O cumulo da imbecilidade...

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: O cumulo da imbecilidade...

Mensagempor cookie » quinta Oct 10, 2013 3:31 pm

bushman Escreveu:Boas, Já dei algumas dicas.
Passando pelo tunel de bielsa, fica provavelmente á mesma distancia que Andorra.
Nomeadamente ao preço dos forfaits, que é onde se dispende mais dinheiro, aconselho Vallnord com cartão socio(10% desconto). Grandvalira realmente têm 210km de pistas, mas está a ficar bastante caro, são 44€ por dia.
Nos pirinéus franceses consegue-se melhores preços, com o cartão ´´club no´souci´´ para os novos pirinéus (n´PY)
Esta pagina é só da estançia de la Mongie.
http://www.n-py.com/fr/hiver/grand-tour ... e-ski.html

Na zona de saint Lary, temos o cartão ´´Myaltiski´´
http://www.altiservice.com/avantages-my-alti.

No entanto continuo a afirmar que a viagem á neve não é só neve, e aí Andorra bate em todas as frentes. Como mencionei anteriormente a pernoita e serviços é gratuito.

Boas trips 8)

mas na ha area de serviço nas estancias de andorra certo? julgo que pas apenas tem estacionamento com pernoita. qto a vallnord cheguei a enviar email para a estaçao e a resposta foi que nao permitiam pernoita. ha 1 area de serviço em encamps pertissimo do teleferico mas o acesso é bastante inclinado, nao sei como estara aquilo no inverno.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor bushman » sexta Oct 11, 2013 1:29 am

Boa noite,

Sim, não existe AS nas estançias.
A area de pernoita que me referi em Pas de la casa é o parque Bullidor, é um estacionamento e pernoita para Ac, é pago e só tem local para vazar aguas e wc. Normalmente a torneira não tem água, pois encontra-se congelada.
A AS que foi criada recentemente é precisamente essa em Encamp e o acesso é complicado e criticado por todos.
No Acpasion todos usam o River e pernoitam nos estacionamentos das estançias.

A AS que referi do Hiper River é logo á entrada de andorra, do lado esquerdo, tem estacionamento, agua potavel(por vezes morna para não congelar) Local de vazar aguas e wc, wifi gratuito. Neste hiper pode pedir o cartão de cliente(2min) e apartir daí têm 6% de desconto na bomba combustivel dele ou se fizer compras superiores a 50€ também recebe um cupão de desconto de 6%. Esta AS de pernoita é detras e por baixo do shopping, entrada apertada logo após as bombas de combustivel, não visivel da estrada principal.

http://www.river.ad/acinfo.html

O local de pernoita é sempre nos estacionamentos das estançias, é provavel que Vallnord tenha dado essa informação devido ao local não ser deles.
O estacionamento que referi em Arinsal é mesmo dentro da povoação, a 150mtrs do teleférico, é onde se deixa os carros para quem sobe para as pistas.
Normalmente as Ac estão sempre no parque 1, no mesmo que os autocarros, devido ás subidas com neve para o parque 2 e 3.
Qualquer dos parques de estacionamento pode-se pernoitar, ninguem se manifesta. No entanto é necessário ter autonomia energética, pois é só mesmo um parque de estacionamento.
Os despejos terá que se vir ao River, e apanhar o bus por 1,60€ para visitar andorra a velha :D
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor Calita » sexta Oct 11, 2013 4:13 pm

Obrigado a ambos pelas dicas
Já agora, qual será o melhor para quem faz sem problema pistas azuis,e leva 2 filhotes e cara metade que ainda se ficam por as verdes 8)

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor cookie » sexta Oct 11, 2013 6:04 pm

em qq uma delas estarao à vontade.

o que tenho lido nos foruns espanhois é que piau é uma estancia bastante familiar. eu nao conheço mas gostava de conhecer e o fato de ter 220v no inverno, qdo quase sempre o painel é insuficiente para recarregar as baterias, acho optimo.
cookie

Mensagempor cookie » domingo Oct 13, 2013 5:56 am

ou ainda la pierre de saint martin em arette com area para AC com 40 lugares e 220v.

http://www.lapierrestmartin.com/pyrenee ... ings-cars-
cookie

Mensagempor Calita » terça Oct 15, 2013 10:01 am

Companheira cookie agradeço estas uteis informações.
Carlos Martins

Imagem
Calita

Mensagempor Luis Agostinho » sexta Oct 18, 2013 10:28 am

Bom dia,

Novidades de Andorra...acho(?!) :oops: se calhar já foi falada aqui e eu não me apercebi...mas quem dá o que tem a mais não é obrigado...! :lol:

http://www.lemondeducampingcar.fr/etape ... dorre.html

Um bocado puxado o preço...para a a pernoita e poucos lugares disponiveis além de ser um parque de carros ao mesmo tempo... :cry:

Mais uma dica para o Director de Eventos do CAA :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Calita » sexta Oct 18, 2013 11:13 am

Bom dia

Segundo parece o grande problema desta area é mesmo o acesso, que por o que já li não é facil.
O valor cobrado é semelhante ao praticado na Serra Nevada.

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Calita

Mensagempor cookie » sexta Oct 18, 2013 11:24 am

Luis Agostinho Escreveu:Bom dia,

Novidades de Andorra...acho(?!) :oops: se calhar já foi falada aqui e eu não me apercebi...mas quem dá o que tem a mais não é obrigado...! :lol:

http://www.lemondeducampingcar.fr/etape ... dorre.html

Um bocado puxado o preço...para a a pernoita e poucos lugares disponiveis além de ser um parque de carros ao mesmo tempo... :cry:

Mais uma dica para o Director de Eventos do CAA :wink:

Um abraço,

estou a ver qeu foi remodelada. qdo la´estivemos a manutençao era feita no 1º patamar e aquilo estava NOJENTO (desculpem mas era mesmo como estava). completamente entupido de cacas e para abastecer de agua tinhamos que ligar para um numero para vir alguem abrir a torneira.

sim o acesso é mto inclinado e nao estou a ver um limpa neves a fazer essa subida, às tantas estou enganada...

nós por acaso qdo vamos para a neve é mesmo para ir para a neve :-D fugimos de ambientes ao estilo benidorm e palma de maiorca mas de neve. naturalmente que havendo lojas nas proximidades damos lá um salto, nem que seja só para ver as novidades, mas ate somos bastante contidinhos... :lol:
cookie

Mensagempor Calita » sexta Oct 18, 2013 12:00 pm

Bom dia

A minha grande questão de ir para a neve,sem utilizar uma area de serviço prende-se unicamente com a falta de corrente 220V,pois não faço ideia de quanto tempo pode aguentar a bateria da célula(gel de 80Ap),utilizando o aquecimento à noite e as luzes minimas(todas led) necessárias para se poder ver qualquer coisa :lol: e todos os outros componentes eletricos usados numa utilização normal da AC,como por exemplo bomba de agua,exaustor etc...
Se alguem poder ajudar,desde já agradeço.

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Calita

Mensagempor bushman » sexta Oct 18, 2013 1:40 pm

Boa tarde,

Tudo depende do consumo que fizer e como o utiliza.
Em principio, não terá problemas de falta de corrente.
Suponho que tem painel solar, assim durante o dia utiliza essa energia para carregar a bateria, no entanto só das 10h ás 16h sensivelmente, tudo depende donde está estacionado.
Carregar e consumir tudo o que necessita durante este horario.
Como mencionei anteriormente estando num parque das estançias, terá que ir a Andorra a velha(carrega mais uns amp), para abastecer e como é obvio, não acredito que alguem não vá ás compras ou passear após um dia de neve 8) .
Se tiver disponibilidade de datas é preferivel ir quando não fizer muito frio, pois quanto mais frio está menos amp estarão disponiveis para consumo. As baterias funcionam assim, em 2011 fiquei apeado com a bateria do motor :oops: , sim, apanhei -9 durante o dia e -20 á noite(frente siberiana), foi o suficiente para a bateria do motor ir abaixo.
A bateria da celula aguentou perfeitamente com o aquecimento, luzes, tv, computador, etc, no entanto é agm de 120ah e carregada por 2 paineis. Este ano já levo a ligação á bateria do motor e nota-se logo pela amperagem da celula.
Numa situação normal, não terá problemas e será sempre uma aventura.
Em Andorra poderá ser ajudado por todos caso necessário, todos ajudam e tentam ajudar o proximo.
Já agora, a zona com mais facil e com pistas verdes e azuis para familia, será Pal em Vallnord, mas também posso afirmar que é necessário inclinação para aprender e evoluir, é só perder o medo :lol:
Se poder aconselho a isolar todos os tubos de água, pois normalmente congelam :evil:

Um abraço
bushman

Mensagempor cookie » sexta Oct 18, 2013 2:31 pm

companheiro, e precisa do exaustor ligado para que? abra um pouco a janela (e se achar necessário a claraboia). nos nao temos exaustor e nao sentimos falta dele. na altura em que compramos a ac ponderamos instalar 1 e no stand demoveram-nos disso (foram bastante sinceros e perderam esse negócio). temos 1 pequena claraboia por cima da cozinha e a janela atrás do fogão.
e nao se preocupe pq nao se sente o frio pois o proprio fogao ajuda a compensar a perda de calor.

tb pode ir munido de uma lanterna, pelo sim pelo nao :lol: nós ficamos mtas vezes sem bateria qdo esta estava nas lonas. lá prás 5 ou 6 da manha ia abaixo. às 9 tínhamos que ligar o carro e tínhamos uns 13º na ac. convem ter uns sacos cama quentinhos ou edredon para alguma eventualidade.

companheiro bushman, acredite que qdo vamos para p.ex. pajares que nao tem nada na estaçao, nao pegamos na ac para ir até villamanin ou pola de gordon dar 1 volta ou beber 1 copo. íamos sim até à cafetaria da estação ou do hotel. qtas vezes à noite éramos só nós no parque de estacionamento da estação... :lol: nós e os trabalhadores que faziam a noite.

e o que diz o companheiro bushman é a mais pura das verdades: sem inclinaçao nas pistas nao se consegue aprender e mais depressa se cai se formos devagar do que se formos um pouco mais rápido. já para nao falar que cair faz parte... ate para aprendermos a andar caímos.
cookie

Mensagempor Calita » sexta Oct 18, 2013 3:10 pm

Percebo o que ambos dizem,mas vamos por partes.

1ºSe estiver a nevar os paineis solares que tenho não carregam nada presumo,tambem penso que a bateria aguentará entre 3 a 4 dias,será?
2ºQuanto ao esquiar como já referi não sinto problemas,pois conto esta temporada começar a fazer pistas vermelhas,mas como não vou sozinho procuro um local com menos inclinação para os filhotes e esposa.

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Calita

Mensagempor cookie » sexta Oct 18, 2013 4:14 pm

certo, se os paineis estiverem cobertos de neve ou se o tempo estiver encoberto, dali nao vai conseguir carregar a bateria, so ligando o motor do carro ou entao a 220v. nessas condiçoes qto dura uma bateria?nao faço ideia pois nos só mudamos a nossa este ano e em neve ainda nao foi testada.

todas as estaçoes têm pistas verdes e azuis e por isso, se se estão a iniciar na actividade qq uma servirá pois nao irao poder diversificar como o companheiro.
cookie

Mensagempor bushman » sexta Oct 18, 2013 5:02 pm

Concordo plenamente sobre nem todos os dias se vai fazer compras, mas terá que ir atestar de agua e esvaziar os depositos a uma AS em cada 2 dias.
A parte das compras e copos, bem... Andorra é... diferente :lol: afinal é uma cidade e tem muita vida nocturna.
Quando passei por candanchu, cerler, baqueira, sim, fiz a mesma coisa, aliás está tudo fechado e pouco tem por onde andar. A minha resposta não foi uma critica, peço desculpa se foi assim entendida, aliás os preços em Andorra mudaram muito nos ultimos anos, já foi o tempo em que era tudo mais barato, agora a diferença é a exclusividade, encontra-se material que não aparece aqui em Portugal.
Desconheço onde o o colega Calita aprendeu ou costuma esquiar, no entanto se foi na Sierra nevada, prepare-se para as pistas pretas nesta temporada nos pirinéus.
As pistas nos pirineus e alpes são mais faceis que na SN, ou seja, se nos pirineus são vermelhas, essa mesma pista na SN é azul, logo se é vermelha na SN nas coordilheiras são pretas :P portanto não deve ter problemas com a sua familia e as pistas azuis.
Para quem faz snowboard é chato algumas pistas azuis nos pirineus, pois não tem inclinação suficiente para deslizar e como não temos 2 skis e os bastões para empurrar torna-se complicado :evil:
Os paineis se tiverem completamente tapados de neve, não produzem nada. :cry: mas se tiverem com pouca neve ou com agua na superficie produzem até 25% mais que o normal, isto devido á neve/agua criar um efeito de lente ou lupa.

Caro Calita, falou em ´´ os paineis que tenho´´ :?: tem 2 montados :?: nesse caso não tem problemas, são suficientes.
É preferivel verificar outras situações, isolamento dos tubos, são o primeiro problema na neve, isolar todas as entradas de ar(portas, motor, grelha frigorifico, correntes neve, propano, 1 pá, etc, etc)
E a neve que venha... :mrgreen:
bushman

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 51 visitantes