Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

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Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Mensagempor tgferreira » domingo jun 25, 2017 9:04 pm

Boa noite a todos!

Venho aqui deixar-vos um link para o meu site onde falo da reparação que realizei no boiler da nossa autocaravana. Ele não funcionava e a reparação ou era cara ou passava por colocar um novo -> muito caro. Assim, decidi eu mesmo arranjar o mesmo e... consegui :P É muito mais simples do que parece: acabei por ter de fazer uma nova "placa controladora" mas assim até posso por as temperaturas que quero, posso se quiser vir a por um temporizador, ligação a outros sensores, ecrã digital, etc. Para já está a versão simples (on/off, 50/70 graus) porque chega e sobra mas é bom saber que há possibilidades de expansão.

O post está em inglês mas se existir interesse posso por em português. Estou disponível para fazer o mesmo noutras autocaravanas ou para ajudar quem tenha problemas semelhantes!

Aqui está o link: http://tgferreira.com/2017/04/08/arduin ... ng-system/

Cumprimentos!
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Re: Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Mensagempor Salazar » domingo jun 25, 2017 10:09 pm

Top, top, top!

E o teu blogue já está nos meus favoritos.
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Re: Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Mensagempor tgferreira » terça jun 05, 2018 10:32 pm

Olá!

Trago algumas novidades!

O boiler que reparei, em termos electrónicos, continuou impecável. Toda a família o usou. De certeza que adivinham o meu entusiasmo quando chegou à vez das minhas férias (ainda durante o verão do ano passado) com o facto de não ter de tomar banho com água fria após vários anos a fazê-lo! O problema é que... na véspera de sair o boiler desenvolveu uma fuga de água. Ao tirar o mesmo da AC para tentar perceber o que se passava cheguei à simples conclusão que os anos e a ferrugem tinham feito das deles. Conclusão: eu, que passei horas a arranjar o raio do boiler, fui o único que não pude aproveitar o mesmo! Assim, saiu da autocaravana e esteve parado até há cerca de uma semana quando decidi desmontar tudo, lixar e aplicar conversor de ferrugem para depois o colocar numa serralharia para ver se com dois ou três pingos de solda o conseguiam remendar. Assim foi e ainda está para remendar.

No entanto e como não consigo ver o interior do mesmo, ainda que seja possível esta reparação, não sei por quanto tempo se irá aguentar. Eis que vi um boiler da Truma de 1989 por 150€ no OLX. Não funcionava mas tinha intenções de o reparar e como o depósito é em INOX, a corrosão não seria um problema! Ou assim eu pensava :P Após o vendedor o trazer e depois de o desmontar apercebi-me de que a parte exterior está consideravelmente corroída. Além disso, o solenoide do gás está completamente destruído e não tenho nenhum igual por aqui. Para somar à festa, esta válvula é um pouco cara online. Então ontem pus-me a pensar e aqui está o plano de festas: porque não, uma vez que vou ter de perder tempo com isto, arranjar como deve ser e para durar um belo punhado de anos?

Mãos à obra, pois então! Tinha aqui na garagem, há anos, uma cilindro que já foi temporariamente uma salamandra a pellets e que pela sua forma e alguns cortes, não sabia o que lhe fazer. Felizmente tem o mesmo diâmetro que a parte exterior do boiler. Estou a falar desta rica obra: http://tgferreira.com/wp-content/upload ... 989543.jpg

Cortei com a altura aproximadamente igual à do boiler antigo e já estive a soldar o que irá ser o fundo: https://i.imgur.com/pAs0Tro.jpg

Sem nada dentro, virado no sentido correcto: https://i.imgur.com/91k295O.jpg

Com o local onde vai ficar o queimador (original deste boiler que comprei): https://i.imgur.com/CSaWWXp.jpg

E finalmente, com a "panela"! https://i.imgur.com/Eb1NNDE.jpg

A intenção será utilizar toda a electrónica que fiz para o anterior boiler (incluíndo o solenoide do gás) e fazer apenas algumas adaptações necessárias. De cabeça. terei que utilizar outro tipo de termómetro (pela localização do local do termómetro actual - talvez até utilize um digital) e fazer as modificações necessárias no código associadas a isto. Nada do outro mundo portanto.

Como não sou soldador profissional e dá jeito que isto fique o mais hermético possível (fumos), na base vou utilizar silicone de alta temperatura para finalizar o isolamento (embora já tenha estado a ver e me pareça que até selei bem a coisa). Terei que arranjar um “lábio” onde a “panela” da água assente e onde também vou colocar silicone (para servir de selo). Com isso feito, só me faltará verificar como prender uma peça à outra (embora com alguns varões roscados isso se faça sem grandes chatices).

Vou pintar tudo com tinta de alta temperatura para ajudar a proteger, claro. No exterior vai levar isolamento térmico e à prova de fogo (lã de rocha?). Podem ver que existem alguns buracos na parte exterior - eram da antiga salamandra e vou ter de os selar embora acho que vá aproveitar para utilizar um para a entrada de ar. Finalmente, a minha única preocupação: não sei se como estou a planear a entrada e saída de ar se vai funcionar como deve ser. Terei de experimentar e ver!

Quis vir actualizar isto para servir de inspiração para quem tenha um mono destes parado e não lhe apet€ça colocar um novo :) Entretanto vou actualizando por aqui, à medida que for avançando!
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Re: Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Mensagempor fluis » terça jun 05, 2018 10:38 pm

Boa noite,

Isso é que ter coragem e sentido de empreendedorismo, parabéns e obrigado pela partilha, boa sorte para o que falta, e vá-nos mantendo informados.
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Re: Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Mensagempor tgferreira » domingo jul 22, 2018 6:53 pm

Com as férias quase a chegar, começam os preparativos...

A minha intenção para este ano era utilizar o boiler original: remendar e usar enquanto se aguentar. Assim dava-me tempo de trabalhar no outro com calma. Levei-o ao serralheiro que mo remendou com Inox. Quando cheguei a casa encontrei outros furos e voltei lá para remendar. Finalmente, na sexta (quando voltei a ter o boiler de volta), detectei outro furo (desta vez debaixo do isolamento). Portanto chegou a altura de me despedir deste boiler e de colocar mãos à obra para ver se ainda consigo tomar banho de água quente este ano!

Ontem e hoje estive a trabalhar na parte que irá acomodar a chama. Existem duas partes que me preocupam: a extracção de fumos e como soldar conectores como deve ser na panela que falei no último post.

Para esta última parte vou ter de recorrer ao serralheiro. Amanhã vou ver se compro algo no Leroy que ele lá possa soldar para ser mais fácil de ligar a tubagem da água. Além disso, vou-lhe pedir para soltar uma porca em Inox para conseguir prender os sensores de temperatura do boiler anterior - assim, uso a electrónica toda e não tenho de alterar rigorosamente nada.

Vou ter de comprar uma mangueira flexível do gás porque a actual é de ferro e o queimador vai mudar ligeiramente de sítio. Sorte...

Queria ver se em meados da próxima semana tinha isto concluído (mas há-de ser difícil, francamente). Estou farto de tomar banho de água fria...

A ver vamos como corre!
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Re: Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Mensagempor fluis » terça jul 31, 2018 10:41 am

Boa tarde,

Isso é que persistência! Boa sorte, e, continue a dar-nos feed-bak, agora sobre o novo boiler que está a construir.
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Re: Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Mensagempor tgferreira » segunda ago 27, 2018 11:34 pm

Olá a todos,

A quantidade de desenvolvimentos neste tópico (e sem sucesso) é tal que até tem piada. Vamos a isto! Isto dos boilers tem *muito* que se lhe diga e depois de uma jornada como a que tive, acho que posso dizer que percebo minimamente como isto funciona e como a Truma gere este produto.

O boiler que comprei tinha 3 "buracos" na "panela": um onde se coloca um sensor de temperatura, outro por onde entra a água e outro por onde sai. Estes 3 buracos deveriam ter 3 tubinhos em INOX. Com a minha sorte, só tenho 2 dos tubos. Passei na centrotorneiras e comprei uma união para bichas (também em INOX) que assumi que o serralheiro conseguisse soldar sem problemas lá. Depois de lá deixar o boiler uns tempos ele disse-me que tinha conseguido soldar tudo: os tubos originais sem dificuldade nenhuma mas a tal peça que comprei, com bastante dificuldade e que temia não ter ficado 100% selado. Mais novidades na panela para a frente.

Com a panela feita, faltava tudo o resto. Vamos a fotos que é mais fácil: https://imgur.com/gallery/yJI0AFL

1ª Foto: parte do boiler no sítio em que vai estar na AC. Dá para ver a mangueira do gás e em como não está próxima da entrada do queimador, daí ser precisa a mangueira flexível. Entretanto isto muda;

2ª foto: a "janela" pequenina que se vê do lado esquerdo era para colocar uma mangueira de água e os sensores de temperatura (está pequena demais). Do lado direito dá para ver a entrada de ar do boiler que comprei e a saída (logo acima). Aquela "aba" que se vê foi para impedir que o fumo saísse logo directo.

5ª foto: entretanto eu lembrei-me: porque não usar a base do boiler anterior? Assim podia usar a mesma entrada de ar, chaminé, já tinha os suportes para o queimador, os buracos na parede ficavam no mesmo sítio, etc... e foi isso que fiz!

6ª e 7ª fotos: este é o produto semi-final, embora sem a electrónica montada. Aquilo verde é lã de rocha que serve dois propósitos: isolamento do metal (para não aquecer tanto) e impede o fumo de sair pelo buraco onde está uma entrada de água e os sensores de temperatura.

Com isto tudo feito, foi altura de montar a electrónica toda (que já esteve a funcionar lindamente). No entanto e como a vida não é como nos filmes, decidiu não funcionar desta vez: não detectava como deve ser a presença da chama. Após muitas tentativas tive uma ideia: utilizar um sensor da caldeira de aquecimento da casa que reage à luz para detectar a chama. Mais alguma montagem e adaptação do código e pareceu-me estar a funcionar! Isto tudo na véspera de sair de férias!

Chega então o dia da saída: acordo cedo para montar o boiler no sítio e após 2 horas está feito. Mas... além do sensor de luminosidade não estar a funcionar bem, descubro que a panela tem pelo menos 1 fuga de água. E foi aqui que decidi desistir deste projecto. Foram muitas horas investidas e os problemas sempre os mesmos: fugas de água. Acabei por passar na Decathlon e comprei um saco de duche de campismo que dá para colocar à pressão e dá para tomar banho. Não fosse o trabalho de aquecer a água e este era uma alternativa excelente!

Findas as férias, comecei a procurar uma alternativa: ora eléctrica, ora a gás (esquentador, boiler, etc). Vou explorar os meus pensamentos no outro post da autocaravana mas em suma, existem muitas boas alternativas por ai (e existe um monopólio por parte dos fabricantes de peças para ACs).

Mas como eu não sou de desistir........
Decidi que vou fazer algumas tentativas finais no boiler. Tal como disse: são muitas horas investidas para estar a jogar fora.
O problema da electrónica é fácil de resolver: é apenas uma questão de tempo para afinar aquilo como deve ser! O problema mais difícil é o da panela mas acho que tive uma ideia que me poderá ajudar: em primeiro tenho de perceber se tenho apenas 1 fuga ou não e onde. Se for apenas uma e no tal conector que deu dificuldades a soldar, estou a pensar utilizar daquela massa de reparação (tipo epoxy) que agora se vê muito para tentar vedar aquilo. Nas publicidades dizem que dá para isolar tubagens pelo que aquilo não deverá ser um problema. A ver vamos... Se forem várias fugas é que o caso será diferente e terei de analisar melhor como proceder.

Vou apresentar a minha opinião sobre boilers e alternativas neste tópico: http://campingcarportugal.com/forum/vie ... =17&t=7649

Cumprimentos!
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Re: Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Mensagempor fluis » quarta ago 29, 2018 9:44 am

Bom dia,

De facto é desesperante, quando parece que está tudo resolvido, algo aparece, mas com a persistência que já percebemos que tem há-de conseguir.
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