Tara das Acs

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Tara das Acs

Mensagempor Decas » sexta jul 20, 2007 9:52 pm

Boa Noite,

Ao meu Blogue, chegou o seguinte apelo, que deixo aqui uma cópia, caso algum foreiro consiga ajudar:

"Boa tarde venho por este meio solicitar a vossa ajuda pois encontro me numa situação que por enquanto ninguém consegue esclarecer.Eu e o meu marido adquirimos uma autocaravana na alemanha uma fiat frankia 2.5tdi de 1995 até aqui nada de novo excepto o factode ela teruma tara de 3080 e o seu peso bruto ser de 4000 kg. Como já nos informamos disseram nos que a nossa autocaravana é um veiculo pesado mas na fiat portuguesa ~existem algumas dúvidas e até já nos disseram que possivelmente era necessário um tacografo!!!!!!!!
será isto possivel? ñ temos qualquer tipo de informação pois apenas nos dizem q esta nossa autocaravsana é uym caso especial em portugal!!!!!!! Precisamos de alguém que nos possa esclarecer pois assim a legalização está mto demorada. OBRIGADO pela atenção e espero que alguém nos ajude.
com os meus cumprimentos Sara Lopes
"
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor António » sexta jul 20, 2007 10:44 pm

Amigo Decas

Se o carro tem um PB de 4000Kg é veiculo pesado e nada á a fazer, tem de ter carta de pesados e tacografo.

Se não está ainda homologado pode pedir á FIAT que quer o carro como ligeiro 3500Kg de peso bruto e assim será homologado, desde que a tara mais 20% não exeda os 3500 Kg, o que vai ser dificel no seu caso, mas há execpcções, nada com ir ler a ler e tentar agarrar-se aos execionais, ( veiculos de reboque, tratamento de lixo, frigorificos, carros oficina) para esses á tratamento á parte, tente...

Um Abraço
LAPIS
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jul 20, 2007 10:50 pm

Boa noite,

Não sei se será uma grande ajuda, mas pelo menos poderei acrescentar mais alguma coisa. Embora aconselhe a pessoa em causa a dirigir-se a um concessionário que comercialize AC,s pesadas ou seja com peso bruto superior a 3500Kg.

Possuo uma Bürstner A748-2 com o peso bruto de 5000Kg. Ao ser equipada com chassis ALKO/AMF esse mesmo chassis vem acoplado á cabine de uma Fiat Ducato 18 Maxi. Ora segundo sei, a Fiat no modelo Ducato não tem nada acima dos 3500Kg. Sendo assim a junção do referido chassis com a referida cabine determina o peso bruto do conjunto que passa a ser 5000Kg por mérito do chassis. A homologação pedida pelo fabricante da AC, é exactamente no sentido dos 5000Kg. Acrescento que a referida AC é de rodado duplo não em paralelo mas em linha, possuindo 3 eixos.

Ao ser importada pelo representante (Campilusa) a ficha de homologação emitida pelo fabricante faz fé perante as autoridades Portuguesas (DGV) de que apesar de cabine Fiat Ducato, o chassis tem homologação em conjunto com a cabine, "produz" um veículo pesado de 5000Kg. Na altura da homologação em Portugal nunca suscitou dúvidas a inexistência de um tacócrafo, apesar de "pesado",e apesar de em todas as inspeções anuais obrigatórias me ser inquirido a ausência do dito tacógrafo. Lembro que ao fim de alguns anos essas inspeções passam a ser semestrais. (coisas de Portugueses).Faço normalmente as inspeções num centro em Cascais, e da última vez ficou esclarecido pelo Engº reponsável que sendo uma AC e não um veículo de carga, sem restrições de tempos de condução, era desnecessário esse acessório de controle.
Talvez o mais viável seja um pedido á Frankia, de um documento de homologação em que especifique a não existência/obrigatoriedade de tacógrafo e apresentar na DGV para ser emitida a homologação em Portugal.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Tara das Acs

Mensagempor Decas » sábado jul 21, 2007 1:05 pm

Boa tarde,

Enviei as vossas opiniões à Sara Lopes, e dela obtive a seguinte resposta:

"Muito obrigado pela ajuda acerca do meu problema espero então novas
opiniões se resolver este assunto abordarei a questão no vosso
fórum.abraço Sara Lopes"
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes

cron