Antenas Omnidirecionais

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Antenas Omnidirecionais

Mensagempor Mafra » quinta dez 15, 2011 10:38 pm

Procuro por antena TV económica, mas que por experiência de alguém, dê garantias de funcionar bem. Tenho pesquisado e não vejo muita coisa e o que encontro com aparente fiabilidade è mais caro do que uma televisão 19 polegadas . Estou a falar de omnidirecionais, sei que em antenas direcionadas os preços serão mais modestos.

Cumprimentos a todos
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Avatar do Utilizador
Mafra
 
Mensagens: 70
Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm
Localização: Mafra

Re: Antenas Omnidirecionais

Mensagempor nomukaiki » sexta dez 16, 2011 10:21 am

Bom dia.

Eu também ainda não comprei a antena e já tenho a TV. Como os miúdos e os graúdos preferem ver filmes ou séries gravadas, ou até mesmo só do youtube, ainda não sentimos a falta dos canais livres.
No entanto, cheguei a fazer uma investigação sobre o tipo de antenas e comprei algumas para testar (depois devolvi), que posso partilhar os resultados.

1- As antenas omnidireccionais funcionam bem apenas nos centros urbanos, onde o sinal é forte. Onde as antenas omnidireccionais funcionam bem, até uma antena indoor funcionaria quase tão bem, por isso, na minha opinião é uma escolha desaconselhada. Há que ter em conta também que a maior parte das antenas omnidireccionais apenas capta bem os sinais horizontais, mas há países onde a emissão do sinal é vertical. Por isso algumas destas antenas possuem um 'pino' no centro para fazer essa captação.
2- As antenas direccionais têm o inconveniente de ter de as 'direccionar' para a origem do sinal. As mais caras feitas para barcos ou caravanas são bastante eficazes, são aerodinâmicas e pode fazer o ajuste de dentro do habitáculo e até mesmo elevar o poste de suporte, mas tal como referiu, podem custar até 3x mais que a própria tv.
3- As antenas direccionais com o aspecto tradicional (feita de tubinhos de alumínio) são as mais económicas e têm a mesma prestação de qualidade que as extremamente dispendiosas. São ainda mais leves. O inconveniente é que devem ser removidas em andamento por causar bastante atrito ao ar e ser facilmente quebrável se for contra algum obstáculo (até mesmo folhas de árvores).
Em todos os casos as antenas devem ser acompanhadas de um amplificador, sendo este fundamental para um resultado eficaz. Se tiver uma antena topo de gama mas com amplificador fraco, funcionaria melhor um simples fio de cobre a fazer de antena e um bom amplificador. Tenha em conta quantos dB indica o fabricante do sistema completo (antena + amplificador). Quanto maior o dB melhor captação.

No final de tudo isto a minha decisão recaiu numa antena indoor de 40dB pois o seu uso será parco e quando estamos em viagem damos uso da tv tal como expliquei no início.

Depois partilhe também a sua experiência. Obrigado.

João
João
nomukaiki
 
Mensagens: 67
Registado: sexta Oct 21, 2011 1:10 am
Localização: Braga

Re: Antenas Omnidirecionais

Mensagempor Mafra » sexta dez 16, 2011 10:44 pm

Olá João, obrigado pela sua resposta. Eu depois de pesquisar o que havia optei por comprar uma antena da marca DAXIS em que pelas características anunciadas, serviria para receber um sinal razoável excepto nos sítios mais complicados. mas ao fazer o teste em casa foi uma completa desilusão, de qualquer modo vou testa-la em cima da minha AC para tirar dúvidas, mas na opinião se a antena tivesse uma recepção de sinal como anuncia o fabricante, decerto que apanharia mais do que conseguiu.
FM 87 - 108 MHz
VHF
174 - 230 MHz
UHF 470 - 862 MHz
Ganho FM 25dB / VHF 28dB / UHF 23dB
Impedância 75Ω
Figura de Ruído <3 dB
Alimentação Adaptador AC/DC (DC12V/50mA)
Posso sempre trocá-la mas a minha dúvida é saber por que antena trocar!
Esperava que mais companheiros partilhassem as suas experiências para melhor poder decidir. Disseram-me que a DIGINOVA da Televés não sendo direccional é uma antena que quando o sinal é forte nem precisa de ser direccionada e custa por volta dos 100 euros. A OMNINOVA da Televés já é omnidireccional mas os preços assustam, o mais barato que encontrei foi em Espanha e custava 199 Euros sem portes.
Isto tudo por causa dos filhos, nem eu nem a minha esposa vemos muita televisão e cada vez apetece menos ver é só desilusões.

Cumprimentos

Paulo Ribeiro
Que marca é a antena que comprou? E onde comprou?
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Avatar do Utilizador
Mafra
 
Mensagens: 70
Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm
Localização: Mafra

Re: Antenas Omnidirecionais

Mensagempor lino » domingo dez 18, 2011 8:35 pm

Tenho uma direcional e pensei em trocar por uma omnidirecional,consegui comprar uma usada e apos alguns testes acabei por desistir da ideia da troca!
Sem duvida a antena direcional funciona muito melhor!
A antena omni so mesmo em zonas residenciais onde o sinal for muito forte!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Re: Antenas Omnidirecionais

Mensagempor nomukaiki » domingo dez 18, 2011 10:53 pm

Mafra Escreveu:Que marca é a antena que comprou? E onde comprou?


Paulo, como lhe disse não cheguei a comprar definitivamente, trouxe várias para casa fiz os mesmos testes que fez e achei que o investimento era demasiado para a eficácia e para a necessidade.
Decidi não comprar ainda e manter-me exclusivamente com as gravações. Até mesmo em casa tv só mesmo as notícias, por isso, falta de notícias até sabe bem.

lino Escreveu:A antena omni so mesmo em zonas residenciais onde o sinal for muito forte!

Pelo mesmo motivo que refere o Lino, nos locais onde a omnidireccional funciona bem, até mesmo uma de interior resolve. Por isso tomei a opção para quando comprar será uma interior.

Nos testes que fez com a que comprou porque ficou desapontado?
Não captava todos os canais livres de TDT ? Ou os canais que apanhou ficavam com pausas momentâneas?
João
nomukaiki
 
Mensagens: 67
Registado: sexta Oct 21, 2011 1:10 am
Localização: Braga

Re: Antenas Omnidirecionais

Mensagempor Mafra » domingo dez 18, 2011 11:29 pm

João, o problema é que nem TDT ela apanhou, só analógica, com muita chuva e ruído. Penso que omnis, só talvez as muito caras garantam uma boa prestação, estou a chegar à conclusão que o fiável será uma direcional, embora seja aborrecido termos que direcionar a antena, é sempre melhor do que querer ver televisão e não conseguirmos ver um unico canal.
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Avatar do Utilizador
Mafra
 
Mensagens: 70
Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm
Localização: Mafra

Re: Antenas Omnidirecionais

Mensagempor joaquim » segunda dez 19, 2011 11:40 pm

Companheiros:
Desde que comprei o meu lcd com tdt só uma vez tive que mexer na antena e foi em S. Martinho do Porto mas, porque houve ali uma azelhice da minha parte na questão da sintonia, de resto, é chegar ligar, canal 56 e já está, isto tudo com a antena normalissima que tinha...
Ás vezes complicamos demais...
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Re: Antenas Omnidirecionais

Mensagempor Mafra » terça dez 20, 2011 5:51 pm

joaquim Escreveu:Companheiros:
Desde que comprei o meu lcd com tdt só uma vez tive que mexer na antena e foi em S. Martinho do Porto mas, porque houve ali uma azelhice da minha parte na questão da sintonia, de resto, é chegar ligar, canal 56 e já está, isto tudo com a antena normalissima que tinha...
Ás vezes complicamos demais...
cumptos!


Boas Joaquim! mas o que se passa não é querer mudar a antena, mas a AC que comprei não tinha nenhuma. Por isso abri o post na expectativa de alguém partilhar sua experiência e ajudar-me na compra da minha antena. :?
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Avatar do Utilizador
Mafra
 
Mensagens: 70
Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm
Localização: Mafra

Re: Antenas Omnidirecionais

Mensagempor jsmaraujo » terça dez 27, 2011 10:02 am

Possuo antenas omnidirecionais que funcionam muito bem com o TDT do qual também poderei fornecer,aí garanto que oTDT funciona correctamente...

Condições Apagadas pela moderação, para mais informação contacte o autor por MP
Preço da antena XX €....
Preço do TDT XX
Instalação XX


Meu Contacto 9XX XXX XXX OU 9XX XXX XXX

Jorge Araújo
Editado pela última vez por forum_admin em terça jan 10, 2012 6:36 pm, num total de 1 vez.
Razão: Atenção à regra nº17 do fórum, por favor não usem maisculas. Atenção ainda que não serão tolerados mais post's comerciais, a persistência nesta linha poderá levar à suspensão do membro.
jsmaraujo
 
Mensagens: 36
Registado: domingo set 03, 2006 1:52 pm

Re: Antenas Omnidirecionais

Mensagempor Aleluia » terça dez 27, 2011 6:21 pm

Companheiro Jorge Araújo, e que tal completar o AVATAR com a sua LOCALIZAÇÃO.
Para quem já cá anda a tanto tempo, concerteza já leu outras chamadas de atenção idênticas.

Boas entradas em 2012,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE


Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes