Ajudas para experiência...Alô Guimarães!!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Ajudas para experiência...Alô Guimarães!!

Mensagempor Rui Reis » sábado mai 10, 2008 12:20 pm

Olá autocaravanistas.

Vou ter pela 1ª vez a experiência de passar uns dias (neste caso 5) a passear de Autocaravana, aluguei uma (em Ovar) com lotação de 6 pessoas, dado que vamos 2 casais e respectivos filhos...

O trajecto que tenho programado é mais ou menos este:

1ª Noite em Guimarães

2ª Gerês

3ª Lamas de Mouro / Castro Laboreiro

4ª Vila Nova de Cerveira ou Caminha

5ª Vila Nova de Gaia (Praia da Madalena)

Como nota eu conheço todos estes sítios, e será uma segunda volta ao fim de uns anos.

Agora vêm as perguntas:
:?:
Aconselham a pernoitar todos os dias em Parques de Campismo? Ou dia sim dia não?

Para 6 pessoas a água (capacidade 40+60), e corrente eléctrica (mesmo tendo cuidados de poupança, bateria suplementar de 80AH) chegará?

Para quem conhece o Parque de Campismo da Penha em Guimarães, é viável a ida a pé e com um carrinho de bebé até ao teleférico?

Já tiveram problemas quando pernoitaram fora de parques de campismo à noite, a nível de assaltos ou outros?

A viagem nos bancos interiores a nível de conforto é aceitável ou nem por isso?

Já foram parados pelas forças de segurança para ver se iam no interior com cintos?

A subida no Gerês para o miradouro da Pedra Bela, e da Cascata do Arade (já não me lembro dado que fui de carro ), é possível com a autocaravana com 6,5mts de comprimento?

As águas cinzentas podem se despejar numa casa de banho comum?
:?:

Agradeço estes esclarecimentos.

Obrigado a todos por toda a informação disponibilizada no vosso site.


Boas Viagens.
Avatar do Utilizador
Rui Reis
 
Mensagens: 3
Registado: sexta mai 09, 2008 2:18 pm
Localização: Povoa de St Iria / Lisboa

Mensagempor Nuno Pires » sábado mai 10, 2008 5:19 pm

Boa tarde Rui em primeiro que sejas bem vindo ao fórum e que esta seja a primeira de muitas intervenções aqui nesta tua nova casa. 8)
Como ponto de partida tens informação que pode ser do teu interesse aqui no portal, dá um salto a parte que diz informação util, ai tens muita informação que se pode revelar preciosa para que tudo corra pelo melhor. Antes de fechares podes também ver as regras de ouro, ai podes ter noção da responsabilidade que é ser Autocaravanista, porque proprietários de Autocaravanas existem muitos. :wink:
Vamos ás respostas que esperas, para começar água, 6 pessoas banhos todos os dias tens ai o teu “maior” problema, talvez tenhas de atestar os depósitos dia sim, dia não, é um facto, para tal os parques de campismo (com condições para tal é claro) são a opção. Se assim o decidires matas como que dois coelhos, o da água e o da energia, durante a estadia sem podes carregar a bateria, se bem que ela com o andamento carregue.
Quanto a insegurança, julgo que todo isso é uma questão de sorte, mas nada como procura-la, nem sempre a primeira opção de pernoita pode ser a definitiva, deves avaliar a área envolvente, caso tenhas duvidas tens os quartéis dos bombeiros ou então nada como uma abordagem a Policia local, uma conversa a pedir conselhos para passar a noite ai com certeza eles te indicaram os sítios mais calmos e tens a certeza de não seres chateado por eles. :twisted:
Quanto as Policias, regra geral não mandam parar e se assim for é para olharem por dentro por mera curiosidade nada mais, quanto aos cintos se existem acho que deves utilizar, falta algum? Bancos regra geral e nos casos do aluguer (carro semi-novo julgo?) são confortáveis para todos não é aconselhável a utilização das camas para dormir enquanto a AC se movimenta. :shock:
Espero que te tenha ajudado, e já sabes se precisares de ajuda a malta desenrasca-te, aqui ou na estrada. :wink:
Conselhos a parte porque de certeza mais e melhores viram é pena ser só 5 dias nós para essa volta que vais fazer devíamos gastar 5 dias por cada local que falas, particularmente Castro Laboreiro, é uma terra fabolosa, ai aconselho a dares um salto ao Parque de Campismo e falares com o responsável do Parque ele indica-te uns locais fabolosos para veres, Ponte Celta, o Castelo em Ruínas mas com uma vista fabulosa digna do esforço para chegar lá a cima, o Lagos, a Tartaruga em Pedra e a cabeça de Águia, como te dia só ai seria preciso uma semana e garanto-te que não te fartavas. :shock: :shock:
Menos conversa e mais acção, boas voltas manda fotos e, diz como foi, mas prepara-te pode ser o princípio de uma grande batalha, a compra de uma AC. :P :P
Bons Passeios e até...


http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Rui Reis » sábado mai 10, 2008 6:21 pm

Desde já obrigado pelas respostas e conselhos.

Já tinha lido aqui no forum muita informação útil :)

Ficaram só por responder estas questão que me iam ajudar muito:

Para quem conhece o Parque de Campismo da Penha em Guimarães, é viável a ida a pé e com um carrinho de bebé até ao teleférico :?:

A subida no Gerês para o miradouro da Pedra Bela, e da Cascata do Arade (já não me lembro dado que fui de carro ), é possível com a autocaravana com 6,5mts de comprimento :?:

Obrigado mais uma vez! :)
Avatar do Utilizador
Rui Reis
 
Mensagens: 3
Registado: sexta mai 09, 2008 2:18 pm
Localização: Povoa de St Iria / Lisboa

Mensagempor Aleluia » sábado mai 10, 2008 7:06 pm

Amigo Rui Reis, terá que ter cuidado com a energia. Se a AC tiver painel solar e não houver abusos, a principio não terá problemas. Se não tiver painel, terá que circular um pouco, todos os dias.

Quanto à àgua, 100l, para 6 pessoas, só lhe deve durar para dois dias.

A viagem nos bancos interiores, torna-se desconfortável, aconselho arranjar almofadas para dar apoio aos rins.

Votos de um bom passeio e, que corra tudo pelo melhor.

Cá aguardamos no regresso, para contar como foi.


Saudações rolantes;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Paulo » sábado mai 10, 2008 7:10 pm

Boa tarde Rui!

Temos muito gosto em ter-te como foreiro.

Dado que o Nuno Pires e o Aleluia já esclareceram alguns pontos, apenas me atrevo a falar sobre os recursos da AC.

Água
Relativamente à água para dois casais, sem experiência na gestão destes recursos na AC, penso que necessitarás de efectuar o abastecimento diariamente. A zona por onde irás passar deverá ser rica em pontos de tomada de água, pelo que deves munir-te de uma pequena mangueira e respectivos adaptadores.
Relativamente à questão dos despejos, normalmente as bombas de gasolina com lavagem de viaturas são locais onde poderás recorrer. A cassete, podes despejá-la também num WC público ou WC da gasolineira.

Energia
Este recurso é por vezes mais difícil de gerir quando levamos crianças, devido à TV. No entanto, como irás circular, a bateria da célula, que é curta, vai carregar.


É claro que se entrares periodicamente nos campings tens estes problemas resolvidos com alguma facilidade e conforto. Digamos que te aconselho mesmo no primeiro dia a fazê-lo, para que possíveis dificuldades que encontres não te levem a desgostar do autocaravanismo. Esta gestão, com algumas saídas, começa a aprender-se normalmente e não se coloca como uma dificuldade, mas sim um hábito normal.
Se em vez de Portugal estivesses em França, dir-te-ia directamente que não terias interesse algum em entrar nos campings, caso o teu objectivo fosse só a paragem para reabastecimento e pernoita. Em França temos cerca de 4000 Áreas de Serviço para ACs, cuja função é mesmo esta: apoio à nossa paragem técnica e pernoita.

Bom percurso!!
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Rui Reis » sábado mai 10, 2008 7:48 pm

Obrigado pelas "achegas" que têem dado.

Fica combinado que colocarei umas fotos do passeio :) .

Fico a aguardar respostas às questões que estão em aberto.

PS: Autocaravana não tem painel solar.

Como informação vai ser uma BlueCamp Sky 50 alugada na Campilider de Ovar.

Realmente a minha ideia será ficar sempre em parques de campismo mais precisamente:

:arrow: Guimarães - Parque de campismo da Penha
:arrow: Parque de Campismo da Cerdeira (aqui tenho um problema a recepção fecha ás 18, eventualmente ficarei nas Caldas do Gerês... :oops: )
:arrow: Parque de Campismo de Lamas de Mouro
:arrow: Parque de Campismo de Covas ou Caminha - Parque de campismo da Orbitur
:arrow: Vila Nova de Gaia (Praia da Madalena) Orbitur

Bons passeios.
Avatar do Utilizador
Rui Reis
 
Mensagens: 3
Registado: sexta mai 09, 2008 2:18 pm
Localização: Povoa de St Iria / Lisboa

Mensagempor Nuno Pires » sábado mai 10, 2008 8:37 pm

Boa noite mais uma vez. 8)
Dos parques que falas conheço o de Lamas de Mouro, onde te podem indicar onde ficam todos os locais que te falei anteriormente e Castro Laboreiro, o parque é razoável mas atenção não tem Área de Serviço para a AC. O parque de Covas é fabuloso calmo e com área de Serviço é um dos melhores parque de Serra do pais e o Parque da Cerdeira é fantástico é daqueles sítios que de verão é fabuloso e de inverso é fantástico, também tem área de serviço.
Quanto aos locais que pretendes visitar não te sei dizer ao certo. :oops:
Bons passeios.



http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor majv » sábado mai 10, 2008 9:53 pm

Companheiro Rui,
Falando do Gerês:
Estacionamento nas Caldas do Gerês, tem o parque de campismo do Vidoeiro, mesmo á saída para norte, e em alternativa tem um enorme parque de estacionamento, logo abaixo do Vidoeiro e á esquerda de quem sobe.
Fui ali que em Agosto de 2007, me estreei a pernoitar na AC, e logo por 4 noites.
Acredite que é sossegadssimo, e mesmo ao pé de uma belissima fonte de água bem geladinha.
Inicialmente a minha ideia era pernoitar em baixo junto ao Rio Caldo, a seguir ás pontes, pois anteriormente via ali muitas AC's....
Nessa noite, cerca das 22h, nem uma lá estava, e dirigi-me á 2ª opção, pois também havia sempre por lá algumas AC´s.
E havia mesmo, já lá estavam 6.
No dia seguinte, e por mera curiosidade, cerca das 10h da manhã, passei em Rio Caldo de bike e havia lá 10....não sei se nasceram durante a noite, ou se chegaram já de manhã.
Quanto á ida á Pedra Bela, eu não arrisquei a tentar lá ir com a AC e olhe que a minha não chega aos 6ml.
Disfrute do Gerês, pois é uma zona de que não me canso, tal a beleza das paisagens e dos trilho
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor joaosoares » sábado mai 10, 2008 10:14 pm

Meu caro Rui Reis

Completando as informações anteriores, informo que do parque de campismo da Penha ao teleférico são cerca de 5 minutos, ou menos a pé. O local é bastante aprazível.
Quanto ao Gerês - Pedra Bela, estou na mesma situação, já lá estive mas fui de carro, portanto aconselho a pedir a informação nas Caldas do Gerês.
Boa inauguração auto caravanista
Avatar do Utilizador
joaosoares
 
Mensagens: 1
Registado: quinta mar 27, 2008 9:57 pm
Localização: Pontinha, Lisboa


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 88 visitantes