Este texto pretende apenas ser um humilde contributo a acrescentar a tudo o que já aqui foi publicado(incluindo pagina inicial do portal) sobre autocaravanismo,naturalmente que muitos dos temas serão redundantes,mas nunca é demais reaviva-los.
Esclarecemos que se trata apenas da tradução(não profissional) de alguns trechos do Guia “Camping Citoyen”parte integrante do “Le Monde du Camping-Car” nº191.
.
Filosofia de vida.
Este guia propõe ao proprietário ou locador de uma autocaravana algumas informações genéricas e práticas para uma melhor utilização dentro dos limites do respeito pelos outros e pela natureza.Se este esta forma de turismo é sinónimo de liberdade e convivência,também implica deveres e bom senso.
No final da década de sessenta a prática do autocaravanismo atraiu muitas pessoas a esta forma de lazer,meio para viajar que dá satisfação ás suas necessidades de autonomia.
O sentimento de liberdade em família o prazer de se reunirem entre membros de um clube,as paixões desportivas ou culturais são entre outras as principais motivações dos seus utilizadores.
Estima-se que por toda a Europa circulem hoje mais de meio milhão de autocaravanas.
Quem somos? (estudo relativo aos companheiros Franceses)
Os nosssos companheiros caracterizam-se por uma utilização da autocaravana para turismo itinerante e de descoberta de novas regiões,usam-na geralmente durante todo o ano e raramente passam mais que uma ou duas noites no mesmo local,viajam em média cerca de 77 dias ,16%viajam mais de 100 dias, 82% durante fins de semana e pontes, 43% saem com a sua autocarvana pelo menos um fim de semana por mês. Percorrem em média 12000Km por ano e 41% usam-na nas suas deslocações ás zonas de desportos de inverno.Os destinos preferidos dos gauleses estão assim ordenados , Bretanha 55%,Aquitaine 15%,Pirineus 13%,Rhone-Alpes 12%.
Fora de portas de salientar que nos destinos sem fronteira natural Portugal é o eleito dos companheiros Franceses cuja preferencia está ordenada do seguinte modo , Espanha 55% , Itália 42% , Portugal 23%!
Conselhos práticos.
Quer sejas um recém chegado ou já experiente é sempre bom relembrar as boas regras de condução durante as etapas.
Ter sempre em conta que o uso de espaço público ou privado deve ser feito com bom senso para não criar mau ambiente , ter sempre presente que a dimensão do veículo e a escolha de local para o seu estacionamento são importantes.
Partida.
Verificar iluminação(médios máximos luzes intermitentes farol de nevoeiro,luzes de stop,algumas lampadas suplentes serão uma boa precaução em caso de avaria.
Regulação dos retrovisores operação a realizar com o veículo imobilizado.
Acondicionamento das cargas.
Não improvisar a repartição das cargas vai influenciar a estabilidade do veículo e consequentemente a sua segurança.
O que não deve fazer,não carregar demasiado sobre a traseira,influencia o comportamento da direcção,reservar as prateleiras mais altas para objectos leves pois demasiado peso em zonas altas vai alterar o centro de gravidade e consequentemente tornar mais difìceis as curvas,em conclusão deve ser repartida a carga de forma homogênea com os pesos sempre junto aos solo e as cargas ligeiras mais em cima o melhor método para assegurar a estabilidade do veículo.
Importante não ultrapassar o peso máximo admitido.
Fechar todas as portas dos armários evitar objectos soltos, perigo de projecção em caso de travagem brusca.
Garrafas de gás.
Mesmo num trajecto curto devem ser fechadas e devidamente acondicionados.
Pressão dos pneus.
Deve ser verificada duas ou três vezes por ano de acordo com os valores estabelecidos pelo fabricante.
Um post-it com a pressão dos pneus a altura e largura exterior do veículo é útil.
Assegura-se que todas as janelas e claraboias estão fechadas.
A condução de uma autocaravana necessita de alguma adaptação as suas dimensões e peso reflecte-se no seu comportamento rolante e capacidade de manobra.
A visibilidade a partir do interior da autocaravana é bem melhor que a de um automóvel normal os grandes retrovisores e o para brisas panorâmico para isso contribuem,no entanto não nos protegem dos ângulos mortos o pesadelo dos condutores,muita atenção ao iniciar a manobra de ultrapassagem ou mudança de direcção.
Se a potência do motor está equilibrada com a dos vulgares automóveis já o poder de travagem sofre com o incremento do peso,portanto atenção ás distancias de segurança.
Quando rolarem em grupo deixem espaço para os veículos mais rápidos ultrapassarem em segurança.
A velocidade ideal terá sempre que respeitar os limites e condicionamentos,no entanto em AE um bom compromisso entre rapidez, e consumo de combustível situa-se nos 100/110 Km.
No interior das povoações cuidado com as ruas estreitas não entrem se não tiverem a certeza que podem prosseguir e tenham em atenção que em caso de marcha atrás essa manobra deve ser efectuada com a ajuda de uma segunda pessoa nunca entrem numa rua em que não haja largura para abrir as portas o necessário para permitir a saída de uma pessoa para ajudar na manobra.
Nos trajectos de montanha muita atenção á altura principalmente em zona de “gargantas”nas pendentes acentuadas usar sempre o motor como auxiliar de travão.
A utilização das vias passa pela constante atenção aos condicionamentos impostos pala dimensão da ac,em montanha de tempos a tempos nos locais adaptados encoste para deixar passar o comboio que entretanto se formou á retaguarda a mesma recomendação se aplica nas restantes vias onde existe faixa para veículos lentos,os outros automobilistas ficarão gratos e assim contribuímos para a melhoria da imagem do autocaravanismo.
Cuidado com o tipo de piso.
Este conselho diz essencialmente respeito a caminhos florestais agrícolas e em geral a todos os locais não pavimentados,o vosso veículo é pesado facilmente se atasca e perde tracção para evitar que um tranquilo passeio se torne no cabo dos trabalhos tenham sempre em atenção a natureza do solo.
Estacionamento.
Estacionar no interior de uma povoação é sinónimo de paragem por um dia ou uma noite sem a utilização de niveladores, abertura de janelas utilização de qualquer mobiliário exterior é interdita.
Deve ser evitada a chegada nocturna a locais desconhecidos,para evitar o estacionamento em locais
condicionados,alem disso a chegada antecipada permite um melhor contacto com o meio e as gentes.
Encontrar um local plano evitar locais inclinados para estacionar é um principio que vos evitará situações desconfortáveis.
Não incomodar ninguém.
Para o seu bem estar e dos demais não estacionar em frente de lojas,restaurantes,escolas,monumentos, locais de culto,não deve ficar estacionado no mesmo local por período superior a 48H.
Torneiras bem fechadas.
Deixar o lugar de estacionamento impecável deve ser preocupação,verifiquem sempre a torneira do depósito das águas residuais para evitar deixar derrames que provocam mau cheiro e são ambientalmente incorrectos,o respeito pela natureza e pelos outros deve estar sempre presente.
A nossa autocaravana é facilmente identificável evitem adoptar comportamentos que atraiam a atenção de terceiros e atenção aos objectos deixados no interior.
Não aos despejos selvagens!
Para um autocaravanista os serviços de limpeza são incontornáveis,nunca efectuar despejos sem ter em conta as regras de higiene e civismo.
O ideal são as áreas de serviço especialmente preparadas para o efeito,nunca o façam em plena natureza ou nos esgotos das águas pluviais.
Para uma boa gestão do despejo das cassetes (sanita) não devem esperar que a luz avisadora dê a indicação de “cheio”em local preparado deve ser extraído o conteúdo lavada e reabastecida de produto químico (liquido azul).
Liquido azul é um agente poderoso que incorrectamente utilizado causa danos significativos no meio ambiente.
As águas cinzentas(lava louça duches)depois de posicionada a autocaravana deve ser aberta a torneira até ao completo esvaziamento do depósito,não esqueçam de deixar o local limpo após os despejos o próximo autocaravanista a utilizar o local apreciará o nosso gesto.
Devemos contribuir para o desenvolvimento do turismo local,como turistas itinerantes defensores da liberdade que gostamos de conhecer novos horizontes durante as nossa paragens devemos dedicar o algum do nosso tempo á descoberta das especialidades da terra (doçaria,artesanato,gastronomia) de vez em quando ofereçam a vós próprios aquela refeição tranquila no restaurante que vos agradar os locais apreciam estes comportamentos.
Por fim o CCL (Comité de Liaison Du Camping-Car emitiu um autocolante com o titulo)
RESPECT
R-Respeitar a Natureza.
E-Evitar o aglomerado de ACS
S-Estacionar nos locais apropriados.
P- Preferir o comércio local.
E- Ser simpático e discreto.
C- Comunicar com os outros.
T- Ter sempre presentes estes principios.
Está nas nossas mãos aplicar estas regras que apenas visam proteger-nos de situações
desagradáveis e seguramnete contribuem para a boa imagem do autocaravanismo.
Mário&Teresa