Camping-car Citoyen

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Camping-car Citoyen

Mensagempor Mario » quarta set 19, 2007 9:19 am

Este texto pretende apenas ser um humilde contributo a acrescentar a tudo o que já aqui foi publicado(incluindo pagina inicial do portal) sobre autocaravanismo,naturalmente que muitos dos temas serão redundantes,mas nunca é demais reaviva-los.

Esclarecemos que se trata apenas da tradução(não profissional) de alguns trechos do Guia “Camping Citoyen”parte integrante do “Le Monde du Camping-Car” nº191.
.

Filosofia de vida.

Este guia propõe ao proprietário ou locador de uma autocaravana algumas informações genéricas e práticas para uma melhor utilização dentro dos limites do respeito pelos outros e pela natureza.Se este esta forma de turismo é sinónimo de liberdade e convivência,também implica deveres e bom senso.

No final da década de sessenta a prática do autocaravanismo atraiu muitas pessoas a esta forma de lazer,meio para viajar que dá satisfação ás suas necessidades de autonomia.
O sentimento de liberdade em família o prazer de se reunirem entre membros de um clube,as paixões desportivas ou culturais são entre outras as principais motivações dos seus utilizadores.
Estima-se que por toda a Europa circulem hoje mais de meio milhão de autocaravanas.

Quem somos? (estudo relativo aos companheiros Franceses)
Os nosssos companheiros caracterizam-se por uma utilização da autocaravana para turismo itinerante e de descoberta de novas regiões,usam-na geralmente durante todo o ano e raramente passam mais que uma ou duas noites no mesmo local,viajam em média cerca de 77 dias ,16%viajam mais de 100 dias, 82% durante fins de semana e pontes, 43% saem com a sua autocarvana pelo menos um fim de semana por mês. Percorrem em média 12000Km por ano e 41% usam-na nas suas deslocações ás zonas de desportos de inverno.Os destinos preferidos dos gauleses estão assim ordenados , Bretanha 55%,Aquitaine 15%,Pirineus 13%,Rhone-Alpes 12%.
Fora de portas de salientar que nos destinos sem fronteira natural Portugal é o eleito dos companheiros Franceses cuja preferencia está ordenada do seguinte modo , Espanha 55% , Itália 42% , Portugal 23%!


Conselhos práticos.

Quer sejas um recém chegado ou já experiente é sempre bom relembrar as boas regras de condução durante as etapas.
Ter sempre em conta que o uso de espaço público ou privado deve ser feito com bom senso para não criar mau ambiente , ter sempre presente que a dimensão do veículo e a escolha de local para o seu estacionamento são importantes.

Partida.
Verificar iluminação(médios máximos luzes intermitentes farol de nevoeiro,luzes de stop,algumas lampadas suplentes serão uma boa precaução em caso de avaria.

Regulação dos retrovisores operação a realizar com o veículo imobilizado.


Acondicionamento das cargas.

Não improvisar a repartição das cargas vai influenciar a estabilidade do veículo e consequentemente a sua segurança.
O que não deve fazer,não carregar demasiado sobre a traseira,influencia o comportamento da direcção,reservar as prateleiras mais altas para objectos leves pois demasiado peso em zonas altas vai alterar o centro de gravidade e consequentemente tornar mais difìceis as curvas,em conclusão deve ser repartida a carga de forma homogênea com os pesos sempre junto aos solo e as cargas ligeiras mais em cima o melhor método para assegurar a estabilidade do veículo.
Importante não ultrapassar o peso máximo admitido.
Fechar todas as portas dos armários evitar objectos soltos, perigo de projecção em caso de travagem brusca.

Garrafas de gás.
Mesmo num trajecto curto devem ser fechadas e devidamente acondicionados.

Pressão dos pneus.
Deve ser verificada duas ou três vezes por ano de acordo com os valores estabelecidos pelo fabricante.
Um post-it com a pressão dos pneus a altura e largura exterior do veículo é útil.
Assegura-se que todas as janelas e claraboias estão fechadas.

A condução de uma autocaravana necessita de alguma adaptação as suas dimensões e peso reflecte-se no seu comportamento rolante e capacidade de manobra.
A visibilidade a partir do interior da autocaravana é bem melhor que a de um automóvel normal os grandes retrovisores e o para brisas panorâmico para isso contribuem,no entanto não nos protegem dos ângulos mortos o pesadelo dos condutores,muita atenção ao iniciar a manobra de ultrapassagem ou mudança de direcção.
Se a potência do motor está equilibrada com a dos vulgares automóveis já o poder de travagem sofre com o incremento do peso,portanto atenção ás distancias de segurança.
Quando rolarem em grupo deixem espaço para os veículos mais rápidos ultrapassarem em segurança.
A velocidade ideal terá sempre que respeitar os limites e condicionamentos,no entanto em AE um bom compromisso entre rapidez, e consumo de combustível situa-se nos 100/110 Km.
No interior das povoações cuidado com as ruas estreitas não entrem se não tiverem a certeza que podem prosseguir e tenham em atenção que em caso de marcha atrás essa manobra deve ser efectuada com a ajuda de uma segunda pessoa nunca entrem numa rua em que não haja largura para abrir as portas o necessário para permitir a saída de uma pessoa para ajudar na manobra.
Nos trajectos de montanha muita atenção á altura principalmente em zona de “gargantas”nas pendentes acentuadas usar sempre o motor como auxiliar de travão.
A utilização das vias passa pela constante atenção aos condicionamentos impostos pala dimensão da ac,em montanha de tempos a tempos nos locais adaptados encoste para deixar passar o comboio que entretanto se formou á retaguarda a mesma recomendação se aplica nas restantes vias onde existe faixa para veículos lentos,os outros automobilistas ficarão gratos e assim contribuímos para a melhoria da imagem do autocaravanismo.

Cuidado com o tipo de piso.
Este conselho diz essencialmente respeito a caminhos florestais agrícolas e em geral a todos os locais não pavimentados,o vosso veículo é pesado facilmente se atasca e perde tracção para evitar que um tranquilo passeio se torne no cabo dos trabalhos tenham sempre em atenção a natureza do solo.

Estacionamento.

Estacionar no interior de uma povoação é sinónimo de paragem por um dia ou uma noite sem a utilização de niveladores, abertura de janelas utilização de qualquer mobiliário exterior é interdita.
Deve ser evitada a chegada nocturna a locais desconhecidos,para evitar o estacionamento em locais
condicionados,alem disso a chegada antecipada permite um melhor contacto com o meio e as gentes.
Encontrar um local plano evitar locais inclinados para estacionar é um principio que vos evitará situações desconfortáveis.

Não incomodar ninguém.
Para o seu bem estar e dos demais não estacionar em frente de lojas,restaurantes,escolas,monumentos, locais de culto,não deve ficar estacionado no mesmo local por período superior a 48H.
Torneiras bem fechadas.
Deixar o lugar de estacionamento impecável deve ser preocupação,verifiquem sempre a torneira do depósito das águas residuais para evitar deixar derrames que provocam mau cheiro e são ambientalmente incorrectos,o respeito pela natureza e pelos outros deve estar sempre presente.

A nossa autocaravana é facilmente identificável evitem adoptar comportamentos que atraiam a atenção de terceiros e atenção aos objectos deixados no interior.

Não aos despejos selvagens!
Para um autocaravanista os serviços de limpeza são incontornáveis,nunca efectuar despejos sem ter em conta as regras de higiene e civismo.
O ideal são as áreas de serviço especialmente preparadas para o efeito,nunca o façam em plena natureza ou nos esgotos das águas pluviais.
Para uma boa gestão do despejo das cassetes (sanita) não devem esperar que a luz avisadora dê a indicação de “cheio”em local preparado deve ser extraído o conteúdo lavada e reabastecida de produto químico (liquido azul).

Liquido azul é um agente poderoso que incorrectamente utilizado causa danos significativos no meio ambiente.

As águas cinzentas(lava louça duches)depois de posicionada a autocaravana deve ser aberta a torneira até ao completo esvaziamento do depósito,não esqueçam de deixar o local limpo após os despejos o próximo autocaravanista a utilizar o local apreciará o nosso gesto.

Devemos contribuir para o desenvolvimento do turismo local,como turistas itinerantes defensores da liberdade que gostamos de conhecer novos horizontes durante as nossa paragens devemos dedicar o algum do nosso tempo á descoberta das especialidades da terra (doçaria,artesanato,gastronomia) de vez em quando ofereçam a vós próprios aquela refeição tranquila no restaurante que vos agradar os locais apreciam estes comportamentos.


Por fim o CCL (Comité de Liaison Du Camping-Car emitiu um autocolante com o titulo)

RESPECT

R-Respeitar a Natureza.

E-Evitar o aglomerado de ACS

S-Estacionar nos locais apropriados.

P- Preferir o comércio local.

E- Ser simpático e discreto.

C- Comunicar com os outros.

T- Ter sempre presentes estes principios.

Está nas nossas mãos aplicar estas regras que apenas visam proteger-nos de situações
desagradáveis e seguramnete contribuem para a boa imagem do autocaravanismo.

Mário&Teresa
Aquele Abraço

Mário
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Mensagempor seco » quarta set 19, 2007 2:00 pm

Boas

Devo confessar que já tinha lido o texto em francês, mas não tive o espírito de equipa e colaboração, que cumpre enaltecer no Mário, para fazer e publicar a tradução

Obrigado Mário

seco
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Mensagempor Paulo » quarta set 19, 2007 9:53 pm

Muito obrigado Mário!

Eu também conhecia o texto en français, mas nada como tê-lo na nossa língua materna.

Todos os contributos no sentido dos bons comportamentos são poucos, em face dos maus comportamentos de alguns companheiros.

É importante que este texto seja lido e entendido, para que na próxima saída em AC tenhamos em conta que somos visitantes e não somos os únicos nem os últimos.

Abraço,
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Mensagempor Luis Agostinho » quarta set 19, 2007 11:05 pm

Boa noite,

Teresa & Mário, felicito-vos pelo vosso trabalho. Raro é, encontrar hoje em dia, pessoas dispostas pelo bem comum. O que aqui se escreve e faz será sempre a montra, do meio que nós frequentamos. O que voçês fizeram, que seja o inicio, para aqueles acabados de chegar ao autocaravanismo, saberem que há regras de conduta a respeitar.
Luis Agostinho
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Mensagempor Luis Almeida » quinta set 20, 2007 9:56 am

Paulo,

Infelizmente, e a continuar este estado de degradação de comportamentos a que assistimos em alguns locais, podemos realmente não ser os únicos mas corremos seriamente o risco de sermos os últimos.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

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Mensagempor Aleluia » quinta set 20, 2007 6:51 pm

Boa noite companheiros.

Obrigado companheiros Mário & Teresa pela tradução do texto.

É sempre de realçar estes assuntos, nem que seja para os companheiros em inicio de actividade. E mesmo para alguns já com barbas no AC, mas que continuam a ter comportamentos desviantes.

Saudações:
Aleluia
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Mensagempor Mario » quinta set 20, 2007 9:03 pm

Caros companheiros,ainda subsistiram algumas duvidas sobre a publicação desta tradução caseira do camping citoyen até porque muitas das recomendações contidas conforme foi referido já fazem parte do ABC do autocaravanismo ou de forma mais avulsa pelos frequentadores do fórum.
No entanto após análise achamos que o deveríamos fazer 1º porque gostamos de autocaravanismo e entendemos que o CCP é um meio privilegiado de divulgação, 2º porque a fonte (Comité de Liaisons du Camping Car-Syndicat des Vehicules de Loisirs) são indiscutivelmente organismos ligados ao autocaravanismo que sabem do que tratam,portanto o "guia"acaba por ser uma espécie de constituição(lei fundamental) do autocaravanismo.Gratificante para nós seria que pelo menos um apenas um dos autocaravanistas que adoptam comportamentos incorrectos muda-se a sua postura depois da leitura destas recomendações que foram inicialmente dirigidas aos nossos companheiros Franceses o que só demonstra que lá como cá há muito caminho a percorrer.
Aquele Abraço

Mário
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Mensagempor EMAN » sexta set 21, 2007 10:19 am

Bom dia

Todos nós sabemos que independentemente da língua em que estas recomendações possam ser escritas, esta situação é e será um "martelar na consciência" de muitos e muitos autocaravanistas que fazem aquilo que nós sabemos.
Se houver autocaravanistas que eventualmente no seu País possam fazê-lo de um modo muito fugaz, quando circulam em paises que haja "mais liberdade", então é fácil nós assistirmos ao que assistimos "mesmo à descarada".
Pois Mário, quando vires algum, a coiso e tal, dá-lhe com a "traduction de bonne conduite" e eventualmente poderás receber uma resposta de ou 8 ou 80 :D :D .

É preciso é calma e continuar a "martelar o juízo" a esses gajos, porque se todos eles tivessem o verdadeiro espírito deste tipo de vida, ou o mais importante, soubessem o que é o AC, não teriam comportamentos que nos estão a levar cada vez mais em alguns locais a sermos "enxotados".

Haja esperança que "o martelar" ilumine a visão de muitos, para que aqueles para quem é mais fácil proibir que regulamentar vejam que afinal o AC é uma actividade como qq outra, que nesses mesmos locais é permitida.

Quando num local em que por exemplo (A.S.) existe uma placa a dizer não lavar isto e aquilo, há pessoas que continuam a fazê-lo, então :shock: :oops: :shock: (deve ser por Portugal ser um País de muito sol e este se calhar afecta o cérebro...).

Resumindo:
Infelizmente nunca é demais, chamar a atenção que é mais fácil e proveitoso fazer bem do que prevaricar.
Por isso, Mário e Teresa não desistam e continuem a fazer parte daqueles poucos mas "bons malucos" que além gostarem disto, zelam por isto. :wink: :wink:

Saudações rolantes
EMAN
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Mensagempor Teresa » sexta set 21, 2007 10:52 am

Bom dia a todos

De facto a nossa paixão pelo Autocaravanismo,leva-nos a não desistir destas recomendações,e é uma grande tristeza assistir aos maus exemplos que parecem crescer ao ritmo dos cogumelos ,e só não vê quem não quer .
Chego-me a questionar se a nível dos representantes-vendedores das diversas marcas de AC ,têm o devido cuidado de informar os potenciais compradores das regras de boa conduta para a utilização da AC,tenho duvidas,(corrijam-me se eu estiver errada),mas pela experiência que tenho no sector automóvel,o que eu vejo é que para se vender não interessa informar os clientes das "condicionantes" pois poderá levar á desistência do negocio,e depois é o que se vê.Mas mesmo que a nível dos Representantes essa informação seja passada,como é com o mercado das usadas?Pois talvez esteja aqui o grande problema,depois as pessoas compram as suas AC e julgam que podem fazer o que muito bem lhes apetece , liberdade plena,e claro que mais tarde ou mais cedo acabamos por todos vir a "sofrer na pele" e a ser apontados como ( desculpem o termo) "porcos ,feios e maus"

Companheiros,não baixemos os braços,vamos todos contribuir para o crescimento saudável do Autocaravanismo
:wink:
Fiquem bem
Teresa

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Mensagempor Nuno Pires » sexta set 21, 2007 11:09 pm

Boa Noite a todos
Em como tudo na vida os exemplos maus são os que ficam, e não falo só no Autocaravanismo. Julgo que não se deve tentar tapar o sol com a peneira porque quem é porco é porco ponto final (desculpem a franqueza :D ), por muito banho que tome não é assim que o deixa de ser, podemos tomar banho de 10 em 10 minutos se ao fim de uma hora tenho os depósitos cheios e o que se faz? Vai de deitar a água fora no descampado qualquer”-é só sabão” e então onde reside o problema? No cérebro, falta de arejamento, (não lhe vamos chamar maluco porque ele sabe o que está a fazer :twisted: ) é uma questão de educação, e infelizmente isso não vem com a Autocaravana por muito cara que seja, nem é extra, é do tipo aprende-se, e acredito que seja difícil, mas com tempo eles vão lá, só não sei se ainda vão a tempo :cry: .
Caros companheiros eu não consigo mudar o mundo mas aos poucos e todos juntos pede ser que se mude algo, uma coisa é certa vai ser como uma travessia no deserto, mas prefiro que me chamem de camelo que PORCO. :D :D

Só um aparte e para fazer “inveja” aqui em Bragança está um sol, grandes férias, amanha lá terá de ser uma Posta Mirandesa com certeza. Alguém alinha? :D :D :D



Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
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Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
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Mensagempor Paulo » sábado set 22, 2007 5:58 pm

Boa tarde a todos(as).

Teresa,

Indo de encontro ao que referes, apenas posso dizer que além das vendas em "ocasião", há um segmento que tenho observado com sérias preocupações - o aluguer.

Ao nível do aluguer assiste-se talvez ao cúmulo das atrocidades (nem vou referir exemplos!). Aqui estamos declaradamente na presença de utilizadores de ACs e não de autocaravanistas.

É claro que mesmo aqui teremos excepções e não precisamos ir longe, pois temos entre nós, pelo menos um foreiro, que é AUTOCARAVANISTA com base no aluguer. Mas, reafirmo, é mesmo uma excepção, pois contribui para o autocaravanismo, como se tivesse o veículo a tempo inteiro.

Seria necessário que perante o aluguer fossem explicadas uma série de posturas a não ter, mas sem dúvida que os condicionamentos poderiam ser inimigos do negócio.

Abraço,
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Mensagempor vitor » sábado set 22, 2007 10:20 pm

Indo um pouco contra a corrente das opiniões aqui expressas, parece-me que os vendedores de ACs não têm que ser os educadores do povo ACaravanista (nem seriam porventura os mais aconselháveis...).
Ainda há poucas horas, regressava de umas fortes remadas no Douro, e um BMW q circulava à minha frente lançava pela janela um guardanapo de papel. É biodegradável, qual é o problema? :twisted:
Esta cena do desrespeito pela natureza e pelo espaço público não é exclusiva dos feios, porcos e maus. Ela é tranversal em toda a nossa sociedade!
Como resolvê-la? Talvez fazer como na Suiça e noutros países mais limpos - aplicar multas, já que pela persuasão este povo não vai lá... :roll:
vitor
 
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Mensagempor Luis Agostinho » domingo set 23, 2007 8:33 pm

Boa noite,

Concordo inteiramente com o Vitor. A educação faz parte de cada um de nós. As virtudes ou os defeitos não se adquirem por osmose, e por isso a formação das pessoas é que se revela perante determinadas situações.
Veja-se o exemplo do uso da buzina. Enquanto nós em Portugal, por dá cá aquela palha, colamos a mão na buzina, no estrangeiro, até nos sentimos atrofiados para fazer uso da mesma. Pela parte que me toca, já me apercebi que passo um mês fora de Portugal, e não "apito" uma vez que seja, embora ás vezes...se estivesse em Portugal!!! :twisted:
A impunidade, com que nós contamos, e isso faz parte da nossa mentalidade, leva-nos por vezes a ter comportamentos menos próprios mas se porventura, fossêmos-mos sancionados por cada vez que pisamos o risco, alguma vez haveria de pensar duas vezes.

Na minha opinião muito pessoal, penso que a situação em relação aos Autocaravanistas só terá tendência para melhorar a partir do momento em que passem a existir mais AS,s. Nessa altura não haverá desculpa para despejos selvagens. Funciona um bocado como as WC.s públicas. Enquanto estas não existiram, qualquer um era livre de na primeira esquina...aqui vai disto.
Luis Agostinho
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