NATURISMO

Aqui podemos fazer sondagens e votar. Mais uma boa maneira para nos conhecermos.

NATURISMO

Votação encerrada em quinta jul 26, 2007 11:02 am

SEI O QUE É?
13
46%
MUITO BEM
12
43%
NÃO TENHO BEM A CERTEZA
3
11%
 
Total de votos : 28

Mensagempor tetejose » terça jun 26, 2007 7:08 pm

Enhorabuena (parabens) Joana por tu primer tema.

Creo que naturismo es algo mas que nudismo, es una forma de comer, una forma de ver la vida en total.
Todos cambiamos con la edad, yo hice nudismo cuando era joven, pero mis sentimientos estéticos pueden mucho y ahora con mi barriga y mis Michelines aunque la sensación de desnudez me resulta agradable, no me resulta agradable mostrar "o meu abundante corpo". Además, mi interés por la playa y tomar el sol ha descendido de forma importante.
Saludos
tetejose
 
Mensagens: 33
Registado: domingo nov 05, 2006 6:26 pm
Localização: Galicia

Associação de Autocaravanistas Naturistas

Mensagempor juba » terça jun 26, 2007 9:11 pm

Olá

Nas minhas buscas nocturnas pela internet, encontrei este site da APANAT - Associação de Autocaravanistas Naturistas, penso que um dos nossos companheiros, pertence a esta associação e pratica naturismo, o que eu encaro com naturalidade, se quiserem visitem
Porque o Autocaravanismo é como o Naturismo "uma forma de vida em harmonia com a natureza"

http://apan.com.sapo.pt/


Abraços
Avatar do Utilizador
juba
 
Mensagens: 120
Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm
Localização: Algarve

Mensagempor Joana Moreira » terça jun 26, 2007 9:50 pm

Olá Malta! Não pensei que lancei a confusão e que agora fico muito caladinha assistir!! A verdade é que só agora consegui pôr o pessoal todo na cama!!
Ora bem... vamos lá ver se consigo responder a tudo!!! Realmente o nudismo é apenas uma das práticas integrantes do Naturismo que, como diz o Mário muito bem, pressupõe uma comunhão com a natureza e um respeito enorme tanto pelo meio envolvente como pelas pessoas que nos rodeiam. A parte mais complicada do Naturismo para mim foi efectivamente a questão do nudismo pois a educação que tive foi realmente muito conservadora e em alguns aspectos até algo distorcida pois a nudez era associada ao sexo e literalmente ao pecado!! Só me consegui despir quando entendi que aquilo fazia sentido naquele contexto - se tudo girava à volta das pessoas como seres humanos a parte da roupa, mesmo sem querer, torna-nos preconceituosos e distrai-nos o que a pessoa é realmente. Se estivermos todos iguais (nus) há uma barreira que já foi ultrapassada e rapidamente te esqueces que estás despida. É uma sensação fantástica de liberdade, de simplicidade...
Joana
Pilote Aventura
Joana Moreira
 
Mensagens: 41
Registado: quinta jun 21, 2007 10:59 am
Localização: V.N.Gaia

Mensagempor Joana Moreira » terça jun 26, 2007 9:57 pm

companheiro Tetejose

obrigada pelo apoio! Acredita que pelos parques por onde tenho andado vês famílias inteiras naturistas, com pessoas de todas as idades e, as alterações inevitáveis do passar da idade no nosso corpo são realmente tão naturais que naquele contexto passam completamente despercebidas. Claro que o importante é cada um sentir-se bem consigo próprio mas o mais natural e acontecer é stares uma noite inteira com um grupo de amigos a conversar e nem reparar se a barriga é grande ou pequena!! Tornam-se muito mais importantes as ideias, a conversas... resumindo: as pessoas!!!
Joana
Pilote Aventura
Joana Moreira
 
Mensagens: 41
Registado: quinta jun 21, 2007 10:59 am
Localização: V.N.Gaia

Mensagempor Luis Almeida » terça jun 26, 2007 10:35 pm

Boa noite a todos.

Parabéns Joana pelo tema que lançaste para discussão. :lol:

Pessoalmente, apenas uma vez fiz nudismo (não naturismo) numa praia de Lagos.
Confesso que não me senti nem melhor nem pior por tê-lo feito. :?

Naturistas ou "texteis", o importante é cada um estar bem consigo próprio.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor João » terça jun 26, 2007 10:57 pm

Nudismo já fizemos, eu e a família. Como diz o Luís Almeida não nos sentimos nem melhor nem pior, com excepção da minha filha de 10 anos que não se sente á vontade. Em Espanha entre Cabo de Gata e Carboneras existe uma praia muito pacata onde convivem perfeitamente têxteis com nudistas. Na praia de Vera (Almeria) onde quase não se vêem pessoas vestidas existe uma verdadeira urbanização naturista.
Em França perto de uma AS em Port Leucate existe também um "Village naturiste" onde as pessoas só se tapam para ir ao supermercado.

Acho que o naturismo tende a ser melhor encarado por pessoas mais velhas. Talvez com o passar da idade os preconceitos vão dasaparecendo.
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Mensagempor time_out » quarta jun 27, 2007 7:32 am

Bom dia

Efectuei uma pesquisa e dei com os seguintes sites que podem interessar aos amantes do naturismo que se pretendem deslocar por esta Europa fora:

http://www.natuurlijk.com/
http://www.natarea.com/
http://www.chm-reneoltra.fr/
http://www.almanat.de/index.html
http://www.elportus.com/
http://www.naturistnet.org/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Mario » quarta jun 27, 2007 8:30 am

A frequência de visitante simultâneos tem aumentado bastante,mas muito mais importante que essa cifra é o leque de assuntos tratados no fórum,naturalmente que um fórum dedicado ao autocaravanismo é dominado por esse tema, mas desenganem-se os que pensam encontrar aqui considerações restritas.
Isto revela que temos aqui foreiros de elevada craveira dispostos a colocar tópicos que não lembrariam ao diabo.
Agradou-me particularmente a abertura de espírito que se vive por aqui e a aceitação sem rebuço de comportamentos que á maioria dos mortais podem parecer politicamente incorrectos.Nunca será demais enaltecer a coragem da companheira Joana que como praticante de naturismo compartilhou essa experiência de forma aberta.
Muitas considerações podem ser feitas sobre o assunto mas essas para não massar serão em privado,até porque envolvem comportamentos humanos tão díspares como todos nós.
Pessoalmente agradeço á Joana o facto de me ter dado a oportunidade de reflectir sobre esta realidade que só ajuda os praticantes e os não praticantes a perceberem melhor o que nos ajuda a sermos felizes :!:
Editado pela última vez por Mario em quarta jun 27, 2007 8:50 am, num total de 1 vez.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Parques Naturistas

Mensagempor Joana Moreira » quarta jun 27, 2007 8:46 am

Bom dia,
Já estive nos parques de Almanat e Arna - e devo dizer-vos que são fantásticos! Tanto um como outro têm ligação directa à praia. Almanat é mais pequeno e, por isso muito familiar. Fizemos alguns amigos lá - é muito frequentado por famílias portuguesas. O Arna é tipicamente francês, no meio do pinhal mas com acesso directo á praia, com os vendedores de produtos agrícolas e da região (patés, queijos... ) que vão ao parque duas vezes por semana, tem padaria com fabrico próprio, vários restaurantes e take away, montes de ateliers para os miúdos, piscina coberta e descoberta e... spa!!! Como fica pouco depois da fronteira de Espanha, costumamos dormir lá logo na primeira noite e é muito agradável para passar uns diazitos! O problema de França é o tempo que nunca é de fiar! Mas neste parque há sempre montes de coisas para fazer e para entreter os miúdos! Do El Portus já ouvi falar mas nunca fui.
Costumo ir para El Templo del Sol (Terragona) que também é muito bom!
Depois há Cap D'Agde (Reneoltra) mas aí a coisa já é diferente e o naturismo já tem outro tipo de contornos mais estranhos...! Acreditem...
Joana
Pilote Aventura
Joana Moreira
 
Mensagens: 41
Registado: quinta jun 21, 2007 10:59 am
Localização: V.N.Gaia

Naturismo

Mensagempor Mcas » quinta jun 28, 2007 1:19 am

Pois eu, naturismo nunca fiz. Nudismo sim. Mas, se calhar não conta.
Eu conto (trocadilho!!)
Era puto, a minha terra tem um rio e nós (os putos), que não sabíamos o que era um calçãode banho, arriávamos as calças e as ceroulas e então, "encarrapatos", que era assim que se dizia, chapinhávamos no rio e secávamo-nos à torreira do sol, como os lagartos. Mais tarde, fiz umas tentativas ali para os lados de S. Jacinto. Eram os tempos do topless popularucho e libertário. Agora naturismo, isso não. Mas nunca digo "dessa água não beberei"...
Não tenho qualquer preconceito em relação à questão. Como dizem os franceses, "chaqu'un fait sa vie à sa façon..." e, sem moralismos balofos nem tiradas práfrentex, se são felizes assim, eu fico feliz por eles.
Tenho dito!
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor vitor » quinta jun 28, 2007 12:00 pm

O meu problema não é andar nu na praia ou em qq outro lado onde não fira sensibilidades. Atenção, digo sensibilidades e não preconceitos/conservadorismos. Nesses c... de alto! :evil:
O problema é o sol, ou melhor a camada de ozono q já não serve para o que dantes servia. Até já nem me atrevo a andar ao sol nas "horas proibidas" sem a me... de uma Tshirt... :cry:
A atitude geral em relação ao nudismo e naturismo é hoje de grande aceitação, parece-me, mas só em "casas de chuto", o que não deixa de ser discriminação pura e dura...
Não vejo porque não deva andar nu, se me apetecer, em local público ainda que não específico, desde que longe de voyeurs e outros tolos e, como disse atrás, sem impor a minha nudez aos que se "escondem" atrás dos têxteis. :wink:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Só corpos lindos

Mensagempor Silvia, Lino e Micael » quarta ago 26, 2009 4:27 pm

Pois muito sinceramente, a primeira palavra que me surge ao ouvir falar em nudismo ou naturismo é "porco", não no sentido de censurar mas sim de considerar pouco higiénico.

Acho agradáver os corpos nus mas sim corpos belos e em intimidade.

Nudez entre pais e filhos , estranhos ... :oops:
Saudações Caravanistas
Micael, Sílvia e Lino

http://viajarminhoac.blogspot.com/
Silvia, Lino e Micael
 
Mensagens: 36
Registado: sexta mai 22, 2009 4:39 pm
Localização: Braga

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo nov 22, 2009 10:29 pm

Companheiros:

Quer em minha casa, quer na AC, a minha esposa e eu nunca escondemos a nudez às filhas (c/ 19 e 11 anos).
Durante a minha infância em África sempre convivi - com naturalidade - com a nudez.
Tenho um irmão norueguês e ele contou-me que as residências universitárias na Noruega são mistas, e que é absolutamente natural as raparigas andarem despidas da cintura para cima, tal como os rapazes, nos espaços comuns (corredores, WCs, etc). Os nórdicos têm festas de origem pagã que terminam com dezenas ou centenas de jovens de ambos os sexos a rebolarem-se, completamente nús, na neve, tendo por assistência os pais e as outras pessoas presentes, que aplaudem.
Penso que é tudo uma questão cultural.
Nunca me chocou ver ninguém nú, muito menos numa praia, e as minhas filhas nem reparam, acham natural. Mas aceito que outras pessoas pensem de modo diferente, e por isso compreendo que existam regras para a prática do nudismo, que é apenas uma das vertentes do naturismo.
O pior de tudo é a inexistência de regras, porque esse é o argumento mais fácil para quem queira impor aos outros a sua forma de ver estas coisas.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Naturismo

Mensagempor FSANTOS1968 » quarta dez 16, 2009 10:35 pm

Para Joana Moreira, os meus sinceros parabêns pelo topico colocado, bem como pela forma educada que todo este tem sido discutido.
Cá em casa, somos 4, eu a minha esposa e duas meninas, sempre fomos naturistas, e normalmente só frequentamos praias naturistas, a liberdade é fantastica e não existe preconceitos, talvez pela educação que tivemos quer dos nossos pais quer do pais de onde viemos ( Alemanha ) o naturismo é normal, pena que exista ainda em Portugal muitos preconceitos sobre o tema, afinal todos somos iguais, porque nos escondermos de baixo de roupas? Pelo menos no naturismo não ostentamos roupas de marca.
Um abraço a todos os companheiros quer sejam ou não naturistas, e acima de tudo a cordealidade / amizade pelo Caravanismo.
Para quê levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos.
FSANTOS1968
 
Mensagens: 6
Registado: segunda dez 14, 2009 9:50 pm
Localização: Caldas da rainha

Mensagempor AF.Ferreira » quinta fev 25, 2010 11:10 pm

Caros amigos e companheiros


Somos um casal com uma filha pequena. Já praticamos nudismo a algum tempo principalmente na praia do meco,mas agora é diferente e preciso da vossa ajuda

recentemente adquiri mos uma autocaravana e pretende mos para a estreia uma viagem ou estadia num camping naturista...tendo em conta os vossos conhecimentos o que me podem aconselhar para não desiludir a minha família logo na 1ª vez

Muito Obrigado e boas viagens

Abraço

AF.Ferreira
Os mais novos recentes Naturistas.
AF.Ferreira
 
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 22, 2010 11:47 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Sondagens

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron