Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Faça você mesmo - Dicas que ajudam

Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Mensagempor tgferreira » domingo jun 25, 2017 9:04 pm

Boa noite a todos!

Venho aqui deixar-vos um link para o meu site onde falo da reparação que realizei no boiler da nossa autocaravana. Ele não funcionava e a reparação ou era cara ou passava por colocar um novo -> muito caro. Assim, decidi eu mesmo arranjar o mesmo e... consegui :P É muito mais simples do que parece: acabei por ter de fazer uma nova "placa controladora" mas assim até posso por as temperaturas que quero, posso se quiser vir a por um temporizador, ligação a outros sensores, ecrã digital, etc. Para já está a versão simples (on/off, 50/70 graus) porque chega e sobra mas é bom saber que há possibilidades de expansão.

O post está em inglês mas se existir interesse posso por em português. Estou disponível para fazer o mesmo noutras autocaravanas ou para ajudar quem tenha problemas semelhantes!

Aqui está o link: http://tgferreira.com/2017/04/08/arduin ... ng-system/

Cumprimentos!
Rimor Korsaro 1994
tgferreira

Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am

Re: Reparação - Reconstrução Boiler Autocaravana

Mensagempor Salazar » domingo jun 25, 2017 10:09 pm

Top, top, top!

E o teu blogue já está nos meus favoritos.
Salazar

Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm

Mensagempor tgferreira » terça jun 05, 2018 10:32 pm

Olá!

Trago algumas novidades!

O boiler que reparei, em termos electrónicos, continuou impecável. Toda a família o usou. De certeza que adivinham o meu entusiasmo quando chegou à vez das minhas férias (ainda durante o verão do ano passado) com o facto de não ter de tomar banho com água fria após vários anos a fazê-lo! O problema é que... na véspera de sair o boiler desenvolveu uma fuga de água. Ao tirar o mesmo da AC para tentar perceber o que se passava cheguei à simples conclusão que os anos e a ferrugem tinham feito das deles. Conclusão: eu, que passei horas a arranjar o raio do boiler, fui o único que não pude aproveitar o mesmo! Assim, saiu da autocaravana e esteve parado até há cerca de uma semana quando decidi desmontar tudo, lixar e aplicar conversor de ferrugem para depois o colocar numa serralharia para ver se com dois ou três pingos de solda o conseguiam remendar. Assim foi e ainda está para remendar.

No entanto e como não consigo ver o interior do mesmo, ainda que seja possível esta reparação, não sei por quanto tempo se irá aguentar. Eis que vi um boiler da Truma de 1989 por 150€ no OLX. Não funcionava mas tinha intenções de o reparar e como o depósito é em INOX, a corrosão não seria um problema! Ou assim eu pensava :P Após o vendedor o trazer e depois de o desmontar apercebi-me de que a parte exterior está consideravelmente corroída. Além disso, o solenoide do gás está completamente destruído e não tenho nenhum igual por aqui. Para somar à festa, esta válvula é um pouco cara online. Então ontem pus-me a pensar e aqui está o plano de festas: porque não, uma vez que vou ter de perder tempo com isto, arranjar como deve ser e para durar um belo punhado de anos?

Mãos à obra, pois então! Tinha aqui na garagem, há anos, uma cilindro que já foi temporariamente uma salamandra a pellets e que pela sua forma e alguns cortes, não sabia o que lhe fazer. Felizmente tem o mesmo diâmetro que a parte exterior do boiler. Estou a falar desta rica obra: http://tgferreira.com/wp-content/upload ... 989543.jpg

Cortei com a altura aproximadamente igual à do boiler antigo e já estive a soldar o que irá ser o fundo: https://i.imgur.com/pAs0Tro.jpg

Sem nada dentro, virado no sentido correcto: https://i.imgur.com/91k295O.jpg

Com o local onde vai ficar o queimador (original deste boiler que comprei): https://i.imgur.com/CSaWWXp.jpg

E finalmente, com a "panela"! https://i.imgur.com/Eb1NNDE.jpg

A intenção será utilizar toda a electrónica que fiz para o anterior boiler (incluíndo o solenoide do gás) e fazer apenas algumas adaptações necessárias. De cabeça. terei que utilizar outro tipo de termómetro (pela localização do local do termómetro actual - talvez até utilize um digital) e fazer as modificações necessárias no código associadas a isto. Nada do outro mundo portanto.

Como não sou soldador profissional e dá jeito que isto fique o mais hermético possível (fumos), na base vou utilizar silicone de alta temperatura para finalizar o isolamento (embora já tenha estado a ver e me pareça que até selei bem a coisa). Terei que arranjar um “lábio” onde a “panela” da água assente e onde também vou colocar silicone (para servir de selo). Com isso feito, só me faltará verificar como prender uma peça à outra (embora com alguns varões roscados isso se faça sem grandes chatices).

Vou pintar tudo com tinta de alta temperatura para ajudar a proteger, claro. No exterior vai levar isolamento térmico e à prova de fogo (lã de rocha?). Podem ver que existem alguns buracos na parte exterior - eram da antiga salamandra e vou ter de os selar embora acho que vá aproveitar para utilizar um para a entrada de ar. Finalmente, a minha única preocupação: não sei se como estou a planear a entrada e saída de ar se vai funcionar como deve ser. Terei de experimentar e ver!

Quis vir actualizar isto para servir de inspiração para quem tenha um mono destes parado e não lhe apet€ça colocar um novo :) Entretanto vou actualizando por aqui, à medida que for avançando!
Rimor Korsaro 1994
tgferreira

Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am

Mensagempor fluis » terça jun 05, 2018 10:38 pm

Boa noite,

Isso é que ter coragem e sentido de empreendedorismo, parabéns e obrigado pela partilha, boa sorte para o que falta, e vá-nos mantendo informados.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Voltar para DIY - Do It Yourself

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante