Gps ciumento

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Gps ciumento

Mensagempor caminheiro » quinta nov 20, 2014 3:08 pm

O meu Gps tem ciúmes do meu rádio e quando o rádio fala o Gps amua e cala-se. Dito de outra maneira:

-O rádio é da marca Pioneer, Mod. AVH-4300DVD; a aplicação GPS é TomTom e está instalada num iPhone5s.

-Quer um quer outro equipamento funcionam perfeitamente quando trabalham à vez, mas quando se liga o rádio são silenciadas as instruções de voz emitidas pelo iPhone.
Para voltar a ter instruções de voz de navegação é necessário desligar o rádio ou então parar a autocaravana e afastar o iPhone vários metros, para longe da influência eletromagnética do rádio.

Alguém sabe como compatibilizar estes dois equipamentos desavindos?

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Gps ciumento

Mensagempor spedy » quinta nov 20, 2014 4:33 pm

Esse situação acontece quando estão emparelhados? Em caso afirmativo deve selecionar no iPhone a saída de som em altifalante e não no rádio.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Gps ciumento

Mensagempor Duarte » quinta nov 20, 2014 5:01 pm

Olá
Se estiverem emparelhados por bluetooth desligue o bluetooth pode ser que resolva.

Se não estiverem faça como eu não uso nada da MAC pois sempre que usei tive um monte de problemas :(, infelizmente tenho um ipad air e cada vez estou mais descontente com ele.

Arranje um android desde que não seja 4.4 (KIT KAT) pois estes já estou a ficar parecidos aos MACS não aceitam nada, arranje por exemplo o 4.3 e instale o iGO Primo ou mesmo o Tomtom e vai ver que resolve todos os problemas.

saudações
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: Gps ciumento

Mensagempor spedy » quinta nov 20, 2014 6:28 pm

Boa Tarde, o companheiro Duarte teve pouca sorte com o equipamento da maça, por norma funciona muitíssimo bem para alem de mais seguros do que os Android...

É incomodo desligar o Bluetooth especialmente se o radio tiver alta-voz para o telefone. É mesmo uma questão de configuração e não de marca.

Cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Gps ciumento

Mensagempor caminheiro » quinta nov 20, 2014 8:06 pm

Obrigado companheiros Duarte e Spedy.

O Bluetooth não é importante para fazer chamadas pois que o momento e local de paragem da autocaravana podem ser escolhidos para as fazer em segurança. Poder receber chamadas em segurança, que podem chegar a qualquer momento durante a condução, implica que o sistema mãos livres funcione e para isso o rádio tem que estar ligado e o Bluetooth ativado. Desligar o Bluetooth ou o rádio, não podem ser para mim opções por sistema.

No meu caso, a tecnologia embarcada, que não é o último grito da moda, só permite que as instruções de voz do Gps saiam pelos pequenos altifalantes do telemóvel e nunca pelos altifalantes do rádio. O som das comunicações de voz com o telemóvel já pode sair pelos altifalantes do rádio quando faço o emparelhamento.

Tenho optado pelo menor dos males, isto é, mantenho o sistema mãos livres sempre operativo e sacrifico as informações de voz do Gps. Vou-me guiando somente pelo display, exceto quando entro em cidades. Nesses casos não atendo chamadas e muito menos as faço, desligo o rádio e passo assim a dispor das instruções de voz do Gps/iPhone, que são de grande utilidade quando é precisa toda a concentração da visão no transito.

Este problema surgiu recentemente e tenho fortes suspeitas de que foi após uma atualização do iPhone com o iOS8. Tenho esperanças que um próximo upgrade resolva a anomalia.

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Gps ciumento

Mensagempor spedy » quinta nov 20, 2014 9:12 pm

Boa noite companheiro caminheiro, sugiro que experimente a primeira dica, dessa forma terá sempre o radio ligado bem como o bluetooth e o som do gps sairá pelas colunas do telefone.

Ja tive esse "problema" com um equipamento convencional vulgo kit maos livres e foi resolvido dessa forma.

Cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Gps ciumento

Mensagempor caminheiro » quinta nov 20, 2014 10:19 pm

Companheiro Spedy

A sua dica é:
Esse situação acontece quando estão emparelhados? Em caso afirmativo deve selecionar no iPhone a saída de som em altifalante e não no rádio.


O que eu disse anteriormente foi:
No meu caso, a tecnologia embarcada, que não é o último grito da moda, só permite que as instruções de voz do Gps saiam pelos pequenos altifalantes do telemóvel e nunca pelos altifalantes do rádio


Estou a funcionar como preconiza, isto é, equipamentos emparelhados e o som configurado, por defeito, para sair pelos altifalantes do telemóvel. A aplicação TomTom para iPhone não tem a opção de poder selecionar a saída do som pelos altifalantes do rádio. Há outros navegadores que dão essa possibilidade de seleção, mas não o Tomtom.
Está tudo configurado como o Spedy preconiza e como eu uso, mas na realidade só sai som do Gps pelos altifalantes do telemóvel quando desligo o rádio. Pelos altifalantes deste rádio não sai nem nunca saiu som da aplicação Gps da TomTom, embora nos rádios Pioneer mais recentes isso já seja corrente.

Mantem-se a minha questão: -Porque razão é que o radio ligado impede que saia som pelos altifalantes do telemóvel?

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Gps ciumento

Mensagempor spedy » quinta nov 20, 2014 11:00 pm

Seria mais fácil com o equipamento em mao.

A indicação seria para sair o som com o radio ligado.

A ver se me explico. Quando emparelha o telefone "sabe" que o som passa a ser assumido pelo radio. Por sua vez o radio não emite sons do gás, daí que depois de emparelhar tenha que ir ao telefone ( não ha aplicação)e selecionar o altifalante. menu que aparece apartir do ecrã principal deslizando o dedo de baixo para cima.

Se mesmo assim nao funciona algo mais esta a escapar e por esta via não será fácil ajudar.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Gps ciumento

Mensagempor caminheiro » sexta nov 21, 2014 6:39 pm

Companheiro Spedy.

A sua dica foi preciosa.
Aproveitei o dia ensolarado de hoje para ir até ao local de recolha da autocaravana e fiz como recomendou.
Foi tiro e queda, ficando o som da aplicação Gps TomTom a sair pelos altifalantes do iPhone, tal qual como acontece no carro. A única diferença é que para o carro não é/foi necessário fazer esta configuração.
Muitíssimo obrigado.

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria


Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes

cron