A multa

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

A multa

Mensagempor Papa Léguas » terça set 08, 2009 6:12 pm

Transcrição parcial de um texto que pode ser lido na integra no Blogue do Papa Léguas

ASSOCIATIVISMO OU EGOÍSMO?

A INTRODUÇÃO

Alguns companheiros autocaravanistas, que têm sido penalizados pela utilização alegadamente abusiva do espaço público, dirigiram-se ao Papa Léguas solicitando um aconselhamento sobre o que devem fazer.

(…)

A VIA PÚBLICA

A via pública é, como o adjectivo indica, propriedade comum e, consequentemente, tem de ser passível de regras tendentes á sua utilização pelos cidadãos.

(…)

Contudo, os autocaravanistas devem, prioritariamente em associação, lutar contra a descriminação que impeça as suas autocaravanas de utilizarem plenamente a via pública, à semelhança do que fazem outros veículos, pelo único facto de serem autocaravanas.

A MULTA

Alguns autocaravanistas têm sido penalizados pela utilização alegadamente abusiva do espaço público. Alegadamente, sublinhe-se, porquanto os autocaravanistas penalizados declaram-se inocentes e, assim, recorrem (escrevem, telefonam) a outros companheiros autocaravanistas, solicitando conselhos sobre os caminhos a seguir para recorrer da(s) injustiça(s) que consideram estar a ser alvo.

A INFRACÇÃO

Antes mesmo de solicitar qualquer tipo de aconselhamento e de preferência profissional deve ser feita uma análise do evento.

(…)

Se respondeu SIM a qualquer uma destas questões talvez não se justifique recorrer de uma penalização que lhe tenha sido aplicada. Mesmo o recurso sobre uma infracção referente ao estacionamento numa área abrangida pelo POOC só poderá resultar eventualmente positiva após uma batalha jurídica longa.

A PREVENÇÃO

Os agentes da autoridade locais ignoram, por vezes, que as autocaravanas têm o direito de estacionar em igualdade de circunstâncias com outros veículos do mesmo gabarito e entendendo-se por estacionamento a imobilização da autocaravana na via pública, respeitando as normas de estacionamento em vigor, designadamente o Código da Estrada, independentemente da permanência ou não de pessoas no seu interior.

(…)

O CONSELHO DO LEIGO

Quando se está doente solicita-se conselhos aos amigos / familiares sobre os tratamentos a seguir? Ou recorre-se a um médico?

Quando se recorre a um médico (que não conhece a “nossa” doença) faz-se por escrito, por telefone ou à mesa de um café?

(…)

O ASSOCIATIVISMO OU O EGOÍSMO

A participação associativa é o caminho.

(…)

O isolamento, o não associativismo, o relegar exclusivamente para os dirigentes associativos a resolução dos problemas e considerarmos que temos todo o direito de sermos apoiados e defendidos por todos quando um problema nos atinge, mas, em contrapartida, assobiarmos para o lado (não é nada comigo!) quando se trata de apoiar o companheiro em dificuldades, é, no mínimo, uma atitude egoísta que não merece um apoio retributivo e muito menos solidariedade.

A RESPOSTA CONCRETA

- Pois, pois, mas quando me multarem ou expulsarem sem razão o que é que eu faço?

Todos nós sabemos a resposta!

(…)

É chegado o tempo de todas as associações de autocaravanistas, todos os “formadores de opinião”, todos, todos, TODOS se sentarem na mesma mesa e discutirem IDEIAS.

Sem lutar pelos nossos direitos e interesses nada se consegue.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 33 visitantes