Aquecimento de água ( e apresentação )

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Paulo » sexta mai 11, 2007 10:19 am

Bom dia,

Para haver uma separação, tens de ter o respectivo "separador". Este equipamento, em Portugal deverá ser (pelo menos) vendido pelos representantes das várias marcas de ACs.

Dependendo da marca/tipo, este equipamento deverá genéricamente:

1 -Fazer a rectificação dos 230V da rede e garantir a carga da bateria do motor e da célula.

2 - Se tiveres painel solar, a situação é idêntica, no que refere à distribuição da carga.

3 - No caso da carga proveniente do alternador do veículo, será a mesma coisa.

Resumindo:
Este equipamento destina-se essencialmente à gestão das cargas de ambas as baterias, as quais têm funções diferentes e circuitos independentes (motor e célula), mas fontes de carga comuns (230V, painel, alternador).
Alguns separadores fazem inclusive uma gestão avançada da carga, como por exemplo distribuir a mesma em quantidades diferentes, conforme a necessidade da própria bateria, ou desligar o circuito se a tensão da bateria for menor do que um determinado valor (10,5V, por ex.).


Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor fluis » sexta mai 11, 2007 11:09 am

Bom dia,

Atendendo a que já tem um circuito eléctrico na AV, penso que aquilo a que o Paulo se referiu , mais sofisticado ou menos sofisticado já deverá estar presente na sua AV.

Pelo que percebo, o que lhe deve faltar é um relé a ser instalado no cabo que faz a ligação entre a bateria da célula e a bateria do motor. Este relé activa a ligação entre as 2 baterias, quando a bateria do motor atinge uma voltagem mínima(salvo erro 13,5V), que só é atingida quando o motor está em funcionamento. Ao pararmos o motor, o relé volta a separar as baterias .
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor mariorui » segunda mai 14, 2007 10:02 am

Bom dia,

antes de mais, agradeço por toda a ajuda que me têm dado. Estou a informar-me de preços e depois digo-vos mais qualquer coisa. Se conseguir, amanhã meto aqui umas fotos para que percebam como estão ligadas as baterias.

Aqui vão as imagens prometidas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Gostava de saber a vossa opinião sobre o aquecimento de água com um boiler de 12V, o Elgena KB 6 parece-me uma boa opção. ( http://www.campingstore.co.uk/prodDet.cfm/deptID/103/prodID/2698/Water_Equipment/Taps_Hoses_and_Fittings/Elgena_Kb6_Water_Heater(inc._Uk_Plug)/ ).

Obrigado por tudo.

Cumprimentos,

Mário Rui Melo
Avatar do Utilizador
mariorui
 
Mensagens: 38
Registado: sexta set 15, 2006 9:40 am
Localização: Aldeia do Meco - Sesimbra

Mensagempor mariorui » quarta mai 16, 2007 10:34 am

Bom dia e obrigado ;)

estive a falar agora, ao telefone, com um electricista automóvel e falei-lhe neste tal relé mas ele disse q não é preciso nada disto, q basta um díodo (acho q foi isto q ele disse) de forma a q a bateria auxiliar apenas carregue, com o alternador, e só seja possível descarregar com os consumos da célula. Isto é mesmo assim ou será que não lhe consegui explicar bem o que quero?

FLuis, sSe realmente der para fazer como disse, será que me pode explicar mais pormenorizadamente essa "coisa" do relé e, já agora, se eu quiser comprar um relé, qual a especificação que tenho de pedir numa loja de componentes automóveis?

Muito obrigado!!




fluis Escreveu:Bom dia,

Atendendo a que já tem um circuito eléctrico na AV, penso que aquilo a que o Paulo se referiu , mais sofisticado ou menos sofisticado já deverá estar presente na sua AV.

Pelo que percebo, o que lhe deve faltar é um relé a ser instalado no cabo que faz a ligação entre a bateria da célula e a bateria do motor. Este relé activa a ligação entre as 2 baterias, quando a bateria do motor atinge uma voltagem mínima(salvo erro 13,5V), que só é atingida quando o motor está em funcionamento. Ao pararmos o motor, o relé volta a separar as baterias .
Cumprimentos,

Mário Rui Melo
Avatar do Utilizador
mariorui
 
Mensagens: 38
Registado: sexta set 15, 2006 9:40 am
Localização: Aldeia do Meco - Sesimbra

Mensagempor time_out » quarta mai 16, 2007 11:42 am

Boa tarde

Já aqui foi explicado que será necessário instalar um separador de baterias.
Esse componente pode ser comprado numa casa de acessórios para autocaravanas.
O que faz é tão simples como deixar o alternador carregar em primeiro lugar a bateria do carro e assim que esta esteja carregada inicia o carregamento da auxiliar.
Quando há descargas de energia para a celula apenas deixa que a bateria auxiliar seja utilizada.
Há separadores que permitem que com o motor em andamento o frigorifico seja alimentado pela bateria auxiliar e assim que o motor seja desligado corta esse fornecimento.
Ver em:

http://www.scheiber.fr/clients/catalogue.asp
http://www.narbonneaccessoires.fr/boutique/index.php?cPath=25_39
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor fluis » quarta mai 16, 2007 1:45 pm

Boa tarde,

MarioRui, não sou especializado em electricidade, vamos lá a ver se te consigo ajudar.

Na primeira foto que publicas, conseguimos descortinar aquilo a que o Paulo se referiu, ou seja , o controle e distribuição da corrente. Aquele modulo da “siemens” que se vê na imagem trata-se de um disjuntor e deverá estar ligado à entrada exterior de 220V.

O aparelho que se vê na última imagem, vermelho e com uma escala graduada, trata-se do carregador de baterias (trabalha a 220v).

Nota-se perfeitamente que as baterias estão ligadas directamente.

Em relação ao que disse o seu electricista, fico na dúvida se ele terá percebido o que pretende. É que, pelo que conheço de electricidade , um “diodo” serve para obrigar a corrente a circular só num sentido, ou seja não tem retorno, o que aplicado a este caso servia para a corrente circular sempre, por exemplo no sentido “bateria motor-bateria-Celula”, não evitando que descarregasse à mesma quando parado.

Mais sofisticado ou mais simples deverá conseguir adquirir um dispositivo (o tal relé) a intercalar no cabo que liga as duas baterias directamente, dispositivo esse que só mantêm as duas baterias ligadas quando a tensão está acima de um determinado valor (valor só obtido com o alternador a funcionar), nas casas de acessórios de autocaravanas como por exemplo:


Para além disso não deixe de consultar os sites indicados pelo timeout, aí irá encontrar sistemas bastante completos, incluindo alguns que permitem fazer a gestão de bateria de motor com 2 baterias de célula, etc.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor fluis » quarta mai 16, 2007 2:20 pm

Boa tarde,

Mariorui, olhando segunda vez para as tuas fotos, fiquei com uma dúvida. Se as baterias que se veêm na foto, são as únicas, ou seja motor e célula, quando as separar vais deparar-te com um problema:

Vai ter imensa dificuldade para colocar o motor em funcionamento, é que irá ficar na altura do arranque com uma única bateria de 55 Ah 450 A, claramente insuficiente para fazer arrancar um diesel clásico de injecção indirecta, cuja cilindrada pelo que me lembro anda pelos 2400 cm3.

Para fazer pegar o veículo sem problema deveria optar por uma bateria de, pelo menos, 95 Ah 700 A. Igualmente, para ganhar autonomia para a célula deveria colocar uma bateria mais potente do que essa de 55 AH, deveria trocar para uma de pelo menos 70 Ah ou 85 Ah.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor mariorui » quarta mai 16, 2007 3:17 pm

pois, tem toda a razão. Também já me tinha lembrado disso....

então, pelo que percebi, se meter o relé entre as baterias já não preciso do separador mas se optar por meter o separador não é necessário o relé, certo?
Se assim for vou ver o preço do separador, q deve ser entre 60 e 90€, e o do relé, para me decidir.

Para além disso tenho q comprar, pelo menos, mais uma bateria com mais de 90A...já estou a ver q a "brincadeira" não vai ficar barata...

Mas prefiro gastar algum dinheiro e estar mais descansado, sem me preocupar se a bateria terá carga suficiente para meter a AV a trabalhar...

Obrigado pela ajuda ;)

Mário Rui Melo


fluis Escreveu:Boa tarde,

Mariorui, olhando segunda vez para as tuas fotos, fiquei com uma dúvida. Se as baterias que se veêm na foto, são as únicas, ou seja motor e célula, quando as separar vais deparar-te com um problema:

Vai ter imensa dificuldade para colocar o motor em funcionamento, é que irá ficar na altura do arranque com uma única bateria de 55 Ah 450 A, claramente insuficiente para fazer arrancar um diesel clásico de injecção indirecta, cuja cilindrada pelo que me lembro anda pelos 2400 cm3.

Para fazer pegar o veículo sem problema deveria optar por uma bateria de, pelo menos, 95 Ah 700 A. Igualmente, para ganhar autonomia para a célula deveria colocar uma bateria mais potente do que essa de 55 AH, deveria trocar para uma de pelo menos 70 Ah ou 85 Ah.
Cumprimentos,

Mário Rui Melo
Avatar do Utilizador
mariorui
 
Mensagens: 38
Registado: sexta set 15, 2006 9:40 am
Localização: Aldeia do Meco - Sesimbra

Mensagempor Paulo » quarta mai 16, 2007 8:18 pm

Boa noite,

Falando de baterias, já agora dou a minha opinião.

Tipo:

No que refere ao tipo, posso dizer que tive alguma decepção com as baterias de gel. São baterias que quando atingem profundidades de descarga maiores, têm uma dificuldade enorme em repor os níveis óptimos.

Recentemente optei por baterias de carga lenta, mas com um electrólito à base de ácido. Sem objectivos de publicidade, adquiri o modelo Leisure da Autosil. É uma bateria concebida para o tipo de utilização que damos no ambiente das ACs, e assume a carga com maior facilidade.

Capacidade:

Tive durante 2 anos uma bateria de 85 Ah. Este valor de capacidade é manifestamente insuficiente, especialmente no Inverno e quando se tem crianças. Estas "consomem" :evil: estes valores de carga com facilidade devido ao excesso de horas de TV/DVD. Neste momento tenho 2 baterias de 85Ah em paralelo, o que dá uma capacidade total de 170 Ah.

Agora sim, mesmo de Inverno, com dias pequenos e poucas horas de sol, tenho carga à altura dos meus pequenos/grandes consumidores :D !
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor ka100 » quarta mai 16, 2007 9:47 pm

Boas!

As baterias em paralelo não são uma boa ideia, sempre iguais (AH) e quando uma... a outra ... para lá caminha.
ka100
 
Mensagens: 5
Registado: terça fev 13, 2007 11:56 am
Localização: Sintra

Mensagempor mariorui » sexta jul 20, 2007 8:12 am

Bom dia,

depois de muito ponderar e de conversar com o electricista automóvel, decidi optar por uma situação menos dispendiosa. Passo a explicar.

Como tenho uma bateria de 70Ah lá em casa, num UMM, q deve ser usada, de 15 em 15 dias, pensei q a poderia aproveitar para os gastos do habitáculo da AV.

Então, muito sinteticamente, instalei a referida bateria na AV, ligada às outras, mas com um interruptor nessa ligação para que, quando vou em andamento, essa bateria também seja carregada mas, quando paro, no habitáculo apenas é consumida energia da bateria de 70Ah.

O único senão é q não me posso esquecer de ligar/desligar o interruptor...

"a ver vamos", como dizia o outro ;)


Cumprimentos,

Mário Rui Melo
Avatar do Utilizador
mariorui
 
Mensagens: 38
Registado: sexta set 15, 2006 9:40 am
Localização: Aldeia do Meco - Sesimbra

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes