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Re: inspecção automovel.

Mensagempor rmiguel » quinta set 03, 2015 1:02 pm

Que alivio :)
Muito obrigado amigo Danibeja

Abraço ;)
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